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Urbanização e vida na cidade: os chamados problemas urbanos são mesmo da cidade?

 

15/07/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a evolução da população urbana no Brasil.

- Identificar os principais fatores desencadeadores da urbanização no Brasil.

- Identificar os diversos tipos de impacto provocados pela intensa urbanização brasileira, na segunda metade do século XX.

- Identificar a urbanização recente como um fenômeno em movimento nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

- Identificar alguns dos principais desafios impostos pelo fenômeno da urbanização e algumas formas bem sucedidas de minimizá-los.

Duração das atividades
04 aulas horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formação das cidades: histórico

Cidades: classificação quanto à origem, função, sítio urbano e localização espacial

Habitats humanos rural e urbano: definição e caracterização

Interpretação de mapas

Construção e leitura de gráficos e tabelas

Técnicas de comunicação oral

Estratégias e recursos da aula

 

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental.

 

O professor de História e de língua Portuguesa e Matemática deverão ser convidados a participar desta aula.

 

Algumas dicas de como falar bem em público estão disponíveis em http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443

 

 

Atividade 1. Interpretação de mapas e elaboração de linha do tempo

Cid1 cid5

                Densidade de povoamento e Evolução da população urbana e rural, 1940-2010www.ibge.gov.br

 

 

Para esta atividade os alunos deverão consultar o seu atlas geográfico (ou da biblioteca da escola) ou acessar as seguintes fontes:

- fonte 1. Evolução da população urbana, disponível em ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_territorial/divisao_territorial/evolucao_da_divisao_territorial_do_brasil_1872_2010/evolucao_da_populacao_urbana_mapas.pdf.

- fonte 2. O suporte teórico para as interpretações pode ser encontrado em Capitalismo e urbanização. Resenha bibliográfica, disponível em http://professordegeografiaatual.blogspot.com.br/2010/10/resenha-bibliografica-capitalismo-e.html.

- fonte 3.Urbanização - Metrópoles em movimento, disponível emhttp://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=994:reportagens-materias&Itemid=39.

 

Observação:As fontes disponibilizadas em forma de texto poderão ser impressas pelo professor ou acessadas virtualmente.

 

A turma deverá ser dividida em grupos de quatro alunos para responder as questões propostas no Quadro 1. As respostas deverão ser anotadas no caderno.     

                                                                                                                        

Quadro 1. Evolução da população urbana brasileira. Interpretação de mapas e texto.

1. Observe os mapas apresentados pelo IBGE (fonte 1):

a) Por que foi feito um recorte temporal entre 1872 e 2010?

b) Identifique uma hipótese que explique o fato de os mapas cartografarem os censos demográficos a partir de 1940.

 

2. Observe em quais partes do território brasileiro havia maior concentração populacional em

a) 1940.

b) 1960.

c) 1991.

d) 2010.

 

3. Quais fatores explicam

a) a maior concentração populacional na faixa litorânea em relação ao interior do país?

b) a maior concentração populacional nas regiões Sudeste e Nordeste?

c) a baixa densidade populacional nas regiões Norte e Centro-Oeste?

 

4. Relacione e localize as maiores cidades brasileiras em

a) 1940.

b) 1960.

c) 1991.

d) 2010.

5. Quais fatores contribuíram para a intensa concentração populacional na região Sudeste?

 

6. A partir de que década a concentração populacional tornou-se mais acentuada no Sudeste brasileiro? Quais motivos explicam esse fenômeno?

 

7. Que nome se dá à intensa saída da população do campo para a cidade?

 

8. O que se entende por

a) urbanização?

b) conurbação?

c) metropolização?

 

9. Identifique transformações espaciais provocadas pelo

a) rápido esvaziamento populacional do campo.

b) intenso crescimento das cidades.

 

10. A intensa urbanização brasileira vivenciada durante as décadas medianas e finais do século XX provocou transformações culturais e políticas no país? Comente.

 

11. Comumente se diz que poluição atmosférica, trânsito caótico, moradias insuficientes, saneamento básico precário, violência urbana, entre outros elementos que comprometem a qualidade de vida, constituem os chamados problemas urbanos. Essas precariedades seriam mesmo inerentes à vida na cidade? Comente.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Para a socialização dos resultados o professor deverá formar um único círculo e os alunos deverão estar com o atlas geográfico em mãos. Caso a escola não disponha desse material didático a correção deverá ocorrer no laboratório de informática, com a projeção dos mapas da fonte 1 para visualização dos fenômenos pesquisados.              

