05/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as “fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de fazer.
• História do nome:
- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois cada um registra o seu nome completo.
• Construção de crachá:
- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
• Meu nome é uma arte
- Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade. Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da forma como se apresenta a turma.
• Construção de alfabeto móvel:
- Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome, reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente, trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo educador.
• Alfabeto dos nomes:
- Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.
• Comparação de tamanho de nomes
- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais. Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.
• Que letra falta?
- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais. Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta atividade pode ser feita em conjunto.
• Roda dos nomes.
- Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se utilizar o crachá como auxílio.
• Quebra-cabeça dos nomes.
- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio
• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).
• Bingo dos nomes:
- Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.
• Palavras cruzadas.
- O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega, utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.
• Conjunto de nomes:
- Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então, dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se, inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).
• Acróstico:
- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
- Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.
Quatro estrelas 172 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/02/2014
Cinco estrelasótimas sugestões .... me ajudaram muito !
15/01/2014
Cinco estrelasÉ um projeto excelente, pois a criança brinca ,socializa, observa realizando atividades criativas e dinâmicas sem se cansar .
14/08/2013
Cinco estrelasEu achei este planejamento muito rico.Com certeza vou fazer bom uso dele!!!
28/04/2013
Cinco estrelasAdorei!!! muito produtivo.....
17/02/2013
Cinco estrelasGostei muito desse plano de aula, podemos trabalhar varias disciplinas com ele.
22/05/2012
Cinco estrelasGostei muito das sugestoes foram de grande valor para nim elaborei um plano de aula excelente!MUITO OBRIGADO
02/02/2012
Cinco estrelasadorei ,conseguiu um planejamento gostoso e de qualidade vou aproveitar as ideias .parabens
03/01/2012
Cinco estrelastiv oportunidade de trabalhar com algumas dessas atividades acima, o resultado é mágico!
05/09/2011
Cinco estrelasAdorei as sugestões! Sou professora da Ed. Infantil e sempre estou pesquisando novas formas de aprendizagem para as minhas crianças. Muito obrigada!
12/05/2011
Quatro estrelasGostei muido das atividades,mas gostaria que tivesse mais sobre Cidadania para trabalhar com as crianças.
02/05/2011
Cinco estrelasParabens pelas sugestoes caro colega Marcos, suas ideias sao pertinentes, pois o trabalho com o nome das criancas fazem com que as mesmas se identifiquem e auxiliam no desenvolvimento das suas hip[oteses de leitura e escrita. Obrigada. Elena
25/04/2011
Três estrelasGostei das sugestões.Uma bela proposta.
22/04/2011
Cinco estrelasÒtima aula p/alfabetização....Adodrei
17/04/2011
Cinco estrelasUma proposta muito interessante, na qual realmente o aluno pensaa e elabora o seu próprio conhecimento com a intervensão do professos. Parabéns!
08/04/2011
Cinco estrelasAmei a aula! Ja apliquei e foi um sucesso. Os alunos tiveram facilidade na aprendizagem e o melhor, s entusiasmaram durante a aula.
06/04/2011
Cinco estrelasexcelente sugestões para alfabetizar.parabéns!
02/04/2011
Quatro estrelasÓTIMA, VOU UTILIZAR AS DICAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA.
16/03/2011
Quatro estrelasEu estava procurando um trabalho com nomes próprios para trabalhar com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e gostei muito.
13/03/2011
Cinco estrelasadorei muito
11/03/2011
Cinco estrelasEste material é ótimo!
09/03/2011
Cinco estrelasGostei muito das sugestões selecionadas,pois acredito que um trabalho coletivo é mais rico e produtivo.Parabéns!
02/03/2011
Quatro estrelasGostei bastante das sugestões
02/03/2011
Quatro estrelasParabéns, colega pela contribuição maravilhosa que você deu aos nossos alunos com sua aula. Continue assim, fazendo com que o aprendizado de nossas crianças seja uma aula para toda vida. Um abraço!!!!!
25/02/2011
Cinco estrelasAs estratégias para trabalhar leitura, escrita e oralidade apresentadas nesta aula são riquíssimas. Parabéns!
