Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Linguagem corporal e sociedade

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar hábitos corporais saudáveis.
  • Compreender os benefícios da prática regular de exercícios físicos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e compreensão de textos.
Estratégias e recursos da aula
 
  • Textos e vídeos veiculados pela Internet.
  • Discussões em grupo.

 

Módulo 1 - Bicicletas nas ruas, saúde no corpo...

 

ATIVIDADE 1

A prática regular de atividades físicas tem sido amplamente incentivada na sociedade moderna. Entretanto, uma das razões pelas quais as pessoas justificam sua abstinência de exercícios físicos é a falta de tempo, pois, segundo elas, a vida moderna exige tantos compromissos que não sobra tempo para se exercitar...

Professor, introduza esse tema na aula e engate uma discussão com os alunos a partir de questões como:

  • Seria mesmo a falta de tempo a razão maior para as pessoas não praticarem exercícios físicos?
  • Você pratica alguma atividade física?
  • Você acredita que a prática regular de exercícios traz benefícios?
  • Que tipo de benefícios seriam esses?

Depois de discutir sobre essas e outras prováveis questões que surgirem, proponha a leitura de dois textos cujo tema é o aluguel de bicicletas como meio de transporte em duas grandes cidades: Paris e São Paulo. Chame a atenção dos alunos para a data dos textos. Se a aula for no laboratório de informática, os alunos poderão fazer a leitura, acessando os sites onde estão disponíveis os textos. Se isso não for possível, providencie cópias dos textos para os alunos e peça-lhes que façam uma leitura silenciosa.

TEXTO 1

Bicicletas de aluguel viram moda nas ruas de Paris

14 de julho de 2008 14h16 atualizado às 14h24


São cerca de 20,6 mil bicicletas distribuídas por mais de 1,45 mil postos de auto-atendimento para a locação em Paris. Foto: The New York Times

São cerca de 20,6 mil bicicletas distribuídas por mais de 1,45 mil postos de auto-atendimento para a locação em Paris
Foto: The New York Times

Elas são grandalhonas, pesadas e feias, mas apesar disso estão na moda - e não, não estamos falando dos sapatos plataforma desta temporada. Um ano depois da introdução das robustas bicicletas cinzentas conhecidas como Vélib', seu uso não pára de crescer em Paris. O aluguel das bicicletas é barato porque é subsidiado por publicidade, e outras grandes cidades do planeta, entre as quais algumas nos Estados Unidos, vêm explorando projetos semelhantes.

Cerca de 20,6 mil bicicletas estão em uso no sistema Vélib', em Paris, distribuídas por mais de 1,45 mil postos de auto-atendimento para a locação. Os postos estão posicionados a intervalos de cerca de 300 metros, e seu número é quatro vezes maior que o das estações de metrô - mesmo em uma cidade tão bem servida por seu serviço de metrô.

No primeiro ano do serviço, informa o governo de Paris, 27,5 milhões de jornadas de bicicleta foram realizadas nesta cidade de cerca de 2,1 milhões de habitantes, muitas das quais por pessoas que usam as bicicletas diariamente para chegar ao trabalho. Em média, há 120 mil viagens por dia. E em 27 de julho, quando a Volta da França de ciclismo for concluída, na capital francesa, 365 afortunados usuários do Vélib' serão sorteados para acompanhar os competidores por alguma distância e cruzar a linha de chegada.

Há um site especial para o Vélib', moda para os usuários das bicicletas de aluguel e um blog (www.blog.Vélib'.paris.fr/blog); um post recente discutia a melhor maneira de andar de bicicleta se o usuário estivesse de saia. Também surgiu uma espécie de comportamento Vélib', especialmente no horário de maior movimento, de manhã; as pessoas aprenderam a verificar rapidamente as bicicletas para selecionar as que estão em melhor condição - pneus calibrados, correntes no lugar, cestas de carga intactas.

Natallya Ghyssaert, 34 anos, é uma médica que fez uma assinatura anual do serviço por 29 euros (cerca de US$ 46), e por isso pode usar qualquer bicicleta do sistema por até 30 minutos sem pagar tarifas adicionais. Ela costuma usar as bicicletas duas ou três vezes por dia, e diz: "Eu adoro; você pode ver Paris, fazer exercício e ficar exposta à luz do dia".