 

Em seguida, com a contribuição do professor de História, deverá ser construída uma linha do tempo para representação do assunto estudado. Numa das paredes da sala de aula deverão ser fixadas, sequencialmente, oito cartolinas ou folhas de papel pardo. Uma delas representará o período de 1872 a 1940 e as demais representarão as décadas seguintes. Um aluno voluntário deverá traçar, com pincel atômico preto, uma linha contínua, e demarcar as décadas.

 

A turma deverá ser dividida em oito grupos e, por sorteio, cada grupo fará a representação de uma década. A fonte de referência continua sendo a sequência de mapas elaborados pelo IBGE, utilizados para a resolução das questões do Quadro 1 (Evolução da população urbana: ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_territorial/divisao_territorial/evolucao_da_divisao_territorial_do_brasil_1872_2010/evolucao_da_populacao_urbana_mapas.pdf)     

                                                                                                                                        

Em cada cartolina deverá constar:

- o mapa do Brasil reproduzido (impressão ou foto do mapa virtual (colorida) com o aparelho de telefonia móvel) da fonte indicada para visualização do fenômeno da distribuição espacial da população brasileira.

 

- imagens retiradas da internet, revistas ou jornais (obtidos na biblioteca da escola ou trazidos pelos alunos, com solicitação prévia do professor) ilustrando o ambiente urbano de cada momento (arquitetura típica, concentração industrial, ampliação da cidade, favelização, evolução tecnológica, transportes urbanos, diferentes formas de poluição, violência urbana, shoppings centers, áreas de lazer, sofisticação nas formas de consumo etc.).

 

- relação das maiores cidades brasileiras, com os respectivos números de habitantes (na década de referência), destacando aquelas que foram se transformando em metrópoles.

 

- uma pequena tabela indicando: total da população brasileira; total da população urbana; e total da população rural, também na década de referência. Essas informações poderão ser obtidas em www.ibge.com.br.

 

Observação:o trabalho que representa a década de 2010 deverá conter um gráfico de barra ou de linha indicando a evolução da população brasileira (total, urbana e rural), sintetizando os fenômenos do crescimento vegetativo e da urbanização.

 

Após a conclusão da atividade o professor deverá dar um tempo (aproximadamente dez minutos) para que os alunos façam a interpretação da síntese que acabaram de realizar.

 

Para a socialização dos resultados deverá ser formado um único grupo e, por meio de um diálogo mediado pelo professor, os alunos deverão expor oralmente as suas observações acerca das transformações demográficas, espaciais e no habitat humano vivenciadas pelo Brasil, no período delimitado.

 

 

Atividade 2. Urbanização no mundo e vida na cidade: desafios contemporâneos

O professor deverá dividir a turma em três grupos e solicitar que respondam o que foi sugerido no Quadro 2, a seguir.

 

Quadro 2. Urbanização e desafios contemporâneos

1. No mapa mundi, destaque as cidades relacionadas no quadro e os países onde se localizam. Use cor verde para aqueles relacionados na coluna referente à década de 1970 e cor vermelha para aqueles relacionados na coluna de 2015.

 

 cid3 cid4

Questões de vestibular, UFGD: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_32_a_urbanizacao_mundial

 

2. Use a fonte Megacidades – nosso futuro global, disponível em http://www.yearofplanetearth.org/content/downloads/portugal/brochura7_web.pdf, e responda as questões propostas no próprio documento.

Observação:

Todos os alunos deverão ler o documento completo, porém

- o grupo 1 responderá as questões chave para investigação (1), à página 7.

- o grupo 2 responderá as questões chave para investigação (2), à página 9.

- o grupo 2 responderá as questões chave para investigação (3), à página 11.

 

3. Com base no documento lido, elabore um glossário com as palavras mais significativas, tais como megacidade, cidade global, cidade sustentável, entre outras.