23/02/2011
Cinco estrelasADOREI MUITO CRIATIVAS SUAS IDEIAS
19/02/2011
Cinco estrelasotima , estava realmente a procura de um meio de alfabetizar,foi onde a encontrei.parabéns...
19/02/2011
Quatro estrelasAdorei sua aula e, ceratamente, utilizarei com meus alunos. Uma forma prática e fácil de alfabetizar, pois toda criança pode ser alfabetizada, basta atitude e criatividade. PARABÉNS!
09/02/2011
Cinco estrelasExcelente atividade, estava procurando exatamente isso. Obrigada!!! e Parabéns!!!!
04/02/2011
Quatro estrelasParabéns um começo bom para iniciar com alunos em 2011 na sala da qual temos que nos dedicar com todo processo de apredizagem,onde possámos interagir no meio social entre professor e alunos buscando suas idéias a serem reveladas de modo prático e inovador que podemos procurar a história de cada um de maneira para relacionar com todos compreendendo seu meio familiar,dando incentivo para nos associar suas necessidades falando em grande grupo,que possibilitem também interatividades e sabedoria ....
04/02/2011
Cinco estrelasEu gostei muito interessante começar por esse processo é uma manobra,excelente mais não é díficil e sim contínua de atingir sucessos.
27/01/2011
Cinco estrelasEXCELENTE TRABALHO! PARECE ATÉ QUE FIZEMOS EM CONJUNTO, SENDO QUE VC ACRESCENTOU OUTRAS POSSIBILIDADES E FEZ A PARTE QUE GERALMENTE É A MAIS DIFÍCIL "COLOCAR NO PAPEL" TANTAS COISAS QUE REALIZAMOS E NÃO REGISTRAMOS. POR NÃO ENCONTRAR O TEMPO NECESSÁRIO. eSSE PORTAL FACILITA NOSSA VIDA. PRECISA SER MAIS DIVULGADO. PARABÉNS!
24/01/2011
Cinco estrelasAchei super interessante a sua aula, vou aplicar nos meus alunos depois envio como sucedeu, adoro ficar pensando em aulas diferentes e trabalhar com projetos é o meu ideal
23/01/2011
Cinco estrelasSUAS ESTRATEGIAS DE ENSINO PARTINDO DO NOME DO ALUNO SÃO MUITO BOAS PARA SE TRABALHAR NO INICIO DO ANO LTIVO. PARABÉNS!
20/01/2011
Cinco estrelas20/01/2011 Gostei trabaho sequenciado, realmente permite acompanhar a evolução da escrita de cada criança.
18/01/2011
Cinco estrelasmARAVILHSO, MAIS CLARO FICA IMPOSSIVEL.
12/01/2011
Cinco estrelasSou alfabetizadora, estou sempre em busca de novos conhcimentos. Através do portal do professor das informações como preparar uma boa aula e as estratégia de recursos, mim fez pensar de forma melhor para alcançar os meus objetivos e ser possivel alfabetizar todos alunos até o final do ano. Para ter sucesso no aprendizado o professor deve ser o sujeito das ações e renovar sempre as suas estratégia em sala de aula. O verdadeiro gerenciador é aqule que pensa no futuro do base, acredita no que faz.
23/12/2010
Quatro estrelasQue legal ! adorei seu plano ,importante quando a gente pensa no construir no processo de aprendizagem.
18/12/2010
Cinco estrelasSabemos que trabalhar com o nome de cada aluno, é fazer ele se alto conhecer e estimular a sua aprendizagem. Portanto, pude ver as aulas como trabalhar com os nomes dos alunos e as outras espariências de dinâmicas para trabalhar o raciocínio lógico, o físico a coodenação motora etc.Construindo saberes para o futuro.
07/12/2010
Cinco estrelasmuito interessante a dinâmica da aula e por experiência, pois já utilizei essas estrategias em sala de aula sei que o retorno e o objetivo que nos propormos a alcançar é concretizado. Parabéns e obrigada por dividir conosco essa experiencia!
27/11/2010
Cinco estrelasExcelente, professor. Sua maneira de ensinar proou que o que faço em sala não é de todo estranho no nosso imenso país. Espero que estejamos fazendo o melhor pelas nossas crianças. É vivenciando experiências assim que podemos fazer a diferença.
24/11/2010
Quatro estrelasCaro professor Marcos Santos, suas aulas são de grande valia paraa construção de conhecimentos de alunos em fase de alfabetização. Parabéns, continue nos ajudando, precisamos muito. Obrigado.
22/11/2010
Quatro estrelasCaro professor marcos sua contribuição é com certeza muito válida, pois é a pártir do nome do aluno que podemos avaliar os conhecimentos prévios que este aluno ja tem e encontrar os caminhos para a alfabetização do mesmo, parabéns pela sua contribuição.
22/11/2010
Quatro estrelasCaro professor Marcos Santos,com certeza sua aula poderá contribuir com os professores na alfabetização o nome do aluno é um importante início para se alfabetizar pois a partir do nome busca-se outros métodos e nos da muitos caminhos para seguir, também é um importante instrumento de avaliação para se fazer o diagnóstico do que o aluno ja sabe e do que ele precisa aprender. Parabéns pela contribuição.
20/11/2010
Cinco estrelasMuito interessante esse trabalho, pois desperta a vontade de aprender já que o trabalho tem um significado para eles. Muito bom mesmo!!!!!
20/11/2010
Quatro estrelasAs atividades são muito interessantes,pois seguem uma linha em que vai se construíndo um significado para a criança do seu nome, de quem ela é, e isso é muito importante. um abraço. Roberta.
19/11/2010
Três estrelasAchei muito interessante, pois é o que eu trabalho com minha turminha.
18/11/2010
Cinco estrelasGostei muito das atividades com certeza tornam as aulas bem dinâmicas.
04/11/2010
Cinco estrelasParabéns!
29/10/2010
Quatro estrelasADOREI AS DICAS SÃO IMPORTANTES PORQUE NINGUEM CONSEGUE DESENVOLVER NA APRENDIZAGEM SE NÃO CONHECER SUA IDENTIDADE TTRABALHAR O NOME É ESSENCIAL
28/10/2010
Cinco estrelasADOREI. E me auxiliará bastante!!!
20/10/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula, a criança aprende a partir de seus conhecimentos prévios.
17/10/2010
Cinco estrelasOlá Marcos, amei suas idéias, só vem a confirmar que alfabetizar usando o nome dos alunos e de seus pais é muito importante, como também a interação com os conteúdos. Obrigada pelas sujetões.
12/10/2010
Quatro estrelasum ótimo meio de interação da sala, sem contar a construção que realizaremos, muito bom!!!!
10/10/2010
Cinco estrelasAtividades significativas
23/09/2010
Cinco estrelasParabéns professor uma aula bem planejada e com uma gama de conhecimentos, com certeza a criança aprenderá e aumentará seu conhecimento.
23/09/2010
Quatro estrelasParabéns! Gostei muito, com certeza irá ajudar muitos colegas no decorrer de suas aulas.
23/09/2010
Cinco estrelasParabéns pela visão multidisciplinar de atividades à muito conhecidas. Você foi muito abrangente ao sugerir poema de Drummond. Oferecndo cultura às crianças desde cedo, eslas aprendem a gostar...
21/09/2010
Cinco estrelasOlá colega educador Marcos, quero parabenizar voce por esta iniciativa e também por ter a generosidade de compartilhar conosco, profissionais educadores o seu belissimo trabalho. Obrigado e boa sorte!
08/09/2010
Cinco estrelasPARABÉNS!!! O trabalho com nomes é de extrema valia para qualquer ser humano... é o que nos torna único. Vale ressaltar a importancia de aceitação do nome como a propria historia de cada individuo... AMEI!!!! Abraço. Dani.
01/09/2010
Quatro estrelasAmei as sugestões acima citadas, pois é muito importante trabalhar seu próprio nome, afinal de contas a criança antes mesmo de ter entendimento, já tem essa noção que tem nome e que deve ser aprendido para colocá-los em prática em suas necessidades do dia-a-dia.
