Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a leitura com o jornal!

 

10/09/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolvimento de competências ligadas à escrita e à leitura. Estas são aulas para serem trabalhadas tanto com o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Inicial como com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em processo de alfabetização. Identificar os usos e como funciona a escrita na sociedade letrada.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já esteja, de certa forma, inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso da biblioteca (jornais e revistas);

- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado.

Observação: Destacamos que, é importante que o professor desenvolva atividades de leitura contextualizada no processo de aquisição da linguagem, isto é, que as aulas para a alfabetização dos alunos sejam acompanhadas de leitura de diversos suportes como livros, jornais e revistas. Desta forma, para o desenvolvimento destas aulas, é necessário que o professor acesse o jornal do professor, disponível no Portal do Professor, ou providencie jornais de circulação local ou nacional. Vale frisar que em muitas cidades do Brasil, há jornais que desenvolvem programas para leitura de jornal na escola, estabelecendo parcerias com os professores e doando material necessário para uso em sala. Se tiver interesse em conhecer estes programas procure o jornal local da sua cidade ou acesse o link (Fig. 1) http://www.anj.org.br/

undefined

Figura 1 - Imagem do Site

Motivação: Contexto noticioso!

O professor deverá dar inicio a atividade formando uma roda com os alunos sentados na sala de aula (Fig. 2) e propondo uma discussão sobre os acontecimentos recentes que mais chamaram atenção dos alunos. O professor poderá perguntar se a classe assistiu ou leu algum jornal no dia anterior e qual a notícia que mais chamou atenção deles. É importante que os alunos compreendam que o professor quer que eles comentem as notícias de jornais, revistas ou televisão que chamaram atenção da turma.

undefined

Figura 2 – Alunos da turma A (3º Ano) da Escola Municipal Julio Cavalcante

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_pbA6vuwNf4Q/Rou5YEg5sfI/AAAAAAAAAI4/0ZHli_bTkLU/s320/fotos%2B068.jpg. Acessado em: 27 jul. 2009

O professor deverá conduzir o debate lançando questões para a turma, porém também poderá estimular a conversa entre os alunos e deixar que a classe defina os temas mais interessantes que surgiram no noticiário da semana.

Após uma rodada geral das impressões dos alunos, o professor deverá selecionar o tema predominante, e iniciar um debate sobre ele. Qualquer tema poderá ser usado nesta atividade, desde um assunto (mais) político, até temas policiais, culturais ou esportivos. O importante é que o tema tenha sido sinalizado pelos alunos e que faça parte de um contexto noticioso.

Sugestão: O professor poderá usar a regra da pirâmide invertida para facilitar os questionamentos (no jargão jornalístico, são as questões fundamentais que compõe o primeiro parágrafo de uma matéria: quem, o que, quando, onde, como e porque).

No momento do debate é importante que o professor vá listando no quadro quais são as respostas dos alunos às questões fundamentais, posteriormente estas respostas poderão ser utilizadas na atividade de leitura contextualizada.

Atividade 1: Deb ate

Pa ra orientar sobre essa atividade vamos usar como exemplo o caso da nova gripe (Fig. 3), ou gripe suína ou H1N1, que está muito presente no noticiário recente. O professor poderá usar este exemplo nesta aula ou poderá adaptar a mesma aula aos temas que surgirem em sala e que parecerem mais pertinentes para a realidade da turma. O importante é que o professor seja ao mesmo tempo o condutor do debate, fazendo questões para estimular a discussão sobre o tema, e um participante que contribui com as reflexões dos alunos.

Figura 3 - Nova gripe está em todo o mundo!

Disponível em: <http://oglobo.globo.com/fotos/2009/04/28/28_MHG_mundo-gripe-suína-2804-1.jpg> Acessado em: 29 jul 2009.

Inicie o debate perguntando se os alunos conhecem ou ouviram falar sobre a nova gripe(H1N1), ouça as respostas e tente ir direcionando as informações que surgem dos alunos. Uma boa estratégia é usar sempre questões fundamentais, como no exemplo:

  • O que é essa nova gripe?
  • Quem ela atinge?
  • Quando ela apareceu pela primeira vez?
  • Onde ela surgiu ou onde ela esta?
  • Como podemos nos proteger?
  • Porque preocupa tantas pessoas?

No laboratório de informática, o professor poderá apresentar as reportagens, em formato de vídeo, selecionadas (Fig.  4 e 5) sobre a nova gripe, postado abaixo, aos alunos.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.


Recursos:

  • Vídeo 1 - Volta às aulas preocupa por causa da nova gripe (Fig.4)

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1089808-7823-VOLTA+AS+AULAS+PREOCUPA+POR+CAUSA+DA+NOVA+GRIPE,00.html Acesso em: 26 jul. 2009.

undefined

Figura 4 - Imagem do Vídeo 1

  • Vídeo 2 - Complicações da gripe comum também podem matar (Fig.5)

 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1089817-7823-COMPLICACOES+DA+GRIPE+COMUM+TAMBEM+PODEM+MATAR,00.html Acesso em: 26 jul. 2009.

