24/08/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Conhecer e apreciar as obras de Tarsila do Amaral;
Fazer leitura das obras e conhecer outras formas de representação da figura humana
Observação, análise e apreciação de imagens.
Atividade 1 – Conhecer a obra de Tarsila do Amaral - Abaporu
1° Momento: A partir da exposição de algumas obras de Tarsila do Amaral no painel da sala para apreciação das crianças, o(a) professor(a) deve eleger com as crianças uma obra para ser apreciada, estudada, analisada e discutida. Assim, ele(a) questiona:
Observação: Nesse caso a obra selecionada pelas crianças foi o Abaporu.
Sugestão: O(a) professor(a) pode explicar que o nome ABAPORU é um nome da língua tupi-guarani e significa “homem que come carne humana”.
2º Momento: A partir dos relatos e da observação feitas pelas crianças, o(a) professor(a) sugere uma releitura da obra Abaporu. Para realizar essa atividade o(a) professor(a) pode explicar as crianças que elas observem a obra e vejam as cores utilizadas pela pintora, evidenciando os elementos das artes visuais (cor, linha e forma)
Obs: Cada criança poderá escolher a cor que quiser para realizar sua pintura.
1º passo: O(a) professor(a) dá uma folha em branco A4 peso 40 e oferece tintas guache de cores variadas para que as crianças pintem o fundo do quadro.
Figura 1 - Obra de Tarsila do Amaral - ABAPORU
2º passo: Após a secagem da pintura, o (a) professor (a) pode orientar a atividade explicando que elas irão desenhar com lápis grafite (lapiseira) os elementos que elas viram ou apontaram na obra de Abaporu, ex: Pé grande e gordo; braço longo; cabeça pequena; expressão facial; o “morro” ou a grama; o mandacaru ou cacto; o sol ou a laranja. Após o desenho realizado, o (a) professor(a) explica que eles poderão pintar com giz de cera ou outro material o que desenharam, percebendo as linhas, as cores e as formas.
3º Momento: Para finalizar a atividade, o (a) professor pode combinar com as crianças de realizar uma exposição no mural da escola com as obras produzidas, convidando a comunidade escolar e os pais para apreciarem.
Figura 2 - Exemplo de uma obra produzida pela criança com análise da obra de Tarsila " Abaporu"
Papel A4 peso 40;
Tinta guache;
Giz de cera;
Lápis grafite ou lapiseira.
Avaliar se as crianças:
a) apreciaram e observaram os elementos que constitui a obra de Tarsila do Amaral.
b) apontaram os elementos das artes visuais das obras.
c) utilizaram diferentes técnicas para a produção de suas obras.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/05/2015
Cinco estrelasAchei esta aula excelente e aplicarei a meus alunos.
14/05/2013
Cinco estrelasMaravilhoso!!!