31/08/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE, VER O MUNDO COMO ELE? É, DESEJO, FAZER DO MEU JEITO ,EU POSSO CRIAR TBEM.......
30/08/2010
Cinco estrelasParticulamente , tenho certeza que para alfabetizar é necessario que se trabalhe o nome das crianças,indo por essa metodologia alcançaremos resultados relevante ao um aprendizado com qualidade. Parabéns!!!!!!
27/08/2010
Cinco estrelasGostei muito! Já fiz muitas destas atividades com meus alunos!
19/08/2010
Quatro estrelasadorei a aula
05/08/2010
Quatro estrelasOlá Marcos! Gostei da aula, utilizei alguns pontos utilizados por vc. Aproveito para sugeri essa ideia para trabalhar a figura paterna na vida dos alunos, até mesmo como um pequeno projeto que inicie no mês de agosto, tenha sua cuminância, mas não termine nele, vá se estendendo até final do ano. Com uma culminância maior quem sabe pequenas produções de texto individuais de cada aluno sobr si e a fig. paterna (para ele). Boa sorte
17/07/2010
Três estrelasPARABÉNS PROFESSOR PELO SEU TRABALHO.SEU TRABALHO FOI DE GRANDE VALIA PARA O MEU.
08/07/2010
Cinco estrelasO plano explicítado acima é muito qualitativo para o processo de alfabetização, pois partir de um significativo para o abrangente é mais válido, do que partir de um mundo distante para o interior de cada um. Alfabetizar é como o plano descrito, tem que ter organização, reflexão e assimilação.
07/07/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula, com certeza irá complementar o que já fazemos em nossa escola. Parabéns, estou muito feliz em poder compartilhar com vocês deste portal, sei que vou me aperfeiçar e ajudar também meus professores com aulas mais dinâmicas e interessantes.
26/06/2010
Quatro estrelasMuito criativa, com certeza ajudará muitos colegas no decorrer de suas aulas.
23/06/2010
Cinco estrelasEsse tipo de projeto é fantástico! Nota 10! Amei!
14/06/2010
Quatro estrelasA aula proporciona momentos de interaçao. Ao falar do mundo em que vive o aluno abre espaço para que o professor fale também um pouco de sua vida. O Professor não deve deixar de usar recursos Tecnologicos para dinamizar a aula.
09/06/2010
Cinco estrelasMuito bom! Irei começar no segundo bimestre deste ano a usá-lo!!! Parabéns pela criatividade!!!
02/06/2010
Três estrelasAchei interessante porém não muito criativa. O caminho é este mesmo!
31/05/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula porque alfabetizar com os nomes dos educandos valoriza a identidade, motiva o interesse do educando, facilita o vocabulário, porque adentra na história de vida dos mesmos e cria condições para que compreendam a leitura e seus significados, possibilita a integração da turma através de atividades coletivas relacionadas aos nomes dos colegas e promove a socialização. Parabéns!
19/05/2010
Cinco estrelasMuito criativo.
18/05/2010
Cinco estrelasEste projeto é um material muito interessante para as séries iniciais, vc está de parabens! Seu trabalho é de grande valia para a nossa educação!!
16/05/2010
Quatro estrelasótimo
04/05/2010
Quatro estrelasótimo, esse momento onde estamos fazendo referência ao nome das crianças é relevante e elas adoram.
21/04/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula, alfabetizar é colocar o educando em várias e diferentes situações de ensino e aprendizagem que levam em conta a reflexão e a construção de conhecimentos!!
19/04/2010
Uma estrelaMuito proveitosa essa aula mim ajudou muito pois comsequir enrequecer muito minhas aulas valeu!
15/04/2010
Cinco estrelasExcelente!!
12/04/2010
Quatro estrelasMuito boa aula. Mas não deve se estender por mais de um bimestre para não ficar cansativo para o aluno. Em caso de aluno silabico, continuar com as atividades por tempo indeterminado pois o nome próprio é o maior referencial para essa hipótese.
09/04/2010
Cinco estrelasÉ muito importante trabalharmos o nome do aluno onde a criança se interessa pelo que faz eassim possa ir se familiarizando com o contúdo em geral.
