15/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Domínio razoável das habilidades de leitura e de escrita;
Habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse;
Domínio do registro lingüístico adequado ao destinatário;
Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual;
Identificação, nos suportes, de fontes de informação (publicação, autores, divulgação, período de circulação).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site http://www.mudeomundo.com.br [acesso em 12/08/2009]para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: http://www.mudeomundo.com.br (acesso em 12/08/2009, reprodução livre).
Atividade s propostas: 1) leitura e discussão de duas imagens diferentes contendo texto verbal; 2) produção oral, com mediação do professor, a partir do roteiro de questões relacionadas às duas imagens apresentadas; 3) produção escrita de textos curtos a partir do roteiro de questões que buscam relacionar as três imagens apresentadas; 4) confecção de um cartão-postal, contendo texto verbal e texto não-verbal.
1ª AULA (45 minutos)
Texto 1
1º momento:
Apresentação e discussão de cada texto separadamente
(20 minutos)
PROFESSOR, apresente aos alunos o texto 1, fazendo um levantamento dos seus conhecimentos prévios e incentivando-os a comentarem o texto. O levantamento de conhecimentos prévios sobre o texto pode ser feito de acordo com o roteiro que se segue, sendo que você, professor, pode (e deve!) ficar à vontade para improvisar, conforme os comentários dos alunos:
Roteiro de discussão do texto 1:
1. Que relação pode ser estabelecida entre o texto escrito e a imagem que o acompanha?
2. Por que, em sua opinião, a frase “Apague a luz” foi escrita em caixa alta (letras maiúsculas) e em tamanho bem maior?
3. Por que, em sua opinião, há diferentes tamanhos de fontes (letras)? As que estão em menor tamanho têm que função dentro desse texto?
4. Você acha que essa estratégia de diferenciar os tamanhos das fontes cumpriu o objetivo do texto? Por quê?
5. Imagine-se como autor do texto 1: o que você faria para chamar a atenção dos leitores? Justifique sua resposta.
ALUNO
Leia o texto 1 e pense um pouco sobre a relação entre a imagem e o texto verbal.
Texto 2
PROFESSOR, apresente aos alunos o texto 2, fazendo um levantamento dos seus conhecimentos prévios e incentivando-os a come ntarem o texto. O levantamento de conhecimentos prévios sobre o texto pode ser feito de acordo com o roteiro q ue se segue, sendo que você, professor, pode (e deve!) ficar à vontade para improvisar, conforme os comentários dos alunos:
Roteiro de discussão do texto 2:
1. Que relação pode ser estabelecida entre o texto escrito e a imagem que o acompanha?
2. Por que, em sua opinião, a frase “Use menos papel” foi escrita em caixa alta (letras maiúsculas) e em tamanho bem maior?
5. Imagine-se como autor do texto 2: o que você faria para chamar a atenção dos leitores? Justifique sua resposta.
ALUNO
< /p>
Leia o texto 2 e pense um pouco sobre a relação entre a image m e o texto verbal.
2º momento: relações entre os textos 1e 2
(25 m inutos)
PROFESSOR, agora que os alunos já leram, observaram e discutiram bastante os dois textos, chegou a hora de estabelecer e explicitar algumas das relações (de linguagem, suporte, gênero textual e situação comunicativa) apresentadas em cada um deles. Para tanto, você pode utilizar o roteiro que se segue, sendo que você, professor, pode (e deve!) ficar à vontade para improvisar, conforme as intervenções dos alunos.
É interessante que essa etapa da aula seja realizada, primeiramente, de forma escrita, para que, em seguida, a atividade seja discutida oralmente, de forma coletiva, com intervenções do professor.
ALUNO
Observe mais uma vez os textos 1e 2, agora pensando no conjunto que esses dois textos formam. Tente estabelecer relações entre eles, de semelhança ou de diferença. Abaixo, um breve roteiro para te ajudar a pensar essas relações. Respondas às questões por escrito e, em seguida, discuta as suas respostas com o professor e os outros colegas.
Textos 1 e 2
1. Qual você acha que é o objetivo desses dois textos?
2. A que público eles se destinam? Comprove sua resposta utilizando elementos que estão presentes em cada um dos textos.
3. Onde você acha que esses textos foram divulgados? Por que você acha isso?
4. Faça uma avaliação desses dois textos: você acha que eles são eficientes, ou seja, eles são capazes de modificar o comportamento das pessoas que os lêem, atingem os objetivos a que se propõem?