O sistema Vélib' - contração de "vélo" (bicicleta) e "liberté" (liberdade)- também funciona em base de passes diários ou semanais, com um depósito de 150 euros (US$ 239 dólares) garantido pelo cartão de crédito do usuário caso a bicicleta não seja devolvida. Para uso por período superior a 30 minutos, a tarifa pode subir muito. Duas horas custam sete euros (US$ 11). Mas 96% dos percursos têm menos de 30 minutos de duração, porque as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação. [...]

Imagem e trecho do texto disponíveis em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3007683-EI8142,00-Bibicletas+de+aluguel+viram+moda+nas+ruas+de+Paris.html. Acesso em: 18 maio 2013.

 
TEXTO 2
 
Bilhete Único está valendo para aluguel de bicicletas em São Paulo

Bike Sampa conta com 100 estações de aluguel. (Foto: Victor)

Por Luísa Zottis

Morador da capital paulista, você já andou de bicicleta hoje? Desde o início desta semana, é possível utilizar o Bilhete Único para o aluguel do Bike Sampa. Nesta fase inicial, o leitor do cartão está em três estações estratégicas para promover a conectividade com outros modais: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz, próximos a corredores de ônibus, trem e metrô.

Para utilizar o benefício, basta atualizar o cadastro no site do Bike Sampa, com o número do cartão. Nesta etapa, os 100 usuários, identificados por levantamento do sistema poderão liberar as magrelas com o Bilhete Único. As regras de uso continuam sendo as mesmas: as pedaladas devem durar meia hora, e a magrela devolvida em qualquer estação do projeto.

Os usuários do serviço contam com 100 estações em funcionamento e mil bikes à disposição. A partir de junho, estes números devem dobrar: serão instaladas 100 novas estações e mais mil bikes pela cidade.

Outras opções

São Paulo conta também com outros sistemas de aluguel de bicicleta. O Bike Sampa é o maior deles, patrocinado pelo Itaú Unibanco. Também é possível encontrar magrelas para empréstimo nos 22 pontos do Nossa Bike, organizado pelo Instituto Parada Vital, desde 2009. São 240 bicicletas disponíveis em 17 estações do metrô e quatro terminais de ônibus.

Fontes: G1, Jornal do Brasil

Texto e imagem disponíveis em: http://thecityfixbrasil.com/2013/05/08/bilhete-unico-esta-valendo-para-aluguel-de-bicicletas-em-sao-paulo/. Acesso em: 18 maio 2013.

 

ATIVIDADE 2

Após a leitura silenciosa feita pelos alunos. Leia em voz alta os dois textos e trabalhe a compreensão de forma oral. Promova uma discussão em torno dos textos a partir de questões como:

  1. Por que o título do artigo sobre as bicicletas em Paris fala em moda? Qual a relação da palavra moda com a cidade de Paris?
  2. Qual o trecho do TEXTO 1 que se relaciona ao emprego da palavra moda no título?
  3. Há algum outro trecho do TEXTO 1 que se reporta à moda? Sobre qual moda esse trecho se refere?
  4. O que você sabe sobre a prática do ciclismo na França?
  5. Você conhece a prova de ciclismo chamada Volta da França ou Tour de France à qual o texto se refere?
  6. Quais são as semelhanças entre os sistemas de aluguel de bicicletas em Paris e em São Paulo descritos pelo texto?
  7. Você concorda com o depoimento da médica Natallya Ghyssaert, de 34 anos que, ao se referir ao ciclismo, diz: "Eu adoro; você pode ver Paris, fazer exercício e ficar exposta à luz do dia".
  8. Quais seriam os benefícios para o corpo decorrentes da prática do transporte por bicicleta na cidade?
  9. E para as cidades, haveria também benefícios?
  10. Segundo o texto, VÉLIB é a contração de duas palavras francesas: vélo (bicicleta) e "liberté" (liberdade). O que você pensa dessa associação de liberdade e bicicleta?
  11. Quais são os sentidos de "liberdade" atribuídos à prática de se deslocar em bicicleta?
  12. Em sua opinião, qual dos dois textos encoraja mais a prática de se locomover em bicicleta? Por quê?
  13. A falta de tempo seria um empecilho para se adotar a atividade física veiculada pelo texto?
  14. Se você morasse em Paris, adotaria a prática do ciclismo por que está na moda ou por fazer bem à saúde? Ou pelas duas razões?

 

Discussão em sala de aula: o consenso deve ser o objetivo do professor

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/lawrence-stenhouse-428144.shtml?page=all. Acesso em: 19 maio 2013.

