Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças de 0 a 3 anos: Painel dos Três Porquinhos

 

27/05/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Graziela Maria Beretta Lopez, Giandréa Reuss Strenzel.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Contribuir com a formação da criança enquanto processo de constituição do gênero humano;

• Conhecer, junto com a família, sua nova sala de referência, os colegas e professores;

• Interagir com diferentes crianças e adultos;

• Estabelecer e estreitar novos vínculos afetivos com os colegas, professores e famílias das outras crianças;

• Manusear e explorar diferentes materiais;

• Ouvir histórias;

• Construir em parceria com os colegas e as famílias um flanelógrafo da história dos três porquinhos para o grupo;

• Experimentar novos enredos e recursos para a mesma história;

• Compartilhar de um espaço de expressão entre crianças e adultos, por meio de contação de histórias;

• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;

• Manipular livros de literatura infantil;
  

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em quatro dias não necessariamente consecutivos. No primeiro dia, a duração será de aproximadamente uma hora. E nos outros dias meia hora cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Entrevista com as famílias, onde além de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvidas nos primeiros dias de inserção.

     Explique para cada família que precisará de sua ajuda para confeccionar coletivamente um flanelógrafo, e que cada uma precisará confeccionar um personagem da história dos Três Porquinhos. Diga para a família que esse personagem deve ser confeccionado em casa, com a ajuda da criança (deixe que ela manuseie os materiais, explique o que está fazendo, que ela levará para a escola, etc.). Combine com cada família qual será esse personagem e se possível, forneça materiais e dicas (feltro, pedaços de tecidos diversos, velcro, linha, cola colorida)  para ajudar nessa confecção. É  importante também estipular um prazo, quinze dias por exemplo, para que todos tragam os personagens.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

O processo de inserção à escola é uma ocasião muito delicada e significativa para crianças, famílias e professores. É um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as famílias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas diárias, o esclarecimento de dúvidas, as sugestões, contribuem bastante para que esse período decorra de forma tranqüila. Quando se trata de crianças muito pequenas essa etapa merece ainda maior atenção. Por isso as crianças do grupo 2 (1 a 2 anos), nos primeiros dias de inserção são acolhidas na instituição juntamente com suas famílias, que auxiliam na criação dos vínculos entre o professor e a criança. Também ajudam a fazer uma ponte entre as crianças e os professores. Assim, aos poucos, vão sendo construídos laços afetivos entre todos, o que proporcionará  a segurança e confiança necessárias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.

 

PRIMEIRO DIA:

Entrevista com as famílias

Consideramos importante que antes de a criança iniciar o ano letivo na instituição, mesmo que já seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa prévia com a família, um primeiro contato e troca de informações entre estes e professores (essa conversa pode ser feita através de uma entrevista semi-estruturada, com informações que a instituição eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor já poderá combinar inclusive como será o processo de inserção e as atividades pensadas para esses primeiros dias.

 

SEGUNDO DIA:
Primeiro dia das crianças na instituição

Materiais:

brinquedos disponíveis na sala, livros da história dos três porquinhos, fantoches dos personagens da história.

Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Também organize um espaço com tapete e almofadas. Receba as famílias de maneira carinhosa, e em dado momento, após a exploração dos espaços, convide crianças e famílias para se sentarem  juntas no tapete para ouvir uma história. A história escolhida é a dos Três Porquinhos, mas poderia ser qualquer outra história. Após a contação comente sobre os personagens, quem são, o que fazem e deixe que as crianças manuseiem os livros. Se houverem fantoches dos personagens na instituição também é interessante deixá-los disponíveis às crianças nesse momento.

 

    tres porquinhos

Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2012/2013

 

OBS: O livro que utilizamos foi o da Coleção Itaú de Livros Infantis: Os três porquinhos/ Equipe Girassol. Barueri, SP: Girassol, 2010

 

tres porquinhos

Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

 

TERCEIRO DIA:
Segundo dia das crianças na instituição

Materiais:

brinquedos disponíveis na sala, livros da história dos três porquinhos, fantoches dos personagens, aparelho de dvd ou data show, ver recursos complementares.

