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O fenômeno do crescimento! - Crescimento Animal

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os mecanismos e fatores envolvidos no crescimento humano.

Relacionar a nutrição e desnutrição como fatores externos que podem influenciar o crescimento.

Duração das atividades
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

O crescimento é um assunto que mobiliza o interesse do adolescente do ensino fundamental, pois ele próprio está passando por mudanças corporais decorrentes deste tema. Alguns jovens demoram para iniciar seu crescimento e desenvolvimento físico, outros parecem crescer "da noite para o dia".Vocês já perceberam esta situação?Por que isto ocorre e de que maneira acontece? Para os educandos do ensino médio, o interesse continua no mesmo foco, apesar de muitos já estarem acostumados com as mudanças que ocorreram (e continuam a acontecer muitas vezes) em seus organismos. Uma atividade interessante para iniciar o assunto é medir a altura dos alunos.Uma sugestão de montagem do equipamento para medição encontra-se na aula Crescimento/ Papel da mitose, no Portal do Professor, disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=753 acessado em 04/08/2009.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/753/imagens/MEDIDOR_DE_ALTURA.jpg

Roteiro de discussão:

  • Por quê apesar de terem mais ou menos a mesma idade as alturas variam tanto?
  • Eles sabem explicar o que está relacionado com o crescimento? 
  • É a alimentação, fator genético, prática de esportes? 
  • E os mecanismos envolvidos neste processo? 
  • Que órgãos estão trabalhando para o crescimento ocorrer? 
  • Com estes questionamentos é possível obter o interesse dos alunos para as atividades que serão desenvolvidas nesta aula.

  Para registrar o conhecimento prévio que os alunos tem, use dos mapas conceituais. 

  • Por que algumas pessoas são tão altas? 
  • Por que o crescimento é maior na adolescência? 

Estes são bons pontos de partida para motivar os alunos a pesquisarem e saberem mais sobre seu desenvolvimento corporal. 

A Revista Nova Escola (acessado em 29/07/2009) tem um plano de aula que discute o aumento da altura média dos brasileiros. Acesse no site: Explique à turma por que algumas pessoas são tão altas em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/explique-turma-algumas-pessoas-sao-tao-altas-425624.shtml acessado em 04/08/2009.

Leve seus alunos ao laboratório para visualizar recursos que permitam maior aprofundamento e compreensão do tema crescimento. 

Primeiro acesse o vídeo em Espanhol - Etapas el crecimiento - Sítio Educar Chile. Acessado dia 29/07/2009 e disponível em: http://www.educarchile.cl/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?GUID=123.456.789.000&ID=190810

Vamos explorar o recurso:

  • Quais as etapas do crescimento no ser humano? 
  • Todos as pessoas passam por estas etapas? 
  • Então por quê algumas não crescem muito?
  • Que fatores podem influenciar no crescimento? 

Segundo, vamos observar que um dos fatores é a desnutrição e fome, assunto discutido no áudio do Escola Brasil, disponível no Portal do Professor, no recurso entitulado "Erradicação da pobreza e da fome", acessado em 01/08/2009 e disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=340

Erradicação da pobreza e da fome

  • Episódio do Programa Escola Brasil que analisa o problema da fome no Brasil e as formas de combatê-la. Apresenta a iniciativa do Sistema de Limpeza Urbana de Belo Horizonte que juntamente com feiras e supermercados criou um sistema de recolhimento e aproveitamento de alimentos.

FONTE: Imagem disponível no sítio FlickR, acessado dia 01/08/2009 e disponível em:http://www.flickr.com/photos/tachas/2958581819/


Roteiro de discussão:

De que forma as pessoas podem combater a fome em sua comunidade? 
Quais são as políticas públicas conhecidas dos alunos, que agem neste sentido?
Como a escola pública vem contribuindo para a saúde do estudante?
Que tipo de merenda escolar é servida em sua escola?


Peça que os alunos pesquisem um pouco sobre estas iniciativas e também sobre os alimentos importantes para o desenvolvimento e crescimento, que não pode faltar no prato de crianças e adolescentes.


Quais hormônios estão relacionados com o crescimento? 

Existe doenças relacionadas com o crescimento? 

Para saber mais sobre estes assuntos, peça que os alunos acessem os sítios abaixo e instrua os alunos a complementarem seus mapas conceituais com as informações nestas pesquisas.

Sítio da Anatomia e Fisiologia Humana - Principais hormônios humanos - acessado em 01/08/2009 e disponível em: http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp

Sítio da Revista FAPESP - Hormônio do crescimento em tamanho grande - acessado em 01/08/2009 e disponível em:http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=1366&bd=1&pg=1&lg=

Sítio ABC da saúde - Acromegalia - acessado dia 01/08/2009 e disponível em:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?9

Sítio ABC da saúde - Hormônio do crescimento - acessado dia 01/08/2009 disponível em:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?501

Sítio CRE Mário Covas - Hormônio do crescimento não é a fonte da juventude - acessado dia 01/08/2009 e disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=10306

Quando falamos em crescimento, podemos referir ao crescimento populacional, ao crescimento da economia, ao crescimento intelectual e também ao crescimento como forma de amadurecimento. Pode haver pessoas cujo crescimento físico (desenvolvimento biológico) ainda não tenha concluído, entretanto são bastante amadurecidas para a idade. 

O professor de Sociologia poderá trabalhar este aspecto do crescimento com os alunos, discutindo sobre o papel que eles desempenham em suas casas e comunidade. 

Um plano de aula interessante que aborda esta temática se encontra no sítio da Revista Nova Escola (acessado dia 29/07/2009), disponível no endereço a seguir: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/gente-somos-diferente-427234.shtml

Há quem acredite que o hormônio do crescimento seja um aliado contra o envelhecimento. Agora, os pesquisadores querem desenvolver geneticamente uma vaca que sintetize hormônio do crescimento em seu leite. 

Quer saber mais? 

Acesse o sítio da Revista FAPESP, e veja o texto: Cooperação Argentina-Brasil desenvolve vaca que secreta hormônio do crescimento no leite disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/61/noticias/cooperacao-argentina-brasil-desenvolve-vaca-que-secreta-hormonio-do-crescimento-no-leite.htm acessado em 04/08/2009.

Verifique o progresso dos conceitos adquiridos pelos seus alunos através da produção dos mapas conceituais. Uma dica é utilizar os mapas já no início da aula, e depois complementá-lo com cor diferente. As cores evidenciam o progresso dos alunos. Verifique também se há lacunas ou conceitos errôneos e aproveite para corrigí-los. 

Uma possibilidade extra de atividade é a partir dos conhecimentos adquiridos, instruir os alunos a confeccionarem um panfleto tratando das necessidades nutricionais para um bom crescimento e desenvolvimento físico para crianças e adolescentes, para ser distribuído para a comunidade escolar.


Outra dica legal é orientar os freqüentadores da cantina comercial de sua escola ou de lanchonetes para ingerirem alimentos mais saudáveis.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Erradicação da pobreza e da fome Áudio
Avaliação
A avaliação poderá ser feita sobre a produção dos mapas conceituais e dos panfletos sobre a alimentação e crescimento. 

  • Para a análise dos mapas conceituais é interessante que o professor tenha feito seu próprio mapa conceitual, completo de acordo com os objetivos que deseja que os alunos alcancem.Compare com o que os alunos fizeram e verifique se algum ponto está faltando ou está elencado de forma errada. Se isto se confirmar, é importante o professor retomar estes pontos do conhecimento.
  • Já na análise dos panfletos, uma ferramenta útil é o uso de rubrica.

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