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A inclusão digital constituindo cidadãos - Parte I: Oficina de educação ambiental

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
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TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Oficina de educação ambiental, onde os alunos vão identificar os principais bairros da cidade utilizando o imagens, mapas temáticos, físicos e políticos do Estado  e Município, maquete do relevo do seu município. Apresentação de imagens antigas e atuais da cidade para serem comparadas, analisando a transformação do espaço, da cultura, da economia e do processo de urbanização.

Duração das atividades
4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de relevo, hidrografia, município.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Inicie esta aula solicitando aos estudantes que pesquisem em sua comunidade e em casa imagens da cidade, do bairro, da sua rua, demonstrando através de imagens antigas e atuais a formação da comunidade em que vive.

Dica: os calendários da cidade, sempre trazem imagens interessantes.

Na aula seguinte vamos conversar com os estudantes, questionando o que eles conhecem do local em que vivem:

  • Como foi formada a sua cidade?
  • Onde foram localizadas as primeiras residências?
  • Quais as atividades econômicas predominantes na época da formação da cidade?
  • Esta localizada próxima a um rio, arroio, nascente...

Além destas questões, irão surgir outras, é importante anotar.

Problematização

Agora que já contextualizamos historicamente os estudantes, vamos analisar a situação atual da comunidade:

  • Como o grupo percebe o local em vive atualmente?
  • O seu bairro possui infra-estrutura básica? Rede elétrica, de água e esgoto, coleta de lixo, postos de saúde...
  • Como a comunidade cuida do bairro?
  • O Brasil, em sua grande área de extensão possui uma quantidade muito grande nascentes, rios, arroios, inclusive nas cidades. Como é a sua cidade? Existe riachos e arroios na área urbana?

Esta e as demais aulas desta série pretende discutir questões ambientais e conscientizar o estudante sobre o seu papel na sociedade em vive, desta forma é imprescindível este procedimento de problematizar a realidade. Neste procedimento o estudante relaciona os conceitos trabalhados com o seu mundo e compreende a importância deste trabalho.

Instrumentalização

Vamos solicitar aos estudantes que apresentem as imagens pesquisadas aos seus colegas. O professor pode organizar um varal didático para não estragar as imagens com cola. O procedimento é fácil: estique um barbante ou corda de varal em uma parede da sala de aula e, com prendedores de roupa ou clip, solicite aos estudantes que fixem as suas imagens na corda.

A imagem podem ser classificada por:

- localização no espaço da cidade

- por época de sua reprodução

- por problemas ambientais previamente percebidos pelos estudantes

- pela qualidade do local que demonstra (áreas bem conservadas)

- etc.

Depois de organizadas pela turma vamos proceder a análise deste importante recurso, que demonstra a realidade do seu estudante.

roteiros

Este roteiro de discussão pode ser base para os demais recursos desta oficina:

1 - Identifique o local apresentado na imagem.

2 - Sua posição em relação a um ponto de referência.

3 - Quais as primeiras impressões?

4 - O local é conhecido por todos os alunos?

5 - Qual a época da reprodução da imagem?

6 - Que mensagem o fotógrafo quis reproduzir, registrar, comunicar?

7 - Observando do ponto de vista do meio ambiente, que observações devemos discutir?

Os estudantes devem anotar em seu caderno as questões e suas observações. Este registro é importante, pois o seu caderno será como um diário de bordo, onde ele perceberá as novas construções mentais do tema proposto.

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Na análise das imagens dos estudantes, vamos verificar áreas verdades dentro da cidade, ou em seu entorno. Assim como pequenos córregos, que na verdade podem ser nascentes d e rios, arroios que de ságuam do rio.

Questione os estudantes:

  • Este córrego faz parte da nascente de um rio, arroio ou é um esgoto a céu aberto.
  • Você sabe de onde vem esta água? Para onde vai?
  • Por que não existe mata ciliar?

Vamos assistir esta animação do Portal do Professor sobre:

Mata ciliar ou auxiliar?

Poderemos compreender a importância da mata ciliar para a manutenção da qualidade e da quantidade de água dos cursos hídricos; verificar as alterações em processos hidrológicos como infiltração e inundação decorrentes da retirada da mata ciliar e comparar o comportamentos desses processos entre uma área rural com mata ciliar preservada e uma área urbana onde esta vegetação foi devastada.

O estudante poderá ver a animação simultaneamente ou uma de cada vez, permitindo perceber as principais diferenças da inundação ocorrida entre um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado. Além disso, incentiva a busca de formas para diminuir os problemas encontrados.

Mata ciliar ou auxiliar?

 Esta animação é um recurso excelente para demonstrar as ocorrências de inundações, principalmente neste época em que o Brasil passa por grandes problemas com as chuvas.

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Logo após a animação oriente os estudante a fazerem o desafio proposto, completando o que aprenderam. Solicite a eles que notem este desafio em seu caderno, pois os conceitos trabalhados são importantes. Ao final verifiquem o resultado.

A próxima atividade consiste na apresentação dos mapas e maquetes da comunidade em que está a escola.

Professor, você pode construir uma maquete com curvas de nível, demonstrando para a turma a formação do relevo de sua cidade, conjugando esta apresentação com mapas regionais, estaduais e do Brasil. Desta forma o estudante perceberá que sua região faz parte de uma região com muitos aspectos comuns nas cidades vizinhas.

Oriente os estudantes a fazerem a leitura das legendas e a localizar seu bairro e as demais áreas da cidade. Neste momento é importante demonstrar as imagens com as localidades.

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É importante que o estudante, seja de qualquer nível ou modalidade de ensino, tenha contato com materiais que demonstram concretamente a formação do relevo do local em que vivem. Desta forma a maquete tem esse poder de concretização.

Dica: para montar a maquete o Professor deve dirigir-se a Prefeitura Municipal de sua cidade e solicitar o mapa com as curvas de nível, ou ainda, poderá imprimir do site google maps.

O processo da catarse será demonstrando nas produções dos alunos e nas observações sobre sua participação nos debates. Para isto sugerimos que o aluno seja orientado a sempre registrar suas idéias no caderno.

O grupo de estudantes deverá ser orientado a fazer produzir um boletim informativo sobre a situação do local em que vive. A turma pode ser dividida em grupos por local de residência. Cada grupo poderá esclarecer a população sobre a situação da hidrografia urbana da sua cidade. Desta forma a primeiro boletim seria comunicando quando um arroio, nascente, ou riacho pertence a uma bacia hidrográfica ou quando é um córrego de esgoto a céu aberto.

prática social final

O registro d as atividades realizadas e serem feitas no decorrer das aulas pode ser com fotografias e audios, ou mesmo vídeos, que os estudantes podem produzir com celulares, máquinas fotográficas, mp3. Estes registros demonstram a realidade de sua cidade, levando a assumir uma atitude diante das situações levantadas.

O registro pode ser publicado no boletim informativo da turma.

Professor, solicite aos estudantes que escrevam suas conclusões em seu caderno, que já se transformou em um diário de bordo. Este material será importante para as próximas aulas.

Se possível, acompanhe os estudantes na distribuição do boletim informativo na comunidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mata ciliar ou auxiliar? Animação/simulação
Recursos Complementares

Organizações Governamentais

Avaliação

A avaliação será realizada tendo como critérios:

- participação e envolvimento nas atividades propostas;

- elaboração de diário no caderno;

- construção de boletim informativo e divulgação na comunidade;

- auto-avaliação.

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