24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes;Denize Donizete Campos Rizotto;Eliana Aparecida Carleto; Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho A. Fraga. Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações como: título, assunto e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, máquina fotográfica e filmadora. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa. Neste sítio do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, encontra-se informações sobre o que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas ações. Acesso em 25/04/2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013.
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br. (Acesso em 25/04/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, disponibilize uma cópia da história em quadrinhos: “Magali em o bolo” de Mauricio de Sousa, e proponha à turma, que faça a leitura do texto:
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 219.
Após a leitura e apreciação da história em quadrinhos, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 17.).
Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.
1. Esse texto narra uma história por meio de imagens e texto escrito, organizados em quadrinhos. Como é chamado esse gênero textual?
( ) POEMA
( ) RECEITA
( ) HISTÓRIA EM QUADRINHOS
2. Observe os desenhos do cenário e pinte a etiqueta que indica o lugar onde essa história acontece.
Fonte: Acervo da autora.
3. Releia esta parte do texto e, depois, faça o que se pede:
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 221.
a) As palavras estão escritas com o mesmo tipo de letras? Assinale com um X a resposta correta:
( ) SIM ( ) NÃO
b) Localize e circule o nome da personagem principal dessa história.
c) Copie somente o título da história.
Professor, com esse gênero textual também é possível o trabalho com as onomatopeias. Veja uma sugestão de atividade:
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 223.
Agora, escreva o que cada um desses sons representa:
a) RONC!
b) CHOMP! CHOMP!
Professor, converse com os alunos sobre as palavras que representam certos sons ou ruídos que se chamam onomatopeias.
Pesquise receitas em livros, cadernos ou internet, juntamente com seus familiares e selecione uma receita preferida da sua família. Registre na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa
Escolha uma receita preferida da sua família e escreva-a abaixo. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes. Nossa receita preferida... ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ (DESENHO/RECORTES) |
Fonte: Acervo da autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socialização das pesquisas realizadas em casa com os familiares. Peça que os alunos formem um círculo e comentem sobre suas receitas preferidas. Exponha as fichas das receitas no mural da sala de aula.
Professor, é importante utilizar os diferentes espaços de aprendizagem existentes na escola. Por isso, caso sua escola permita a utilização da cozinha, organize a turma e os materiais: touca, avental, pranchetas e lápis para as anotações se possível máquina fotográfica digital ou tablet, necessários para o registro do trabalho e o uso correto da cozinha de acordo com as normas higiênicas.
Converse e discuta com a turma o que observar e o que registrar durante o passeio, segue algumas sugestões:
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
Professor, é importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a visita.
Em seguida, os alunos, em duplas, poderão fazer o registro da observação por escrito ou por meio de produções artísticas – desenhos e ilustrações. Veja o exemplo:
VISITA NA COZINHA DA ESCOLA
Escreva um pequeno texto relatando a visita na cozinha da escola. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes. Conhecendo a cozinha da escola... _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
(DESENHO/RECORTES OU FOTOGRAFIAS) |
Fonte: Acervo da autora.
Promova uma exposição dos desenhos, imprima e divulgue para toda a comunidade escolar. Caso tenha fotografado, poderá imprimir algumas fotos e anexar ao trabalho.
Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas. Ao final seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.
Professor, na observação realizada pelos alunos cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Professor, converse com os alunos se alguém conhece ou assistiu um programa de TV que prepara comidas e oferece dicas culinárias ( Ana Maria Braga, Edu Guedes e outros). Depois, disponibilize o texto abaixo no caderno dos alunos para que os mesmos possam realizar a atividade em casa.
Que tal apresentar uma receita de bolo como se fosse um programa de TV? Antes de preparar, leia outra história.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 226 e 227.
INGREDIENTES _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________
MODO DE PREPARO __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ |
Fonte: Acervo da autora.
2. Memorize a receita e ensaie bastante antes de se apresentar.
3. Providencie junto com os familiares, com antecedência, embalagens vazias dos ingredientes e objetos de sucata ou de brinquedos para representar os utensílios necessários para fazer a receita (vasilha, colher, xícara). Professor, solicite aos alunos que improvisem para fazerem a apresentação.
