Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO DOS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

 

17/08/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e aprender a diferenciar significados de palavras sinônimas e antônimas.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os/as alunos/as consigam expressar oralmente suas ideias para que manifestem através da fala seus pensamentos sobre a temática: significação das palavras sinônimas e antônimas.

Estratégias e recursos da aula

Uso de data show, notebook ou computador, CD, DVD ou pendrive.
Professor/a agende um horário na sala de vídeo utilizada para projetar as imagens, se necessário, ou providencie um espaço onde os/as participantes possam estar assentados/as em circulo, tal espaço poderá ser a própria sala de aula, a fim de realizar a atividade.

Atividade 1: Acompanhe os/as alunos/as até a sala de vídeo, a fim de apresentar as imagens/vídeos selecionadas/os.
Estando na sala de vídeo diga aos/às alunos/as que irão assistir a um vídeo, mas que precisarão prestar muita atenção nele, pois conhecerão palavras que apresentam determinadas semelhanças e diferenças.
Professor/a o vídeo indicado no link abaixo tem a duração de 1(um) minuto. É um vídeo do site "maiseducacao" e expõe sobre o significado das palavras antônimas e sinônimas.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=1Q5eyyDuvo4

Atividade 2: Professor/a discuta com os/as alunos/as sobre o vídeo que acabaram de assistir, pedindo-lhes que tentem lembrar e digam as palavras que tinham significados semelhantes ou diferentes. Enquanto isso, professor/a, liste tais palavras na lousa e faça a leitura individual e/ou coletiva com os/as alunos/as.

Atividade 3: Professor/a convide os/as alunos/as para realizarem uma brincadeira na qual utilizarão palavras com sentidos semelhantes.
Explique que um/a participante voluntário/a iniciará o jogo, dizendo o nome de um/a colega e falando alguma coisa sobre ele/ela. Por exemplo: - Ana Flávia está feliz. A menina chamada Ana Flávia deverá responder confirmando a frase através de uma palavra que seja semelhante ao que lhe foi dito: - Ana Flávia está contente. Depois, Ana Flávia escolhe outra criança e diz, por exemplo: - Maria Emília é uma menina bonita. Esta responde, dizendo: - Maria Emília é uma menina linda, e escolhe outra criança, dizendo, por exemplo: _ Vitor pulou rápido o muro. Vitor responde dizendo uma frase que tenha sentido semelhante à frase que lhe foi dita, e assim sucessivamente, até que todos/as tenham participado do jogo.
Quem não responder certo, isto é, não disser uma frase que tenha sentido semelhante poderá ficar temporariamente afastado/a da atividade, e o/a colega que o/a escolheu terá o direito de escolher outra pessoa. A atividade deverá ser realizada até que todos/as os/as alunos/as tenham sido contemplados/as ou até demonstrarem interesse em continuar.

Explicando este 3º momento para os/as alunos/as:

___Será que vocês conseguem usar palavras que tenham o mesmo significado? Alguém poderia me dar algum exemplo de palavras que tenham o mesmo significado? (Aproveite este momento para dialogar com as crianças sobre o que já conhecem sobre este assunto).
Nesta atividade usaremos palavras sinônimas. Ou seja, palavras que se identificam exatamente ou aproximadamente quanto ao significado.
Para isto é necessário que tenham atenção. Quando o/a colega disser uma frase que esteja se referindo a você, imediatamente você deverá, falar a frase usando o sinônimo do atributo que lhe foi destinado. Atenção ao falar, pois não poderão repetir as palavras que já foram usadas ao elaborar a sua e também terão que ser bastante rápidos/as para criar sua frase.
Vou dar alguns exemplos para que entendam a atividade
(ver exemplos citados acima).
Entenderam? Podemos começar?

Registrando a atividade no caderno de Língua Portuguesa

Professor/a oriente os/as alunos/as a registrarem no caderno de Língua Portuguesa o nome do jogo, objetivos, instruções e algumas frases elaboradas. Escreva a frase e em seguida reescreva-a trocando a palavra destacada pel o sinônimo falado.
Faça também, se preferir, exercíci os onde corre spondam palavras e seus sinônimos, exemplo: caça palavras, palavras cruzadas, numerar de acordo.
Não se esqueça de registrar a opinião do/a aluno/a sobre a atividade realizada.

