Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Meu nome, Meu mundo”

 

05/11/2008

Autor e Coautor(es)
MARCOS SANTOS
imagem do usuário

BELEM - PA Universidade Federal do Pará

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe. Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma. Neste sentido, objetiva-se: - Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos. - Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome. - Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os mesmos.
Duração das atividades
1 Bimestre ou 1 semestre.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

• Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as “fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de fazer.

• História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois cada um registra o seu nome completo.

• Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.

• Meu nome é uma arte
- Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade. Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.

• Construção de alfabeto móvel:
- Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome, reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente, trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo educador.

• Alfabeto dos nomes:
- Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.

• Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais. Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.

• Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais. Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta atividade pode ser feita em conjunto.

• Roda dos nomes.
- Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se utilizar o crachá como auxílio.


• Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio

• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).

• Bingo dos nomes:
- Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.

• Palavras cruzadas.
- O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega, utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.

 

• Conjunto de nomes:
- Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então, dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se, inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).

• Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.

• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
- Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.

Avaliação
Observar e registrar, diariamente, os avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento de outros nomes. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas, que abordam o tema trabalhado e assim, replanejar aulas que possam, desta forma, suprir dificuldades. Observar a participação nas atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o avanço, que cada aluno possui, na leitura de materiais relativos ao tema trabalhado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 172 classificações

  • Cinco estrelas 107/172 - 62.21%
  • Quatro estrelas 55/172 - 31.98%
  • Três estrelas 9/172 - 5.23%
  • Duas estrelas 0/172 - 0%
  • Uma estrela 1/172 - 0.58%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gilsara , ee brasilio machado neto , São Paulo - disse:
    gilsaramedeiros@hotmail.com

    04/02/2014

    Cinco estrelas

    ótimas sugestões .... me ajudaram muito !


  • Marta Lucia Sirino Quemera , Pastoral da Criança , Pará - disse:
    martasquemera@gmail.com

    15/01/2014

    Cinco estrelas

    É um projeto excelente, pois a criança brinca ,socializa, observa realizando atividades criativas e dinâmicas sem se cansar .


  • vitoria, E. M. de Duque de Caxias , Rio de Janeiro - disse:
    vitorialopes2012@yahoo.com.br

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Eu achei este planejamento muito rico.Com certeza vou fazer bom uso dele!!!


  • kissya tennyle, Edézio Rezende , Paraíba - disse:
    ktennyle@bol.com.br

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei!!! muito produtivo.....


  • Suely Amaro Teixeira, Emef.Prof."Tereza Reni Fernandes Rossi" , São Paulo - disse:
    suely.amaroteixeira007@gmail.com

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse plano de aula, podemos trabalhar varias disciplinas com ele.


  • Priscilla Karla, Esc.Julia Souto Paiva , Paraíba - disse:
    PRISCILLAKARLALIMA@YHOOL.COM.BR

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestoes foram de grande valor para nim elaborei um plano de aula excelente!MUITO OBRIGADO


  • elana, emef alvaro de3 castro mattos , Espírito Santo - disse:
    elatristao@bol.com.br

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    adorei ,conseguiu um planejamento gostoso e de qualidade vou aproveitar as ideias .parabens


  • vania, Colégio Sagrada Família , Rio de Janeiro - disse:
    vaninhaduda06@hotmai.com

    03/01/2012

    Cinco estrelas

    tiv oportunidade de trabalhar com algumas dessas atividades acima, o resultado é mágico!


  • Roberta Sousa, EEB Jerônimo de Freitas guimarães , Ceará - disse:
    bell.sousa@hotmail.com

    05/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões! Sou professora da Ed. Infantil e sempre estou pesquisando novas formas de aprendizagem para as minhas crianças. Muito obrigada!


  • thais Durães de Paiva, Centro Educacional Paulo Lima , Rio de Janeiro - disse:
    thais.d.uraes@hotmail.com

    12/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muido das atividades,mas gostaria que tivesse mais sobre Cidadania para trabalhar com as crianças.


  • Elena pericin Gomes Cornicelli, Secretaria Municipal de Educação de ASTORGA , Paraná - disse:
    elena_pericin@hotmail.com

    02/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabens pelas sugestoes caro colega Marcos, suas ideias sao pertinentes, pois o trabalho com o nome das criancas fazem com que as mesmas se identifiquem e auxiliam no desenvolvimento das suas hip[oteses de leitura e escrita. Obrigada. Elena


  • Eleni Soares da Silva, HELIO AUGUSTO DE SOUZA PROF EMEF , São Paulo - disse:
    lesoares@estadao.com.br

    25/04/2011

    Três estrelas

    Gostei das sugestões.Uma bela proposta.


  • Nair Moraes Pontes, ESC MUN EDUC ESP MARIA LUCIA LUZZARDI , Rio Grande do Sul - disse:
    locasapontes@hotmail.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    Òtima aula p/alfabetização....Adodrei


  • Itanete Porpino de Paiva, CMEI MOEMA TINOCO DA CUNHA LIMA , Rio Grande do Norte - disse:
    itaporpino@gmail.com

    17/04/2011

    Cinco estrelas

    Uma proposta muito interessante, na qual realmente o aluno pensaa e elabora o seu próprio conhecimento com a intervensão do professos. Parabéns!


  • Milena Duque de Andrade, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA EUFROSINA DE ANDRADE CRUZ , Bahia - disse:
    milaandradeduque@hotmail.com

    08/04/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula! Ja apliquei e foi um sucesso. Os alunos tiveram facilidade na aprendizagem e o melhor, s entusiasmaram durante a aula.


  • FRANCINEIDE DE MEDEIROS DIAS, Secretaria Municipal de Educação de SAO JOAO DO SABUGI , Rio Grande do Norte - disse:
    neidediasmorais@yahoo.com.br

    06/04/2011

    Cinco estrelas

    excelente sugestões para alfabetizar.parabéns!


  • NEIDE JUDITH DE SANTANA AMORIM, CENTRO DE EXCELENCIA PROFESSORA ZORAIDE NASCIMENTO , Bahia - disse:
    nei_mesa@hotmail.com

    02/04/2011

    Quatro estrelas

    ÓTIMA, VOU UTILIZAR AS DICAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA.


  • Mirian América Buzzo, LOURENCO FRANCO DE OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    mamerica@terra.com.br

    16/03/2011

    Quatro estrelas

    Eu estava procurando um trabalho com nomes próprios para trabalhar com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e gostei muito.


  • gernaide medeiros, CRECHE MUNICIPAL JOANA ARAUJO DE MORAIS , Paraíba - disse:
    naidesouto@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    adorei muito


  • Juliane Ponsoni dos Santos Gonçalves, MARIA MATHILDE DE SANTANA PROFA EMEIEF , São Paulo - disse:
    julianeponsoni87@hotmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Este material é ótimo!


