Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo e Saúde no século XXI: entre mitos e “verdades”

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabeth Resende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar valores e concepções sobre corpo e saúde nos tempos atuais;
  • Compreender a influência dos meios de comunicação nas concepções sobre corpo (mitos e “verdades”).
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos. Total: 300 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Regras de saúde, concepções sobre o corpo: mito ou verdade?

1. O professor conduzirá uma dinâmica Brainstorming (Tempestade de ideias) sobre “regras de saúde” ou “regras sobre corpo”. A partir das perguntas abaixo os alunos verbalizarão seus conhecimentos prévios e concepções sobre saúde e corpo.

a) Qual a primeira “regra” sobre saúde que vem à sua mente?

b) O que é um corpo bonito?

menina com mascara

Disponível em: google imagens, acesso em 15/05/2013

 

- No momento da Brainstorming os alunos não precisarão fazer anotações, o professor registrará as ideias dos alunos no quadro para manter a dinâmica própria da atividade que, justamente, privilegia a discussão a partir das respostas dos alunos em relação às perguntas motivadoras.

2. Ao final, o professor solicitará que os alunos registrem em seus cadernos de Educação Física (ou em folha A4) todas as informações do quadro. Será, portanto, informado aos alunos que eles acabaram de perceber suas concepções sobre saúde e corpo.  A dúvida que permanece é: a informação presente em cada resposta é “mito ou verdade”?

Obs: O professor deverá informar aos alunos o conceito de “mito” e de “verdade”, com definições do ponto de vista científico (veja sugestões de site abaixo).

 

3. Em seguida, como tarefa da casa, pedirá que os alunos pesquisem sobre a sua própria informação ou a de algum colega para saber se é “mito” ou “verdade”, indicando a fonte de sua pesquisa (sites, revistas sobre saúde, jornais, livros, artigos).

Obs: Vale lembrar que na Brainstorming não há necessidade de identificar as ideias de cada aluno, nesse sentido, eles não poderão fazer sua escolha por motivos pessoais (Ex: Provar que a informação dada por um colega está errada, ou certa. O objetivo da tarefa de pesquisa não é esse!).

 

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

A) Sugestões de links de revistas sobre saúde:

http://www.dgabc.com.br/Noticia/60462/mitos-e-verdades-sobre-saude-e-beleza, acesso em 15/05/2013;

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/79/artigo154943-1.asp/, acesso em 15/05/2013;

 

B) Sugestão de link do programa BEM ESTAR (Rede Globo):

http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/bem-estar-esclarece-mitos-e-verdades-da-crendice-popular/2456709/, acesso em 15/05/2013;

Sugestão de link do programa Fantástico (Rede Globo):

http://www.youtube.com/watch?v=MNJyR_xV5AE, acesso em 15/05/2013;

 

C) Sugestões de sites que ajudam no conceito de “mito” e “verdade”

http://www.consciencia.org/o-mito-e-a-filosofia, acesso em 15/05/2013;

http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Mito, acesso em 15/05/2013;

 

D) Sugestão de sitecom video sobre conceito de Verdade:

http://www.youtube.com/watch?v=_YYG36CWUb8, acesso em 15/05/2013;

verdade3

Disponível em: google imagens, acesso em 15/05/2013;

 

Aulas 2 e 3: “Mitos” ou “verdades”: socialização das pesquisas

1. O professor resgatará as informações da Brainstorming (da aula anterior) e, na forma de diálogo aberto, solicitará que os alunos (individualmente) socializem junto à turma o que conseguiram identificar na tarefa de casa sobre “mitos ou verdades’ de suas concepções e das noções de seus colegas.

