23/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues Rodrigues; Juliana Gense
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Os alunos poderão refletir sobre o ficar, de forma a desmistificar as idéias preconcebidas sobre os vários tipos de relacionamento afetivo.
Não há necessidade que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Motivação:
Estando os alunos organizados em grupos de três a cinco pessoas, sugerimos que o professor, sem dizer o tema destas aulas, apresente a eles o vídeo (Fig. 1) da música: “Eu só quero ficar”, do grupo Baianidade, com duração de 3 minutos e 41 segundos, solicitando que eles prestem atenção ao tema que a música trata.
Recurso:
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1057151-7822-EU+QUERO+SO+FICAR,00.html. Acesso em 12 Ag. 2009.
Figura 1- Vídeo da Música: Eu quero só ficar
Após a apresentação deste vídeo, o professor deverá perguntar qual é o tema principal desta música, o que ela aborda. Além disso, deverá incentivá-los, neste momento, a dizerem o que entendem por “Ficar”, como é isso, porque disso, se é algo bom ou ruim, entre outros.
Atividade 1
Depois do debate inicial da aula, sugerimos que o professor entregue a cada grupo uma cópia da letra da música “Eu quero só ficar” (conforme postado abaixo) e peça para eles responderem as seguintes perguntas:
• Segundo a música o ficar está relacionado a curtição, vocês concordam? Por quê?
• Qual a diferença do ficar do namoro?
• Para vocês até quando é interessante ficar?
• Vocês consideram que para a sociedade, de maneira geral, há diferença entre um(a) adolescente ficar em relação a um adolescente? Por quê?
Letra da Música: Eu quero só ficar
Composição: NBelson Prata
Não adianta você fazer
Milhões de coisas pra me prender
Você não vai me culpar por isso
É que eu não quero mais compromisso
Veja se para com esse papo de casar
Muda de assunto
Eu tô afim de curtir, de namorar e beijar muito
Eu quero é só ficar ficar ficar ficar
Ficar com você beijar beijar beijar | Refrão
Eu quero é só ficar ficar ficar ficar
E rolar com você
Desista de tentar mudar os meus costumes
Eu não me ligo nesse lance de ciúmes
Não cobro nada, nem você cobra de mim
É só ficar vai ser melhor assim
Fonte: http://letras.terra.com.br/banda-baianidade/1094680/. Acesso em: 12 ago. 2009.
Em seguida, o professor solicitará que cada grupo esboce numa folha de sulfite os aspectos positivos e negativos do ficar (Fig. 2). Feito isso, cada grupo deverá escolher um relator que lerá o que o grupo escreveu, e o professor deverá anotar na lousa os aspectos listados.
Figura 2- Ficar
Disponível em:
http://www.sabrinamix.com/img/tmp/blog/200510/ficar.gif. Acesso em 11 Ag. 2009.
Para esta atividade o professor poderá dividir a lousa em duas partes: os aspectos positivos e negativos.
O professor deverá durante esta atividade estimular a participação dos alunos, indagando-os se concordam ou não com os aspectos apontados, de maneira a estimular a manifestação deles, de forma que o debate possa trazer contribuições ao conhecimento que apresentam sobre este assunto.
Após as apresentações, o professor discutirá com os grupos a importância dos relacionamentos afetivos na adolescência.
Atividade 2
Em seguida, visando ampliar o conhecimento que os alunos têm sobre os relacionamentos afetivos na adolescência, assim como auxiliar a criticidade e a reflexão deles sobre este assunto, o professor deverá solicitar que cada grupo faça uma pesquisa na Internet sobre o “Ficar”. Seria interessante que eles procurassem opiniões a favor e contrários ao ficar, de modo a contrapô-las.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.brasilescola.com/sexualidade/ficar.htm
http://ajudaemocional.tripod.com/rep/id49.html
http://www.psicologiavirtual.com.br/psicologia/principal/conteudo.asp?id=4016
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/novos_textos/b/ficar.htm
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/06/256205.shtml
Figura 3- Relações afetivas
http://3.bp.blogspot.com/_4FlS2FV6rr4/R_EorunVYUI/AAAAAAAAARY/4e0eIuaDsWo/s320/ficar.jpg. Acesso em 11 Ag. 2009.
Atividade 3
Concluída a pesquisa, é importante que cada grupo compartilhe com toda a sala o que aprendeu em suas pesquisas com os demais grupos. Sugere-se que cada grupo apresente suas pesquisas em formato de podcasts, pois será uma forma de trabalhar a leitura do texto, assim como, a entonação das palavras e a criatividade.
SUGESTÃO:
Textos complementares e aprofundados sobre o ficar:
Na internet:
http://www.algosobre.com.br/comportamento/ficar-um-sintoma-de-fragmentacao-do-amor.html
http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a05.pdf
Em Livro:
O FICAR E O ROLO: provocando o debate sobre as atitudes e relações afetivas dos jovens do final do século XX e início do século XXI. In: FIGUEIRÓ, M. N. D.; RIBEIRO, P. R. M.. (Org.). Adolescência em questão: estudos sobre sexualidade. São Paulo/Araraquara: Cultura Acadêmica/Laboratório Editorial FCL, 2006, p. 27-39.
Internet e livro
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a apresentação das pesquisas, pois nesta o professor poderá perceber eles se dedicaram nas atividades propostas.
Cinco estrelas 2 classificações
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17/12/2010
Cinco estrelasExcelente o seu planejamento, colega! As tecnologias nos dão uma nova forma de fazer o trabalho pedagógico. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasaula extremamente interessante muitas vezes são estas oportunidadades que muitos jovens não tem para se expressar e dialogar muitas vezes acham que sua atitide de ficar é simplemente moda valeu professor aula excelente continue assim