2ª AULA (45 minutos)
1º momento: sistematização do tema
(20 minutos)
PROFESSOR, após a leitura e análise dos dois textos, é preciso sistematizar o tema da aula, mostrando aos alunos que:
- todo texto tem seus vazios, lacunas a serem preenchidas pelo leitor: nisso, o texto não-verbal não é diferente do texto verbal;
- o texto verbal e a imagem dialogam entre si, enriquecendo os jogos de significação que a leitura pode produzir;
- textos de diferentes códigos (verbal e não-verbal) “pedem” para serem lidos de formas diferentes, com olhares diferentes, com disposições diferentes;
- entretanto, isso não significa que devemos colocar imagem e escrita em campos opostos, uma vez que, queiramos ou não, esses dois códigos encontram-se em constante interação no nosso mundo contemporâneo;
- o meio material em que um texto é veiculado (livro, revista, tela do computador, calendário de uma empresa...) influencia no modo como esse mesmo texto é lido, por exemplo: se o texto 1 ou 2 tivesse sido publicado em um livro didático de Biologia, ele, certamente, seria lido de uma outra forma por todos nós;
- ao ler um texto (qualquer texto, seja ele verbal ou não), é necessário pensar nas condições de produção desse texto (quem construiu esse texto? para quem? com quais objetivos? quando, em que contexto esse texto foi criado?), bem como nas suas condições de recepção (quem irá ler esse texto? onde esse texto será lido (em que suporte material)? em que momento histórico? em que contexto social?).
2º momento: produção escrita
(25 minutos)
PROFESSOR, peça aos alunos que leiam a proposta abaixo. Trata-se de uma produção de um cartão-postal. Ao construir o seu próprio texto, o aluno deve se lembrar dos dois textos lidos e analisados anteriormente: afinal, todos eles pertencem ao mesmo gênero textual.
ALUNO
Produção de texto
Agora é a sua vez! Faça o seu próprio cartão-postal: ele deve trazer alguma sugestão de melhoria para algum problema relacionado ao nosso planeta ou à vida em sociedade (como nos textos que você acabou de ler e discutir). Use um texto breve e selecione uma imagem legal para acompanhá-lo. Você pode recortar uma imagem de revista, de jornal, de uma embalagem de algum produto... ou você mesmo pode desenhar! Seja criativo! Escolha um amigo ou parente para você enviar o seu cartão-postal, divulgando sua idéia. Vamos ver como você se sai!
Referências:
. Acesso em: 13 ago. 2009.
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti v a. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.c om.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
Estratégias de ensino: Professor, o tema será apresentado por meio de textos (imagens contendo textos verbais) autêntic os, ou seja, textos de circulação social efeti va. Nesta nossa aula, o texto em questão circulou em suporte virtual, pela Internet, tendo sido enviado pelos administradores do site www.mudeomundo.com.br para o endereço eletrônico de diversos usuários da rede mundial de computadores. Fonte: www.mudeomundo.com.br (reprodução livre).
<http://mudeomundo.com.br/cartoes-de-natal-e-ano-novo-2008> [Acesso em 12/08/2009] O site fornece uma grande gama de cartões postais para diversos fins.
Professor, você pode trabalhar em parcerias com outros professores de conteúdos diferentes, ampliando as experiências e os temas das escritas nos cartões.
Busque o intercâmbio com outras escolas de sua região, do país ou do exterior. Há vários países pelo mundo que falam o Português.
Caro professor, não se esqueça de que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o que e como aprenderam. Lembre-se sempre que a avaliação deve: 1) ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem; 2) incorporar as habilidades e competências dos objetivos. Pensando nisso, a produção de um texto do mesmo gênero daqueles textos trabalhados na aula é um bom procedimento para realizar essa verificação.
Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta, observe, principalmente, 1) se o aluno compreendeu as características principais desse gênero específico; 2) se ele está atento às condições de produção do texto (todas detalhadas e trabalhadas na sistematização da aula).
E bom trabalho!
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2010
Quatro estrelasAmei essa atividade! Muito criativa e interessante, pois aborda um assunto muito atual
05/06/2010
Cinco estrelasMUITO BOM, EXCELENTE ESTOU CURSANDO PEDAGOGIA ESTAVA COM ALGUMAS DÚVIDAS , EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, E COM ESSAS EXPLICAÇÕES FICARAM TODAS EXCLARECIDAS. OBRIGADA.
04/05/2010
Cinco estrelasótima! Excelente!
24/03/2010
Quatro estrelasAcho que essa é uma ótima aula sobre gênero. Como forma de contribuir, diria que só faltou abordar (de forma específica) a função social a que esse gênero se propõe. VOU COPIÁ-LA, É CLARO, E FAZER ADAPTAÇÕES. OBRIGADO E PARABÉNS!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante, sobretudo porque trabalha com imagens, criação, data comemorativa que inspira emoção e visão crítica do mundo.Ingredientes ricos para uma boa aula. Impossível não ficar interessante. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasEssa sugestão é supimpa! Adorei!!! Acredito que será uma aula dinâmica e empolgante, tanto para o professor como para o aluno. Levar o tema "preservação da natureza" para instigar a produção textual, além de promover a conscientização, é simplesmente maravilhoso.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Uma aula completa, pois além de trabalhar muito bem gênero textual, trabalhou também o tema consumismo, estimulando a consciencia e postura cidadã diante da necessidade da preservação ambiental.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns adorei a aula pois ,além de interessante traz uma alerta ao racionamento dos recursos naturais.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo trabalho, vou copiá-lo e plicá-lo em aula. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela criatividade desta aula. Vou copiá-la já!
24/03/2010
Cinco estrelasMeus alunos absorveram a teoria sobre textos de uma maneira tão gostosa, que vou repetir a aula com mais 2 turmas. Parabéns caro professor!