07/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana Oliveira da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Esta é uma aula para introduzir conceitos de vida familiar e cultura dos países de língua inglesa e traçar um paralelo com a situação no Brasil. Para isso será preciso um espaço para trabalhar um pouco de cultura brasileira inicialmente e depois iniciar com o foco em outros países. Em função disso, esta será uma sequencia com quatro aulas que finaliza em um projeto final de construção de maquete. A descrição das aulas se dará na ordem em que propomos mas, nada impede que seja feito em outra sequencia.
1 - Aula: Introdução ao debate sobre moradias no Brasil.
Proponha aos alunos que cada um faça, em uma folha separada, um esboço de sua casa (dê 10 minutos para que eles realizem a tarefa). Faça o mesmo no quadro ou apresente o modelo de uma casa de acordo com o link abaixo:
http://img214.imageshack.us/img214/189/casavd3.jpg
(Acesso em 13/08/2009)
A partir dos desenhos, peça que cada um identifique as partes básicas da casa: quarto, cozinha, banheiro, sala. É possível que nem todos tenham todas as partes, para isso o seu desenho será fundamental. Depois de alocadas as partes da casa, apresente à turma algumas questões como:
Mostre as imagens a seguir para exibir diferentes tipos de moradias no nosso país (todos os links foram acessados em 13/08/09). Se você tiver acesso a um data show na sua sala de aula, você pode fazer isso em um arquivo PowerPoint (PPT) ou equivalente. Caso contrário, copie as imagens e imprima-as.
Palafitas:
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK4489_manaus-palafitas800.jpg
Casas de sapê:
http://i.olhares.com/data/big/284/2846245.jpg
Casas populares:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/admin/fotos/26042006070443barroso.jpg.2.jpg
Casas de "sem-casas":
http://portal.rpc.com.br/midia/tn_620_600_e309.jpg
Casas coloniais:
http://perspectivabr.files.wordpress.com/2008/01/imagem.jpg
Aglomerados urbanos:
http://irc.blogs.sapo.pt/arquivo/favela.jpg
Indague o que eles acharam das imagens que viram. Proponha que identifiquem de que local do país estas casas pertencem, questione sobre formas e cores (ambos conteúdos já aprendidos). De acordo com a sua planta, apresente os nomes das partes da casa em inglês. Peça para os alunos entreguem as plantas que eles produziram no início da aula. Elas serão úteis em um segundo momento.
2-Aula. Mobiliário e Comparação e entre as casas no Brasil e em outros países.
No link abaixo existem exemplos de diversas moradias no mundo. Introduza as figuras com o vocabulário.
http://www.mes-english.com/flashcards/files/buildings_flash.pdf
(acesso em 13/08/09)
Apresente novamente a sua planta e introduza o vocabulário de cada uma das partes da casa. Veja bem, ainda não entramos com a estrutura das casa fora do país, para isso é preciso que eles entendam o que existe dentro de cada casa.
Apresente agora as partes da casa use a imagem a baixo como suporte:
http://www.mes-english.com/flashcards/files/house1_med_flash.pdf
Volte às casas da aula anterior e peça aos alunos para descreverem quais objetos eles imaginam que cada casa possua. Faça uma tabela no quadro para comparar os vários tipos de casa, lembre-se de que não cabem aqui comparativos de valor, não é este o foco da aula.
Peça que cada um faça uma tabela com os cômodos de sua casa e que coloque em cada cômodo o mobiliário que possui.
Apresente o vocabulário de três cômodos da casa: cozinha, banheiro e quarto. Use os flashcards abaixo:
Banheiro:
http://www.mes-english.com/flashcards/files/bathroom_med_flash.pdf
Quarto:
http://www.mes-english.com/flashcards/files/bedroom_flash.pdf
Cozinha:
http://www.mes-english.com/flashcards/files/kitchen1_flash.pdf
Peça que cada aluno faça uma maquete de sua casa usando materiais alternativos como garrafas pet, papelão, etc. A maquete deve retratar com a maior fidelidade possível a residência deles, inclusive com o mobiliário. Estabeleça o prazo de pelo menos uma semana para trazer a maquete.
3 e 4-Aula. Apresentação das maquetes e produção dos textos.
Nestes momentos, peça aos os alunos troquem as maquetes. Dê trinta (30) minutos para que cada um faça um texto descrevendo a casa do outro. Proponha um trabalho de peer edition (revisão em pares). Eles trocarão o texto com dois colegas. Cada colegad deverá ler o texto do outro e apontar sugestões para esse texto e corrigir eventuais erros de gramática, spellin (ortografia), pontuação, etc. Defina esses pontos antes da troca (talvez a segunda troca seja feita ao fim do primeiro tempo de 50 minutos e se o professor não tiver uma aula geminada, os alunos levarão o texto para casa para a avaliação).
Depois de analisados pelos colegas, os textos deverão voltar às mãos do autor para reelaboração
Recolha os textos para correção aproveite para compará-los com as plantas das casas feitas na primeira aula. Em um recipiente coloque todos os nomes dos alunos e sorteie três para apresentarem oralmente suas maquetes (respeite as situações de timidez, insegurança, etc. Nem todos se sentem confortáveis fazendo apresentações em Inglês, especialmente se isso não for um hábito na turma). Se for possível, separe um espaço da sala para a exposição dos trabalhos durante a semana.
Projetor e computador, caso vá expor as imagens em arquivo PPT. Você pode imprimir as imagens e fazer cartazes para ficarem expostos durante as aulas.
Apresente fotos de locais conhecidos tanto do lado externo à construção quanto de seu interior.
A aula possibilita aquisição de vocabulário específico sobre habitações, permite aos alunos estabelecerem comparações entre a realidade nacional e a internacional e relembra conteúdos já adquiridos como família, cores, formas,etc. Além disso, estabelece uma forma fácil de aprender a ordem dos adjetivos antes do sujeito. Esta é uma sequencia de aulas que provilegiam o debate.
Sugerimos que você avalie a participação dos alunos por seu empenho no debate. Uma avaliação mais global pode ser dividida em três notas distintas: a participação nos debates, a produção da planta e a maquete.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/05/2011
Cinco estrelasconteudo exelente adorei
15/09/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula, porque dá uma idéia geral para os alunos dos tipos de habitação, fazendo comparações e produzindo sua planta e maquete.
03/08/2010
Cinco estrelasExcelente!!!! Adorei!!!