08/04/2010
Quatro estrelasparabénssss, adorei!!!
06/04/2010
Quatro estrelasotimo poder ampliar nossas aulas com recursos e ideias de colegas ....
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, sua aula esta excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei as sugestões,vou aplicá-las no início do ano letivo
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo, está dentro da proposta construtivista.
24/03/2010
Quatro estrelasHá mais uma sugestão. Em "meu nome é uma arte". É bom ter em mente "qual o valor da repetição, mesmo que lúdica e criativa para o processo do aprender?". É o significado? É a mecanização? Luria fala sobre a pré-história da "linguagem escrita". Recomendo aí que se case a memória criativa com resolução de problemas. Obtemos mais sucesso ao avaliar a aquisição dessa competência observando a situação e o ato da escrita com subsídios que alicerçam a simples e tradicional atividade. Que tal?
24/03/2010
Cinco estrelasE uma aula instigativa , dinãmica que leva o aluno a pensar e resolver a situação encontrada, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente,completa,é disso que nossas crianças precisam ,ver pegar, contruir,criar situaçôes em que o aluno se sinta importante e motivado a participar.PARABÉNS PELA INICIATIVA,E MUITOSUCESSO.
24/03/2010
Cinco estrelasEste livro e bem interessante, bem diversificado, a aula torna-se bem divertida, principalmente com os jogos e bricadeiras que podemos elaborar. Sendo um excelente material didatico para o professor vivenciar com os alunos no seu dia-a-dia.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima aula. acredito que o aluno só se entererssa pela leitua depóis que aprende a ler o seu proprio nome, a experiencia me mostrou isso.E a muito tenho procurado um projeto que me oriente e me ajude a trabalhar de maneira mais profunda o nome dos alunos. Sou professora do 2º ano e os alunos tem chegadoa a sala sabendo escrever seu primeiro nome, mecanicamente, não lê, não lê identicica as letra do proprio nome. complicado,nè? Mas é isso. Obrigado.
24/03/2010
Três estrelasUtilizava várias destas atividades quando trabalhava na educação infantil. Trabalhar com o nome dos alunos é muito importante e significativo.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente. Trabalha de forma contextualizada e interdisplinar. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasO nome é uma palavra com significado para criança, pois mantém a idéia de padrão e de identificação. As propostas estão de acordo com a concepção de que as crianças se apropriam melhor das palavras usando seu nome como referência. ABS.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ muito interessante as colocações feitas pelo professor a respeito do nome e as atividades propostas por ele.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasCom certeza colocarei em prática as sugestões .
24/03/2010
Três estrelasAcredito que para que ocorra o aprendizado e necessario partir daquilo que o aluno tem interesse e contato. Por esse motivo acredito na alfabetizaçao que parte do nome do aluno, pois é isso que o identifica.
24/03/2010
Quatro estrelasAtividades muito interessantes, achei ótimas e podem ser usadas em outras séries também,pois a história de vida éimportante em todas as idades
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa sugestão de trabalhar com o nome do aluno no inicio da alfabetização.
24/03/2010
Cinco estrelasaula excelente
24/03/2010
Cinco estrelasEu estou em processo de aposentadoria,e fiquei feliz com essa forma de se trabalhar o nome(alfabetizando).Pois sempre começava meu trabalho de alfabetizar pelo nome.Algumas dessas praticas eu já conhecia e trabalhava.Outras ainda posso usá-las em meu trabalho,com minha classe de reforço(D.A, D.V ),deficientes auditivos e visuais.
24/03/2010
Cinco estrelasMarcos,achei excêlentes as estratégias por você assinalada neste trabalho tão importante que é a alfabetização e a compreensão da escrita dos NOMES que são nossas primeiras referência. Parabéns! Uma sugestão: Existem textos complementares poemas e músicas que se referem especificamente a NOMES tais como:"Nome de Gente"-Pedro Bandeira,"Pedro"- Bartolomeu Campos Queiroz e músicas como:"Gente Tem Sobrenome"-Toquinho CD "Canção do Direitos da Criança" entre outros.(Pode-se trabalhar tb a gramática).