  • Roseli carvalho, E M BAIRRO DAS GRACAS , Rio de Janeiro - disse:
    roselicarvalho09@gmail.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões selecionadas,pois acredito que um trabalho coletivo é mais rico e produtivo.Parabéns!


  • marize celestino, 0430501 CIEP PRESIDENTE SAMORA MACHEL , Rio de Janeiro - disse:
    marizecelestino@yahoo.com.br

    02/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei bastante das sugestões


  • Damião Vilhena Santos, ESC EST PROF NELITA ROCHA BRITO DIAS , Amapá - disse:
    dvilhenasantos@gmail.com

    02/03/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, colega pela contribuição maravilhosa que você deu aos nossos alunos com sua aula. Continue assim, fazendo com que o aprendizado de nossas crianças seja uma aula para toda vida. Um abraço!!!!!


  • Lena Selma Bezerra do Nascimento, E M TEREZINHA SOUZA , Pará - disse:
    lenaselma44@gmail.com

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    As estratégias para trabalhar leitura, escrita e oralidade apresentadas nesta aula são riquíssimas. Parabéns!


  • SIMONE, CPCSA , Goiás - disse:
    simone_alxn@hotmail.com

    23/02/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI MUITO CRIATIVAS SUAS IDEIAS


  • elzira francisca de mesquita filha, escola raul gazzinelli , Bahia - disse:
    elzira_mesquita@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    otima , estava realmente a procura de um meio de alfabetizar,foi onde a encontrei.parabéns...


  • Jeanny Gomes Quixaba, UE RODRIGUES NEVES , Maranhão - disse:
    jeyquixaba@bol.com.br

    19/02/2011

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula e, ceratamente, utilizarei com meus alunos. Uma forma prática e fácil de alfabetizar, pois toda criança pode ser alfabetizada, basta atitude e criatividade. PARABÉNS!


  • Silvia Maria de Moraes, GUIOMAR ALMEIDA CIARBELLO PROFA EMEB , São Paulo - disse:
    silviammd@gmail.com

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente atividade, estava procurando exatamente isso. Obrigada!!! e Parabéns!!!!


  • ivaneide amaral alves, ESCOLA MUNICIPAL JOAO CAVALCANTI FERRAZ FILHO , Pernambuco - disse:
    ivaninha@professora.com

    04/02/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns um começo bom para iniciar com alunos em 2011 na sala da qual temos que nos dedicar com todo processo de apredizagem,onde possámos interagir no meio social entre professor e alunos buscando suas idéias a serem reveladas de modo prático e inovador que podemos procurar a história de cada um de maneira para relacionar com todos compreendendo seu meio familiar,dando incentivo para nos associar suas necessidades falando em grande grupo,que possibilitem também interatividades e sabedoria ....


  • ivaneide amaral alves, ESCOLA MUNICIPAL JOAO CAVALCANTI FERRAZ FILHO , Pernambuco - disse:
    ivaninha@professora.com

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito interessante começar por esse processo é uma manobra,excelente mais não é díficil e sim contínua de atingir sucessos.


  • jandira félix dos santos silva, Secretaria Municipal de Educação de RECIFE , Pernambuco - disse:
    jandirafelix@hotmail.com

    27/01/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE TRABALHO! PARECE ATÉ QUE FIZEMOS EM CONJUNTO, SENDO QUE VC ACRESCENTOU OUTRAS POSSIBILIDADES E FEZ A PARTE QUE GERALMENTE É A MAIS DIFÍCIL "COLOCAR NO PAPEL" TANTAS COISAS QUE REALIZAMOS E NÃO REGISTRAMOS. POR NÃO ENCONTRAR O TEMPO NECESSÁRIO. eSSE PORTAL FACILITA NOSSA VIDA. PRECISA SER MAIS DIVULGADO. PARABÉNS!


  • Balbina Pereira da Silva Montanher, Secretaria Municipal de Educação de ARACATUBA , São Paulo - disse:
    bina_pmontanher@hotmail.com

    24/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei super interessante a sua aula, vou aplicar nos meus alunos depois envio como sucedeu, adoro ficar pensando em aulas diferentes e trabalhar com projetos é o meu ideal


  • ALCIONE OLIVEIRA DOS ANJOS SANOS, ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA LIEGE GAMA ROCHA , Alagoas - disse:
    ALCIONE.OLIVEIRA1@HOTMAIL.COM

    23/01/2011

    Cinco estrelas

    SUAS ESTRATEGIAS DE ENSINO PARTINDO DO NOME DO ALUNO SÃO MUITO BOAS PARA SE TRABALHAR NO INICIO DO ANO LTIVO. PARABÉNS!


  • Maria Isabel Gomes da Silva, ESCOLA MUNICIPAL KARLA PATRICIA , Pernambuco - disse:
    misabelgs001@gmail.com

    20/01/2011

    Cinco estrelas

    20/01/2011 Gostei trabaho sequenciado, realmente permite acompanhar a evolução da escrita de cada criança.


  • SÕNIA MARIA DA SILVA, ORESTES GUIMARAES , São Paulo - disse:
    sonia_kiki@hotmail.com

    18/01/2011

    Cinco estrelas

    mARAVILHSO, MAIS CLARO FICA IMPOSSIVEL.


  • Divina Maria de Oliveira, ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO RAMOS DE MENEZES , Goiás - disse:
    divinamaria1964@hotmail.com

    12/01/2011

    Cinco estrelas

    Sou alfabetizadora, estou sempre em busca de novos conhcimentos. Através do portal do professor das informações como preparar uma boa aula e as estratégia de recursos, mim fez pensar de forma melhor para alcançar os meus objetivos e ser possivel alfabetizar todos alunos até o final do ano. Para ter sucesso no aprendizado o professor deve ser o sujeito das ações e renovar sempre as suas estratégia em sala de aula. O verdadeiro gerenciador é aqule que pensa no futuro do base, acredita no que faz.


  • Iara da Silva Amorim dos Anjos, ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR MARIO CAIADO , Goiás - disse:
    iara-professora@hotmail.com

    23/12/2010

    Quatro estrelas

    Que legal ! adorei seu plano ,importante quando a gente pensa no construir no processo de aprendizagem.


  • mª cleonice serrão aires, E M E I F DOM ANGELO MARIA RIVATTO , Pará - disse:
    cleo-niceaires58@hotmail.com

    18/12/2010

    Cinco estrelas

    Sabemos que trabalhar com o nome de cada aluno, é fazer ele se alto conhecer e estimular a sua aprendizagem. Portanto, pude ver as aulas como trabalhar com os nomes dos alunos e as outras espariências de dinâmicas para trabalhar o raciocínio lógico, o físico a coodenação motora etc.Construindo saberes para o futuro.


