Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O cinema na escola: construindo um projeto interdisciplinar

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar a origem do cinema no mundo e no Brasil;

- Desenvolver um projeto interdisciplinar a partir do cinema;

- Analisar um filme brasileiro a partir da interdisciplinaridade.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Professor, antes de iniciar na temática, leia o seguinte material disponível no link:

http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/185114Cinemaeedu.pdf. Acesso em 11.05.2013.

O material consiste em uma apresentação da série “Cinema e Educação: um espaço em aberto" e capítulos de discussão sobre a questão do cinema na educação.

Aula 1

Inicie a aula com uma pesquisa sobre hábitos do cinema entre os alunos. Professor, o cinema será tratado em seu sentido amplo, ou seja, o assistir a filmes independentemente da fonte: salas de cinema, internet, DVDs etc..

 

  • Peça que os alunos façam duplas ou trios.
  • Dê a cada grupo o questionário que segue como modelo:

 

Questionário

 

a)      Você gosta de cinema? Sim, por quê? Não, por quê?

b)      Você se lembra do último filme a que assistiu? Você curtiu o filme ou não?

c)      Qual sua opinião sobre o cinema?

d)      Se fosse convidado, você participaria de um filme?

e)       O que você pensa da profissão de ator?

f)      Qual o seu gênero de filme favorito? Qual é o seu filme favorito? Por quê?

g)      Com que frequência você assiste a filmes?

 

c)       Abra para discussão entre a turma.

 

Aula 2: Discutindo o cinema

Professor, ao se trabalhar o cinema em sala de aula, há alguns aspectos que são importantes para serem observados:

  •  Qual o objetivo didático-pedagógico geral da atividade?
  •  Qual o objetivo didático-pedagógico específico do filme?
  •  O filme é adequado à faixa etária e escolar do público-alvo?
  •  O filme pode e deve ser exibido na íntegra ou a atividade se desenvolverá em torno de algumas cenas?
  •  O público-alvo já assistiu a algum filme semelhante?

 

a)      Traga para a sala de aula ou conduza os alunos à sala de vídeo, se houver, para uma rodada de trechos de filmes de diferentes gêneros: drama, suspense, terror, documentário, romance, aventura, desenho animado.

 

b)      Após a exibição de trechos de filmes, divida a turma em grupos.

 

c)       Apresente os seguintes questionamentos para os grupos:

 

  • Quais culturas vocês conseguiram identificar nos trechos apresentados?
  • Quais diferenças com relação à sua cultura, você conseguiu perceber?

De posse destas informações e após sociali  zá-las com a turma em um debate, em que os alunos apresentam suas ideias aos questionamentos acima, prepare a turma para um projeto de cinema.

 

 

Aulas 3 a 5: Avançando na discussão das questões culturais – o projeto interdisciplinar

 

- Professores de diferentes áreas podem contribuir com a discussão em torno das temáticas que emergirem a partir do filme a ser exibido.

- Para isso, os professores de diferentes áreas de conhecimento se reunirão em um momento do planejamento para discutirem as ações em conjunto.

- Seguem, abaixo, sugestões de como os professores de cada área poderão intervir no projeto.

 

História: a questão do sincretismo religioso. Traga para a turma diferentes imagens de manifestações religiosas quando for debater sobre este aspecto no filme e aproveite para trabalhar as religiões de matriz africana.

Debate:

- Quais manifestações religiosas percebem-se no filme?

- Argumente sobre a questão do sincretismo que aparece no filme.

- Discuta a relação de poder entre fiéis e líderes religiosos.

Português: as diferentes formas de prosódias e expressões da época. Peça que os alunos, enquanto estiverem assistindo ao filme, registrem em seus cadernos diferentes linguajares da época, expressões e gírias utilizadas. De posse destes registros, a turma irá apresentar um texto sobre a evolução da língua, suas mudanças e adaptações, bem como dos regionalismos ao longo do tempo no Brasil.

Sociologia: os papéis sociais. O filme traz nitidamente a questão dos papéis de liderança, de religiosos, de pobres, da elite, dentre outros. Analise com os alunos como estes papéis se relacionam no filme. Analise a questão do poder presente nestes papéis.

 

 

Trabalhe com os alunos o filme “O pagador de promessas”

- Observe que serão necessárias duas aulas para assistir ao filme.

- O ideal é que os professores conseguissem fazer a exibição para as turmas todos juntos. Na impossibilidade, cada professor, em sua aula, trabalhará os aspectos sugeridos acima.

- Leve o filme para a sala de aula ou assista, juntamente com a turma, na sala de vídeo da escola.

 

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pagador_de_Promessas. Acesso em 11.05.2013.

 

Ano: 1962

Direção: Anselmo Duarte

Gênero: Drama

Duração: 118 min

 

Sinopse disponível no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pagador_de_Promessas. Acesso em 11.05.2013.

