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Luz

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
Dari Campolina de Onofre
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Carlos Olivieri

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Características das ondas
  2. Tipos de campos
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Antes de entrar em qualquer discussão a respeito de óptica, é conveniente ter uma noção básica do que é a luz.

Para estimular a participação, pergunte à classe “O que é a luz?”

Algumas respostas possíveis de serem apresentadas pelos alunos são: raio, lâmpada, sol, etc. Anote as respostas no quadro negro para servir de guia para a aula.


Nessa introdução, é importante discutir cada resposta, procurando entender quais as relações que os estudantes viram entre elas e a luz propriamente dita. Fica mais interessante se perguntar diretamente ao formulador da resposta o porquê dela. Esta atividade pode levar cerca de 20 minutos para dar tempo de discutir todas as manifestações espontâneas dos alunos.


Para ter um melhor entendimento do que é a luz, é conveniente introduzir o conceito de onda:


Se achar interessante, pode-se seguir ainda no esquema anterior, ou seja, anotar no quadro negro, as possíveis respostas sobre o que os alunos entendem por “onda”.

Porém, para finalizar esta parte, é conveniente introduzir os conceitos corretos envolvidos, bem como algumas das propriedades fundamentais das mesmas:


Onda

Perturbação que se propaga com velocidade caracterizada pelas propriedades do meio, transportando energia, sem que haja transporte de matéria.


Ondas transversais: As partículas do meio se movimentam perpendicularmente à direção de propagação da onda. Dar exemplos e, se possível, fazer algumas demonstrações com uma corda.


Ondas longitudinais: As partículas do meio se movimentam paralelamente à direção de propagação da onda. O exemplo mais corriqueiro é o som. O princípio do alto-falante (membrana oscilante) é um bom caminho para entender. Para tanto, discuta como uma membrana oscilante na boca de um tubo (considerado infinito para não haver reflexões na outra extremidade) faz com que as moléculas de ar passem a oscilar dentro do tubo, transmitindo as oscilações para as moléculas seguintes, configurando a propagação de uma onda longitudinal.


Para ilustrar, apresente o Objeto de Aprendizagem abaixo


Animação/simulação:

Elementary Propagation of a Wave 

ou acesse:

http://demonstrations.wolfram.com/ElementaryPropagationOfAWave/

LUZ

É uma onda chamada de eletromagnética:  são as perturbações dos campos elétrico e magnético, cujas oscilações de um produzem o outro e vice-versa.
Distribui-se num chamado espectro eletromagnético: Discuta cada uma das várias divisões do espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios gama, relacionando com os comprimentos de onda e frequências. Nesse espectro imenso, localize a pequena região do espectro visível, ou seja, da luz.
Pode-se discutir os efeitos das interações das ondas eletromagnéticas de cada faixa do espectro completo com a matéria, destacando os seus efeitos sobre a vida, explicitando principalmente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Propagação de ondas eletromagnéticas Animação/simulação
Elementary Propagation of a Wave Animação/simulação
Avaliação
Participação em sala e posterior pesquisa
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