  • Rosiane do Socorro Castro da Silva, ESC MUL RAIMUNDO MONTEIRO BAIA , Amapá - disse:
    socorrorosiane@ig.com.br

    07/12/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante a dinâmica da aula e por experiência, pois já utilizei essas estrategias em sala de aula sei que o retorno e o objetivo que nos propormos a alcançar é concretizado. Parabéns e obrigada por dividir conosco essa experiencia!


  • Sátiê Cristina Furucho dos Santos Borges, Secretaria Municipal de Educação de ALTA FLORESTA , Mato Grosso - disse:
    satie.cris@hotmail.com

    27/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, professor. Sua maneira de ensinar proou que o que faço em sala não é de todo estranho no nosso imenso país. Espero que estejamos fazendo o melhor pelas nossas crianças. É vivenciando experiências assim que podemos fazer a diferença.


  • Francisca Antonia de Souza Vale, PREF MUN DE GUAMARE , Rio Grande do Norte - disse:
    antonnia-valle@hotmail.com

    24/11/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor Marcos Santos, suas aulas são de grande valia paraa construção de conhecimentos de alunos em fase de alfabetização. Parabéns, continue nos ajudando, precisamos muito. Obrigado.


  • Rosangela Galego Pereira, ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES , Mato Grosso - disse:
    rosangelagalego@yahoo.com.br

    22/11/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor marcos sua contribuição é com certeza muito válida, pois é a pártir do nome do aluno que podemos avaliar os conhecimentos prévios que este aluno ja tem e encontrar os caminhos para a alfabetização do mesmo, parabéns pela sua contribuição.


  • Rosangela Galego Pereira, ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES , Mato Grosso - disse:
    rosangelagalego@yahoo.com.br

    22/11/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor Marcos Santos,com certeza sua aula poderá contribuir com os professores na alfabetização o nome do aluno é um importante início para se alfabetizar pois a partir do nome busca-se outros métodos e nos da muitos caminhos para seguir, também é um importante instrumento de avaliação para se fazer o diagnóstico do que o aluno ja sabe e do que ele precisa aprender. Parabéns pela contribuição.


  • marcia santos ferraz, EEEFM JOSE CARLOS CASTRO , Espírito Santo - disse:
    mferrazprof@hotmail.com

    20/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante esse trabalho, pois desperta a vontade de aprender já que o trabalho tem um significado para eles. Muito bom mesmo!!!!!


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    20/11/2010

    Quatro estrelas

    As atividades são muito interessantes,pois seguem uma linha em que vai se construíndo um significado para a criança do seu nome, de quem ela é, e isso é muito importante. um abraço. Roberta.


  • Euslene Sabino Rosa Rodrigues, ESC MUL JOVINO SEABRA CAMPOS , Goiás - disse:
    eusleneniva@hotmail.com

    19/11/2010

    Três estrelas

    Achei muito interessante, pois é o que eu trabalho com minha turminha.


  • Regina Antônia Lima da Silva, EMEIF MONTEIRO LOBATO , Ceará - disse:
    regina.ceza@hotmail.com

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades com certeza tornam as aulas bem dinâmicas.


  • Angela Cristina Paris, Secretaria Municipal de Educação de JI-PARANA , Rondônia - disse:
    angela-cristina@hotmail.com

    04/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!


  • leandra daniela diniz ribeiro, EM AURETE PONTES FONSECA , Minas Gerais - disse:
    leandra-diniz@bol.com.br

    29/10/2010

    Quatro estrelas

    ADOREI AS DICAS SÃO IMPORTANTES PORQUE NINGUEM CONSEGUE DESENVOLVER NA APRENDIZAGEM SE NÃO CONHECER SUA IDENTIDADE TTRABALHAR O NOME É ESSENCIAL


  • Alinne Angelo de Oliveira , SNOOPY CENTRO DE CRIATIVIDADE E RECREACAO , São Paulo - disse:
    ninne_a@yahoo.com.br

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI. E me auxiliará bastante!!!


  • Suzana Machado da Silva, EEB EUCLIDES DA CUNHA , Santa Catarina - disse:
    suzana@unerj.br

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, a criança aprende a partir de seus conhecimentos prévios.


  • Genecy Ajala, PREF MUN DE PRIMAVERA DO LESTE , Mato Grosso - disse:
    genecyanjo@hotmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá Marcos, amei suas idéias, só vem a confirmar que alfabetizar usando o nome dos alunos e de seus pais é muito importante, como também a interação com os conteúdos. Obrigada pelas sujetões.


  • Adriana de Oliveira Silva, DORIVALDO FRANCISCO LORIA ESCOLA MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    adrianafrontedediamante@hotmail.com

    12/10/2010

    Quatro estrelas

    um ótimo meio de interação da sala, sem contar a construção que realizaremos, muito bom!!!!


  • Kate Lane Ribeiro Ferreira Damasceno de Matos, C M SERGIO LOUZADA TAVARES , Rio de Janeiro - disse:
    katelinda@oi.com.br

    10/10/2010

    Cinco estrelas

    Atividades significativas


  • Valéria Cristina Reginato, PREF MUN DE CURITIBA , Paraná - disse:
    kaiservaleria@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professor uma aula bem planejada e com uma gama de conhecimentos, com certeza a criança aprenderá e aumentará seu conhecimento.


  • Sandra Tigre Figueiredo, CENTRO DE EDUCACAO INFATIL PINGO DE GENTE , Mato Grosso - disse:
    san-dra-ti-gre@hotmail.com

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Gostei muito, com certeza irá ajudar muitos colegas no decorrer de suas aulas.


  • Andrea Aparecida lapi Ferreira, ESCOLA MUNICIPAL ANDRE MARTINS DE ANDRADE , Minas Gerais - disse:
    professoraandrealapi@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela visão multidisciplinar de atividades à muito conhecidas. Você foi muito abrangente ao sugerir poema de Drummond. Oferecndo cultura às crianças desde cedo, eslas aprendem a gostar...


  • Maria Rosa Souza Boeno, EM ARTHUR CAMPOS MELLO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mrosaboeno@hotmail.com

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá colega educador Marcos, quero parabenizar voce por esta iniciativa e também por ter a generosidade de compartilhar conosco, profissionais educadores o seu belissimo trabalho. Obrigado e boa sorte!


  • Daniela Gislene Coelho, EM - JOCYMARA DE FALCHI JORGE EM , São Paulo - disse:
    danic.siqueira@hotmail.com

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!!! O trabalho com nomes é de extrema valia para qualquer ser humano... é o que nos torna único. Vale ressaltar a importancia de aceitação do nome como a propria historia de cada individuo... AMEI!!!! Abraço. Dani.


  • Zulene de Sousa Castro Moraes, ESC EST JOSE DAMASCENO VASCONCELOS , Tocantins - disse:
    zulenecastro@bol.com.br

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    Amei as sugestões acima citadas, pois é muito importante trabalhar seu próprio nome, afinal de contas a criança antes mesmo de ter entendimento, já tem essa noção que tem nome e que deve ser aprendido para colocá-los em prática em suas necessidades do dia-a-dia.


