24/05/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
- Pesquisar a origem do cinema no mundo e no Brasil;
- Desenvolver um projeto interdisciplinar a partir do cinema;
- Analisar um filme brasileiro a partir da interdisciplinaridade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Professor, antes de iniciar na temática, leia o seguinte material disponível no link:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/185114Cinemaeedu.pdf. Acesso em 11.05.2013.
O material consiste em uma apresentação da série “Cinema e Educação: um espaço em aberto" e capítulos de discussão sobre a questão do cinema na educação.
Aula 1
Inicie a aula com uma pesquisa sobre hábitos do cinema entre os alunos. Professor, o cinema será tratado em seu sentido amplo, ou seja, o assistir a filmes independentemente da fonte: salas de cinema, internet, DVDs etc..
Questionário
a) Você gosta de cinema? Sim, por quê? Não, por quê?
b) Você se lembra do último filme a que assistiu? Você curtiu o filme ou não?
c) Qual sua opinião sobre o cinema?
d) Se fosse convidado, você participaria de um filme?
e) O que você pensa da profissão de ator?
f) Qual o seu gênero de filme favorito? Qual é o seu filme favorito? Por quê?
g) Com que frequência você assiste a filmes?
c) Abra para discussão entre a turma.
Aula 2: Discutindo o cinema
Professor, ao se trabalhar o cinema em sala de aula, há alguns aspectos que são importantes para serem observados:
a) Traga para a sala de aula ou conduza os alunos à sala de vídeo, se houver, para uma rodada de trechos de filmes de diferentes gêneros: drama, suspense, terror, documentário, romance, aventura, desenho animado.
b) Após a exibição de trechos de filmes, divida a turma em grupos.
c) Apresente os seguintes questionamentos para os grupos:
De posse destas informações e após sociali
zá-las com a turma em um debate, em que os alunos apresentam suas ideias aos questionamentos acima, prepare a turma para um projeto de cinema.
Aulas 3 a 5: Avançando na discussão das questões culturais – o projeto interdisciplinar
- Professores de diferentes áreas podem contribuir com a discussão em torno das temáticas que emergirem a partir do filme a ser exibido.
- Para isso, os professores de diferentes áreas de conhecimento se reunirão em um momento do planejamento para discutirem as ações em conjunto.
- Seguem, abaixo, sugestões de como os professores de cada área poderão intervir no projeto.
História: a questão do sincretismo religioso. Traga para a turma diferentes imagens de manifestações religiosas quando for debater sobre este aspecto no filme e aproveite para trabalhar as religiões de matriz africana.
Debate:
- Quais manifestações religiosas percebem-se no filme?
- Argumente sobre a questão do sincretismo que aparece no filme.
- Discuta a relação de poder entre fiéis e líderes religiosos.
Português: as diferentes formas de prosódias e expressões da época. Peça que os alunos, enquanto estiverem assistindo ao filme, registrem em seus cadernos diferentes linguajares da época, expressões e gírias utilizadas. De posse destes registros, a turma irá apresentar um texto sobre a evolução da língua, suas mudanças e adaptações, bem como dos regionalismos ao longo do tempo no Brasil.
Sociologia: os papéis sociais. O filme traz nitidamente a questão dos papéis de liderança, de religiosos, de pobres, da elite, dentre outros. Analise com os alunos como estes papéis se relacionam no filme. Analise a questão do poder presente nestes papéis.
Trabalhe com os alunos o filme “O pagador de promessas”
- Observe que serão necessárias duas aulas para assistir ao filme.
- O ideal é que os professores conseguissem fazer a exibição para as turmas todos juntos. Na impossibilidade, cada professor, em sua aula, trabalhará os aspectos sugeridos acima.
- Leve o filme para a sala de aula ou assista, juntamente com a turma, na sala de vídeo da escola.
Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pagador_de_Promessas. Acesso em 11.05.2013.
Ano: 1962
Direção: Anselmo Duarte
Gênero: Drama
Duração: 118 min
Sinopse disponível no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pagador_de_Promessas. Acesso em 11.05.2013.
