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Variedades linguísticas: refletindo sobre elas

 

27/05/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as variações linguísticas.

  • Valorizar e respeitar as diversas variantes, bem como a identificação de seu meio de circulação.

  • Diferenciar a linguagem padrão da não-padrão, isentando-as de quaisquer preconceitos.

  • Refletir sobre "o certo e o errado" para vencer preconceito sobre as variedades linguísticas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Variedade padrão e  não padrão da língua.
  • Habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

 

  • Utilização da internet;

  • Vídeos;

  • Trabalho em duplas;


 

Módulo 1 Introduzindo o tema

Imagem disponível em: http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com.br/2011/04/variedades-linguisticas.html Acesso em: 18 maio 2013.

MOTIVAÇÃO

Atividade 1

Para motivar os alunos a estudarem o tema, o professor deverá conversar com eles sobre as variedades linguísticas. Essa metodologia se chama aula expositiva dialogada e consiste em uma interação entre docente e discente. Para começar, o professor deverá colocar em slides as informações abaixo.

Slide 1

 

Vocês já repararam que as pessoas utilizam formas distintas da mesma língua?

Exemplos:

  • mexerica, bergamota, tangerina
  • mandioca, aipim

 

Slide 2

As mudanças no uso da língua são explicadas devido uma rede intereligada de informações, que determinam a escolha de um determinado modo -  tais como: região em que se vive, faixa etária distinta, grupos sociais diferentes, etc

 

Slide 3

 isto se chama: VARIEDADE LINGUÍSTICA.

Slide 4 

As variedades linguísticas constituem as variações que um idioma qualquer apresenta, em função da condição social, cultural, histórica e regional em que um indivíduo o utiliza. Constituindo-se como parte integrante do universo língua, as variantes possuem o objetivo principal de promover a comunicação interativa e verdadeiramente efetiva entre as pessoas.

 

Parte do texto dos slides está disponível em: http://movimentoculturalgaia.wordpress.com/2010/03/05/variedades-linguisticas/ Acesso em: 18/05/2013.

 

Atividade 2

Após essa apresentação inicial, o professor levará os alunos ao laboratório de Informática para que cada um, em frente ao computador, acesse o site para assistir ao vídeo:

 

Variações linguísticas - YouTube

www.youtube.com/watch?v=OHNg2hSA3n4
22/06/2010 - Vídeo enviado por Denis Cherles Madeira

vídeo criado para o curso de mídias na educação. ... PGM 03 - Norma culta e variedade linguística by ...

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OHNg2hSA3n4 Acesso em: 18 maio 2013.

 

Refletindo sobre o vídeo.

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o assunto e solicitar a alguns alunos que falem sobre o tema da aula. 

O que entenderam do conteúdo do  vídeo?

  • