Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PESCARIA

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e construir conceitos e noções de localização espacial e competência para realizar classificação e seriação. Além disso, poderá conscientizar-se da necessidade de preservação do meio ambiente; aprofundar o conhecimento sobre substantivos e adjetivos; compor ilustrações relacionadas ao tema meio ambiente e também será capaz de desenvolver o raciocínio lógico matemático e memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação, divisão.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a esteja no nível de escrita silábico alfabético, seja capaz de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada um representa. É importante que consigam expressar oralmente suas idéias para que possam registrar através da fala seus pensamentos sobre a temática meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a leve para sala de aula imagens de rios, lagos, mares, represas ou solicite aos/às alunos/as que tragam de casa. As imagens poderão ser retiradas de revistas, jornais, fotografias, calendários ilustrados. Se tiver possibilidade utilize links como os citados abaixo, neste caso providencie também o Laboratório de Informática ou sala de vídeo, uma vez que o recurso (vídeo) poderá ser salvo em DVD ou pendrive.

Organize os/as alunos/as em grupos de três ou quatro elementos e providencie para cada grupo: uma folha de papel craft – aproximadamente um metro de largura por um e meio metro de cumprimento-, tinta guache de diferentes cores, principalmente cores primárias (azul, amarelo e vermelho) para que as crianças misturem e descubram novas cores; retalhos de papel fantasia ou papel sulfite colorido ou folhas de revistas para confecção de peixes; canudinhos coloridos de refrigerante cortados ao meio; lápis de escrever, de cor e de cera; borracha; folha de sulfite ou qualquer folha para rascunho e pincéis para pintura.
Esta atividade terá duração de três dias. No primeiro dia, dialogue com as crianças sobre o meio ambiente e os diferentes espaços nos quais poderemos encontrar peixes e apresentar os recursos selecionados. No segundo dia os/as alunos/as irão confeccionar uma imagem que represente um espaço com água: lagos, rios, represas, mar ou outros e também confeccionarão peixes de papel (estes peixes não poderão ser grandes, no máximo 6 cm de comprimento e 3 cm de largura). No terceiro dia cada grupo irá apresentar aos demais a imagem desenhada e realizará a atividade de pescaria descrita a seguir.
Sugerimos apresentar aos/às alunos/as os seguintes links:

http://www.pedromartinelli.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/rio-pardo-pescando.jpg (Neste link você poderá encontrar uma imagem que poderá analisar com os/as alunos/as sobre o tema proposto em seguida é só copiar e colar).
http://rmtonline.globo.com/banco_imagens/noticias/%7B50E8AF2B-48E1-48E1-896A-7DE52A119884%7D_pesca_595.jpg  (Este é outro link que você poderá encontrar uma imagem que retrata uma pescaria).

Depois da apresentação do recurso, dialogue com os/as alunos/as sobre as imagens vistas. Aproveite a oportunidade para destacar os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
Num segundo dia, pedir que os/as alunos/as organizem em grupos de três ou quatro componentes e desenhem o que quiserem desde que tenha um espaço com água, seja um lago, represa, rio, mar ou outro qualquer e que trabalhem coletivamente. Estabeleça com os/as mesmos/a, regras para que cada um/a possa saber o que fazer, quando um/a necessitar do/a outro/a procurem ajudar. Tenham organização com o material, limpem onde sujar, restos de papéis que não serão reaproveitados devem ser colocados no coletor de lixo para reciclagem (quando tiver), lavem os pincéis após o uso. Façam, usando papel fantasia ou outro papel leve (folhas de revistas ou sulfite), pequenos peixes, porém estes não deverão ser colados no desenho, apenas expostos no espaço que tenha água, pois iremos usá-los sem que estejam fixados.
Neste segundo dia apenas confeccionar a imagem e peixes.
No terceiro dia, após a tinta seca, cada grupo irá apresentar seu trabalho, explicando detalhes da imagem feita: porque decidiriam fazer a imagens com elementos que colocaram, o que pensaram enquanto faziam, como/ o que fazer para preservar o ambiente no qual poderia estar a imagem feita. Após a explicação de cada grupo seus participantes deverão distribuir os peixes na parte do desenho que está representando a água. Por sua vez, cada criança escolherá uma cor de peixe que gostaria de pescar, para isso deverá ter peixes de cores diferentes conforme o número de participantes em cada grupo. Receberá também um canudinho com o qual irá pescar (este canudinho poderá ser cortado ao meio para facilitar a pescaria). A seguir poderão sugar os peixes com o canudinho a fim de tirá-los da água, peixe que cair no rio deverá ser levado para a margem para ser pego novamente. O peixe será considerado pego se o/a participante conseguir levá-lo para fora d’água. Quem conseguir pescar primeiro a maior quantidade de peixes será considerado o/a melhor pescador/a.