 

Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Também organize um espaço com tapete e almofadas. Receba as famílias de maneira carinhosa, e em dado momento, após a exploração dos espaços, convide famílias e crianças para se sentarem todas juntas no tapete para assistir ao filme dos Três Porquinhos.  O filme utilizado foi o disponível no Youtube, que é curto e muito interessante, prende a atenção das crianças pequenas, pois é bem musical. Após o filme é interessante cantar a música com eles, rever os livros e brincar com os fantoches.

 

  tres porquinhos
Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

 

QUARTO DIA:

Materiais:

Para confeccionar o flanelógrafo é necessário 1 metro de feltro verde, linha verde, 1 metro de outro tecido qualquer (para fazer a borda do painel), 1 metro de velcro,  cola quente e enchimento (manta siliconada, fibra siliconada, pedacinhos de esponja ou bolinhas de isopor).

MODO DE FAZER O FLANELÓGRAFO: dobre o metro de feltro ao meio, Corte tiras de 20 cm do outro tecido e vá costurando ao redor do feltro. Na parte de cima costure 7 pedaços de velcro, deixando distâncias iguais entre eles. Depois, corte 7 tiras de 20cm de largura e 20cm de comprimento, costure velcro numa ponta e a outra ponta costure na parte de cima  (por trás) do flanelógrafo.

 

OBS: Qualquer pessoa que saiba costurar e ver as ilustrações, vai conseguir fazer facilmente. Essa peça pode ser feita também por um familiar de alguma criança, por alguém da escola ou por uma costureira. A ideia do velcro na parte superior é para que o painel possa ser pendurado em lugares diversos, não necessitando de um suporte específico, mas apenas da avaliação do professor em perceber onde pode fixa-lo.

 

 

tres porquinhos      tres porquinhos

Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2012/2013

 

MODO DE FAZER OS  PERSONAGESNS: Cada família irá confeccionar um personagem. Sendo assim, estipule o tamanho das peças. Sugerimos que as casinhas e o lobo tenham 20 cm e os porquinhos tenham 10 cm.Também  é interessante fornecer materiais disponíveis na escola, como pedaços de tecido, fitas, velcro, feltro. Confeccionamos ainda o sol, nuvens e árvores para o cenário. Um pedaço de velcro (do lado áspero) deve ser colado com cola quente atrás de cada personagem para que grude em qualquer lugar do feltro. As casinhas além do velcro áspero atrás, também devem ter um pedaço de velcro (lado macio) colado na frente, para que durante a contação da história, os porquinhos possam ser grudados nelas.  

 

 

                tres porquinhos

Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2012/2013

 

 

QUINTO DIA:

No decorrer do mês continue falando dos três porquinhos, conte a história novamente, se possível assista o vídeo mais uma vez, deixe os livros e os fantoches disponíveis na sala para as crianças.

Quando todas as famílias tiverem trazido os personagens, organize uma roda para a estréia do flanelógrafo. É interessante guardar todos os personagens dentro de uma caixa, fazer suspense e depois ir tirando um por um e ir mostrando para as crianças, indagando quem ajudou a fazer os personagens. Deixe as crianças manusearem o novo material durante um tempo, e num segundo momento peça-os de volta para contar a história. Agora é com você: estique o flanelógrafo e comece a contar a história e à medida que os personagens forem aparecendo vá grudando-os no painel. Ao final da história as crianças podem brincar novamente com os personagens.

 

  tres porquinhos   
Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários sobre a participação e o envolvimento das crianças nas diversas situações propostas, visando lançar um olhar mais apurado sobre o trabalho educativo desenvolvido e tecer impressões sobre a caminhada de cada criança em suas relações com os outros, suas descobertas, dificuldades, avanços, etc. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar também sua prática.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renei Benício de Sá Freitas, EMANUEL EEFEM , Ceará - disse:
    benicio-25@hotmail.com

    13/06/2013

    Cinco estrelas

    Só teremos sucesso com os nossos jovens se primeiro prepararmos na sua infância, desenvolvendo pessoas essas criticas, capazes de lutar por seus direitos e assumindo os seus deveres como cidadão diante da sociedade que está inserido. Pois a educação infantil é base para se alcançar sucesso.


  • Tania Mara Gerhardt Castro, ESC MUN EDUCACAO INFANTIL PINGO DE GENTE , Rio Grande do Sul - disse:
    gerhardt.tania@gmail.com

    30/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito criativa, parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.