01/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos pensam sobre a liberdade. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções, mas nesta aula vamos nos concentrar no determinismo. É importante que neste momento, o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:
• Dimensão filosófica: O que é liberdade? Existem várias maneiras de pensar a liberdade? Somos determinados a agir ou não?
• Dimensão histórica: Todas as pessoas são livres? O homem nem sempre foi livre, mas porque?
• Dimensão social: A minha liberdade interfere na vida dos outros. Posso me sentir livre sabendo que existem pessoas que não o são?
Liberdade
Ai que prazer
Não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
Como tem tempo, não tem pressa…
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca…
Publ icado in Seara Nova, n.º 526, de 11-09-1937, Fernando Pessoa - Cancioneiro
Este poema está disponível no site dedicado a ele, disponível em http://www.pessoa.art.br/?p=478
Sugestões:
Passe no quadro o seguinte pensamento:
"Uma pessoa pertence unicamente a si mesma. Ela é um ser livre com o direito inalienável de autodeterminação". (Elizabeth Haich)
Converse com os jovens:
Diante destas questões vamos pensar um pouco mais... Solicite que os estudantes escrevam em seu caderno suas idéias acerca destas afirmações.
Passe no quadro mais um pensamento:
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas, de refletir." (Henri Poincare)
Sugestão de texto para ser discutido com os estudantes:
Determinismo: parte do princípio que tudo que existe tem uma causa, ou seja, a lei de causa e efeito, foi determinado por algo ou alguém. Exemplo: quando acreditamos que a nossa vida já esta predestinada a algo ou por alguém; quando consultamos horóscopos, cartas, videntes sobre o nosso futuro.
Liberdade incondicional: a liberdade absoluta, do livre-arbítrio, onde o ser humano pode escolher entre uma atitude ou não, independente das circunstâncias. Ou se é inteiramente livre ou então não se tem liberdade.
Sobre estes pontos de vista, o homem é livre ou determinado? Segundo TELES (1996, p. 31) "o sentido mais profundo da questão da liberdade é que, se ela não existisse, o homem se misturaria com a natureza, não se diferenciaria das coisas, pois estaria inteiramente submisso ao determinismo." Se considerarmos a situação em que se encontra um dado ser humano, por exemplo, podemos dizer que pelo fato de estar situado em determinada época, em um local, em uma dada família, contexto comunitário, possui uma história de vida que o poderá tornar um ser previsível. Mas, ao mesmo tempo, temos que levar em consideração que este ser humano possui o livre arbítrio, ou seja, tema capacidade de tomar decisões sobre o direcionamento que pretende dar a sua vida, de sua comunidade e de todos que o cercam.
Temos que ter consciência que nossos atos têm conseqüências. Sob este ponto de vista o ser humano possui a liberdade de decidir sobre a sua vida, mas se a decisão tomada for errada, ele poderá deixar de ser livre, assumindo as conseqüências de seus atos.
Segundo ARANHA e MARTINS (1986, p. 318) "a liberdade não é a ausência de obstá ;culos, mas o desenvolvimento da capacidade de dominá-los e superá-los". Percebe-se a importância dos momentos de reflexão que todo ser humano deve praticar, da capacidade de perceber e antever as conseqüê ;ncias de seus ato s.
Na adolescên cia é muito comum a reivindicação da liberdade. O homem nesta fase de contestação e auto-afirmação p assa, segundo GURDORF apud ARANHA e MARTINS (1986, p. 319) por momentos onde a "liberdade do adolescente é uma adoles cência da liberdade, uma liberdade de aspiração [...] a ju ventude é tempo de aprendizado da liberdade."
Diante do exposto, o que pensa o estudante:
Leve os estudantes no laboratório de informática para conhecer um pouco mais sobre o determinismo neste exercício sensacional, disponível no UNIFRA em: http://sites.unifra.br/Portals/17/Filosofia/LiberdadeDeterminismo/Liberdade_Determinismo.swf
Neste momento vamos discutir sobre estas questões? Fazer o registro de nossas reflexões no caderno.
Atividade de aprofundamento teórico:
Vamos pesquisar em equipe de até três estudantes, o que pensam os fílósofos sobre a liberdade, registrando as idéias mais significativas em nosso caderno, anotando o endereço do site, o link para o texto selecionado, de forma que possamos criar um blog com as principais idéias selecionadas e nossas reflexões para compartilharmos na rede com estudantes de outras salas e de outras escolas.
Sites:
• Filosofia: A vivência da liberdade - o site apresenta um texto John Searle e sugere três vídeos para assistir na página. Disponível em http://www.espanto.info/a10/fa9 .htm
• Páginas de Filosofia: site de professores de Filosofia de Portugal, apresenta textos, vários blogs e temas separados por categorias:
- Determinismo e autodeterminação de Fern ando Savater, apresenta dois histórias que ilustram a questão do determinismo, com espaço para postagem de discuss ões. Disponível em: http://paginasdefilosofia.wordpress.com/2007/11/03/determinismo-e-a utodeterminacao/
- Determinismo: Thomas Nagel. Disponível em: http://paginasdefi losofia.wordpress.com/2007/11/03/determinismo-2/
• Lexicon: Vocabulá rio de Filosofia, verbete:
- Determinismo, disponível em: http://ocanto.esenviseu.net/lexi con/dtermins.htm
- Liberdade: http://ocanto.esenviseu.net/lexl.htm
• Com Ciência: Crimes e castigos do determinismo de Yurij Castelfranchi, disponivel em http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=298
Vídeos:
Estes vídeos podem nos proporcionar ricas discussões, no primeiro vemos uma situação comum em muitos locais de nosso país, envolvendo menores; no segundo uma discussão sobre o determinismo e no terceiro vídeo a questão do homem primitivo. Quem era mais livre? Qual a relação da liberdade no passado com a atualidade. Somos ou não determinados?