  • MARILUCE PIRES DELIMA , EMEB SENHORA DIRCE LEITE DE CAMPOS , Mato Grosso - disse:
    MARLUSILVA2406@HOTMAIL.COM

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE, VER O MUNDO COMO ELE? É, DESEJO, FAZER DO MEU JEITO ,EU POSSO CRIAR TBEM.......


  • elcia Regina Costa Ramos Silva, ESC MEU CASTELINHO , Tocantins - disse:
    elcia-regina@hotmail.com

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    Particulamente , tenho certeza que para alfabetizar é necessario que se trabalhe o nome das crianças,indo por essa metodologia alcançaremos resultados relevante ao um aprendizado com qualidade. Parabéns!!!!!!


  • Claudia Cristina Daltrozo Barassuol, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSE CARLOMAGNO , Rio Grande do Sul - disse:
    ccbarassuol@gmail.com

    27/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito! Já fiz muitas destas atividades com meus alunos!


  • Kelle Dias Souto, COL EST PROF ALFREDO NASSER , Goiás - disse:
    kellediassouto@gmail.com

    19/08/2010

    Quatro estrelas

    adorei a aula


  • Teresa Vieira , NTE - RECIFE - (Santo Amaro) , Pernambuco - disse:
    crisvs39@gmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Olá Marcos! Gostei da aula, utilizei alguns pontos utilizados por vc. Aproveito para sugeri essa ideia para trabalhar a figura paterna na vida dos alunos, até mesmo como um pequeno projeto que inicie no mês de agosto, tenha sua cuminância, mas não termine nele, vá se estendendo até final do ano. Com uma culminância maior quem sabe pequenas produções de texto individuais de cada aluno sobr si e a fig. paterna (para ele). Boa sorte


  • Marina Barbosa dos Santos, EE ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    marinabarbosasantos@hotmail.com

    17/07/2010

    Três estrelas

    PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU TRABALHO.SEU TRABALHO FOI DE GRANDE VALIA PARA O MEU.


  • Gabriela Gomes Zandonadi Destro, EMEF PROF. PAULO NEY , Mato Grosso do Sul - disse:
    gabi.zandestro@hotmail.com

    08/07/2010

    Cinco estrelas

    O plano explicítado acima é muito qualitativo para o processo de alfabetização, pois partir de um significativo para o abrangente é mais válido, do que partir de um mundo distante para o interior de cada um. Alfabetizar é como o plano descrito, tem que ter organização, reflexão e assimilação.


  • Eunice Mendes de Oliveira, EM HIGINO GUERRA , Minas Gerais - disse:
    eunicemendesmiranda@hotmail.com

    07/07/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula, com certeza irá complementar o que já fazemos em nossa escola. Parabéns, estou muito feliz em poder compartilhar com vocês deste portal, sei que vou me aperfeiçar e ajudar também meus professores com aulas mais dinâmicas e interessantes.


  • marcia freitas de oliveira , EEPSG DEP. DORMEVIL FARIA , Mato Grosso - disse:
    marcinhacepel@hotmail.com

    26/06/2010

    Quatro estrelas

    Muito criativa, com certeza ajudará muitos colegas no decorrer de suas aulas.


  • Helena Lúcia de Morais Lima Esteves, Núcleo de Tecnologia Educacional Iporá , Goiás - disse:
    hlucialima@gmail.com

    23/06/2010

    Cinco estrelas

    Esse tipo de projeto é fantástico! Nota 10! Amei!


  • Luzinete, CEI Elvira , Mato Grosso do Sul - disse:
    luzinetesevero@hotmail.com

    14/06/2010

    Quatro estrelas

    A aula proporciona momentos de interaçao. Ao falar do mundo em que vive o aluno abre espaço para que o professor fale também um pouco de sua vida. O Professor não deve deixar de usar recursos Tecnologicos para dinamizar a aula.


  • TATIANA LIRA SILVA, Secretaria Municipal de Educação de MACEIO , Alagoas - disse:
    tatitisidikeno@hotmail.com

    09/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom! Irei começar no segundo bimestre deste ano a usá-lo!!! Parabéns pela criatividade!!!


  • Letícia do Prado, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Rio Grande do Sul - disse:
    letprado72@yahoo.com.br

    02/06/2010

    Três estrelas

    Achei interessante porém não muito criativa. O caminho é este mesmo!


  • Wanderlina Guimarães Rodrigues, ESC EST PEDRO ALVES FERREIRA , Goiás - disse:
    wandeka1@uol.com.br

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula porque alfabetizar com os nomes dos educandos valoriza a identidade, motiva o interesse do educando, facilita o vocabulário, porque adentra na história de vida dos mesmos e cria condições para que compreendam a leitura e seus significados, possibilita a integração da turma através de atividades coletivas relacionadas aos nomes dos colegas e promove a socialização. Parabéns!


  • Maria Abadia Ferreira do Serro, EE OLINDINA LOUREIRO , Minas Gerais - disse:
    abaserro@yahoo.com.br

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativo.


  • Mara Valdene Silva Lôbo, Escola Estadual São Benedito , Amapá - disse:
    maravaldene2010@hotmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Este projeto é um material muito interessante para as séries iniciais, vc está de parabens! Seu trabalho é de grande valia para a nossa educação!!


  • viviane fidelis, JOAO CLIMACO DA SILVA KRUSE PROF , São Paulo - disse:
    viviane02souza@hotmail.com

    16/05/2010

    Quatro estrelas

    ótimo


  • Iolanda Sá Freire, PREF MUN DE LARANJAL DO JARI , Amapá - disse:
    sa.iolanda@hotmail.com

    04/05/2010

    Quatro estrelas

    ótimo, esse momento onde estamos fazendo referência ao nome das crianças é relevante e elas adoram.


  • Lilian Lorijola Coltro, ALEXANDRE KANNEBLEY MELOTTI E.M , São Paulo - disse:
    lilian.lorijola@yahoo.com.br

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, alfabetizar é colocar o educando em várias e diferentes situações de ensino e aprendizagem que levam em conta a reflexão e a construção de conhecimentos!!


  • Eliana Tranquilino Dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL DOM FRANCISCO LEITE , Bahia - disse:
    nanatranquilino@gmail.com

    19/04/2010

    Uma estrela

    Muito proveitosa essa aula mim ajudou muito pois comsequir enrequecer muito minhas aulas valeu!


  • Edna Fátima Moreira de Souza, Secretaria Municipal de Educação de PONTAL DO PARANA , Paraná - disse:
    moreiraedna@bol.com.br

    15/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!


