Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALVO DE LETRAS

 

17/08/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá reforçar seus conhecimentos sobre ordem alfabética, grafia de palavras, ampliar os conhecimentos linguísticos, sinais de pontuação, formação de frases, diminutivo, classificação de palavras quanto ao número de sílabas, sequência numérica, números pares além de desenvolver o raciocínio lógico matemático, coordenação motora, orientação espacial e rapidez de raciocínio. Também aprenderá desenvolver estratégias antecipando os resultados das próprias ações além de interagir com os pares de maneira lúdica.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético. E também seja capaz de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada um representa.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a esta aula poderá ser trabalhada em diferentes séries do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos/as alunos/as. Para realização da mesma serão necessários um espaço amplo no qual serão dispostos os alvos de letras, saquinhos do tipo baliza, alfabeto móvel - no mínimo seis letras de cada palavra, lápis, borracha e folhas de sulfite para o registro das letras acertadas e palavras formadas.
Para realização da atividade providencie também 26 alvos (latinhas ou caixinhas com bocas largas, com as letras do alfabeto, coladas ou pintadas do lado de fora), 15 saquinhos tipo baliza ou pedrinhas, alfabetos móveis (feito de madeira, cartolina ou E.V.A - espécie de borracha colorida, vendida aos metros em lojas de artefatos de couro, ou em folhas nas papelarias e lojas de preço único).
Primeiramente faça um sorteio para organização dos grupos. Por exemplo: cada criança pega um número que deverá estar numa caixinha, dentro dela deverá ter cinco números 1, cinco números 2, cinco números 3, cinco números 4 e cinco números 5. Forme grupos de 05 elementos, todos os números iguais se agrupam formando uma única equipe. Após a realização do sorteio o 1º grupo fica atrás de uma linha marcada no chão, enquanto os demais grupos aguardam sua vez de jogar. Cada participante recebe 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal dado pelo/a professor/a, arremessam dentro do alvo de sua preferência. Os saquinhos que caem fora das caixas, não podem ser recuperados e cada acerto vale uma letra correspondente no alfabeto móvel. Terminados os arremessos, cada grupo se reúne para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em uma folha de sulfite. Ao terminar de escrever uma palavra podem desfazê-la e utilizar as letras utilizadas para escrever novas palavras. Depois do relato das crianças que já formaram todas as palavras possíveis, voltem para sala de aula e um elemento de cada grupo escreve no quadro as palavras formadas por eles. Neste momento, todos os elementos das diferentes equipes devem verificar se as palavras fazem parte da Língua Portuguesa e se estão escritas corretamente, se necessário podem recorrer ao dicionário.

Sugestão: Para enriquecer esta atividade acesse no Portal do MEC, através do sítio abaixo, no Link “Letroca”, que é um software educacional cujo objetivo é a formação de palavras com letras sorteadas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=letroca&outrosPaises=false&categoria=9&uf=&x=26&y=9

1º Momento - Explicando a atividade para as crianças:

___Vamos ver se vocês conseguem escrever várias palavras utilizando as letras que seu grupo conseguir acertar no alvo. Quais são as letras do alfabeto?Qual é a quantidade de letras? Então, em cada alvo terá uma letra do nosso alfabeto as quais vocês deverão acertar. Peguem os saquinhos, três para cada um, na sua vez você deverá acertar as caixas com as letras desejadas. Vocês deverão montar palavras com as letras que acertarem, inclusive poderão acertar a mesma letra. Primeiramente deverão montar as palavras com as letras que cada um conseguiu acertar, depois deverão escrever as letras que acertaram e as palavras que formaram em uma folha de sulfite. Não poderão escrever usando a mesma letra em uma única palavra, a não ser que seu grupo tenha acertado mais de uma vez a mesma letra. Ao terminar de escrever uma palavra vocês poderão desfazê-la e utilizar estas mesmas letras para escrever novas palavras. Quando terminarem de jogar, vocês deverão escrever todas as palavras possíveis com as letras conseguidas, em caso de dúvidas, consultem o dicionário. Ao final cada equip e irá ao quadro e escreverá as palavra s que formaram os/ as demais colegas e a professora vão verific ar se as palavras fazem parte da Língua Portuguesa e se estão escritas corretamente. Não se esqueçam: usamos vogais e consoantes para escrevermos as palavras. Recordando: quantas são as vogais? Quais são elas? E as consoantes, quantas são? Quais são elas? Utilizaremos as palavras dos diferentes grupos para fixarmos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Alguma dúvida? Prontos? Vamos começar?

