Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Porcentagens, frações e decimais

 

14/08/2009

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

CAMPINAS - SP COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

Pedro Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que os estudantes percebam a importância das várias representações que um mesmo número pode ter e que ele consiga transitar entre tais representações sem dificuldades.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aritimética básica.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Professor, antes de iniciar sua aula sobre Porcentagens, frações e decimais, discuta com a classe se eles já conhecem alguns termos relacionados aos conteúdos! Como 'meio', 'um terço', 'um quarto', 'numerador', 'denominador', 'porcentagem', 'casa decimal', etc...

Esta sugestão de atividade não tem pretensão de suprir todos os tópicos relacionados aos temas. Além disso o conteúdo abordado nesta aula exige um conhecimento inicial sobre frações, nosso principal objetivo é fazer com que a aluno crie seus próprios meios para transitar livremente entre números decimais, fracionários e porcentagens.

Conteúdo no dia-a-dia e Motivação

As frações, as porcentagens e os números decimais servem para expressar de quanto é a parte em relação a um todo. Elas são usadas com frequência nos afazeres cotidianos como por exemplo em receitas de culinária (1/3 de xícara de leite), transações financeiras (juros de 1,5% ao ano) ou simplesmente no preço de um produto (R$ 3,25)!

Durante a conversa com a classe sobre o assunto desta aula, sugerimos que seja anotado na lousa os valores e os números que surgiram durante a discussão. Em grupos, de três estudantes, os alunos devem separar as anotações da lousa em uma tabela como abaixo:

Tabela 1Tabela 1

*os valores da tabela constituem apenas num exemplo.

Corrija a tabela na lousa, conversando com toda a classe sobre cada engano que os grupos possam ter cometido, assim, todas as dúvidas ficam esclarecidas quanto este tipo de classificação.

Atividades

Em seguida, o professor deve propor que os grupos criem formas de representar as partes em relação a um todo que apareceram na tabela, para isso forneça tesoura, cola, lápis de cor, papel, fita adesiva e qualquer material reciclável como garrafas vazias de plástico e caixas de papel. Este é um momento em que os grupos deverão usar a criatividade.

A divisão dos valores deve ser por tipo, isto é, cada grupo cria representações para uma coluna da tabela. Além disso é indispensável que apareçam vários valores iguais com representações distintas (um exemplo é a linha em destaque).

Com as representações prontas peça para que cada grupo explique porque o objeto ilustra a porção desejada. Por exemplo, encher metade de uma garrafa representa ½, colorir 10 quadradinhos de um quadriculado de 100 representa 10%, pintar 3 e ¼ de caixas iguas representa 3,25.

Quando todos os grupos terminarem de apresentar e todas as representações forem aceitas e compreendidas pela classe os alunos devem agrupar os objetos que representam mesmas partes, apesar de serem de unidades distintas.

Neste momento o professor deve incentivar a escrita de cada representação que for equivalente, enfatizando que uma mesma porção pode ter várias representações.

Professor, certifique-s e de que os alunos saibam que estão lidando com unidades diferentes e apenas a porção do todo é a mesma.

A seguir sugerimos um software para fixar e reforçar alguns conceitos aprendidos durante a atividade, caso não seja possível levar os alunos até a sala de informática pode-se usar papel quadriculado onde sejam marcados quadrados de 10x10 e os valores são pintados.

Uma outra alternativa é usar um pedaço de cartolina quadriculada (20 cm por 20cm com quadradinhos 2cm por 2cm) e quadradinhos de uma cor diferente que deverão representar a paete pintada!

A sugestão de procedimento é a mesma que a do software, porém os alunos, em grupo, deverão obter os valores que o programa já fornece.

Acesse este objeto pelo link ao lado, ele se encontra no Banco Internacional de Objetos Educacionais - Porcentagens, frações e decimais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8228

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Este recurso permite a visualização gráfica de valores que pode variar de 0,01 até 5. Além disso mostra ainda a quantidade em porcentagem, fração e número decimal.

O sinal de + ao lado do seletor permite que se faça com mais precisão a escolha dos valores. Este seletor varia a porcentagem que será representada com a coloração dos quadradinhos. 'Show as decimal' mostra a representação decimal da fração. Fique atento pois o software usa ponto para separar a parte inteira da parte fracionária do número ao invés da vírgula, que é mais comum nos livros didáticos nacionais.

Com este recurso pode-se explorar:

Representação decimais de fração

Figura 1Figura1

  •  Varie a porcentagem e observe a fração e seu correspondente em decimal.