  • Eliana Fonseca Lemes, MARIA ODILA GUIMARAES BUENO PROFA , São Paulo - disse:
    eliana_lemes@ig.com.br

    12/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa aula. Mas não deve se estender por mais de um bimestre para não ficar cansativo para o aluno. Em caso de aluno silabico, continuar com as atividades por tempo indeterminado pois o nome próprio é o maior referencial para essa hipótese.


  • silvani fatima ribacki , ESC MUN ENS FUN GENERAL SOUZA NETTO , Rio Grande do Sul - disse:
    silvanifatimaribacki@gmail.com

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    É muito importante trabalharmos o nome do aluno onde a criança se interessa pelo que faz eassim possa ir se familiarizando com o contúdo em geral.


  • ALINIZE NASCIMENTO PINTO MILLEZI, SITIO GRANDE E R M DE E FUND , Paraná - disse:
    ani.ze@hotmail.com

    08/04/2010

    Quatro estrelas

    parabénssss, adorei!!!


  • ana paula bueno, EEB DR RUI PIMENTEL , Santa Catarina - disse:
    apb.educ@hotmail.com

    06/04/2010

    Quatro estrelas

    otimo poder ampliar nossas aulas com recursos e ideias de colegas ....


  • Cleci, Prefeitura , Paraná - disse:
    cleci_vieira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, sua aula esta excelente.


  • eliane drzeviecki furlan, EE PEDRO GARDES , Mato Grosso - disse:
    elianefurlan@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões,vou aplicá-las no início do ano letivo


  • Nilce Ferreira Alves, PREF MUN DE PRAIA GRANDE , São Paulo - disse:
    nilcefe@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo, está dentro da proposta construtivista.


  • Maria do Rocio Rodi Gonçalves, BOSQUE - ESCOLA PROF. EIDORFE MOREIRA , Pará - disse:
    rociorodi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Há mais uma sugestão. Em "meu nome é uma arte". É bom ter em mente "qual o valor da repetição, mesmo que lúdica e criativa para o processo do aprender?". É o significado? É a mecanização? Luria fala sobre a pré-história da "linguagem escrita". Recomendo aí que se case a memória criativa com resolução de problemas. Obtemos mais sucesso ao avaliar a aquisição dessa competência observando a situação e o ato da escrita com subsídios que alicerçam a simples e tradicional atividade. Que tal?


  • ELISANGELA GONDIM SOUZA, EM BALÃO MÁGICO , Mato Grosso do Sul - disse:
    eligondim80@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    E uma aula instigativa , dinãmica que leva o aluno a pensar e resolver a situação encontrada, parabéns.


  • antonia glauciane mendonça vieira, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR CARLOS JEREISSATI , Ceará - disse:
    glauciane_33@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente,completa,é disso que nossas crianças precisam ,ver pegar, contruir,criar situaçôes em que o aluno se sinta importante e motivado a participar.PARABÉNS PELA INICIATIVA,E MUITOSUCESSO.


  • Valeria Duarte de Freitas, ESCOLA CONDE PEREIRA CARNEIRO , Pernambuco - disse:
    valeria.lela47@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este livro e bem interessante, bem diversificado, a aula torna-se bem divertida, principalmente com os jogos e bricadeiras que podemos elaborar. Sendo um excelente material didatico para o professor vivenciar com os alunos no seu dia-a-dia.


  • Zilda Candida Teixeira dos Rresi, Escola Municipal Melchior Braga Costa , Goiás - disse:
    zildacandida@brturbo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula. acredito que o aluno só se entererssa pela leitua depóis que aprende a ler o seu proprio nome, a experiencia me mostrou isso.E a muito tenho procurado um projeto que me oriente e me ajude a trabalhar de maneira mais profunda o nome dos alunos. Sou professora do 2º ano e os alunos tem chegadoa a sala sabendo escrever seu primeiro nome, mecanicamente, não lê, não lê identicica as letra do proprio nome. complicado,nè? Mas é isso. Obrigado.


  • Josiane de Ávila, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    josi.paivapsi@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Utilizava várias destas atividades quando trabalhava na educação infantil. Trabalhar com o nome dos alunos é muito importante e significativo.


  • Ildelena Prado Amaral, CMEA Frofª Lívia lorene bueno maia , Tocantins - disse:
    ildepramaral@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente. Trabalha de forma contextualizada e interdisplinar. Parabéns!


  • LEANDRA CÉLIA SEABRA, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    le_seabra@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O nome é uma palavra com significado para criança, pois mantém a idéia de padrão e de identificação. As propostas estão de acordo com a concepção de que as crianças se apropriam melhor das palavras usando seu nome como referência. ABS.


  • Adriana Gamarra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart , Rio Grande do Sul - disse:
    adrigamarra1@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É muito interessante as colocações feitas pelo professor a respeito do nome e as atividades propostas por ele.Parabéns!


  • Luciana Soares Marques, C Q V JOAO GOULART , Rio de Janeiro - disse:
    soaresluthiana@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Com certeza colocarei em prática as sugestões .


  • simone marin flach, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    siflach@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Acredito que para que ocorra o aprendizado e necessario partir daquilo que o aluno tem interesse e contato. Por esse motivo acredito na alfabetizaçao que parte do nome do aluno, pois é isso que o identifica.


  • Iara Silva, EMEF PORTUGAL , Rio Grande do Sul - disse:
    silvaiarars@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Atividades muito interessantes, achei ótimas e podem ser usadas em outras séries também,pois a história de vida éimportante em todas as idades


  • Janeluce Pereira de Souza Azevedo, COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO AZEVEDO , Sergipe - disse:
    janeluceazevedo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa sugestão de trabalhar com o nome do aluno no inicio da alfabetização.


  • katia regina domingos, CRECHE MUNICIPAL ALDEIA DOS CURUMINS , Rio de Janeiro - disse:
    krdrj@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    aula excelente


  • ADELAIDE DOS sANTOS, E.E.B.Major Otacilio Couto , Santa Catarina - disse:
    ade_santos@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu estou em processo de aposentadoria,e fiquei feliz com essa forma de se trabalhar o nome(alfabetizando).Pois sempre começava meu trabalho de alfabetizar pelo nome.Algumas dessas praticas eu já conhecia e trabalhava.Outras ainda posso usá-las em meu trabalho,com minha classe de reforço(D.A, D.V ),deficientes auditivos e visuais.


  • Márcia Aparecida Messias Santana, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    marciauabcedemp@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Marcos,achei excêlentes as estratégias por você assinalada neste trabalho tão importante que é a alfabetização e a compreensão da escrita dos NOMES que são nossas primeiras referência. Parabéns! Uma sugestão: Existem textos complementares poemas e músicas que se referem especificamente a NOMES tais como:"Nome de Gente"-Pedro Bandeira,"Pedro"- Bartolomeu Campos Queiroz e músicas como:"Gente Tem Sobrenome"-Toquinho CD "Canção do Direitos da Criança" entre outros.(Pode-se trabalhar tb a gramática).