2º Momento - Registrando a atividade no caderno de Língua Portuguesa

Faça o registro no caderno de Língua Portuguesa e aproveite a oportunidade para relembrar como se faz fazer um relatório. Abaixo registrei como foi realizada a atividade numa sala de 2ª série do Ensino Fundamental. Faça o registro em mais de uma aula.

Registro da primeira aula

Oba! Hoje realizamos um jogo com letras!

Hoje fizemos um jogo, veja minha equipe, as instruções e minha opinião sobre a atividade realizada.
Nome do jogo: Alvo de letras
Elementos do meu grupo: eu, ______, ________, ________ e _______.

Relatório

Fizemos sorteio de números para ver qual seria nosso grupo. Cada um pegou um número que estava numa caixinha, lá dentro tinha cinco números 1, cinco números 2, cinco números 3, cinco números 4 e cinco números 5. Formamos grupos de 05 elementos, todos os números iguais se agruparam formando uma única equipe. O 1º grupo ficou atrás de uma linha marcada no chão para iniciar o jogo enquanto que os demais grupos ficaram observando como era realizada cada jogada.
Cada participante recebeu 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal da professora, arremessamos dentro do alvo de nossa preferência.
Os saquinhos que caíram fora da caixa, não puderam ser recuperados e cada acerto valeu uma letra correspondente no alfabeto móvel.

Terminados os arremessos, cada grupo se reuniu para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em seguida na folha de sulfite que cada um recebeu.
Optamos por pontuar: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente, não havendo limite para quantidade de pontos.
Quando tínhamos dúvidas ao escrever as palavras, perguntávamos à professora ou consultávamos o dicionário.
Minha opinião sobre esta atividade: ............................., porque.....................

* Professor/a ao final do trabalho converse com os/as alunos/as sobre o que aprenderam, o que gostaram, o que não foi bom, se tiveram alguma dificuldade na realização da atividade. O relatório poderá ser uma produção coletiva, como o sugerido acima, ou uma produção individual. A opinião registrada no final é elaborada individualmente. Se preferir, peça que façam um desenho que represente esta atividade.

3º Momento - Registro da segunda aula

Pensando no jogo realizado na aula anterior...

Consultando a folha com os registros feitos na primeira aula do jogo Alvo de Letras, faça o que se pede:
a) Escreva as letras que seu grupo conseguiu acertar.
b) Agora, escreva as palavras que seu grupo conseguiu formar.
c) Escreva as palavras formadas em ordem alfabética.
d) Escolha três palavras e escreva uma frase para cada uma delas. Utilize a seguinte pontuação: ponto final, ponto exclamação e ponto de interrogação.
e) Procure algumas palavras que são possíveis de ser escritas no diminutivo e escreva-as.
f) Quantas palavras vocês escreveram que são monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas? Quais são elas? (Se necessário faça uma revisão oral sobre este item: Como fazer para descobrir se uma palavra é monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba?)

4º Momento - Registro no Caderno de Matemática

Professor/a utilize a atividade para trabalhar conteúdos de Matemática, registre neste caderno.

Pensando no jogo Alvo de letras, faça com atenção as atividades abaixo:

1) Preencha a tabela com as informações de cada grupo: (Cada grupo dita a quantidade de letras e palavras que conseguiram acertar no alvo para completar a tabela. Professor/a escreva a tabela com os resultados, veja o exemplo):

 

Equipes

Número de letras

Número de palavras

1

8

10

2

12

11

3

9

12

4

11

14

5

10

8

 

2) Responda de acordo com a tabela:
a) Que equipe escreveu mais palavras?
b) Que equipe escreveu menos palavras?
c) Qual é a diferença entre a equipe que formou mais palavras e a que formou menos palavras?
d) Qual é a quantidade de letras que todas as equipes formaram juntas?
e) Que equipe acertou o número de letras que é o dobro de seis?
f) Que equipe formou o número de palavras que é a metade de 28?
g) Quantas letras as equipes formaram ao todo?
h) Quantas palavras as equipes escreveram ao todo?
i) Na sequência numérica, quais os números da tabela que estão entre o 10 e 14?
j) Qual a soma de todos os números pares que foram descritos na tabelas?