- Tente enunciar uma regra para efetuar esta conversão, entre fração e decimal?

- Ela vale sempre? Quais suas restrições?

- Elabore uma regra equivalente para frações com denominadores 10, 1000 e 10000.

 Explorar frações irredutíveis 

  • Desabilite a opção de mostrar decimal em 'Show as decimal' (vamos trabalhar apenas com frações). No recurso, coloque agora o numerador 19 e analise. Como são as frações apresentadas? Por quê?

- Encontre outros exemplos como este. (aqui, esperamos que os alunos encontrem frações irredutíveis, como 17/100, ou seja, que as duas representações apresentadas sejam iguais)

  • Repita o procedimento usando agora outros valores nos numeradores tais como:20, 50, etc...e escreva o que descobriu. Como são as frações apresentadas?

- Existe alguma fração com valores entre as do exercício acima e que ainda representem 20%? (aqui gostaríamos que os alunos observassem frações como 2/10)

- Qual? Ou quais?

 (Você pode utilizar o desenho para fazer verificações como, quantos conjuntos de dois quadradinhos estão coloridos? 6 duplas num total de 50, isto é 6/50. Clicando sobre o quadrado grande e arrastando o mouse você aumenta o tamanho da figura, facilitando a contagem e visualização dos quadradinhos)

 Compreender o significado de porcentagens maiores que 100%

  •  O que significa 100%? (lembre-se do recurso de números decimais)

  •  E 110%?

  • Qual é a unidade adotada nesta ferramenta? (cada retângulo 10X10 representa uma unidade)

Figura 2Figura2

Recursos Complementares
  • http://strato.impa.br/capem_jan2009.html – conteudo, vídeo do IMPA
Avaliação

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com os novos conceitos aprendidos, ou seja, o que são frações, porcentagens e números decimais.

Quando for possível usar a sala de informática o relatório pode conter as respostas das questões sugeridas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 1/10 - 10%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • patricia aline dos santos, ft , Santa Catarina - disse:
    aline_patricia07@hotmail.com.br

    24/03/2012

    Cinco estrelas

    o que significa representação decimal de cada porcentagem


  • marcia maricell, escola ana eufrasia , Pernambuco - disse:
    marciatimbau@gmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    amei...agora gostaria de receber sugestoes de ativivdades para o ensino fundamental I de matematica.


  • maria jose, U.E.Teresinha Nunes - NTE , Piauí - disse:
    mrjosantos@gmail.com

    16/08/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi bem explorada pelo professor onde ele mostrou para os alunos que frações, numeros decimais e porcentagem são utilizados por eles no seu dia-a dia.A aula foi espôntanea deixando os alunos criarem, para depois demonstrar que eles encontraram valores iguais para representações diferentes com essa atividade o professor pode avaliar desde de conceitos à aplicação.A aula se adaptou ao nível de ensino utilizando uma atividade prática onde os alunos puderam usar material concreto e recicláve


  • solange, col. est padre victor coelho de almeida , Paraná - disse:
    solangedalsanos@seed.pr.gov.br

    23/04/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • tata, thais , Rio de Janeiro - disse:
    thaistibro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    isso foi mara aproveito e lhe dou um feliz natal


  • tata, thais , Rio de Janeiro - disse:
    thaistibro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    isso foi mara aproveito e lhe dou um feliz natal


  • Verônica Vicente da Silva, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    veve_morenalove@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi bem explorada onde o professor mostrou para os alunos que frações,numeros de cimais e porcentagem são utilizados por eles no se dia-a dia.A aula foi espôntanea deixando os alunos criarem,para depois demonstrar que eles encontraram valores iguais para representações diferentes com essa atividade o professor pode avaliar desde de conceitos à aplicação. A aula se adaptou ao nível de ensino utilizando uma atividade prática onde os alunos puderam usar material concreto e reciclavel.


  • Thalissa Torres Moraes, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    thalissa.torresm@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O conteúdo foi bem explrado, respeitando o nível de ensino. A utilização de recursos didáticos tornaram a aula mais atrativa, com avaliação leve, e em grupo.


  • Mario Roberto Ribeiro Junior, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    marinho129@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi compatível com o nível de ensino pretendido e foi apresentada a utilidade que se tem do assunto no cotidiano como motivação. E o tema é abordado como uma atividade prática a ser realizada pelos alunos o que torna a aprendizagem interessante. O programa também é uma excelente fonte de estudo. Muito boa a aula!


  • sarah, ok , Paraíba - disse:
    sarahandrilegatinha@gmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    é ne


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.