 

Após a exibição do filme, divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e peça que respondam o seguinte questionário:

  1. Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.
  2. Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
  3. Algum elemento do filme não foi compreendido?
  4. Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
  5. Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que a sua motivação tem a ver com o tema do filme?
  6. Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
  7. Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
  8. Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
  9. Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
  10. Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais as sequências que parecem menos realistas? Por quê?
  11. Qual a síntese da história contada pelo filme?
  12. Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?

Para o fechamento desta atividade, promova com os professores de diferentes áreas e com a turma um debate sobre o filme e os aspectos observados. As atividades sugeridas para cada área de conhecimento podem ser feitas nas aulas de cada professor daquela disciplina, porém uma discussão em grupo com todos os professores envolvidos no projeto seria pertinente.

 

Aulas 6 e 7: Pesquisando a origem do cinema e a origem do cinema no Brasil

1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2 - Os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola, seus laptosps do projeto Um Computador por Aluno - UCA ou então os notebooks ou tablets em sala de aula.

3 – Peça que pesquisem sobre a origem e a evolução do cinema e que naveguem nas outras opções do site: roteiro de cinema, filmes antigos, etc.;

4 – Peça também que pesquisem nos seguintes sites sobre a origem do cinema no Brasil. Para cada grupo, dê um site de referência para pesquisa:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil.  Acesso em 11.05.2013.

Este grupo registrará fatos relevantes do cinema no Brasil: influências estrangeiras, escolas de cinema e o processo de criação de instituições no Brasil voltadas para o cinema brasileiro.

 

Cinema no Brasil

- http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema-brasileiro/. Acesso em 11.05.2013.

Este grupo pesquisará sobre as produtoras brasileiras de cinema e postará, no rodapé da página, comentários sobre o que leram.

 

História do Cinema Brasileiro

- http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cinema_brasileiro.htm. Acesso em 11.05.2013.

Este grupo apresentará para a turma curiosidades do cinema brasileiro

História do Cinema

- http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/html/tema/lista_epocas?tema=Hist%C3%B3ria%20do%20Cinema%20Brasileiro. Acesso em 11.05.2013

Este grupo pesquisará sobre os Ciclos regionais do cinema brasileiro, a Consolidação do cinema novo e o Resgate do cinema brasileiro.

 

Os registros desta pesquisa serão feitos em diferentes recursos dependendo do que os alunos estarão utilizando em sala de aula: cadernos, programa Word no notebook ou no tablet.

Feitos os registros, peça que os alunos socializem as páginas por e-mail para os outros grupos e que façam observações, por escrito, das questões observadas. Sendo pertinente, peça que os alunos

façam uma exposição breve em sala de aula.

Imagem disponível em: http://www.fiesp.com.br/siaesp/areas-tematicas/programa-cinema-brasil/,  Acesso em 19.05.2013.

 

Aulas 9 a 12

 

1 – Exiba, na sequência, os seguintes vídeos da série: “Cinema e educação”

 

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3726, acesso em 11.05.2013.

 

Este vídeo traz questões sociais apresentadas no cinema brasileiro. O objetivo é mostrar aos alunos como o cinema, intencionalmente, tenta reportar a sociedade e suas temáticas.  Na sequência, o vídeo mostra como alunos podem produzir cinema com poucos recursos.

 

2 – Faça a proposta para a turma de produzir um documentário com os recursos disponíveis: câmera, celulares, etc..

3 – O professor direcionará a temática que querem retratar ou deixará que os grupos decidam qual será retratada no material produzido;

4 – Reserve uma aula para a exibição dos documentários.

Recursos Complementares

Sugestão de vídeo para o professor aprofundar na temática:

Cinema e Educação - Debate

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729. Acesso em 11.05.2013.

 

Sugestão de artigo que discute o uso dos recursos audiovisuais na educação:

 Caminhos da Escola: audiovisual e educação

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/caminhos_na_escola_audiovisual_e_educacao.pdf. Acesso em 11.05.2013

Avaliação

Avalie o quanto os alunos se envolveram com as aulas, participaram das discussões sobre as diferentes temáticas, entenderam sobre o processo da produção cinematográfica e a relação desta arte com a educação. Pesquise com a turma se entenderam o papel do cinema como formador de opinião entre as pessoas que consomem este tipo de cultura. Pesquise também se os alunos perceberam e compreenderam a origem do cinema no mundo e os diferentes regionalismos retratados no cinema brasileiro.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Camila da Silva, PUCRS , Rio Grande do Sul - disse:
    camila.silva.001@acad.pucrs.br

    20/07/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito boa a ideia do projeto interdisciplinar envolvendo a temática cinema. Sugestões como essas são muito boas, pois a partir delas projetos como esse podem ser cada vez mais desenvolvidos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.