Sugestões de variações desta atividade:

Esta atividade também poderá ser usada para trabalhar sentido contrário (antônimo) da palavra dita, coletivo, singular, plural, adjetivo, masculino, feminino. Cabe ao/à professor/a fazer uma análise do conteúdo a ser trabalho em sua sala de aula. Esta atividade poderá ser registrada em uma folha a parte, cada participante anota a frase que lhe foi dita e qual ele fez, pois após o termino será feito o registro no caderno.

Importante
Professor/a dependendo do objetivo proposto, não precisa ficar preocupado com o registro no caderno. Por exemplo, se objetivo era apenas a interação, descontração entre os pares, a atividade poderá ser feita apenas oralmente. Dê espaço para que o/as participantes avaliem a atividade. Incentive-o/as a dizerem as dificuldades encontradas.

Sinonimo e antonimo

Fotos 1- Jogo dos sinônimos e antônimos, realizado em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

Professor/a dê espaço para que os/as participantes avaliem a atividade. Incentive-os/as a dizerem as dificuldades encontradas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 9/13 - 69.23%
  • Quatro estrelas 4/13 - 30.77%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adailza Monteiro, Associação centro Rural de Formação (ACRF) , Paraíba - disse:
    adailzaj@hotmail.com

    08/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, fiz com meus alunos e foi u sucesso.Eu tb acrescentei como introdução o vídeo da música "O Contrário Do Medo" Cocoricó disponível no Link:http://letras.mus.br/cocorico/1201121/ A turma adorou !!!


  • vera s.f. macedo, c.e.e , Rio de Janeiro - disse:
    vitxav@hotmail.com

    04/05/2012

    Quatro estrelas

    Deus abençõe pessoas como você que fazem questão de compartilhar aulas tão interessantes.Amei!


  • Waldirene, Dr.Aníbal R. Filho , Paraná - disse:
    waldirene_christine@hotmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade, pois sou professora de AEE e vou repassá-la para as professoras.


  • katia, Estados Unidos - disse:
    katiagata@bol.com.br

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    adorei essa aula eu estava precisando muito obrigado


  • maria Elisangela de Jesus Moraes, pessoa fisica , Amazonas - disse:
    moraeseli@hotmail.com

    26/03/2011

    Cinco estrelas

    Estes dados de aula estão excelentes, estou cursando ensino superior em letras em pleno periodo de estágio e tenho muitas duvidas quanto ao modo de fazer um plano de aula, aqui pude tirar um pouco minhas duvidas e abrir minha mente para buscar o dinamismos, a utilização de recursos que despertem a curiosidade dos alunos, alem de apromorar meus proprios conhecimentos. Vocês estão de parabens, espero entrar nosite mais vezez e tirar minhas duvidas quanto determinado conteúdo.


  • alisson, Porto Rico - disse:
    alisson_custelinha@hotmail.com

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    essa aula pode ajudar algus alunos muito boa essa aula gostei muito


  • silvane rodrigues Fernandes, Escola Municipal Prof. Marcos Adriano Issler , Rondônia - disse:
    silvanedasilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    além de trabalhar um conteúdo que aparentemente é pura gramatica, ela trabalha a interação com os alunos


  • Zuleidy, CEAFIS- Centro de apoio e Formaçao integral do ser , Santa Catarina - disse:
    zulmeurer@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito dinâmica essa aula, fazendo com que todos participem da atividade.


  • FERNANDA CASSIANO DE MOURA DA SILVA, E.M. AFONSO SALLES , Rio de Janeiro - disse:
    fernandasilva186@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante.


  • Luizinete Barbosa Maciel, Escola Estadual Waldecy Correa Ferreira , Amapá - disse:
    luizinete@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interativa, moderna e utiliza bem os recursos multimídias da Escola, gostei muito da forma simples como redigiu a estratégia e a forma de avaliação da aula.


  • leonor, Benjamim Guimaraes , Minas Gerais - disse:
    leonor.mfaria@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atividade é otima,adoramos!!!


  • eliane nery, Colégio Santo Antônio , Pernambuco - disse:
    neryeliane@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula,,,, quem a criou está de parabéns!!!


  • Albertina, E.E.MANOEL FERNANDES , Rio Grande do Norte - disse:
    profmariabertina@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sugetões ótimas, parabéns professores. Amei ter encontrado este espaço que tanto tem me ajudado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.