24/03/2010
Cinco estrelasAulas assim estimulam o aluno e dão segurança para o professor. Também são um banho de informação para muitos professores cuja formação deixa a desejar, natural nos dias atuais com o sucateamento dos cursos e a comercialização de certificados. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente suas dicas e confesso que ja vou utilizar algumas.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão de aula para as séries iniciais, adotarei a experiência num momento oportuno.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei bem interessantes as atividades com os nomes, no 1º ano do ensino fundamental trabalhamos com nomes no início do ano letivo. Gostaria de, não criticar, mas sim, alertar para a primeira sugestão de atividade, que sempre tomamos muito cuidado quando envolve filiação, muitas crianças não conhecem o pai ou são ensinados a não terem vínculo afetivo com o mesmo. Tomando-se este cuidado achei as propostas bem interessantes, trabalham letras, sílabas, quantidades, conceitos, percepção, etc.
24/03/2010
Quatro estrelasAs sugestões apresentadas para se trabalhar com os nomes dos alunos são fantásticas!!! Trabalhar com a interdisciplinaridade contribui muito para o processo ensino-aprendizagem, possibilitando dessa forma uma aprendizagem significativa. Muito bom!!!! Parabéns!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o nome do Projeto: Meu nome, meu mundo. Só pelo título já fiquei motivada em ler e medida que o fiz... Gostei mais ainda. Trabalha algo simples e significativo como o nome de uma forma completa. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula porque alfabetizar com os nomes dos educandos valoriza a identidade, motiva o interesse do educando para a construção da escrita, facilita o vocabulário, porque entra na história de vida dos mesmos e cria condições para que compreendam a leitura e seus significados através dos exercícios propostos, possibilita a integração da turma através de atividades coletivas relacionadas aos nomes dos colegas de classe e promove a socialização, ambos identificam a si e os colegas.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei ter tido oportunidade de conhecer o trabalho excelente do marcos, pois algumas das suas atividades já utilizei com minha turma de 2º ano do 1º ciclo. Vou utilizar bastante suas dicas nas minhas próximas atividades. PARABÉNS E OBRIGADAAA.
24/03/2010
Quatro estrelasOs objetivos bem definidos as atividades bem distribuídas. Acredito que, se o professor realmente se utilizar das estratégias relacionadas, no tempo previamente estipulado ele verá o avanço da clientela. Usou de criatividade, e, creio ser fundamental a observação e registro diário do avanço com a intenção de se ver o que se tem alcançado e o que se pode ainda alcançar. Só sugiro para atiçar um pouco a curiosidade dos alunos, a descoberta do significado dos nomes, pode ser interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero muito importante a ênfase na escrita do nome próprio porque é o primeiro contato que temos a partir da relação familiar, amigos, vizinhos, colegas de escola. Também é uma forma de o aluno de ser ver como um ser único dentre seus iguais. As atividades são bem diversificadas e criativas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante amei!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei bastante interessante, várias opções de se trabalhar o nome do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula. Parabéns a você!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente. Uma sequência com várias possibilidades. Amei.
24/03/2010
Quatro estrelasAs atividades relacionadas ao MEU NOME, MEU MUNDO são interessantes e dão muito prazer ao realizá-las, pois os recursos são diversificados. Quanto iniciar a alfabetização pelo nome da criança é muito importante. A sua identificação como pessoa é indispensável. O segundo aspescto é propriamente a alfabetização: letras, sons. As tarefas propostas estão sendo significativas para a criança. Não podemos esquecer que alfabetização é fazer relações. Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasJá utilizei esta música com meus alunos, inicialmente fazendo-os ouvi-la e em seguida pedi para que desenhasse alguns objetos que são mencionados durante a música e em seguida escrevesse os nomes deles. Ao finalizarem listamos todos os nomes em um cartaz.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito legal a forma como a aula foi organizada, é necessário que o aluno saiba a história de seu nome e se sinta incluído no mundo.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Sempre achei fundamental alfabetizar alguém partindo do seu nome. Foi muito proveitoso ter lido a sua experiência, pois a partir dela vou enriquecer as minhas idéias.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom...
