Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Situações-Problema no cotidiano escolar

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, o/a aluno/a vivenciará situações que lhe possibilitarão desenvolver o senso crítico, seu espírito de investigação e sua autonomia. Você professor/a deverá organizar um ambiente propicio para os/as alunos/as pensarem sobre situações problema cotidianas da escola, bem como de outros espaços sociais, num diálogo e respeito aos diferentes pontos de vista. A capacidade de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para desafios propostos serão impulsionadores de uma aprendizagem significativa, que contribui para que o/a aluno/a coloque em prática em sua vida cotidiana os conteúdos vivenciados. O desenvolvimento das habilidades lingüísticas e lógicas está contemplado nas atividades aqui sugeridas bem como a ação criativa do/a aluno/a.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como requisito importante para a realização do trabalho aqui proposto, sugerimos que você professor/a, faça um trabalho constante de problematizar situações diárias vivenciadas pelos/as alunos/as e possibilite a interação e o diálogo nas mais diversificadas experiências da turma, que envolvam tomada de decisão. São necessários conhecimentos das noções de adição e subtração para que a turma tenha um melhor desenvolvimento nas atividades aqui sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de trabalho pode ser desenvolvida em diferentes anos do Ensino Fundamental, a partir do momento que for pensada e contextualizada de acordo com a realidade de cada turma. Para esta aula o/a professor/a poderá organizar os/as alunos/as em duplas ou mesmo em grupos de quatro a cinco crianças para explorarem as seguintes estratégias pedagógicas:

. Contagem em sala de aula: contar os/as alunos/as (quantas meninas e quantos meninos?);

. Formulação de Problemas com os/as alunos/as;

. Construção de um painel com hipóteses matemáticas;

. Construção de um varal para expor as situações problema de cada aluno/a;

. Criação de acróstico com a palavra problema.

 

Em sala de aula:

Atividade 1: Painel de Hipóteses

Inicie a aula com uma roda de conversa e faça algumas questões problematizadoras para pensar sobre algumas situações-problema com os/as alunos/as. Para isso, faça perguntas como: Quantos somos hoje? Quantos meninos e quantas meninas? Pergunte à turma se alguma criança já teve algum problema. E se sabem o que significa a palavra problema. Converse com os/as alunos/as sobre os possíveis problemas enfrentados por eles/elas no dia-a-dia, tais como: pneu de bicicleta furado; brinquedo quebrado; conflitos entre colegas; dentre vários outros que possam surgir durante a conversa. Após esta sondagem, descubra as hipóteses dos/as alunos/as sobre o que significa a palavra problema. Aproveite este momento para fazer um painel com as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema. Sugerimos que você professor/a utilize uma cartolina e na medida em que os/as alunos/as falem você escreva na cartolina construindo um painel. Neste momento, os/as alunos/as terão contato com a construção da escrita bem como com as idéias iniciais sobre o tema trabalhado. Faça uma exposição na sala de aula do painel.

Atividade 2: Situações-Problema: Acróstico

A partir do que cada aluno/a levantou como hipótese sobre o que significa problema, aproveite para montar com a turma um cartaz  com a fala de cada  criança. Utilizando as hipóteses das crianças sobre o significado da palavra problema organize um acróstico. Para isso, sugerimos que você professor/a pergunte aos/às alunos/as se sabem o que é como se faz um acróstico. Caso os/as alunos/as não saibam, faça uma explicação e demonstre com exemplos o que é um acróstico. Tente instigar as crianças a dizerem uma palavra para cada letra da palavra problema que esteja relacionada com a temática.

Atividade 3: Situações-Problema do cotidiano da turma

Nesta atividade você professor/a precisa observar sua turma e descobrir uma situação-problema que pode ser tirada das observações. Elabore um problema que faz parte da realidade observada e leve para a turma resolver. É importante que a turma tenha oportunidade de realizar atividades com diferentes tipos de problema: de lógica, de enredo, com mais de uma solução, dentre outros, ao elaborar o problema coloque nome dos/as alunos/as da turma. Um exemplo de situação-problema que pode ocorrer no cotidiano de uma turma é:

Aline chegou à escola usando 5 pulseiras coloridas. Sua amiga Caroline lhe presenteou com mais 6 pulseiras. Vamos ajudar a Aline a descobrir quantas pulseiras ela tem no total?