  • Vania Marquesini, MARIO BORELLI THOMAZ EMEFM , São Paulo - disse:
    luaclara899@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aulas assim estimulam o aluno e dão segurança para o professor. Também são um banho de informação para muitos professores cuja formação deixa a desejar, natural nos dias atuais com o sucateamento dos cursos e a comercialização de certificados. Parabéns!


  • Sanny Rios Monteior Colombo, CEINF - JARDIM INDEPENDENCIA , Mato Grosso do Sul - disse:
    sanny_riosmc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente suas dicas e confesso que ja vou utilizar algumas.


  • Fernanda Silva de Oliveira, Escola Municipal Mizael Montenegro Filho(Olinda) , Pernambuco - disse:
    fernandafernanda231@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão de aula para as séries iniciais, adotarei a experiência num momento oportuno.


  • Rosa Maria Di Franco, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FUNDAÇÃO BIDART , Rio Grande do Sul - disse:
    rmdifranco@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei bem interessantes as atividades com os nomes, no 1º ano do ensino fundamental trabalhamos com nomes no início do ano letivo. Gostaria de, não criticar, mas sim, alertar para a primeira sugestão de atividade, que sempre tomamos muito cuidado quando envolve filiação, muitas crianças não conhecem o pai ou são ensinados a não terem vínculo afetivo com o mesmo. Tomando-se este cuidado achei as propostas bem interessantes, trabalham letras, sílabas, quantidades, conceitos, percepção, etc.


  • Islane Alves da Silva, ESCOLA DE ENSINO FUND SALOMÉ DA ROCHA BARROS , Alagoas - disse:
    islanealves@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As sugestões apresentadas para se trabalhar com os nomes dos alunos são fantásticas!!! Trabalhar com a interdisciplinaridade contribui muito para o processo ensino-aprendizagem, possibilitando dessa forma uma aprendizagem significativa. Muito bom!!!! Parabéns!!!!


  • Michele Alves Arango Sanchez, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    michelealvesarango@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o nome do Projeto: Meu nome, meu mundo. Só pelo título já fiquei motivada em ler e medida que o fiz... Gostei mais ainda. Trabalha algo simples e significativo como o nome de uma forma completa. Parabéns!


  • Maria do Carmo Silva, Escola Municipal Brincando de Aprender-Polo , Mato Grosso do Sul - disse:
    mcjuditegodoy@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula porque alfabetizar com os nomes dos educandos valoriza a identidade, motiva o interesse do educando para a construção da escrita, facilita o vocabulário, porque entra na história de vida dos mesmos e cria condições para que compreendam a leitura e seus significados através dos exercícios propostos, possibilita a integração da turma através de atividades coletivas relacionadas aos nomes dos colegas de classe e promove a socialização, ambos identificam a si e os colegas.


  • juvita da costa cavalcanti, ESCOLA RECANTO DA ARTE E DO SABER OLINDA , Pernambuco - disse:
    juvitadacosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei ter tido oportunidade de conhecer o trabalho excelente do marcos, pois algumas das suas atividades já utilizei com minha turma de 2º ano do 1º ciclo. Vou utilizar bastante suas dicas nas minhas próximas atividades. PARABÉNS E OBRIGADAAA.


  • Mara Lima, 2ª DIRED , Rio Grande do Norte - disse:
    maraf_lima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Os objetivos bem definidos as atividades bem distribuídas. Acredito que, se o professor realmente se utilizar das estratégias relacionadas, no tempo previamente estipulado ele verá o avanço da clientela. Usou de criatividade, e, creio ser fundamental a observação e registro diário do avanço com a intenção de se ver o que se tem alcançado e o que se pode ainda alcançar. Só sugiro para atiçar um pouco a curiosidade dos alunos, a descoberta do significado dos nomes, pode ser interessante.


  • Ana Cristina Brasil, E.E.E.Fund. Érico Veríssimo , Rio Grande do Sul - disse:
    crisbrasil0@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero muito importante a ênfase na escrita do nome próprio porque é o primeiro contato que temos a partir da relação familiar, amigos, vizinhos, colegas de escola. Também é uma forma de o aluno de ser ver como um ser único dentre seus iguais. As atividades são bem diversificadas e criativas.


  • Roseli Aedo Marques Souza, EM. INDÍGENA TENGATUI MARANGATU - PÓLO , Mato Grosso do Sul - disse:
    roseaedoms@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante amei!


  • Mara Lima, 2ª DIRED , Rio Grande do Norte - disse:
    maraf_lima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei bastante interessante, várias opções de se trabalhar o nome do aluno.


  • Luciene millard Gomes Sousa, EE SEBASTIAO RAMOS , Minas Gerais - disse:
    luciene_millard@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Parabéns a você!


  • Maria Ivaneide Dias de Azevedo Amorim , ESC PADRE ALFREDO NUSS , Acre - disse:
    mariaivaneide.amorim76@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • Eliete Paes Landim Azevedo, EEEF PRESIDENTE CASTELO BRANCO , Espírito Santo - disse:
    elietelandim@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Realmente. Uma sequência com várias possibilidades. Amei.


  • Rosane Rodrigues de Souza, ESC EST ENS FUND PROF ANTONIO M PEREIRA JACQUES , Rio Grande do Sul - disse:
    rosanerodes@ibest.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As atividades relacionadas ao MEU NOME, MEU MUNDO são interessantes e dão muito prazer ao realizá-las, pois os recursos são diversificados. Quanto iniciar a alfabetização pelo nome da criança é muito importante. A sua identificação como pessoa é indispensável. O segundo aspescto é propriamente a alfabetização: letras, sons. As tarefas propostas estão sendo significativas para a criança. Não podemos esquecer que alfabetização é fazer relações. Parabéns!


  • Almerina Nascimento Bandim, ESCOLA SANTO ANTONIO DO CAÇOTE , Pernambuco - disse:
    almerinabandim@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Já utilizei esta música com meus alunos, inicialmente fazendo-os ouvi-la e em seguida pedi para que desenhasse alguns objetos que são mencionados durante a música e em seguida escrevesse os nomes deles. Ao finalizarem listamos todos os nomes em um cartaz.


  • silvani vilar, EM PROFª. MARIA DA CONCEIÇÃO ANGÉLICA , Mato Grosso do Sul - disse:
    vilarsil@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito legal a forma como a aula foi organizada, é necessário que o aluno saiba a história de seu nome e se sinta incluído no mundo.


  • José Júnior dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA , Paraíba - disse:
    juniorprofessor@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Sempre achei fundamental alfabetizar alguém partindo do seu nome. Foi muito proveitoso ter lido a sua experiência, pois a partir dela vou enriquecer as minhas idéias.


  • octamar santana, Joviniano Pereira da Silva , Bahia - disse:
    octamarsantana@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bom...