 

4. Os grupos deverão pesquisar na internet uma experiência bem sucedida em desenvolvimento em alguma cidade do Brasil ou do mundo, referente à sustentabilidade urbana. Para isso, metade dos grupos pesquisarão uma experiência brasileira e a outra metade pesquisará uma experiência internacional. Os temas poderão ser: energias renováveis, democratização do acesso à moradia; inclusão digital; controle da poluição; acessibilidade; implantação de sistema eficaz de saneamento básico; democratização do acesso ao lazer; entre outros.

 

Em cada experiência deverão ser identificados os segmentos sociais envolvidos nas soluções apresentadas: poder público; população; empresários; instituições (universidades, por exemplo) etc.

 

Exemplos de experiências de sustentabilidade urbana bem sucedidas:

Líder em uso de energia renovável, estado americano de Illinois reduz poluição equivalente a 1 milhão de carros: http://oglobo.globo.com/economia/lider-em-uso-de-energia-renovavel-estado-americano-de-illinois-reduz-poluicao-equivalente-1-milhao-de-carros-11835116#ixzz37MlCXepm

 

Metas de sustentabilidade para os municípios brasileiros (Indicadores e referências):http://www.cidadessustentaveis.org.br/downloads/publicacoes/publicacao-metas-de-sustentabilidade-municipios-brasileiros.pdf

 

As 10 cidades que estão liderando o caminho da sustentabilidade urbana: http://www.idtraduzidas.com/as-10-cidades-que-estao-liderando-o-caminho-para-a-sustentabilidade-urbana/

 

O desafio de tornar o espaço urbano equilibrado e sustentável:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000300007&script=sci_arttext

 

 

O professor deverá propor algumas maneiras para a socialização dos resultados, respeitando a opção dos alunos, como por exemplo:

 

- elaboração de um vídeo documentário elaborado com os aparelhos de telefonia móvel, em forma de reportagem.

 

- montagem de slides ilustrados e com sínteses do conhecimento adquirido.

 

Cada grupo deverá levar cerca de dez minutos para expor seu trabalho. Ao final de cada apresentação sugere-se um diálogo dirigido, quando os alunos farão perguntas aos colegas. Nesse momento o professor deverá esclarecer dúvidas e equívocos. Os melhores trabalhos poderão ser publicados no blog da turma.

 

Os alunos definirão o papel de cada componente do grupo, a fim de que todos trabalhem e se sintam responsáveis e envolvidos. As apresentações serão limitadas a um tempo de até dez minutos, estimulando a capacidade de síntese. As falas poderão ser distribuídas da seguinte maneira: um deles fará a introdução, alguns se encarregarão do conteúdo e outros apresentarão as conclusões. Os expositores deverão utilizar técnicas de comunicação oral, tais como interação com a turma, domínio de conteúdo, desenvoltura (evitando leituras em pequenas tiras de papel, no caderno ou na tela), uso das mãos, e emprego da norma culta da língua portuguesa (evitando vícios de linguagem). Sugestões de critérios de avaliação e de auto avaliação estão descritas no item Avaliação.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo, a argumentação e os questionamentos.

 

Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais.

 

Domínio de conteúdo

 

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

 

Sugestão de pontuação para os vídeo-documentários.

Domínio de conteúdo

 

 

Espontaneidade das falas: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral e da norma culta da língua portuguesa

Apropriação dos recursos de imagem e som

 

Sintonia entre imagens, movimento e fala

 

 

3,0

2,0

3,0

2,0

 

A auto avaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. Deverão ser impressas duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens devem ser respondidos individualmente, enquanto os demais devem ser respondidos a partir do consenso do grupo.

 

 

Avaliação da atividade vivenciada e auto avaliação dos membros do grupo

 

Temas propostos

Estrutura da escola (laboratórios, acervo da biblioteca etc.)

Atuação do/a professor/a

Desempenho do grupo

Nota final que o grupo se atribui

Desempenho individual

Nota final individual. Que nota merece o meu desempenho?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Nome e nota auto atribuída)

 

Aluno 1 …..............

 

Aluno 2…...............

 

Aluno 3 ................

 

Aluno 4… .............

 

Aluno 5 ….............

 

 

 

1. Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.

 

Divertido – sério demais – provocador – deixou a desejar – comprometido – razoável – interessante – pouco interessante – fácil - difícil – sintonizado – sem novidades - articulado – sem sintonia – pouco envolvimento – novo - insuficiente – suficiente.

2. Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas.  Procure utilizá-las nas colunas correspondentes.

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