Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Era uma vez ...

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os/as alunos/as terão a possibilidade de desenvolver a criatividade, a fantasia, a ousadia e a liberdade, contribuindo para o desenvolvimento do imaginário, através dos Contos de Fadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contar histórias é uma prática que há tempos é feita pelas pessoas, sejam elas histórias de fadas, de ogros, de comédias ou outras. Para esta aula, é importante resgatar com os/as alunos/as, as suas vivências com relação a essa prática, listando histórias já conhecidas e as suas diferentes versões.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Contar a História

Ao contar uma história precisamos cuidar do ambiente, ou seja,  do local onde as crianças ouvirão a história. Nesta aula sugerimos a leitura da história “A Bela e a Fera” adaptada dos contos dos irmãos Grimm para que você, professor/a conte-a a seus/suas alunos/as de forma dramatizada, ou mesmo através da leitura do livro que contém a história. Após contar a história, converse com a turma e faça algumas perguntas: Vocês conheceram todos/as os/as personagens? Em que local a história se passou? Vocês gostaram do final da história? Por que a história tem como título “A Bela e a Fera”? O que podemos aprender com essa história?

 

Atividade 2 – Explorando as diferentes linguagens

Com os/as alunos/as organizados/as em grupos, deixe que escolham uma forma diferente para recontar a história lida. Podem utilizar como recurso desenho, dramatização, recorte e colagem, pintura, escrita ou mesmo a expressão oral. Para esta atividade você professor/a precisa disponibilizar aos/às alunos/as materiais diversificados para que explorem ao máximo e recontem a história. Após um tempo de preparo dos grupos e quando todos estiverem prontos, faça uma apresentação de cada grupo para toda a turma. Aproveite para registrar este momento através de filmagem e depois assista com seus/suas alunos/as.

 

Atividade 3 – No Laboratório de Informática

Acesse com seus/suas alunos/as o sítio abaixo e ouça com eles/elas a música do filme: “A Bela e a Fera”. Conversem sobre o conteúdo trabalhado na letra e o que acharam mais interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=3MAhtpxNmnQ

Chegou o momento de explorar os diferentes contos de fadas e buscar suas características próprias. Auxilie seus/suas alunos/as no acesso ao sítio abaixo:

Era uma vez 1

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html

Nesta página vocês encontrarão vários Contos de Fadas que podem ser lidos por você professor/a para seus/suas alunos/os, bem como solicitar que, organizados/as em duplas, escolham um Conto para lerem com o/a colega, buscando relacionar com o Conto lido por você, professor/a na sala de aula. Peça que os /as alunos/as registrem suas observações e depois faça um debate com toda a turma para levantar as características dos Contos de Fadas.

Avaliação

Avaliar todo o processo é necessário para que você professor/a perceba o que precisará retomar com a turma e o que já foi efetivado enquanto aprendizado. Para isso, faça observações e registros de cada aluno/a: dificuldades e facilidades encontradas em cada momento. Lembre-se que contar histórias deve ser um momento prazeroso em que o imaginário da criança estará se desenvolvendo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rita de cassia da conceição da cruz, CIEP BRIZOLAO 277 JOAO NICOLAO FILHO - JANJAO , Rio de Janeiro - disse:
    cassiacruz75@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá!!! Esse dia foi maravilhoso as crianças participaram ativamente,descobri novos talentos...As crianças adoraram...Aprenderam a moral da história...Vocês estão de parabéns!!! Att Rita Cruz(professora do 2º ano do E.F.)


  • Ana Angélica Ferreira Santos Pereira, ESCOLA CRISTIANO CORDEIRO , Pernambuco - disse:
    anangelicaferreira@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, a sugestão! Gostei muito das adaptações dos contos, são cuidadosas com a estética literária.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.