Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sacola de Leitura – Incentivando Pequenos Leitores

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
  • Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
  • Conhecer histórias e ampliar seus repertórios.
  • Levá-los a ter cuidado no manuseio de livros.
  • Ampliar vocabulário e expressar opinião.
  • Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.
  • Tornar a leitura um ato prazeroso.
  • Possibilitar a integração dos pais com os filhos por meio do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
  • Trabalhar o processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita da história que mais gosta, ou mesmo dos nomes dos personagens favoritos.
  • Trabalhar o raciocínio lógico sequencial através da contação de histórias.  
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos (Porém a sugestão dessa aula pode ser realizada durante todo o ano através de um projeto proposto pelo professor).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar a discussão com as crianças, é interessante através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas. Sugerem-se para isso, as seguintes questões:

  • O que é uma biblioteca?
  • Quem já visitou uma biblioteca?
  • Na nossa escola tem biblioteca?
  • O que podemos encontrar em uma biblioteca?
  • O que podemos fazer em uma biblioteca? 
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1Conhecendo a Biblioteca.

 Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para conhecer a biblioteca da escola.

1- Explore o espaço. Se for possível agende uma conversa com o bibliotecário (a), para que as crianças possam fazer perguntas a ele (a), sobre o uso da biblioteca, sua organização e os materiais disponíveis. E elabore as perguntas com as crianças previamente.

2- Se não for possível a presença de um profissional da biblioteca, o professor pode, em uma roda de conversa, explorar perguntas com os alunos como:

  • O que encontramos na biblioteca?
  • Como podemos usar o espaço da biblioteca bem como seus materiais?  
  • Na biblioteca encontramos somente livros infantis?
  • Encontramos outros livros? Quais?
  • Podemos pegar os livros para levar para casa? Como fazer isso?

 

3- Essa roda irá proporcionar um conhecimento mais detalhando do funcionamento da biblioteca. Ao retornar para a sala pode-se construir um cartaz coletivo com as regras de funcionamento da biblioteca. 

 

Atividade 2- Construção Sacola de Leitura

 

1- Após conhecer o espaço da biblioteca, bem como suas normas de funcionamento, retome em uma roda de conversa com os alunos o cartaz produzido pela turma anteriormente, e busque ampliar a discussão para a importância do cuidado no manuseio de livros.

  • Por que é importante cuidar dos livros?
  • Iremos pegar emprestados os livros. Temos que os devolver? Por quê?

 

2- Pensando em incentivar o cuidado no manuseio e empréstimos dos livros. Sugere-se a construção de uma sacola, que pode ser intitulada de “Sacola de Leitura”.

Materiais necessários para a confecção:

  • Não tecido (TNT) cortados em quadrados de 30cmx30cm, e tiras de 30 cm para a alça.
  • Você pode optar por comprar as sacolas prontas, essas recicladas que encontramos em supermercados com preço bem acessível.
  • Canetinhas.
  • Cola colorida.

 

Confecção: Construa a sacola com as crianças, faça desenhos que podem ser feitos com canetinhas permanentes ou mesmo com cola colorida. Converse com as crianças sobre a importância de registrar seu nome em suas produções e materiais pessoais, e peça que escrevam o nome na sacola com canetinha permanente.  

 

Confeccionando Sacolas de Leitura Identificando a Sacola de Leitura

Produzindo as Sacolas - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU  Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira

Atividade 3- Empréstimo na biblioteca.

1- Após a confecção da sacola é hora de fazer o empréstimo na biblioteca. É preferível ter um espaço reservado para as crianças da Educação Infantil, com os livros destinados a essa faixa etária. Para que eles possam manusear e fazer suas escolhas.

Empréstimo na Biblioteca Emprestimo na Biblioteca  

Primeiro Empréstimo na Biblioteca - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

2- Incentive os alunos a assinarem a ficha do empréstimo, é importante valorizar a importância e necessidade da escrita do nome.

Assinando a ficha de emprestimo da biblioteca.

Assinando as Fichas de Empréstimo na Biblioteca - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

3-  Deixe que as crianças permaneçam com os livros em casa por uma semana, e oriente as famílias sobre a importância da leitura juntamente com a criança.  Incentive a produção de desenhos, pinturas, colagens, registro escrito de pequenas palavras, como o título do livro ou nome dos personagens favoritos. Para isso envie folhas brancas para que sejam feitas as produções.  Para incentivar e orientar os pais para o desenvolvimento dessa atividade sugira a eles a leitura da reportagem disponível no site educar para crescer, disponível no link: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml  Acesso em 15/05/2013 

Atividade 4- Compartilhando Histórias

1- Com o retorno dos livros e das produções faça uma roda e converse sobre as escolhas feitas pelas crianças, buscando construir critérios próprios de seleção dos livros. Deixe que cada criança mostre sua produção, ou mesmo que conte sobre a história que levou.

2- Professor, a partir da fala das crianças, proponha a tentativa da escrita do título da história que mais gostou, ou mesmo dos personagens favoritos.

 Compartilhando Historias   Compartilhando Historias

Compartilhando Histórias- Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Blog - Alfabetização Cefapro de Pontes e Lacerda.  http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/blog-post_13.html  Acesso em 15/05/2013

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Estratégias de Leitura -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22198  Acesso em 15/05/2013 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador: as observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações, e contribuições? Estão gostando de explorar o espaço da biblioteca? Estão conseguindo recontar as histórias utilizando raciocínio lógico sequencial, e um rico vocabulário? Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita do próprio nome? Da escrita da história que mais gosta? Ou mesmo dos nomes dos personagens favoritos? 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.