Imagens:
Utilizando buscadores na web, você poderá sugerir aos estudantes que selecionem as imagens relativas as discussões desta aula, que eles identificam com a situação de sua comunidade, de nosso país, para ilustrarem no blog. É importante que anotem o site e o endereço para postar no blog, ver quem é o autor das imagens e respeitar os direitos autorais.
Músicas:
Existem muitas músicas sobre o tema liberdade, como por exemplo: A Doze Stars
Manifesto de Liberdade, Igualdade e União
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor
Políticos corruptos
Acabam com nossa esperança
Pedidos ininterruptos
Por igualdade e mudança
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças ch oram
Por terem sido tratadas sem amor
O povo unido jamais será vencid o
Assim se dizia antigamente
Mas o povo unido governa sem partido
Se for mesmo inteligente
Harpas soam
Destoam em meio a gritos de dor
Crianças choram
Por terem sido tr atadas sem amor
Se a desunião co ntinuar
E a demagogia vencer< br /> Políticos irão roubar
Sem a massa perceber
Harpas soam
Destoam em meio a gritos d e dor
Crianças choram
Por terem sido tratadas sem amor
Um dia apenas harpas soarão
Não mais juntas a gritos de dor
Crianças n unca mais chorarão
Por terem sido tratadas sem amor
Apenas será necessária uma medida
Junto à persistência e coração
A hoje indubitavelmente perdida
UNIÃO...
Disponível em Música on-line em: http://www.musiconline.com.br/topletras/artista/a_doze_stars/idl/12781/letra/manifesto_de_liberdade_igualdade_e_uniao
A partir de músicas selecionadas, é possível fazer um trabalho integrado com Língua Portuguesa, produzindo paródias, poemas, e outras produções, onde os estudantes poderão expressar seus conhecimentos e posições sobre a liberdade e o determinismo.
É chegado o momento em que o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. É quando o conteúdo empírico (senso comum) se torna científico. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto &eacut e;, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto.
Nova postura prática ante a realidade: Intenções, predisposições, prática, novo conhecimento.
A quest ão da liberdade é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. Sugerimos que os estudantes escrevam frases de impacto, ilustradas com imagens para serem afixadas no edital da escola, no sentido de levarem as pessoas a refletirem sobre a liberdade.
É muito importante, neste momento, que cada indivíduo faça uma reflexão sincera e estabeleça metas em sua vida para que possar usufluir da liberdade em sua plenitude. Solicite ao estudante que registre suas idéias em um texto, para que o professor possa acompanhar suas proposições.
ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosof ando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986. p. 318-319 .
TELES, M. L. S. Filosofia para jovens. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 31
Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboraçao mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
O ideal é você organizar este texto no formato de uma tabela, para melhor visualização pelo estudante.
Como você, situa-se diante das seguintes questões?
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2014
Cinco estrelassou professora de filosofia e adorei essa aula. vou usar com meus alunos. muito obrigada pela colaboração.
08/05/2014
Cinco estrelasExcelente,vou passar para os meus alunos
06/08/2013
Cinco estrelasExcelente material e dinamização de conteúdos.
30/07/2013
Cinco estrelasA D O R E I ! ! ! Era tudo o que eu precisava. Obrigada.
02/06/2013
Cinco estrelasExcelente organização. Parabéns!
20/10/2012
Quatro estrelasGostei muito da aula, conteúdo dinâmico e atual, mas é necessário uma analise cautelosa da aula antes da disponibilização para os alunos, alguns conteúdos podem instigar a violência, algo que sabemos que faz parte do senso comum de muitos alunos, mas que não deve servir de parâmetro, muito menos ser ofertado em uma sala de aula.
28/04/2012
Cinco estrelasExcelente conteúdo, muito prático, excelente para trabalhar em sala de aula.
23/09/2011
Cinco estrelasSou professor de teologia. Estava fazendo uma pesquisa sobre as diferenças existentes entre o "arminianismo" e o "calvinismo". Que são dois modos divergentes de entender o modo de Deus governar o mundo. Esse plano de aula é simplesmente fantástico!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da forma como foi desenvolvido a aula, trabalhei com o mesmo tema, seguindo o caderno do professor desenvolvido pela secretaria da educação de São Paulo, e este resultou em alguns trabalhos muito interessantes feito por alguns alunos, como por exemplo videos e debates. Os alunos com os quais trabalhei infelizmente nem todos ainda tem acesso a internet ou mesmo tem um computador. Procuro com os meios que possuo levá-los a exporem suas ideias e opiniões. Não é nada facíl!
24/03/2010
Cinco estrelasSugiro ao portal que acrescente no campo Temas, pelo menos os principais eixos temáticos de acordo com os PCNs: Relações de poder e democracia; A construção do sujeito moral e O que é filosofia. Esta aula estaria melhor colocada no eixo: A construção do sujeito moral - subtema: Autonomia e liberdade. Aguardo orientações.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei bastante da aula, principalmente do exercício que está disponível no site do UNIFRA. Seria bastante interessante também para esta aula, as músicas "Admirável Chip Novo" da Pity e "Marvin" da banda Titâs. Eu as utilizei para trabalhar sobre destino e determinismo. Os alunos adoraram!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.
24/03/2010
Cinco estrelasA dinamização do plano está estruturado em estratégias que possivelmente trará resultado siginificativo na apreendizagem dos discentes. Faz se necessário utilizar a dinâmica: contrução da musica, em targetas, onde cada aluno individualmente escolherá uma das targetas escrita com frases da musica para construção da mesma.