  • Maria de Jesus, EMEB JARDIM NOVO ESTADO , Mato Grosso - disse:
    brucedickinson667@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    FIQUI IMPRESSIONADA COM TANTAS ESTRATÉGIAS PARA SE TRABALHAR COM O NOME DOS ALUNOS COMO:AUTO-RETRATO E ESCRITA DO NOME,HISTÓRIA DO NOME. ENFIM, AS VARIAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR COM O NOME.


  • Maria Elizabete de Oliveira Lopes, ESC EST ENS FUND ADELAIDE ALVIM , Rio Grande do Sul - disse:
    betinhaolopes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho com alfabetização há 13 anos e acho que o nome é a principal referência que devemos usar .Adorei a tua sugestão.


  • Zenakilsa Andrade de Brito, EMEF EUFLAUDIZIA RODRIGUES , Paraíba - disse:
    zenakilsa-kilsa@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta sugestões estão muito boas para serem trabalhadas no inicío do ano letivo.


  • Isabel Cristina Manito Monteiro, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    isabelmanito@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões. Sao sugestoes praticas e criativas.


  • Izelda Goreth dos Santos Mangialardo, ESCOLA MUNICIPAL PROFª GUIOMAR MARIA DA SILVA , Mato Grosso - disse:
    izeldgoreth@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa sugestão de atividade para trabalhar com o nome é bastante rica. O professor pode explorar o conteúdo..


  • Valquire, Creche Municipal , São Paulo - disse:
    valquireav@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Um trabalho muito interessante e original e ainda, ajuda a crainaç no seu desenvolvimento social, através da pesquisa que interage com a família


  • Vanusa, E M Juvenal Lamartine , Rio Grande do Norte - disse:
    vanusajales@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula, também acho importante trabalhar com o nome da criança pois é uma forma de motivá-la para a aprendizagem. Como sugestão, se na escola tiver laboratório de informática o aluno poderá usar o computador para digitar seu nome usando diferentes tipos de letras, tamanhos e cores, etc. Permitindo assim o uso desta ferramenta que tanto o fascina.


  • Vilma de Almeida Vieira, Secretaria Municipal de Educação de PEREIRA BARRETO , São Paulo - disse:
    vilmah.almeida@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa.Adorei.


  • Leude, E.E. Maria Cristina Botelho Rodrigues , Amapá - disse:
    leusanxi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei! a aula é excelente! Nesse tipo de aula a gente percebe mesmo o interesse e a empolgação do aluno. A aula se torna produtiva e atraente.


  • Marcia Pinheiro da Cunha, E E E F INGLES DE SOUZA , Pará - disse:
    marciallpedro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Construir a escrita é um ponto fundamental ainda quando se começa com o próprio nome e socializar com os colegas deixa os alunos mais interagidos com o alfabeto, sílabas e palavras. Gostei muito.


  • Marluze Basso, ESC MUN ENS FUN CASTRO ALVES , Rio Grande do Sul - disse:
    marluzeparizotto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei estas sujestões... vou adotá-las para meu início de ano letivo 2010.


  • karinaferreeeiraaa dalfior sorti, EMEB ANACLETO RAMOS , Espírito Santo - disse:
    karinasorti@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimas sugestoes para as salas de alfabetização, adorei as idéias de cruzadinhas e bingos com os nomes o que possibilita a criança um aprendizado prazeiroso. Auxilia também na fixação dos nomes dos coleguinhaaaaas de sala. Excelente aula


  • maria juldete munin, EM NEIL FIORAVANTI , Mato Grosso do Sul - disse:
    marijudemunin@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu quero te parabenizar pelo excelente trabalho que você realizou através da escrita do nome!!! Eu trabalho com o pré-escolar e relizo atividades semelhantes... Obtemos resultados positivos com essas atividades. Não é verdade!?!? Sucessos!!!


  • LUCINETE DE MEDEIROS TORRES, ESC MUL PROF MARIA DALVA GOMES BEZERRA , Rio Grande do Norte - disse:
    lumaguga2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As atividades propostas estão bastante coerentes com os objetivos e estão adequadas ao nível inicial de alfabetização. Como o nome próprio é um texto bastate significativo para o aluno, constiui-se num importante instrumento para a inserção do educando no mundo letrado e uma ferramenta eficaz para realizar as problematizações/intervenções necessárias à reflexão sobre a língua escrita a partir de um texto carregado de sentido. Parabéns ao autor das atividades!


  • Roberta Veloso, Escola Municipal Engº Umberto Gondin , Pernambuco - disse:
    robtejo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Seu projeto é excelente.Realmente o trabalho com o nome é um dos caminhos mais viáveis para que a criança se alfabetize, é algo que esta mais proximo da vida da criança... Gostaria de pedir sua autorização para publicar seu projeto no meu blog sobre alfabetização.


  • Aneilza Santos Duarte, ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE , Mato Grosso - disse:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fantástica suas sugestões! Eu também adoro trabalhar desta forma, pois brincando também se aprende e aprende muito mais que utilizando métodos "secos" , sem motivaçaõ para a criança. Devemos lembrar que um dia já fomos criança e nesta época, gostávamos de brincar... Trabalhar com o lúdico é superfantástico e o resultado surge rapidamente e muito positivo. Um abraço!


  • Francineide Gomes de Souza Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de SANTANA DO SERIDO , Rio Grande do Norte - disse:
    fg-azeve@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo, sempre iniciamos o ano trabalhando o nome da criança, e acredito ser um passo muito positivo, pois, a partir daí a criança vai ampliando seu conhecimento sobre sí e sua família muito embora que alguns nem família tenha. Mas, é a verdade que deve prevalecer mesmo quem não tem uma família certinha, a criança precisa saber de sua origem, o professor precisa se preparar para se sobre sa em algumas situações.


  • CLAUDIA DOS SANTOS RODRIGUES, GRUPO ESC XISTO BARRETO , Bahia - disse:
    claudiaunica13@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI A IDEIA DE SE TRABALHAR COM O NOME PRÓPRIO, FOI MARAVILHOSA.


  • ivet lima souza, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL QORPO SANTO , Rio Grande do Sul - disse:
    ivete.souza4@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei estas atividades


  • Marileide Silva França, ESCOLA MUNICIPAL PROFA. AURORA MAGALHÃES RIBEIRO , Bahia - disse:
    digitemari@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalho com o nome sempre rende bons resultados, afinal é algo que tm um valor muito grande para o educando por pertencer a ele. As sugestões com certeza vão enriquecer minhas aulas.


  • rosiane da silva alves, ESCOLA SITIO DO BERARDO , Pernambuco - disse:
    rosiadri2010@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atividades interessantes,divertidas e com materiais de baixo custo. Portanto, totalmente possiveis de serem realizadas.


  • Fernanda Miele Poletini, Faculdade Internacional de Curitiba , Paraná - disse:
    fmp74@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOM!