3) Escreva os números de letras acertadas colocando-os em ordem crescente e em seguida escreva-os por extenso:

4) Escreva por extenso todos os números pares.

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

Os alvos podem ser usados para realizar outros tipos de atividades, por exemplo, de um lado poderá ter as letras do alfabeto e do outro ser coladas operações matemáticas, números, ou situações problemas que o grupo irá resolver após jogar todos os saquinhos. Também poderão ser utilizados conteúdos de Geografia, Ciências, História, Inglês, dentre outros. Ao optar por ter mais de um conteúdo – Língua Portuguesa de um lado e Matemática de outro – quando acertar o alvo cada participante registra em uma folha os dados contidos na caixinha. Ao trabalhar Língua Portuguesa utilize os registros deste conteúdo e quando for Mate mática utilize o conteúdo referente a esta disciplina. Se preferir, pontue, por exemplo: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente (se fizer esta opção não se esqueça de respaldar a importância do ganhar e perder).

Observação

Professor/a o importante no ensino de crianças é a ênfase e a adaptação das atividades, bem como combinação prévia das regras de cada uma delas. Ao tomar a decisão de estruturar um jogo, é necessário familiarizar-se com ele, ou seja, é preciso conhecê-l o, saber qual/ais objetivo/s pretende-se ao jogar, que tipo de material será utilizado, qual será o espaço físico, tempo de duração e verificação do nível de complexidade do jogo. É necessário que se faça uma análise dos participantes: idade, facilidades, dificuldades, cultura, meio social, interesses, nível escolar, prever resultados diversos, colocar-se no lugar dos participantes, calcular jogadas, dentre outros.

alvo de letras1  

                            Foto 1

  alvo de letras2

                         Foto 2

Foto 1- Jogo Alvo de Letras: acertando o alvo com letras. Atividade realizada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto. 

Foto 2- Jogo Alvo de Letras: formando palavras com as letras acertadas no alvo. Atividade realizada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º no do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

É importante que o/a professor/a avalie seus/uas aluno/as constantemente, para que possa sanar diferentes dúvidas, ser o/a mediador/a da aprendizagem. Ao registrar, no caderno, a atividade realizada a criança dará indícios se gostou ou não de realizá-la. Irá demonstrar desgosto ou prazer ao escrever, resolver as diversas situações elaboradas pelo/a professor/a. Será possível também perceber qual o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento da mesma, uma vez que ao realizar a atividade o/a educador/a deverá planejar cada passo, objetivos e conteúdos que serão contemplados. Quando o aluno registra sua opinião sobre a atividade, ele apresenta subsídios para análise do/a professor/a frente ao que foi pensado por ele/a.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carla, Bolívia - disse:
    carla_lindinha@yahoo.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    eu achei muito interesante ,más achei que falta algumas atividades para quem ler, fazer,porque aí nós iamos entender melhor


  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - disse:
    konraths@ibest.com.br

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta sugestão de atividades. Vocês estão de parabéns. Um abraço, Roberta


  • Margot Almeida, Monteiro Lobato , Bahia - disse:
    magaha@hotmail.com

    20/07/2010

    Cinco estrelas

    Magnífica essa atividade, não apenas vou utilizá-la como já a sugeri para as minhas colegas da escola. Parabéns!


  • Carol Basilio, SEMED-Escola Hermínio Cardoso , Alagoas - disse:
    carolindabasilio@hotmail.com

    16/06/2010

    Cinco estrelas

    Esse tipo de aula é ótimo para ensinar a escrever sem que a criança se chateie ou desanime com as dificuldades, é bastante dinâmica e possibilita inúmeras formas de continuações e/ou variações. Adorei!


  • marleide lorenzi, marleide lorenzi & LTDA , Rio Grande do Sul - disse:
    marleide@wavetec.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As aulas são muito significativas e apropriadas para esta etapa de ensino.


  • Lara Soares de Lima, Centro Educacional Evoluir , Minas Gerais - disse:
    lara-denis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelas sugestões! A aula é criativa e possibilita interação e uma aprendizagem significativa dos educandos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.