 

ATIVIDADE 3


Terminada a atividade de leitura e compreensão dos textos, divida a turma em duplas e peça a cada dupla que redija um pequeno parágrafo sobre o tema.  Peça aos alunos que veiculem, em seus textos, a ideia dos benefícios que o ciclismo, como meio de transporte, traz para o corpo, a mente, a sociedade em geral. Reforce com os alunos a importância do título desse parágrafo, que deve ser atrativo e desperte a curiosidade. Deixe que as duplas trabalhem durante 10 a 15 minutos, por exemplo. Depois peça aos alunos que leiam seus textos para o grupo.

Se achar oportuno, faça uma exposição dos textos no mural da escola.

Imagem disponível em: http://www.tiradejornal.com.br/2011/04/. Acesso em: 19 maio 2013.

 

 

ATIVIDADE 4

 

Peça aos alunos que tragam para a próxima aula informações sobre sistemas de aluguel de bicicletas em outras cidades. Para isso, eles poderão visitar sites de busca. As informações obtidas pelos alunos poderão ser postadas no blog da turma.

Professor, caso sua turma não possua um blog, incentive-os a criar um. Se desejar, você pode obter informações de como criar um blog na aula "Variações linguísticas: Brasil e Portugal" do Portal do Professor.

Imagem disponível em: http://www.loucura.pt/2009/01/25/o-que-procuras-na-internet. Acesso em: 19 maio 2013.

 

 

Módulo 2 -Hábitos corporais saudáveis

 

ATIVIDADE 1

Professor, proponha uma atividade de leitura do texto "Conheça os sete principais benefícios da atividade física regular" que foi adaptado para essa atividade. Divida a turma em 7 grupos e entregue aos alunos as cópias do texto. Numere os grupos de 1 a 7. Peça à cada grupo que leia o texto todo. Depois da leitura, cada grupo discorrerá para a sala sobre um dos sete benefícios da atividade física apresentados no texto. O grupo 1 falará sobre o parágrafo 1, o grupo 2 sobre o parágrafo 2 e assim por diante. Cada grupo expressará sua opinião sobre o benefício estudado e deverá relatar experiências próprias relacionadas a esse benefício específico.

 

Conheça os sete principais benefícios da atividade física regular

Exercícios podem melhorar sua saúde, humor e até mesmo a vida sexual

Você já sabe que o exercício é bom para você. Mas sabe o quanto a atividade física é boa, sendo capaz de impulsionar o seu humor e até melhorar sua vida sexual? Para se sentir melhor, ter mais energia e talvez viver mais tempo e com mais qualidade, confira as 7 maneiras específicas de como os exercícios podem melhorar sua vida:

1. Exercício melhora seu humoratividade

Depois de um dia estressante. Um treino personalizado, na academia ou uma caminhada rápida de 30 minutos pode ajudá-lo a se acalmar. A atividade física estimula várias reações químicas no cérebro que podem deixar você mais feliz e mais relaxado do que você estava antes, podendo até mesmo ajudar a prevenir a depressão. Fazendo com que se sinta melhor, aumentando sua confiança e autoestima.

2. Exercício combate doenças crônicas

Preocupado com doenças cardíacas ou tentando prevenir a osteoporose? A atividade física regular pode ajudar a prevenir ou gerenciar a pressão arterial elevada. Através dela, seu colesterol também vai ser beneficiado, pois aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou bom colesterol, enquanto diminui os níveis de triglicérides e o colesterol ruim (LDL). Este golpe duplo deixa seu sangue fluir sem problemas, reduzindo o acúmulo de placas nas artérias, além de ajudar a prevenir diabetes tipo 2 , osteoporose e alguns tipos de câncer.

3. Exercício ajuda a controlar seu peso

Quando você faz atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima e é mais fácil manter o peso sob controle. Alguns exemplos são fáceis de seguir: vá pelas escadas ao invés do elevador, leve seu cachorro para passear, caminhe durante a pausa de seu almoço, levante-se no intervalo da TV, ou melhor, movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do dia, você verá que gastou mais calorias do que imagina.

4. Exercício aumenta o seu nível de energia

A atividade física fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos, ajudando todo o sistema cardiovascular, tornando mais eficiente a circulação do sangue pelo coração e através dos vasos sanguíneos. Quando o seu coração e pulmões trabalham mais, você tem muito mais energia para fazer as coisas que mais gosta.