Figura 5 – Imagem do Vídeo 2

Observação: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Sugestão: Considerando que os alunos estão em processo de alfabetização, ou seja, ainda não dominam plenamente a linguagem escrita, os vídeos e os debates são fundamentais para criar um cenário prévio, anterior à leitura, que colabora para a contextualização dos textos que serão trabalhados.

Atividade 2: Ampliando o vocabulário!

Após o debate em sala, o professor poderá listar as impressões gerais da turma sobre o vídeo no quadro. Neste momento também é importante reproduzir aquelas palavras diferentes das do universo dos alunos que foram vistas nas matérias. Faça aos alunos algumas questões para avaliar o nível de compreensão do vídeo:

  • Vocês sabem onde este vídeo foi passado pela primeira vez?
  • Vocês sabem o que é um telejornal e uma notícia? (Ver glossário)
  •  Sobre que assunto é a notícia jornalística?
  • Tem alguma palavra diferente? Que vocês nunca ouviram? O que mais chamou a atenção de vocês?

Se for preciso o professor poderá repetir a apresentação dos vídeos, agora pedindo que a turma anote àquelas palavras que consideram estranhas, diferentes ou curiosas.

É importante neste momento aproveitar as novas informações recebidas pela turma pelas reportagens para ampliar o universo linguístico e até cultural dos alunos.

Por exemplo, na reportagem temos a informação que a nova gripe, conhecida como gripe suína ou gripe A ou Gripe H1N1, apareceu pela primeira vez n o México (Fig. 6); podemos então falar um pouco sobre o México e seus costumes, relembrar o que aconteceu no país quando a epidemia apareceu, enfim, explorar o novo assunto que surgiu.

undefined

Figura 6 - Catedral da Cidade do México. Disponível em: http://viagensdojoao.googlepages.com/Mexico_001.JPG.  Acessado em: 29 jul. 2009.

Para encerrar a atividade, o professor também poderá pedir que os alunos copiem da lousa os apontamentos levantados pela turma e anotados pelo professor. As turma s de Ensino Fundamental podem ainda finalizar com um desenho sobre o tema, exercitando assim, o processo de contextualização.

Sugestão: Dependendo da realidade da turma o professor poderá pedir para que os alunos pesquisem em casa e tragam para próxima aula reportagens, fotos, propagandas que tenham relação com o tema abordado em sala de aula, retirados dos mais variados veículos: jornais, revistas, novos ou antigos.

Atividade 3: Leitura contextualizada

A turma deverá ser direcionada para a biblioteca ou hemeroteca (sala reservada para o arquivamento de jornais, revistas e demais periódicos) da escola, onde os alunos tenham acesso a diferentes jornais (Fig. 7). Caso a escola não tenha jornais do dia disponíveis o professor poderá usar jornais usados (mas recentes). Se ainda, a escola não tiver nenhum tipo de jornal, o professor poderá entrar em contato com o jornal da sua cidade antes de iniciar as atividades e solicitar uma doação para a escola, mesmo que seja de jornais antigos. O professor também poderá trazer o material do seu arquivo pessoal ou pedir aos alunos que tragam qualquer jornal que encontrarem disponível em casa.

O ideal é que o professor tenha feito uma leitura prévia do material a ser distribuído, mas isso não é fundamental, já que durante a leitura dos alunos o professor terá oportunidade de tomar contato com o material.  

undefined

Figura 7 - Alunos em processo de leitura livre do jornal. Disponível em: http://doralice-araujo.blog.uol.com.br/images/jornais_Escrita.jpg.  Acessad o 02 ago 2009.

A turma deverá ser dividida em duplas ou trios e cada grupo receberá, neste momento, um ou mais exemplares de jornais. Os alunos também devem receber canetas grifa textos, (ou) coloridas, (ou) lápis de cor ou giz de cera.

Considerando que a turma ainda não lê plenamente sem a ajuda do professor, é melhor que em primeiro lugar a ênfase recaia sobre as imagens.

O professor deverá sugerir que os alunos folheiem os jornais livremente, enfatizando as figuras, as imagens e os gráficos. É importante que, em primeiro lugar, a turma fique livre para folhear o jornal sem se preocupar com o tema da aula para que os alunos possam perceber que há inúmeros outros temas a serem explorados no jornal.

Após este primeiro momento de leitura livre o professor sugerirá que os alunos separem as figuras e procurem as palavras que lembram o tema  debatido.

Por exemplo, peça aos alunos que procurem no jornal algumas das palavras que os alunos copiaram do quadro sobre a nova gripe (tema exemplo), peça também que eles vejam as fotografias e imagens que aparecem no jornal e marquem àquelas que eles acham que se refere a este assunto. As palavras deverão ser grifadas pelo grupo, como por exemplo, gripe, epidemia, México, máscaras etc.

Após este momento de leitura dirigida, os alunos apresentarão para o professor uma matéria ou imagem escolhida pelo grupo. Esta matéria deverá ser lida pelo professor (ou pelos alunos, se eles já leem plenamente) para o restante da turma.

