01/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Desde a Pré-História, o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que objetivam reduzir o trabalho e aumentar o conforto. Primeiro, ele dominou a técnica do fogo. Depois, descobriu a força das águas e dos ventos. Milhares de anos se passaram e surgiu a máquina a vapor, símbolo energético da Revolução Industrial. Mas foi há pouco mais de 100 anos que surgiu a energia elétrica.
A energia elétrica é fundamental em nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, em casa ou no lazer, ela está presente 24 horas, proporcionando conforto, bem-estar e segurança. Mesmo quando estamos dormindo, a geladeira continua funcionando, os elevadores dos prédios estão disponíveis e as ruas continuam iluminadas.
É um importante papel das escolas formar condutas adequadas ao combate ao desperdício de energia elétrica , por meio de projetos e ações que promovam e incentivem o uso racional da energia em residências, na indústria, no comércio, no serviço público e no campo já que as crianças, futuros consumidores, que precisam aprender a usá-la corretamente.
Aula 01
Professor inicie sua atividade com um bate papo com os alunos sobre a importância da energia elétrica em suas vidas. Pergunte a seus alunos:
• Como a energia elétrica os ajuda?
• Onde ele está presente em suas casas?
• Quais os aparelhos que utilizam energia elétrica?
• De onde vem a energia elétrica?
• Já presenciaram alguma falta de energia em suas casas? Houve consequências? Quais?
• O que sentiram?
• O que estavam fazendo no momento?
Trabalhe com seus alunos na perspectiva de mostrar que a energia elétrica trouxe um grande avanço para o mundo permitindo uma interação ainda maior entre os homens e destes com a natureza. Cite que a energia elétrica é importante socialmente porque:
• permite às pessoas se comunicarem, interagirem e terem mais conforto em suas vidas por meio do uso da Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio, Microondas, Computador, Maquinário industrial, Metrô, Aparelhos Médicos-Hospitalares e tantos outros aparatos tecnológicos que só são possíveis graças à energia elétrica;
• a energia elétrica permitiu a elevação da produção industrial, a geração de novas tecnologias e a criação de novos empregos;
Instigue a imaginação de seus alunos sobre co mo seria um único dia sem energia elétrica no país. Peça-lhe que deduzam as consequências ruins em exemplos emblemáticos como a interrupção de energia em hospitais, fábricas, etc
Depois desse exercício apresente o vídeo “Energia Inteligente” da Companhia Energética de Minas Gerais, disponível em:
www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/video.html
Obs: Tamanho: 137 MB Tempo: 13min35s Em conexão de banda larga, a exibição do vídeo leva cerca de quatro minutos para iniciar. Carregue o vídeo em seu computador antes de apresentá-lo em sala de aula.
Solicite que eles escrevam no papel a importância que eles dão à energia elétrica, colete suas impressões.
Aula - 02
Apresentado o vídeo enfatize a importância do uso racional de energia, a partir de perguntas aos alunos: Identifique as ações que eles podem adotar para ter uma conduta menos perdulária.
Enfatize a idéia de que evitar o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto, pois é possível aproveitar todos os benefícios que a energia oferece, na medida certa, sem desperdiçar. Assim, após a identificação da ações que os alunos sugeriram, sistematize as seguintes sugestões, como se fossem “ dicas”:
Lâmpadas: Na hora de comprar novas lâmpadas, dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para qualquer local que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia.
Ferro elétrico: Deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupa para passar. Evite ligá-lo nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Televisão: Não deixe o aparelho ligado, se ninguém estiver assistindo. Se a televisão tiver programação, use o timer quando quiser dormir com ela ligada.
Essas são algumas sugestões, todavia muitas outras podem ser trabalhadas pelo docente. Trabalhando essas dicas desenvolva um trabalho de estimativa do consumo de energia elétrica de seus alunos, mediante o simulador de consumo energético da CEMIG, disponível em:
www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/energia.html
Feito esse trabalho os alunos devem fazer a tarefa de levar essa mudança de hábito para suas casas. Diga a eles que eles tem uma semana para registrar o que tem fe ito em casa para contribuir como o uso racional da energia elétrica. Para tanto eles devem registrar com fotografias (com celulares por exemplo) que podem ser postadas em um blog. Eles podem também criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgar para os colegas. Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/05/2013
Cinco estrelasplano maravilhoso ...
24/03/2010
Cinco estrelasOlá! Mesmo não sendo professora, essa matéria me ajudou muito, pois eu tinha que entregar um trabalho de física falando sobre o assunto. Obrigada! Bjs! http://fashion-fashiongirl.blogspot.com/
24/03/2010
Cinco estrelasOlá achei a proposta muito interessante, pois como o próprio objetivo da aula é Sensibilizar os alunos para a questão do uso racional da energia elétrica e com isso perceber que o consumo racional da energia contribui para a preservação dos recursos naturais, e demonstrar que atitudes simples em relação ao uso de energia podem resultar, além da redução drástica do valor da conta de luz uma vida maior ao recursos naturais.