5. Exercício promove um sono melhor

Você tem dificuldade para adormecer? Com o aumento de suas atividades físicas durante o dia isso poderá ser resolvido. Às vezes o exercício físico é a chave para a solução de uma noite bem dormida. Quando isso acontece, melhoramos a concentração, a produtividade e o humor. No entanto, se você se exercitar muito perto da hora de dormir, poderá ficar muito energizado para adormecer, portanto a melhor solução seria treinar mais cedo.

6. Exercício pode melhorar e estimular seu desempenho sexual

A atividade física pode deixá-lo com maior disposição, energia e consequentemente proporcionar um efeito mais positivo na sua vida sexual. No caso dos homens, por exemplo, aqueles que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de ter problemas com a disfunção erétil do que os que não o fazem, especialmente à medida que envelhecem.

7. Exercício pode ser uma diversão

O que fazer num sábado à tarde? Procure uma atividade para a família inteira. A atividade física não precisa ser penosa. Faça aulas de dança, caminhada em família, brinque em uma parede de escalada, empurre seus filhos no balanço ou vá a um parque respirar ar puro. Jogue bola, vôlei, queimada com eles. Encontre uma atividade física de que você goste e se cansar faça outra, experimente algo novo.

O que importa é que você se mexa e gaste mais calorias do que você costuma ingerir com sua alimentação. E agora, se estiver convencido de que a atividade física regular é boa, comece hoje mesmo a ter mais saúde e disposição.

Texto adaptado do texto original disponível em: http://academiasimetria.com/conheca-os-sete-principais-beneficios-da-atividade-fisica-regular/. Acesso em: 19 maio 2013.

 

ATIVIDADE 2

No laboratório de informática ou na sala de aula mesmo, providencie um computador e um data show para exibir um vídeo sobre atividades de lazer gratuitas. Prepare, anteriormente, um exercício de completar, conforme a sugestão abaixo. Entregue a folha com os exercícios aos alunos e explique a atividade antes de exibir o vídeo. Certifique-se que todos entenderam a atividade. Exiba o vídeo duas ou mais vezes, até que todos tenham completado o exercício.

Depois que todos completarem o exercício, converse com os alunos sobre o vídeo e aproveite para reforçar sobre a importância de se praticar uma atividade física.

Sugestão de Exercício

1. Onde se desenvolve a atividade de lazer? No Teatro Volta da ...........................................................

2. Qual é atividade "oriental" que eles estão praticando? ..................................................................

3. Segundo o instrutor, com essa atividade, trabalha-se o tônus muscular, a ................................................ e o próprio .......................................... do corpo.

4. Alguns praticantes afirmam que são muitos os benefícios para o corpo e a mente que essa atividade proporciona. Complete o depoimento dado por dois participantes:

             "Parece assim que eu estou ......................................................"

              "A pessoa fica ..................................... O estresse vai .......................................... Eu tinha pressão alta, a pressão ............................................................"

5. À que horas começam as atividades? .......................................................................

6. O lazer também é oferecido nos terminais de ônibus. No salão do tabuleiro, são jogos de ........................................., dama, gamão, ............................................, sinuca, ................................ de mesa. Nenhuma restrição de ......................................... Chegar e .................................................!!!

 

Imagem disponível em: http://buscainsolita.blogspot.com.br/2012/02/tai-chi-chuan.html. Acesso em: 19 maio 2013.

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sFqIozZRZ-U. Acesso em: 19 maio 2013.

Recursos Complementares

Para a leitura do texto completo sobre o aluguel de bicicletas em Paris, acesse:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3007683-EI8142,00-Bibicletas+de+aluguel+viram+moda+nas+ruas+de+Paris.html

Para informações sobre o aluguel de bicicletas em Paris, acesse:

http://www.conexaoparis.com.br/2009/08/06/como-alugar-uma-bicicleta-em-paris-no-programa-velib/

Para informações sobre o sistema de aluguel de bicicletas patrocinado pelo Itaú em São Paulo, acesse:

http://www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp

Para informações sobre o sitema de aluguel de bicicletas - Nossa Bike - em São Paulo, acesse:

http://www.paradavital.org.br/p_pontos.html

Para informações sobre a Volata da França/Tour de France, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tour_de_France

Sobre Tai chi chuan, acesse:

http://buscainsolita.blogspot.com.br/2012/02/tai-chi-chuan.html

Avaliação

Durante toda a aula, o professor avalia a participação e o desempenho do aluno por meio das atividades propostas, tais como leitura e compreensão dos textos, produção escrita e compreensão auditiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.