Explicando a atividade

___ Vocês sabem o que é meio ambiente? Será que vocês cuidam bem do meio ambiente em que vivem?
Então, é isto mesmo, ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos e até o nosso corpo faz parte do ambiente. É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas. É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um armazém de mercadorias. Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico, por exemplo, vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirado da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores. Todos os materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com muito cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida. Nós precisamos preservar o meio ambiente. Quem sabe o que é preservar?
Após ouvir os/as alunos/as confirme com eles/as: preservar significa defender, cuidar, zelar. O ato de preservar é muito importante. Quando ouvimos falar em preservação da natureza, podemos entender que se trata de atitudes tomadas para cuidar do meio ambiente. A preservação ocorre quando são tomados cuidados especiais para que não prejudiquemos o meio ambiente, animais, florestas, rios, mares, dentre outros. Um rio limpo está preservado. Um rio poluído não está preservado.
Será que vocês conseguem imaginar uma paisagem onde tenha um lago, ou um rio, uma represa ou até mesmo o mar, sem estar poluído? O que pode poluí-los? Conseguem imaginar animais que possam viver neste espaço? E peixes, será que tem por lá? Vocês conseguem desenhar peixinhos e recortá-los? E pintar? Será que são capazes? Acredito que sim. Para isto é necessário que se reúnam em grupos. Aliás, quantas crianças estão presentes? Quantos grupos poderemos formar tendo em todos eles a mesma quantidade de crianças? O que teremos de fazer para descobrirmos quantas crianças ficarão em cada grupo? Pensem um pouco mais. Isto mesmo, vamos dividir. Quantas crianças são? Isto, vinte e cinco. Quantos grupos poderemos formar? Quantas crianças em cada grupo? Quero ver vocês se agrupando até montarem seus grupos. Pronto? Esperem tem um grupo com quatro e outro com seis crianças. O que fazer para estes dois grupos ficarem com a mesma quantidade de crianças? Isto mesmo, um elemento do grupo de seis passa para o grupo de quatro. E agora, quantos elementos têm em cada grupo? Cinco. Viram, vocês estão craques.
Agora que estão todos/as em seus grupos pensem numa paisagem na qual tenha um lago, represa, rio ou mar e façam o desenho da imagem que pensaram. Em seguida, pintem usando tinta ou lápis de cor/cera. Vocês também deverão fazer peixinhos e recortá-los para colocarem no seu lago/ rio/ represa ou mar. Os peixinhos poderão ter tamanhos e cores diferentes, porém, não podem ser muito grandes, pois, depois iremos pescá-los utilizando canudinhos. Canudinhos? Serão canudinhos aqueles que usamos para beber suco, água e refrigerante!
Vamos distribuir os peixes no espaço representado por um rio, lago e em seguida vamos sugar os peixes com o canudinho cortado ao meio, como se estivéssemos pescando, só que usando a boca (mostre as crianças como fazer). Temos que levar o peixinho até a margem do rio, se ele cair dentro da água teremos que pescá-lo novamente. Quero ver quem vai pegar mais peixes. Não se esqueçam que é um trabalho coletivo, todos devem ter sua participação.
Alguma dúvida, alguém quer perguntar alguma coisa?