24/03/2010
Quatro estrelasFIQUI IMPRESSIONADA COM TANTAS ESTRATÉGIAS PARA SE TRABALHAR COM O NOME DOS ALUNOS COMO:AUTO-RETRATO E ESCRITA DO NOME,HISTÓRIA DO NOME. ENFIM, AS VARIAS POSSIBILIDADES DE SE TRABALHAR COM O NOME.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com alfabetização há 13 anos e acho que o nome é a principal referência que devemos usar .Adorei a tua sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta sugestões estão muito boas para serem trabalhadas no inicío do ano letivo.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei as sugestões. Sao sugestoes praticas e criativas.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa sugestão de atividade para trabalhar com o nome é bastante rica. O professor pode explorar o conteúdo..
24/03/2010
Cinco estrelasUm trabalho muito interessante e original e ainda, ajuda a crainaç no seu desenvolvimento social, através da pesquisa que interage com a família
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula, também acho importante trabalhar com o nome da criança pois é uma forma de motivá-la para a aprendizagem. Como sugestão, se na escola tiver laboratório de informática o aluno poderá usar o computador para digitar seu nome usando diferentes tipos de letras, tamanhos e cores, etc. Permitindo assim o uso desta ferramenta que tanto o fascina.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa.Adorei.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei! a aula é excelente! Nesse tipo de aula a gente percebe mesmo o interesse e a empolgação do aluno. A aula se torna produtiva e atraente.
24/03/2010
Cinco estrelasConstruir a escrita é um ponto fundamental ainda quando se começa com o próprio nome e socializar com os colegas deixa os alunos mais interagidos com o alfabeto, sílabas e palavras. Gostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei estas sujestões... vou adotá-las para meu início de ano letivo 2010.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimas sugestoes para as salas de alfabetização, adorei as idéias de cruzadinhas e bingos com os nomes o que possibilita a criança um aprendizado prazeiroso. Auxilia também na fixação dos nomes dos coleguinhaaaaas de sala. Excelente aula
24/03/2010
Cinco estrelasEu quero te parabenizar pelo excelente trabalho que você realizou através da escrita do nome!!! Eu trabalho com o pré-escolar e relizo atividades semelhantes... Obtemos resultados positivos com essas atividades. Não é verdade!?!? Sucessos!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAs atividades propostas estão bastante coerentes com os objetivos e estão adequadas ao nível inicial de alfabetização. Como o nome próprio é um texto bastate significativo para o aluno, constiui-se num importante instrumento para a inserção do educando no mundo letrado e uma ferramenta eficaz para realizar as problematizações/intervenções necessárias à reflexão sobre a língua escrita a partir de um texto carregado de sentido. Parabéns ao autor das atividades!
24/03/2010
Quatro estrelasSeu projeto é excelente.Realmente o trabalho com o nome é um dos caminhos mais viáveis para que a criança se alfabetize, é algo que esta mais proximo da vida da criança... Gostaria de pedir sua autorização para publicar seu projeto no meu blog sobre alfabetização.
24/03/2010
Cinco estrelasFantástica suas sugestões! Eu também adoro trabalhar desta forma, pois brincando também se aprende e aprende muito mais que utilizando métodos "secos" , sem motivaçaõ para a criança. Devemos lembrar que um dia já fomos criança e nesta época, gostávamos de brincar... Trabalhar com o lúdico é superfantástico e o resultado surge rapidamente e muito positivo. Um abraço!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo, sempre iniciamos o ano trabalhando o nome da criança, e acredito ser um passo muito positivo, pois, a partir daí a criança vai ampliando seu conhecimento sobre sí e sua família muito embora que alguns nem família tenha. Mas, é a verdade que deve prevalecer mesmo quem não tem uma família certinha, a criança precisa saber de sua origem, o professor precisa se preparar para se sobre sa em algumas situações.