Decida se o problema será resolvido individualmente, em dupla ou em grupo, sugerimos que você promova momentos diferenciados ao longo do ano para que o/a aluno/a possa vivenciar trabalhos individualmente e outros que possibilitem interação. Fale para a turma como você pensou a situação-problema e que cada aluno/a poderá resolver da forma como achar mais interessante. Por meio de desenhos, operações matemáticas, escrita, dentre outros. Entregue para cada criança uma folha com o problema e estimule a turma a resolvê-lo. Após a turma terminar, peça que cada criança, ou cada dupla ou grupo, caso a atividade tenha sido desenvolvida desta maneira, apresente para a turma como pensou para resolver a situação proposta e depois monte um varal, utilizando cordão e pregadores de roupa, com as atividades de cada aluno/a. Monte um varal na sala de aula para que as crianças possam visualizar os diferentes registros.Estimule a turma a perceber e analisar as diferentes formas de resolver um único problema.

Atividade 4: Elaborando Problemas

Com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco crianças, explique para a turma que nesta aula cada grupo deverá tentar elaborar um problema, com seu auxílio professor/a, para que o outro grupo resolva. Retome com as crianças, oralmente, como resolver um problema. Quais etapas seguir, por exemplo, ler o enunciado com atenção, tentar imaginar a situação, dentre outras. Esta construção é importante para que as crianças percebam a relevância dos dados de um problema. Para esta atividade, distribua uma folha em branco para cada grupo e dê um tempo para a criação do problema. Depois de terminarem a elaboração do problema, os grupos trocam as folhas de atividade e tentam responder a questão proposta pelo outro grupo. Após todos os grupos encontrarem uma possível resposta, os problemas retornam aos grupos que os criaram para correção. Após, cada grupo que elaborou o problema deverá apresentar para a turma a avaliação dos resultados obtidos.

Atividade 5: No Laboratório de Informática

Professor/a para esta atividade sugerimos a utilização de um software (proprietário), o qual necessita ser adquirido pela escola e instalado nos computadores que as crianças utilizarão. A partir da instalação do software (proprietário) Coelho Sabido na Cidade dos Balões, leve os/às alunos/as ao Laboratório de Informática e explique que terão um, ajudar o coelho e seus amigos em uma aventura divertida. Com isso, professor/a mostre aos/às alunos/as que deverão solucionar vários problemas criados ao longo das fases para ajudar o Coelho e seus amigos. Saiba professor/a que a riqueza do conteúdo pedagógico e as inúmeras atividades não diminuem a alegria de "brincar de Coelho Sabido". Ao contrário, além dos divertidos Coelho Sabido e seu inseparável amigo, o leão Léo, na Cidade dos Balões há outros "professores" hilários. Imagine, por exemplo, aprender a contar e a somar com a Porquinha Porcolita, responsável pela Aerolinea Porcolina, companhia aérea que leva a criança para a Ilha da Aprendizagem, Borbulhópolis ou para o Palácio das Torres. Ou, então, solucionar problemas, relacionar valores e caracolenviar encomendas para ajudar a Carolina Caracol. E que tal reforçar vocabulário e leitura com uma simpática tartaruga chamada Tarta-Rap? Ou procurar instrumentos musicais, equipar os soldados do rei e tentar acordar um touro com o som da banda? Sugerimos que você professor/a conheça bem o software utilizado e apresente às crianças os nomes dos personagens bem como os desafios de cada etapa.

undefined

Com esta atividade a turma resolverá problemas de forma interativa e prazerosa.

Atividade 6: Em sala de aula

Em sala de aula, faça uma roda de conversa com os/as alunos/as sobre o que descobriram com o jogo do Coelho Sabido e busque relacionar com o tema em estudo: Situações-problema. Aproveite o momento para dialogar com a turma sobre o que acharam mais fácil e o que perceberam como sendo mais difícil nas várias etapas do jogo. Após o diálogo com a turma sugerimos que você professor/a elabore um texto coletivo com a turma, contando as aventuras que o Coelho Sabido e seus amigos viveram ao longo do jogo. Depois, peça para que cada criança faça uma ilustração do texto escrito.

Sugestão: Professor/a no Laboratório de Informática você poderá trabalhar com a turma o Jogo Adivinha o Número encontrado no sítio abaixo. Com este jogo os/as alunos/as estarão vivenciando situações que desenvolvem conceitos como intervalos numéricos, antecessor, sucessor, maior, menor e ordem numérica. Para isso, acesse o sítio abaixo e auxilie os alunos no desenvolvimento da atividade.

undefined

Sítio: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10271

Avaliação

Professor/a, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros bem como dos/as alunos/as. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho proposto torna-se relevante você professor/a perceber as possíveis dificuldades e os aspectos que a turma conseguiu avançar tendo em vista o trabalho com situações-problema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 10/13 - 76.92%
  • Quatro estrelas 3/13 - 23.08%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.