 

Exemplo: Sugestão de imagem sobre  corpo e saúde:

saude e bem estar

Disponivel em: Google Imagens. Acesso em: 15/05/2015

 

Sugestões de vídeo: Mitos e Verdades sobre a alimentação:

 

video mitos saude   http://www.youtube.com/watch?v=ivZIk-FfEEg, acesso em 15/05/2013;

 

2. Ainda, nesta aula, o professor fará uma dinâmica de Consciência Corporal com a turma: Dinâmica do “sexto sentido”.

Desenvolvimento da dinâmica: O professor questionará a turma: quantos sentidos temos em nosso corpo? (Resposta mais comum: 5 sentidos). Em seguida, ele provocará a turma com a seguinte indagação: será que isto é “mito” ou “verdade”?  Na sequência, o professor fará um desafio para turma, ele tentará provar que: “na verdade são 6 (seis) os nossos sentidos”!

O professor pedirá que os alunos fiquem na posição de pé virados para ele, e que eles façam os movimentos que o professor indicar (Ex: Flexão e extensão do quadril tocando a ponta dos pés com os dedos das mãos; adução e abdução das pernas e braços estendidos, pequenos saltos, etc.). Em seguida o professor explicará que o objetivo desses movimentos é apenas de “aquecer” o corpo (sair de metabolismo de repouso).

Na sequência, ele pedirá que os alunos permaneçam de pé, com as pernas unidas e os braços próximos ao corpo, e o desafio agora é tentar ficar parado! Eles terão 20 segundos para tentar...

Após este tempo, o professor permitirá que alguns alunos possam dizer o que sentiram ao tentar ficar parados (provavelmente ninguém afirmará que conseguiu). Ao final, o professor, de forma descontraída, comunicará a turma, que este é o nosso 6º sentido: o sentido do Movimento. É o maior dos sentidos, pois, nós, seres humanos, somos Movimento! (Saiba mais nas sugestões de links a seguir).

O professor ainda, para não deixar nenhuma dúvida, complementará com a seguinte afirmação: na ciência não existe verdade absoluta, portanto, foram convencionados os 5 sentidos, mas que podem existir pesquisas que demonstrem que temos inúmeros sentidos em nosso corpo.

Dica: Caso o professor tenha mais tempo em seu planejamento anual para trabalhar essa estratégia, para além do número de aulas que sugerimos, existe a possibilidade de aprofundar um pouco mais a discussão sobre os conceitos de “mito” e “verdade”. Nesse sentido, sugerimos uma parceria com professores da disciplina de Filosofia da própria escola, para que ele contribua na compreensão destes temas.

Sugestões de Imagens sobre os 5 sentidos:

5 sentidos

Disponível em: Google Imagens, acesso em 15/05/2015

 

Sugestão de material pedagógico (e fundamentação teórica) para dinâmica do 6º sentido (destaque p. 16):

http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf, acesso em 15/05/2013;

 

Aula 4 – Corpo, estética e padrões de beleza

1. Nessa aula, o professor conversará com a turma sobre seus padrões de beleza. Os alunos terão liberdade para falar sobre que tipo de corpo acha bonito e sua justificativa. O professor registrará as percepções deles no quadro.

 

Veja sugestão de quadro de registro abaixo:

 

Padrões de Beleza

Justificativa

 

 

 

 

 

 

2. Em seguida, o professor fará o mesmo processo para uma discussão dobre o tema da saúde do corpo. Os alunos falarão como enxergam um corpo saudável (hábitos, força física, estética, etc.).

Veja sugestão de quadro de registro abaixo:

 

Padrões de Saúde

Justificativa

 

 

 

 

 

 

3. Em seguida, o professor, propositalmente, identificará com a ajuda dos alunos, a presença dos meios de comunicação (TV, revistas), associadas às respostas dos alunos.

Logo, convidará a turma, para uma investigação mais ampla, por meio de uma pesquisa, sobre a influência dos meios de comunicação na construção de concepções sobre corpo e saúde, a partir da próxima aula.

 

4. Ao final da aula, o professor convidará os alunos para a dinâmica do escultor (Aproximadamente 15 minutos).

Desenvolvimento: Em trios, um dos alunos será “matéria prima”, outro será “modelo” e o outro “escultor”. Este último, com base no “modelo” (que deverá fazer uma posição fixa de seu corpo, ou seja, uma pose pra foto!), deverá movimentar a “matéria prima” para que ela se aproxime da pose do modelo. O professor recomendará que o “modelo” faça uma pose muito bonita (com base em seus padrões de beleza). Ao final da dinâmica, o professor conversará com a turma se aquela dificuldade de copiar o padrão de beleza idealizado estaria somente nesta atividade do escultor ou se aplica à vida real.