Após a exibição do filme, divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e peça que respondam o seguinte questionário:
Para o fechamento desta atividade, promova com os professores de diferentes áreas e com a turma um debate sobre o filme e os aspectos observados. As atividades sugeridas para cada área de conhecimento podem ser feitas nas aulas de cada professor daquela disciplina, porém uma discussão em grupo com todos os professores envolvidos no projeto seria pertinente.
Aulas 6 e 7: Pesquisando a origem do cinema e a origem do cinema no Brasil
1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
2 - Os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola, seus laptosps do projeto Um Computador por Aluno - UCA ou então os notebooks ou tablets em sala de aula.
3 – Peça que pesquisem sobre a origem e a evolução do cinema e que naveguem nas outras opções do site: roteiro de cinema, filmes antigos, etc.;
4 – Peça também que pesquisem nos seguintes sites sobre a origem do cinema no Brasil. Para cada grupo, dê um site de referência para pesquisa:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil. Acesso em 11.05.2013.
Este grupo registrará fatos relevantes do cinema no Brasil: influências estrangeiras, escolas de cinema e o processo de criação de instituições no Brasil voltadas para o cinema brasileiro.
Cinema no Brasil
- http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema-brasileiro/. Acesso em 11.05.2013.
Este grupo pesquisará sobre as produtoras brasileiras de cinema e postará, no rodapé da página, comentários sobre o que leram.
História do Cinema Brasileiro
- http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cinema_brasileiro.htm. Acesso em 11.05.2013.
Este grupo apresentará para a turma curiosidades do cinema brasileiro
História do Cinema
- http://www.brasil.gov.br/linhadotempo/html/tema/lista_epocas?tema=Hist%C3%B3ria%20do%20Cinema%20Brasileiro. Acesso em 11.05.2013
Este grupo pesquisará sobre os Ciclos regionais do cinema brasileiro, a Consolidação do cinema novo e o Resgate do cinema brasileiro.
Os registros desta pesquisa serão feitos em diferentes recursos dependendo do que os alunos estarão utilizando em sala de aula: cadernos, programa Word no notebook ou no tablet.
Feitos os registros, peça que os alunos socializem as páginas por e-mail para os outros grupos e que façam observações, por escrito, das questões observadas. Sendo pertinente, peça que os alunos
façam uma exposição breve em sala de aula.
Imagem disponível em: http://www.fiesp.com.br/siaesp/areas-tematicas/programa-cinema-brasil/, Acesso em 19.05.2013.
Aulas 9 a 12
1 – Exiba, na sequência, os seguintes vídeos da série: “Cinema e educação”
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3726, acesso em 11.05.2013.
Este vídeo traz questões sociais apresentadas no cinema brasileiro. O objetivo é mostrar aos alunos como o cinema, intencionalmente, tenta reportar a sociedade e suas temáticas. Na sequência, o vídeo mostra como alunos podem produzir cinema com poucos recursos.
2 – Faça a proposta para a turma de produzir um documentário com os recursos disponíveis: câmera, celulares, etc..
3 – O professor direcionará a temática que querem retratar ou deixará que os grupos decidam qual será retratada no material produzido;
4 – Reserve uma aula para a exibição dos documentários.
Sugestão de vídeo para o professor aprofundar na temática:
Cinema e Educação - Debate
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729. Acesso em 11.05.2013.
Sugestão de artigo que discute o uso dos recursos audiovisuais na educação:
Caminhos da Escola: audiovisual e educação
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Janeiro2012/caminhos_na_escola_audiovisual_e_educacao.pdf. Acesso em 11.05.2013
Avalie o quanto os alunos se envolveram com as aulas, participaram das discussões sobre as diferentes temáticas, entenderam sobre o processo da produção cinematográfica e a relação desta arte com a educação. Pesquise com a turma se entenderam o papel do cinema como formador de opinião entre as pessoas que consomem este tipo de cultura. Pesquise também se os alunos perceberam e compreenderam a origem do cinema no mundo e os diferentes regionalismos retratados no cinema brasileiro.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2013
Cinco estrelasAchei muito boa a ideia do projeto interdisciplinar envolvendo a temática cinema. Sugestões como essas são muito boas, pois a partir delas projetos como esse podem ser cada vez mais desenvolvidos. Parabéns!