20/08/2009
Rosangela Menta, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Transporte celular (ativo e passivo);
Quase todas as pessoas já passaram pela desagradável sensação da cãimbra. Inicie sua aula perguntando aos alunos:
Para saber mais sobre a cãimbra, acesse o endereço a seguir, da Revista Ciência Hoje para Crianças, sobre Por que sentimos câimbras? Entenda essa contração muscular que ocorre independentemente da nossa vontade! Passe para seus alunos lerem em sala de aula o artigo, (acessado 29/07/2009) disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/2056
Após as discussões do texto sugerido, vamos levantar com os alunos quais são suas dúvidas, o que gostariam de pesquisar e estudar sobre este tema. Sugerimos as seguintes questões para iniciar este levantamento:
A partir destas perguntas e das contribuições dos alunos na prática social inicial do conteúdo, peça que os educandos confeccionem um mapa conceitual. Eles podem utilizar de papel e caneta ou usar softwares específicos para este fim.
Leve os alunos ao laboratório de Informática. Aqui além dos alunos trabalharem com o mapa conceitual, também poderão acessar vídeos, animações e recursos que auxiliaram na compreensão do assunto desta aula.
Para relembrar e posteriormente comparar com a respiração celular, acesse com os alunos o recurso do Portal do Professor abaixo, a Respiração Pulmonar:
Respiração pulmonarhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11107. Apresenta o processo de respiração pulmonar humana: partes do aparato respiratório e caminho percorrido pelo ar.
Respiração celular http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11313. A imagem ilustra o pocesso de respiração celular, mostrando o que acontece em cada etapa: glicólise, ciclo de Krebs, ciclo do ácido cítrico e elétrons da cadeia de transporte
Áudio em português sobre a Respiração Celular - acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=12875
Após a visualização dos recursos acima, analise junto com os alunos alguns pontos do conhecimento.
1. Qual a diferença entre a respiração pulmonar e a respiração celular?
2. Qual a relação entre a respiração pulmonar e a respiração celular?
3. De que maneira elas afetam o funcionamento muscular?
4. De que maneira a respiração celular está associada às cãimbras?
Há um experimento rápido e de baixo custo que pode ser feito com os alunos para demonstrar a respiração celular.
"Nesse trabalho podemos ver o efeito da produção de energia das células de levedura. Sabemos que elas produzem energia a partir de carboidratos através da fermentação da glicose. Então o que se verá nesse experimento é o resultado da atividade celular que fica evidente quando percebemos que onde é posto carboidratos distintos as bexigas enchem de Gás Carbônico enquanto que nos frascos onde se adiciona apenas água ou adoçante as células não produzem energia e as bexigas permanecem vazias."Todos os passos e materiais necessários encontram-se no sítio Ciência à mão, do Portal de Ensino de Ciências da USP, acessado dia 29/07/2009, sobre Produção de Energia pelas Células, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_producaodeenergiapelasce
Após o experimento, questione os alunos sobre o que aprenderam.
1. Leveduras tem que tipo de respiração celular, aeróbica ou anaeróbica? Qual a diferença entre as duas?
2. Nossas células podem realizar qual ou quais tipos de respiração celular? Qual é a mais vantajosa?
3. Há situações em que nosso organismo utiliza da respiração celular anaeróbica? Quais?
Peça que os alunos complementem o Mapa conceitual iniciado na aula com as conclusões tiradas após o experimento e discussão.
O ótimo funcionamento do nosso organismo está relacionado com a nossa alimentação. Às vezes quando vemos jogos de futebol, voleibol, ou outro esporte que requer gasto energético muscular, acontecem dos esportistas se machucarem e em alguns casos são cãimbras ou rasgaduras musculares.
O Sítio Toda Biologia tem uma parte dedicada à Respiração celular. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em:http://www.todabiologia.com/citologia/respiracao_ce lular.htm
O Sítio do Terra, traz um artigo sobre a Desidratação e a perda de sais minerais, e como isso afeta o trabalho muscular. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=20113&action=geral
O sítio do UOL, tem uma parte dedicada às crianças e mostra um artigo da Ciência Hoje para crianças, explicando Por quê sentimos cãimbras. Acessado dia 02/08/2009 e disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/view/2056
O sítio do Brasil Escola tem dois textos que auxiliam na compreensão do tema desta aula. O primeiro é Você já sentiu cãibras? Acessado dia 02/08/2009, disponível em:http://www.brasilescola.com/saude/voce-ja-sentiu-caibras.htm e Como evitar a cãibra, disponível em: http://www.brasilescola.com/saude/como-evitar-caibra.htmAo acessar e ler com os alunos os dois artigos, analise junto a eles de que maneira os dois textos se relacionam com o tema, e como a respiração celular está envolvida neste processo.
Primeiro divida a classe em equipes de 3 a 4 integrantes.
1. Instrua que cada equipe deverá abordar o tema Respiração pulmonar - respiração celular - ação nos músculos de uma maneira diferente um do outro. Eles poderão trabalhar com um subtema envolvido, por exemplo, a alimentação dos esportistas, exercícios que evitam a cãibra, o mecanismo da cãibra, a importância da respiração celular, ou outro tema afim.
1. Deverão rever os sítios e pesquisar mais alguns direcionados ao seu subtema.2. Com o resultado da pesquisa dará início a um divertido e interessante telejornal digital.3. Instrua os alunos a trabalharem os dados da pesquisa na forma de texto televisivo.
4. Eles poderão utilizar da criatividade para inventarem entrevistas, situações que motivem a falar do tema ou outro recurso que venha à mente.
5. Eles devem passar primeiramente para o professor, que fará o filtro e o direcionamento correto da atividade.
Após esta etapa, deverão ensaiar um pouco. É possível fazer um "Telepronter" manual na hora da apresentação, para isto um dos alunos da equipe ficará responsável por passar o texto para o "âncora" da equipe.
Os alunos deverão apresentar-se diante da turma, cada um com seu programa televisivo.
Se eles tiverem a possibilidade de filmar antes, poderão passar o vídeo para os colegas, senão, deverão se apresentar "ao vivo".
DICA!
Para saber mais sobre a atividade Telejornal Digital - Acesse o sítio do Educarede, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id _inf_escola=617 (acessado dia 02/08/09)
Saiba mais sobre o Cinelerra acessando o sítio da Wikipedia, em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinelerra, ou na comunidade Viva o Linux, disponível em: http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Cinelerra-(edicao-profissional-de-video) (acessado em 02/08/09)
Manual do Cinelerra (em espanhol), acessado dia 02/08/09 e disponível em: http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_1.html
Os alunos agora tem material suficiente para complementar seus mapas conceituais e verificarem por si mesmos quanto conhecimento adquiriram sobre o tema. Indique que eles complementem em cor diferente da inicial os conceitos e ligações novas que aprenderam.
Aproveite para analisar com os alunos sobre as mudanças que eles possam ter feito a respeito do cuidado com sua alimentação e prática esportiva e quanto isso influencia no corpo e músculos deles. Além disso, questione sobre a experiência de apresentar um telejornal para a turma. Quais foram as dificuldades? Que aspectos foram positivos?
Nome | Tipo |
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Respiração celular | Imagem |
Respiração pulmonar | Animação/simulação |
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