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Por quê sinto cãimbras? - Respiração Celular

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o mecanismo de respiração celular, compreendendo sua importância para o corpo humano.
Correlacionar a respiração celular com o trabalho muscular.
Reconhecer a importância de ingestão de sais minerais (sódio e potássio) e vitaminas (B12) para o bom funcionamento do sistema locomotor.
Conhecer a importância da respiração pulmonar correta para um bom trabalho muscular, a fim de evitar cãimbras. 
Duração das atividades
3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Respiração pulmonar e sistema respiratório;
Constituição das organelas citoplasmáticas;

Transporte celular (ativo e passivo);

Estratégias e recursos da aula

  

Quase todas as pessoas já passaram pela desagradável sensação da cãimbra. Inicie sua aula perguntando aos alunos:

  • Quem já sentiu essa dor causada pela contração muscular. 
  • Em que situações elas costumam ocorrer? 
  • O que será que causa a cãimbra? 
  • Qual a diferença entre essa dor e a fadiga muscular?

Para saber mais sobre a cãimbra, acesse o endereço a seguir, da Revista Ciência Hoje para Crianças, sobre Por que sentimos câimbras? Entenda essa contração muscular que ocorre independentemente da nossa vontade! Passe para seus alunos lerem em sala de aula o artigo, (acessado 29/07/2009) disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/2056

Após as discussões do texto sugerido, vamos levantar com os alunos quais são suas dúvidas, o que gostariam de pesquisar e estudar sobre este tema. Sugerimos as seguintes questões para iniciar este levantamento:

  1. Qual a importância da respiração pulmonar para nosso organismo? E a respiração celular? 
  2. Qual sua importância e que mecanismos são necessários para que ela ocorra? 
  3. Qual a relação entre a respiração e a cãimbra?

A partir destas perguntas e das contribuições dos alunos na prática social inicial do conteúdo, peça que os educandos confeccionem um mapa conceitual. Eles podem utilizar de papel e caneta ou usar softwares específicos para este fim.

 

Leve os alunos ao laboratório de Informática. Aqui além dos alunos trabalharem com o mapa conceitual, também poderão acessar vídeos, animações e recursos que auxiliaram na compreensão do assunto desta aula.

Para relembrar e posteriormente comparar com a respiração celular, acesse com os alunos o recurso do Portal do Professor abaixo, a Respiração Pulmonar:

  Respiração pulmonar 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11107. Apresenta o processo de respiração pulmonar humana: partes do aparato respiratório e caminho percorrido pelo ar.

Respiração celular  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11313. A imagem ilustra o pocesso de respiração celular, mostrando o que acontece em cada etapa: glicólise, ciclo de Krebs, ciclo do ácido cítrico e elétrons da cadeia de transporte

Áudio em português sobre a Respiração Celular - acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=12875

Após a visualização dos recursos acima, analise junto com os alunos alguns pontos do conhecimento.

1. Qual a diferença entre a respiração pulmonar e a respiração celular? 

2. Qual a relação entre a respiração pulmonar e a respiração celular?

3. De que maneira elas afetam o funcionamento muscular? 

4. De que maneira a respiração celular está associada às cãimbras?

Há um experimento rápido e de baixo custo que pode ser feito com os alunos para demonstrar a respiração celular. 

"Nesse trabalho podemos ver o efeito da produção de energia das células de levedura. Sabemos que elas produzem energia a partir de carboidratos através da fermentação da glicose. Então o que se verá nesse experimento é o resultado da atividade celular que fica evidente quando percebemos que onde é posto carboidratos distintos as bexigas enchem de Gás Carbônico enquanto que nos frascos onde se adiciona apenas água ou adoçante as células não produzem energia e as bexigas permanecem vazias." 

Todos os passos e materiais necessários encontram-se no sítio Ciência à mão, do Portal de Ensino de Ciências da USP, acessado dia 29/07/2009, sobre Produção de Energia pelas Células, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_producaodeenergiapelasce

Após o experimento, questione os alunos sobre o que aprenderam.

1. Leveduras tem que tipo de respiração celular, aeróbica ou anaeróbica? Qual a diferença entre as duas?

2. Nossas células podem realizar qual ou quais tipos de respiração celular? Qual é a mais vantajosa?

3. Há situações em que nosso organismo utiliza da respiração celular anaeróbica? Quais?

Peça que os alunos complementem o Mapa conceitual iniciado na aula com as conclusões tiradas após o experimento e discussão.

    O ótimo funcionamento do nosso organismo está relacionado com a nossa alimentação. Às vezes quando vemos jogos de futebol, voleibol, ou outro esporte que requer gasto energético muscular, acontecem dos esportistas se machucarem e em alguns casos são cãimbras ou rasgaduras musculares. 

  • O que é necessário fazer para evitar esses problemas? 
  • De que maneira a respiração celular está envolvida? 
  • A alimentação também ajuda neste sentido, se sim, de que maneira?

