16/09/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Olá professor, para abordar o assunto distância entre dois pontos com seus alunos, utilize um mapa das redondezas de sua escola. Veja a situação problema utilizada para uma escola da cidade do Gama, Distrito Federal.
Atividade 1
Nesta semana o CEF-15 realizará sua feira cultural de 2008 cujo tema do 1º ano será Meio-ambiente. Alguns alunos resolveram montar uma rádio experimental com base fixa no CEF-15 e outras três bases móveis nos Parque do Gama, são eles: Parque Recreativo do Gama (Prainha), Parque do Gama (Setor Norte) e Parque Ponte Alta do Gama conforme o mapa abaixo. O mesmo mapa do Gama mostrado abaixo, que se encontra na escala de 1:100.000. Nesse mapa, foi inserido um sistema de eixos ortogonais xOy, em que x e y estão em centímetros. Os pontos referenciados têm as seguintes coordenadas:
Coordenadas no sistema de cartesiano | |
CEF-15 | (0;-6) |
Parque Recreativo do Gama (Prainha) | (4;-7) |
Parque do Gama (Setor Norte) | (-1;4) |
Parque Ponte Alta do Gama | (-7,2) |
A estação de rádio utilizada pelos alunos não é tão potente, o alcance máximo da referida estação é de um raio de 10,1 km.
Professor com base no texto, você poderá fazer alguns questionamentos, como por exemplo:
& ;nbs p; I - Qual é a cobertura da rádio experimental do CED-5 ?
II - Todas as estações móveis receberão o sinal emitido?
III - Em relação ao sistema de eixos montado, em que quadrante está localizada a base móvel da Prainha ?
IV - Em relação ao sistema de eixos montado, em que quadrante está localizada a base fixa do CED-5 ?
V - Unindo as coordenadas dos três Parques formamos um triângulo. Qual é o perímetro e a área deste triângulo? (Para os cálculos deste item, utilize o critério de aproximação o de truncamento com precisão de duas casas decimais).
Aproveite este momento para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Discuta com eles que conhecimentos são necessários para responder a estas questões. Por exemplo, área do círculo, medidas dos lados do triângulo, área do triângulo, etc.
A atividade 1 pode ser substituída pela seguinte atividade:
Professor apresente a seus alunos o software Google Earth que combina os sofisticados recursos de pesquisa do Google com imagens de satélite, mapas, terrenos e edificações em 3D para colocar informações geográficas do mundo todo à sua disposição. Comente sobre a relação que existe da localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas com a localização geográfica das cidades, ou seja, latitude e longitude. Faça também um comentário sobre o que é o GPS, Sistema de Posicionamento Global, que é muito utilizado na aviação, viagens marítimas e que hoje em dia começa a ser utilizado também em automóveis de passeio para fornecer, através de mapas, a melhor rota para que um motorista possa se deslocar de um lugar a seu destino.
Sobre as coordena das g eográficas, mostre que elas sempre são mostradas à esquerda e na parte inferior da imagem do local, como na figura abaixo. Aproveite para explicar o que é latitude e longitude.
Peça aos seus alunos que localizem a sua escola, copie a imagem e cole em um software gráfico e em seguida peça a seus alunos que montem duas linhas perpendiculares e imprimam a imagem com o sistema de eixos conforme a figura abaixo.
Peça para os alunos construírem uma tabela com as coordenadas das bases móveis que vocês podem definir em conjunto.
Coordenadas no sistema de cartesiano | |
Sua escola | |
Primeira base móvel | |
Segunda base móvel | |
Terceira base móvel |
Monte alguns questionamentos com base no proposto anteriormente e acrescente mais alguns com as peculiaridades de sua região.
Professor os alunos devem chegar a seguinte questão:
Como calcular a distância entre as bases móveis e a base fixa?
Deduza com eles a fórmula da dist&acir c;nci a entre dois pontos e aplique a fórmula para responder às questões colocadas acima.
Agora é hora de passar um pouco da teoria de cálculo da distância entre dois pontos, peça a seus alunos que acessem o sítio http://www.ucs.br/ccet/deme/naem/seminarioiii/Geom/topicos_em_geometria.html e leiam os itens Sistema Cartesiano Ortogonal, Eixos Coordenados, Plano Cartesiano e Distância entre dois Pontos.
Atividade 2
Em seguida, peça a eles que acessem uma no sítio: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/-batalha/barcos3.html para que possam exercitar mais um pouco sobre distância entre dois pontos, esta animação simula um jogo, bem divertido. A animação trata de uma perseguição de um navio pirata a navios comerciais, a animação ocorre em um sistema de coordenadas cartesianas, e para proteger o barco comercial, o aluno deverá calcular a distância entre os dois barcos para poder dar um tiro de canhão. A animação tem diversos níveis:
Professor, questione a seus alunos se o método para calcular a distância entre os barcos, das figuras abaixo, é o mesmo para cada uma delas?
Recolha material contendo as soluções dos alunos e utilize como avaliação juntamente com a participação dos alunos nas discussões.
Cinco estrelas 2 classificações
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25/04/2011
Cinco estrelasMUITO BOA, COMO PROFESSOR DE GEOGRAFIA AJUDOU BASTANTE EM COORDENADAS GEOGRÁFICAS.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Professor, veja também a aula de Coordenadas cartesianas, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=239.