20/08/2009
Carlos Olivieri
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Dando sequência à introdução do conceito de luz (link abaixo), agora abordaremos o conceito de campo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=4769
Em geral os alunos podem ter uma noção do que é um campo, proveniente de seriados de ficção científica que passam diariamente na TV. Portanto é conveniente fazer uma abordagem sobre o conhecimento prévio, a qual pode se dar pelo mesmo processo apresentado na aula sobre ondas, ou seja, pergunte à classe o que é campo e anote as contribuições provenientes dos alunos no quadro negro, para posterior discussão de cada resposta. Sempre que julgar interessante, discuta diretamente ao formulador da resposta. Esta atividade deve tomar, no máximo 20 minutos.
Em seguida, passe a introduzir os conceitos corretos, cientificamente aceitos pelas áreas da Ciência.
Discussão sobre “campos” em geral:
"Alteração das propriedades do espaço devido à presença de algo que provoca essas alterações."
Por exemplo:
Produz campo gravitacional. As alterações do espaço podem ser detectadas pela força de atração exercida sobre uma pequena massa de prova. Pode discutir que o Sol produz um campo gravitacional que exerce uma força sobre a Terra (pequena massa de prova). Que a Terra produz um campo gravitacional que exerce uma força sobre nós, ou sobre uma pedra (pequenas massas de prova).
Produz campo elétrico. As alterações do espaço podem ser detectadas pela força de atração ou de repulsão sobre outras cargas elétricas (pequenas cargas de prova). Pode utilizar os conceitos apresentados na aula Eletrostática (link abaixo) para discutir a atração que um bastão atritado exerce sobre pequenos pedaços de papel.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=4782
Para ilustrar apresente o objeto de aprendizagem digital abaixo.
Animação/simulação:
ou acesse:
http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Charges_and_Fields
Produz campo magnético. As alterações do espaço podem ser detectadas através da mudança da direção da agulha de uma bússola.
Para ilustrar apresente o objeto de aprendizagem digital abaixo.
Animação/simulação:
ou acesse
http://phet.colorado.edu/simulations/sims.php?sim=Magnet_and_Compass
Eletroímã de fio esmaltado enrolado num prego de carpintaria ligado a um conjunto de 3 a 4 pilhas de 1,5 V grandes. Verificação do campo magnético através de uma bússola.
Para dar sequência ao assunto, utilize o próximo módulo sobre Campos.
Nome | Tipo |
---|---|
Charges and fields | Animação/simulação |
Magnet and compass | Animação/simulação |
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