  • Edna Aparecida Brizuela Barbosa, ESCOLA PÓLO MUNICIPAL PREFEITO ADÊ MARQUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    edna_b_colman@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão para ser trabalhado em sala, parabéns pela sua criatividade, com certeza cada aluno(a) é unico, pois nunca existiu nem existirá uma mesma pessoa dentro de uma sala de aula, por isso a importancia do NOME.


  • aline cristina santos, EMEF. PAPA JOÃO PAULO II , Sergipe - disse:
    alinecristina_santos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É de grande relevancia a assimilação do proprio nome por meio de metodos diferenciados.


  • Suely do Prado Oliveira Didone, Secretaria Municipal de Educação de MIRASSOL D'OESTE , Mato Grosso - disse:
    didone13@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    10,0


  • Nair Rofrigues de Freitas Barros, COL EST JOSE CARRILHO , Goiás - disse:
    nairr755@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito criativa onde a partir do nome será trabalhado a leitura, escrita e noçoes matematicas, de maneira lúdica e dinamica.


  • Divina Maria de Oliveira, Secretaria Municipal da Educação , Goiás - disse:
    divinamaria1964@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! As atividades proposta sobre o nome é excelente, as esteratégia que foi colocada tem um perfil para quem quer desenvolver um bom trabalho.


  • Maria da Conceição Lima da Silva, NTE - MANAUS - (Parque 10) , Amazonas - disse:
    ceicasil@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Adorei sua sugestão.


  • edilena fabbri bastos fini, GEMMA REBELLO UNID. MUN. DE EDUCACAO , São Paulo - disse:
    edilena.fini@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalhar com nomes próprios é muito gratificante, pois é a primeira coisa que a criança entende como sua e se sente especial por isso. E trabalhando dessa forma, dá pra usar várias estratégias para conseguirmos obter resultados positivos na leitura e na escrita da criança, na sua fase inicial de alfabetização.


  • maria expedito da silva viana, ESC.EST. PAPA JOAO PAULO II , Mato Grosso - disse:
    vexpedito@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo material,o aluno manuseia -o , tem contato e com isso a fácil aprendizagem.


  • eliane nunes bragato, JANDIRA LACERDA ZANONI PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    ly_lu_amor@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima


  • Ivanildo Pereira de Oliveira, Escola Estadual Camilo Bonfin , Mato Grosso do Sul - disse:
    ivanildopontinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da atividade


  • liliam branco de araújo, EM PROF. VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libraraujo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa explorar o nome, todos os anos nós alfabetizadores desenvolvemos, porem o Marcos Henrique foi bem criativo... Digo mais fez da simplicidade, de uma tema trabalhado nas séries iniciais, ficar maravilhoso... Levando para sala de aula a experiência utilizando material riquissímo, porem simples de confecionar, e ao mesmo tempo aguçando o aprendiz a compreender a leitura e a escrita do próprio nome. E o interesante que houve o entrelaçamentos das disciplinas.


  • Patrícia Aparecida Rodrigues Santos Sales, Topa , Bahia - disse:
    patriciatmljp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sugestões perfeitas.


  • Maria candida santos silva, Secretaria Municipal de Educação de RECIFE , Pernambuco - disse:
    professoracandida@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Boas atividades.


  • Maria de Lourdes Rocha de Mello, CENTRO EDUC LOPES VIDEIRA , Rio de Janeiro - disse:
    mari-lumello@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, devemos sempre usar propostas significativas!!


  • Márcia Diniz Lemos Paiva, C.E. DAURA SILVA BARBOSA , Rio de Janeiro - disse:
    marcia-lemos22@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito.


  • luciana sousa costa , ESCOLA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO , Roraima - disse:
    lucianaufrr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das ideias. Principalmente do bingo dos nomes. Meus alunos adoraram.


  • Maria do Rocio Rodi Gonçalves, BOSQUE - ESCOLA PROF. EIDORFE MOREIRA , Pará - disse:
    rociorodi@superig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Marcos, sugiro que na atividade "auto-retrato", a criança faça a auto-imagem, antes do espelho, assim toque sem pressa o próprio rosto, seu corpo, sinta sua pele, apalpe o "humor" desenhado nela. Piaget (1993) enuncia a percepção estereognóstica, refere-se ao modo como a criança reconhece sem olhar com o tato. Primeiro é o (re)conhecer a si mesma (relação topológica - "interna"), antes de reconhecer-se no espelho (relação projetiva - "esterna") e fazer o próprio retrato no papel (representação)


  • Maria Lúcia Gonçalves, sesc , Espírito Santo - disse:
    marialuciagda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maria Lúcia, Parabéns, achho que voc~e explorou bem todas as áreas do conhecimento, neste projeto, somente acrescentaria uma introdução para o tema, como: contando a história porque pessoas tem nme.


  • Antonio Carlos dos Santos Gouvêa, EMEF JOÃO JOSÉ LEITE DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    acsgouvea@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Após ler o plano de aula cheguei a conclusão que é uma excelente aula,parabéns.


  • roberta corumba, ALCIDES BARBUTTI EMEI , São Paulo - disse:
    roberta.corumba@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    vi aqui um plano com características diferentes de tudo que se encontra sobre "nome". Mais amplo, interdisciplinar e até divertido e interativo. muito bom!!!!


  • Dorivânia Rodrigues Gitti, Secretaria Municipal de Educação de PEREIRA BARRETO , São Paulo - disse:
    dori_gitti@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo, gostei muito, parabens


  • Silvio Christofolli, Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch , Santa Catarina - disse:
    silviochristo@pop.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    As atividades propostas estão bem dentro do que trabalhamos em nossa escola, e com certeza foi possível aprender mais. Obrigado pela aula.


  • ELENA ROQUE DE SOUZA ALMEIDA, NTE/CEFAPRO (Cuiabá) , Mato Grosso - disse:
    elenaroque2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!!!!!!! Tenho certeza que seus estudantes construíram conhecimento para a vida, pois sua aula está bem elaborada!


  • ELENA ROQUE DE SOUZA ALMEIDA, E.E. DEP. GONCALO B. DE CAMPOS , Mato Grosso - disse:
    elenaroque2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua aula. Parabéns pela idéia!


  • Mariangela MayrinkGuimarães de Barcellos Fernandes, ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS , Rio de Janeiro - disse:
    mariangelamayrink@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ao ler os passos para a realização desta aula é possível até mesmo imaginá-la, pois a participação dos alunos é constante, nada lhes é dado pronto. Parabéns ao colega pela competência e criatividade, com certeza vou utilizá-la.


  • Luciana Soares Muniz, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    lucianasoares.muniz@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelas sugestões da aula. Realmente o trabalho com o nome próprio dos alunos em fase de alfabetização, constitui um trabalho essencial para um aprendizado significativo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.