 

estatua

Disponível em: Google Imagens. Acesso em 15/05/2015

 

Aulas 5 e 6– Corpo e meios de comunicação: as entrevistas.

1. Retomando as discussões anteriores sobre mitos e verdades, o professor dirá que, a partir desta aula, estudaremos a influência dos meios de comunicação em nossas formas de ver o corpo (padrões de beleza).

2. O professor organizará a turma em 05 grupos e cada um deles deverá entrevistar 04 adolescentes, um aluno do 9º ano e um de cada ano do ensino médio. O objetivo da entrevista será cumprir duas tarefas:

- Analisar a influência dos meios de comunicação pelos programas de Tv;

- Identificar os padrões de beleza (corpo, roupas) nas novelas e programas destinados ao público adolescente (Ex: “Malhação”, “Rebelde”, “iCarly”, outros, veja imagens abaixo);

 

rebelde

Dispoível em: Google Imagens. Acesso em 15/05/2013

 

malhacao

Disponível em: Google Imagens, acesso em 15/05/2013

 

Sugestão de Roteiro de Entrevistas

Roteiro de Entrevistas para Adolescentes
a) Qual programa específico para adolescentes que eles assistem?
b) Quais dos personagens eles consideram bonitos? Por quê?
c) Com quais deles você gostaria de parecer? Por quê?
d) Você acha que é possível? Por quê?

e) Em seu cotidiano você vê pessoas com beleza próxima a eles? Se sim, dê exemplos? Se não, explique por quê?

 

 

3. Socialização das entrevistas.

- Os grupos deverão se organizar para apresentarem os resultados de suas entrevistas para toda turma. Eles deverão apresentar as respostas na íntegra, na forma de exposição oral. Após cada grupo terminar de apresentar, o professor abrirá uma sessão de perguntas ou comentários de um grupo para o outro. O professor também não pode deixar que os alunos concluam esta atividade sem perceber:

a) Qual o programa de TV mais assistido? E quais as justificativas que mais aparecem?

b) Qual critério de beleza que mobilizam as pessoas a considerar um artista ou personagem bonito?

c) Quais as principais justificativas para as pessoas querer parecer com determinados artistas de TV?

d) Quais as principais explicações para o critério de realidade das pessoas, explícitos nas pergunta da letra "e" do roteiro?

 

3. Ao final da estratégia, com base no resultado das entrevistas e na discussão das aulas anteriores, o professor dialogará com a turma sobre a influência dos meios de comunicação na construção dos “mitos e verdades do corpo e saúde”.

As seguintes questões podem auxiliar na discussão:

a)      Os meios de comunicação constroem mitos? Por quê?

b)      Os meios de comunicação divulgam verdades na mesma proporção dos mitos? Por quê?

 

4. O professor, pedirá que, como forma de divulgação do conhecimento construído nessa estratégia de ensino, cada grupo de alunos organizarão um mural para a Mostra denominada “Mitos e verdades do corpo e saúde”, com imagens e informações sobre os temas que eles estudaram. Com a ajuda e mediação do professor, eles poderão organizar um dia e local para a mostra (Ex: Anfiteatro ou Pátio da Escola) e, ainda, fazer um convite para cada turma de todos os anos de ensino da escola, de modo que eles estimulem os colegas para visitarem suas exposições.

Recursos Complementares
Avaliação

Após a estratégia, faremos uma última avaliação do processo com uma discussão final que pode ser conduzida a partir dos seguintes questionamentos:

a) Escolha um “mito” sobre os padrões de beleza ou sobre padrões de saúde, que identificamos nas primeiras aulas e localize-os nos meios de comunicação, dizendo a influência deste na propagação daqueles padrões.

b) Registre no caderno o que mudou, entre mitos e verdades, sobre sua forma de ver seu corpo e/ou sua saúde.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.