4. Seria interessante a participação dos familiares no dia da apresentação ajudando o aluno a apresentar sua receita aos colegas da turma.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a sala de aula para os alunos apresentarem suas receitas. É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações.
1. Você deve ensinar os telespectadores, isto é, seus colegas de turma, a fazerem a receita que mais gosta.
2. Na hora da apresentação, utilize as embalagens vazias dos produtos, mostrando-as.
3. Faça de conta que você está preparando sua receita de verdade. Vá falando e demonstrando.
4. Enquanto um colega apresenta, os outros devem anotar a receita em uma folha de papel com o auxílio do professor e dos familiares.
Ao final das apresentações converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas. Comente se existem semelhanças entre as receitas apresentadas oralmente e as receitas escritas.
Professor, organize um livro com as receitas anotadas. Prepare junto com os alunos capa e sumário. Depois de pronto forneça um livro para cada aluno, a fim de que presenteie alguém da sua família.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente a poesia “Receita da vovó” aos alunos, você poderá usar papel Kraft para transcrever a receita de modo que todos os alunos possam visualizar e acompanhar a leitura.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 230.
Levante comentários sobre essa receita:
Em seguida, disponibilize uma cópia aos alunos para a realização das atividades propostas.
Que tal transformar o poema “Receita da vovó” em uma receita comum? Para isso, copie os ingredientes e o modo de preparo, fazendo as alterações necessárias. Depois, dê um novo título para essa receita.
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 238.
EXPLORANDO A RECEITA
Leia o texto a “Receita da vovó” e responda as questões a seguir:
Prepare com a turma uma exposição com o bolo e os ingredientes utilizados na “Receita da vovó”, utilizando massinha de modelar e convide amigos de outras turmas e os familiares para visitá-la.
PREPARANDO A EXPOSIÇÃO:
1. Professor, organize a turma em grupos e distribua as massinhas de modelar.
2. Combine no grupo quem fará o bolo e quem representará cada um dos ingredientes com a massinha (açúcar, manteiga, farinha, leite, fermento, ovos).
3. Depois, coloque as representações em uma base de papelão ou papel cartão e escreva o nome dos ingredientes. Não se esqueça de registrar ao lado a receita.
4. Escolha um nome para a exposição dos trabalhos.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, solicite que cada aluno fale sobre a sua receita preferida.
Faça um levantamento com a turma sobre as receitas que você mais gosta. Depois, registre em um gráfico os nomes das que foram mais comuns para a turma. Observe a sugestão para a construção do gráfico:
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, faça uma votação na sala de aula para escolher uma ou mais receitas para serem preparadas em sala de aula. Discuta com os alunos os ingredientes necessários e os utensílios que devem providenciar.
Professor, peça aos alunos para registrarem a receita no caderno de Língua Portuguesa. Depois, prepare-a na sala de aula, com a ajuda deles.
Fonte: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica - ESEBA/UFU em 2012. Preparando de Receitas. Acervo da autora
Professor, organize uma degustação das receitas preparadas pelos alunos, para as famílias e ou comunidade escolar.
Sugestões de links para os alunos:
http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/ Neste sítio você encontrará informações sobre as receitas, cuidados que devemos ter ao preparar um alimento e utensílios utilizados no preparo de alimentos. Acesso em 02/05/2013.
Sugestões de links para os professores:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141 Neste sítio você encontrará sugestão de uma aula que trabalha de uma forma divertida as receitas. Acesso em 02/05/2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; desenvolver a oralidade em situações como apresentações; conhecer características do gênero história em quadrinho; conhecer e compreender o uso das onomatopeias; identificar as unidades fonológicas – rimas; interpretar e elaborar receitas; analisar a diferença entre receita falada e receita escrita; dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2015
Quatro estrelasGostei bastante!
19/03/2015
Cinco estrelasESTAVA TÃO SEM IDEIA DE TRABALHAR ESTE GÊNERO TEXTUAL... FOI-ME DE GRANDE VALIA. MTO OBRIGADA.
11/06/2013
Quatro estrelasexcelente material de apoio.Parabéns..!!!