24/05/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para iniciar a discussão com as crianças, é interessante através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas. Sugerem-se para isso, as seguintes questões:
Atividade 1–Conhecendo a Biblioteca.
Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para conhecer a biblioteca da escola.
1- Explore o espaço. Se for possível agende uma conversa com o bibliotecário (a), para que as crianças possam fazer perguntas a ele (a), sobre o uso da biblioteca, sua organização e os materiais disponíveis. E elabore as perguntas com as crianças previamente.
2- Se não for possível a presença de um profissional da biblioteca, o professor pode, em uma roda de conversa, explorar perguntas com os alunos como:
3- Essa roda irá proporcionar um conhecimento mais detalhando do funcionamento da biblioteca. Ao retornar para a sala pode-se construir um cartaz coletivo com as regras de funcionamento da biblioteca.
Atividade 2- Construção Sacola de Leitura
1- Após conhecer o espaço da biblioteca, bem como suas normas de funcionamento, retome em uma roda de conversa com os alunos o cartaz produzido pela turma anteriormente, e busque ampliar a discussão para a importância do cuidado no manuseio de livros.
2- Pensando em incentivar o cuidado no manuseio e empréstimos dos livros. Sugere-se a construção de uma sacola, que pode ser intitulada de “Sacola de Leitura”.
Materiais necessários para a confecção:
Confecção: Construa a sacola com as crianças, faça desenhos que podem ser feitos com canetinhas permanentes ou mesmo com cola colorida. Converse com as crianças sobre a importância de registrar seu nome em suas produções e materiais pessoais, e peça que escrevam o nome na sacola com canetinha permanente.
Produzindo as Sacolas - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
Atividade 3- Empréstimo na biblioteca.
1- Após a confecção da sacola é hora de fazer o empréstimo na biblioteca. É preferível ter um espaço reservado para as crianças da Educação Infantil, com os livros destinados a essa faixa etária. Para que eles possam manusear e fazer suas escolhas.
Primeiro Empréstimo na Biblioteca - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
2- Incentive os alunos a assinarem a ficha do empréstimo, é importante valorizar a importância e necessidade da escrita do nome.
Assinando as Fichas de Empréstimo na Biblioteca - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
3- Deixe que as crianças permaneçam com os livros em casa por uma semana, e oriente as famílias sobre a importância da leitura juntamente com a criança. Incentive a produção de desenhos, pinturas, colagens, registro escrito de pequenas palavras, como o título do livro ou nome dos personagens favoritos. Para isso envie folhas brancas para que sejam feitas as produções. Para incentivar e orientar os pais para o desenvolvimento dessa atividade sugira a eles a leitura da reportagem disponível no site educar para crescer, disponível no link: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml Acesso em 15/05/2013
Atividade 4- Compartilhando Histórias
1- Com o retorno dos livros e das produções faça uma roda e converse sobre as escolhas feitas pelas crianças, buscando construir critérios próprios de seleção dos livros. Deixe que cada criança mostre sua produção, ou mesmo que conte sobre a história que levou.
2- Professor, a partir da fala das crianças, proponha a tentativa da escrita do título da história que mais gostou, ou mesmo dos personagens favoritos.
Compartilhando Histórias- Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
Sugestões de links para professores:
Blog - Alfabetização Cefapro de Pontes e Lacerda. http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/blog-post_13.html Acesso em 15/05/2013
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Estratégias de Leitura - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22198 Acesso em 15/05/2013
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador: as observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações, e contribuições? Estão gostando de explorar o espaço da biblioteca? Estão conseguindo recontar as histórias utilizando raciocínio lógico sequencial, e um rico vocabulário? Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita do próprio nome? Da escrita da história que mais gosta? Ou mesmo dos nomes dos personagens favoritos?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2013
Cinco estrelasbom gostei muito, estou cursando pedagogia, e essa aula irei praticar com meus alunos, muito boa ideia