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI A IDEIA DE SE TRABALHAR COM O NOME PRÓPRIO, FOI MARAVILHOSA.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei estas atividades
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalho com o nome sempre rende bons resultados, afinal é algo que tm um valor muito grande para o educando por pertencer a ele. As sugestões com certeza vão enriquecer minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasAtividades interessantes,divertidas e com materiais de baixo custo. Portanto, totalmente possiveis de serem realizadas.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO BOM!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão para ser trabalhado em sala, parabéns pela sua criatividade, com certeza cada aluno(a) é unico, pois nunca existiu nem existirá uma mesma pessoa dentro de uma sala de aula, por isso a importancia do NOME.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ de grande relevancia a assimilação do proprio nome por meio de metodos diferenciados.
24/03/2010
Cinco estrelas10,0
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito criativa onde a partir do nome será trabalhado a leitura, escrita e noçoes matematicas, de maneira lúdica e dinamica.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! As atividades proposta sobre o nome é excelente, as esteratégia que foi colocada tem um perfil para quem quer desenvolver um bom trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! Adorei sua sugestão.
24/03/2010
Quatro estrelasTrabalhar com nomes próprios é muito gratificante, pois é a primeira coisa que a criança entende como sua e se sente especial por isso. E trabalhando dessa forma, dá pra usar várias estratégias para conseguirmos obter resultados positivos na leitura e na escrita da criança, na sua fase inicial de alfabetização.
24/03/2010
Quatro estrelasótimo material,o aluno manuseia -o , tem contato e com isso a fácil aprendizagem.
24/03/2010
Quatro estrelasótima
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito da atividade
24/03/2010
Cinco estrelasNossa explorar o nome, todos os anos nós alfabetizadores desenvolvemos, porem o Marcos Henrique foi bem criativo... Digo mais fez da simplicidade, de uma tema trabalhado nas séries iniciais, ficar maravilhoso... Levando para sala de aula a experiência utilizando material riquissímo, porem simples de confecionar, e ao mesmo tempo aguçando o aprendiz a compreender a leitura e a escrita do próprio nome. E o interesante que houve o entrelaçamentos das disciplinas.
24/03/2010
Cinco estrelasSugestões perfeitas.
24/03/2010
Quatro estrelasBoas atividades.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, devemos sempre usar propostas significativas!!
24/03/2010
Três estrelasGostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das ideias. Principalmente do bingo dos nomes. Meus alunos adoraram.
24/03/2010
Quatro estrelasMarcos, sugiro que na atividade "auto-retrato", a criança faça a auto-imagem, antes do espelho, assim toque sem pressa o próprio rosto, seu corpo, sinta sua pele, apalpe o "humor" desenhado nela. Piaget (1993) enuncia a percepção estereognóstica, refere-se ao modo como a criança reconhece sem olhar com o tato. Primeiro é o (re)conhecer a si mesma (relação topológica - "interna"), antes de reconhecer-se no espelho (relação projetiva - "esterna") e fazer o próprio retrato no papel (representação)
24/03/2010
Cinco estrelasMaria Lúcia, Parabéns, achho que voc~e explorou bem todas as áreas do conhecimento, neste projeto, somente acrescentaria uma introdução para o tema, como: contando a história porque pessoas tem nme.
24/03/2010
Cinco estrelasApós ler o plano de aula cheguei a conclusão que é uma excelente aula,parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasvi aqui um plano com características diferentes de tudo que se encontra sobre "nome". Mais amplo, interdisciplinar e até divertido e interativo. muito bom!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo, gostei muito, parabens
24/03/2010
Três estrelasAs atividades propostas estão bem dentro do que trabalhamos em nossa escola, e com certeza foi possível aprender mais. Obrigado pela aula.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!!!!!!!! Tenho certeza que seus estudantes construíram conhecimento para a vida, pois sua aula está bem elaborada!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei sua aula. Parabéns pela idéia!
24/03/2010
Quatro estrelasAo ler os passos para a realização desta aula é possível até mesmo imaginá-la, pois a participação dos alunos é constante, nada lhes é dado pronto. Parabéns ao colega pela competência e criatividade, com certeza vou utilizá-la.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelas sugestões da aula. Realmente o trabalho com o nome próprio dos alunos em fase de alfabetização, constitui um trabalho essencial para um aprendizado significativo.