Após a leitura o professor poderá sugerir aos alunos que recortem algumas palavras que não conhecem ou que acham diferentes. Após essa seleção o professor também poderá pedir que os alunos vejam no dicionário qual o significado de cada palavra destacada. As palavras e seus significados deverão ser anotados nos cadernos.

Sugerimos  que, como momento final destas aulas, o professor retome a roda de discussão feita para motivar os alunos no início destas aulas. O professor deverá colocar no quadro novamente as questões feitas no primeiro momento e perguntar se os alunos descobriram mais coisas sobre o assunto depois de ler o jornal e assistir às entrevistas.

Usando nosso exemplo, então, o professor novamente coloca no quadro as seguintes questões:

  • O que é essa nova gripe?
  • Quem ela atinge?
  • Quando ela apareceu pela primeira vez?
  • Onde ela surgiu ou onde ela esta?
  • Como podemos nos proteger?
  • Porque preocupa tantas pessoas?
  • Depois da leitura do jornal, o que vocês descobriram de novo sobre esta gripe?

O debate deverá seguir livremente sendo finalizado com uma composição (textual) dos alunos sobre o tema ou um desenho (dependendo da realidade linguística da turma), que poderão ser, posteriormente, expostos em um mural da turma. 

Recursos Complementares

Acesso à Internet, vídeo, dicionário, material para desenho, canetas grifa texto ou coloridas, cola.

Glossário de imprensa :

 Jornalismo – Atividade de apuração, organização e transmissão de informações para a sociedade.

Telejornalismo – Jornalismo feito para ser transmitido na televisão

Notícia – Informa pontualmente sobre um acontecimento.

Reportagem – Apresenta ao interlocutor desdobramentos de um acontecimento, de um fato, sua origem, causa e conseqüência.  

Avaliação
A avaliação deve estar relacionada ao envolvimento dos alunos ao debate, ao processo de leitura do jornal e sua curiosidade em relação ao material lingüístico. O mais importante a ser analisado pelo professor nesta atividade é se o portador textual jornal provocou uma mudança nas opiniões e percepções dos alunos sobre o tema debatido e criou uma possibilidade de leitura contextualiza. Os alunos são estimulados a perceber que a leitura não é uma ação mecânica e sim uma porta que os conecta aos mais diversos acontecimentos do mundo.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IGOR JOSE CONCEIAÇÃO ROMÃO, UNIDADE EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DE FATIMA , Maranhão - disse:
    iromao2009@hotmail.com

    24/04/2012

    Três estrelas

    Parabéns!!! Belissima aula, digo que sempre uso este tipo de aula como incentivo para meu alunos!


  • Graça Carneiro, Escola municipal Alexandre José Barbosa Lima , Pernambuco - disse:
    gracarneiro@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula! Com certeza o jornal é grande portador de textos. Sou professora de séries iniciais e trabalho com um projeto de leitura e escrita utilizando jornal, principalmente para trabalhar ortografia, tipologia e produção textual. As aulas ficam mais dinâmicas e participativas; os alunos passam a ter mais interesse pela leitura.


  • Elenice, E.M. 25 de Dezembro , Mato Grosso - disse:
    niceaes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A cada dia que se passa mais educadores estão percebendo o quão é valioso trabalhar com o jornal na sala de aula. Essa tecnica abre um leque bem legal para o trabalho desde a alfabetização até para anos seguinte. Adorei essa experiência já faço ela com meus alunos a agora sei que posso trocar experiências, pois mais pessoas estão trabalhando com ela.


  • katia Zanvettor Ferreira, Universidade de São Paulo , São Paulo - disse:
    katia.zanvettor@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi Aureci, você pode utilizar jornais usados vindos de doações de pessoas físicas ou ainda entrar em contato com o jornal da sua região e verificar se ele não possui um programa de Leitura de Jornal. Veja no site www.anj.org.br a lista de jornais que desenvolve atividades educativas e, na maioria das vezes, oferece material gratuitamente para os professores.


  • Elenice, E.M. 25 de Dezembro , Mato Grosso - disse:
    niceaes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A cada dia que se passa mais educadores estão percebendo o quão é valioso trabalhar com o jornal na sala de aula. Essa tecnica abre um leque bem legal para o trabalho desde a alfabetização até para anos seguinte. Adorei essa experiência já faço ela com meus alunos a agora sei que posso trocar experiências, pois mais pessoas estão trabalhando com ela.


  • Flávia Antonia da Costa Morais, COLÉGIO MUNICIPAL GERALDO DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    flaviaantoniamorais@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a proposta, muito criativa e com certeza irá contagiar a turma.


  • Aureci Fernandes de oliveira da Silva , Escola Mun .Gov. Jayme Canet Junior , Paraná - disse:
    aureci_fernandes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O jornal sem duvida é um material riquissimo para aprendizagem dos alunos ,mas o que fazer quando a escola não oferece os recursos necessario?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.