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula:

Esta atividade poderá ser realizada em grupos de dois ou mais elementos. Professor/a você poderá fazer as paisagens – uma para cada grupo-, ou pedir que outro profissional, professor/a de Artes, por exemplo, o faça. Também poderá em parceria com este/a profissional pedir que as crianças façam a paisagem e os peixes durante diferentes aulas. Num primeiro momento as crianças poderão utilizar os peixes apenas como instrumento para tirar e retirar do lago, por puro prazer de pescar. Em outro momento você poderá utilizar os peixes para trabalhar conteúdos específicos. Por exemplo, você poderá confeccionar os peixes e colocar no verso de cada um deles uma situação problema a ser resolvida. Cada criança irá pegar seu peixe e resolver a situação escrita e/ou colada no verso do peixe. Algumas sugestões de atividades, por componente curricular, para serem coladas no verso do peixe que o/a aluno/a pescará e deverá resolver são:
Português: coletivo de abelhas; diminutivo de boca; aumentativo de nariz; sinônimo de pular; antônimo de alegre; feminino de padrasto; masculino de ovelha; escreva frases com a expressão rio poluído, dentre outros.
Matemática: 3 x 94; dobro de 608; metade de 900; triplo de 1008; 1248:4.Porque não coloca algumas situações problema relacionadas ao tema Exemplo: Marcos pescou 7 peixes e Mariana 4. Quem pescou mais peixes? Quantos a mais?
Geografia: nome do bairro onde você mora; nome do bairro de nossa Escola; nome do Estado onde se localiza nossa cidade.
Ciências: nome dos membros superiores; nome dos membros inferiores; órgãos dos sentidos; três nomes de aves.
Éimportante que os diferentes conteúdos a serem trabalhados, sejam planejados com antecedência. Aproveite a atividade para discutir assuntos referentes à preservação do meio ambiente, conservação do solo, reciclagem de lixos, etc. Solicite que os/as alunos/as avaliem sua participação e do grupo durante a atividade desde a construção da imagem até a resolução das situações problema apresentadas em cada peixe.

Professor/a caso opte por trabalhar componentes curriculares registre as diferentes atividades em seus respectivos cadernos, não se esqueça de escrever as instruções do jogo, bem como os objetivos a serem alcançados. Peça também que os/as alunos/as reproduzam o desenho elaborado pelo grupo.

Pescaria 1

                                                     Foto1

Pescaria 2

                                     Fo to 2

Foto 1 e 2 - Jogo Pescaria:Crianças pescando os peixes utilizando canudinhos cortados ao meio. Atividade realizada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

Professor/a solicite aos/as alunos/as que avaliem sua participação e do grupo durante a atividade desde a construção do painel até a resolução das situações problemas apresentadas em cada peixe.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    O que mais gostei na atividade é que ela é interdiciplinar, a possibilidade de explprar mais conteúdo é muito interessante, pois sempre estamos procurando atividades novas para incrementar as aulas. Parabéns pela elaboração dessa aula. Um abraço, Roberta.


  • Ivanir Terezinha Blasius, E.E.B.Bruno Hoeltgebaum , Santa Catarina - disse:
    ivanirterezinhablasius@yahoo.com.br

    28/08/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito interessante. Penso que trabalhar de forma interdisciplinar, torna a aprendizagem mais significativa e efetiva. Fica mais fácil, mas requer um planejamento bem feito. Parabéns pela aula. Vou utilizar com meus alunos.


  • Albertina, E.E.MANOEL FERNANDES , Paraíba - disse:
    profmarialbertina@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa, aulas bem dinâmicas, as sugestões são ótimas.


  • Daniela Silva de Paula, EMEI São Francisco , Minas Gerais - disse:
    danipablo17@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho ficou excelente e considerei as atividades propostas relevantes para serem desenvolvidas na minha sala de aula. Parabéns! Você(s) poderiam sugerir outras atividades lúdicas para contribuir com a prática educativa.


  • Shyrlei de Alencar Oliveira, Colégio Municipal Geraldo de Oliveira , Goiás - disse:
    shyrleialencar@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professoras! Bem sugestivo esse plano de aula, pois facilita o trabalho do professor , com uma maior interação com meu aluno.Agradeço pela cooperação manifestada neste e-mailProfessra Shyrlei.


  • Alex Carvalho, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    alex.fucamp@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fiquei impressionado com a capacidade que a equipe teve em elaborar, gerenciar e executar esse projeto interdisciplinar. Parabéns.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse plano de aula, pois os alunos irão adquirir conhecimentos .Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e construir conceitos e noções de localização espacial e e competência para realizar classificação e seriação. Além disso, poderá conscientizar-se da necessidade de preservação do meio ambiente; aprofundar o conhecimento sobre substantivos e adjetivos; compor ilustrações relacionadas ao tema meio ambiente .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.