O Sítio Toda Biologia tem uma parte dedicada à Respiração celular. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em:http://www.todabiologia.com/citologia/respiracao_ce lular.htm 

O Sítio do Terra, traz um artigo sobre a Desidratação e a perda de sais minerais, e como isso afeta o trabalho muscular. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=20113&action=geral

O sítio do UOL, tem uma parte dedicada às crianças e mostra um artigo da Ciência Hoje para crianças, explicando Por quê sentimos cãimbras. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/2056

O sítio do Brasil Escola tem dois textos que auxiliam na compreensão do tema desta aula. O primeiro é Você já sentiu cãibras? Acessado dia 02/08/2009, disponível em:http://www.brasilescola.com/saude/voce-ja-sentiu-caibras.htm e Como evitar a cãibra, disponível em: http://www.brasilescola.com/saude/como-evitar-caibra.htmAo acessar e ler com os alunos os dois artigos, analise junto a eles de que maneira os dois textos se relacionam com o tema, e como a respiração celular está envolvida neste processo.

Primeiro divida a classe em equipes de 3 a 4 integrantes.

1. Instrua que cada equipe deverá abordar o tema Respiração pulmonar - respiração celular - ação nos músculos de uma maneira diferente um do outro. Eles poderão trabalhar com um subtema envolvido, por exemplo, a alimentação dos esportistas, exercícios que evitam a cãibra, o mecanismo da cãibra, a importância da respiração celular, ou outro tema afim. 

1. Deverão rever os sítios e pesquisar mais alguns direcionados ao seu subtema. 

2. Com o resultado da pesquisa dará início a um divertido e interessante telejornal digital.3. Instrua os alunos a trabalharem os dados da pesquisa na forma de texto televisivo. 

4. Eles poderão utilizar da criatividade para inventarem entrevistas, situações que motivem a falar do tema ou outro recurso que venha à mente. 

5. Eles devem passar primeiramente para o professor, que fará o filtro e o direcionamento correto da atividade. 

Após esta etapa, deverão ensaiar um pouco. É possível fazer um "Telepronter" manual na hora da apresentação, para isto um dos alunos da equipe ficará responsável por passar o texto para o "âncora" da equipe.

Os alunos deverão apresentar-se diante da turma, cada um com seu programa televisivo. 

Se eles tiverem a possibilidade de filmar antes, poderão passar o vídeo para os colegas, senão, deverão se apresentar "ao vivo".

  • TELEPRONTER é um monitor que o apresentador (no caso cantor) usa para ver o texto que tem que ler ou a letra da música que tem que cantar.
  • O aparelho ultilizado no ouvido é uma espécie de fone, o PONTO ELETRÔNICO.
  • âncora é o apresentador de um telejornal, que pode comentar uma notícia. Além disso, ele narra, anuncia e chama repórteres para entradas ao vivo. E sta é a diferença entre ele e um apresentador.

DICA!    

Para saber mais sobre a atividade Telejornal Digital - Acesse o sítio do Educarede, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id _inf_escola=617 (acessado dia 02/08/09)

Saiba mais sobre o Cinelerra acessando o sítio da Wikipedia, em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinelerra, ou na comunidade Viva o Linux, disponível em: http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Cinelerra-(edicao-profissional-de-video) (acessado em 02/08/09)

Manual do Cinelerra (em espanhol), acessado dia 02/08/09 e disponível em: http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_1.html

Os alunos agora tem material suficiente para complementar seus mapas conceituais e verificarem por si mesmos quanto conhecimento adquiriram sobre o tema. Indique que eles complementem em cor diferente da inicial os conceitos e ligações novas que aprenderam. 

Aproveite para analisar com os alunos sobre as mudanças que eles possam ter feito a respeito do cuidado com sua alimentação e prática esportiva e quanto isso influencia no corpo e músculos deles. Além disso, questione sobre a experiência de apresentar um telejornal para a turma. Quais foram as dificuldades? Que aspectos foram positivos?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração celular Imagem
Respiração pulmonar Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação dos alunos poderá ser feita a partir da pesquisa, produção e apresentação da mesma na forma de telejornal digital. Elenque os critérios que a serem avaliados a partir dos objetivos propostos e discuta-os com os estudantes para juntos estabelecerem no contexto de outras atividades de avaliação do mês o valor a ser destinado a esta atividade. levando em consideração a apropriação pelo aluno dos seguintes conceitos:
 
  • O mecanismo de respiração celular, compreendendo sua importância para o corpo humano.
  • A relação da respiração celular com o trabalho muscular.
  • A importância de ingestão de sais minerais (sódio e potássio) e vitaminas (B12) para o bom funcionamento do sistema locomotor.
  • A relevância da respiração pulmonar correta para um bom trabalho muscular, a fim de evitar cãimbras.
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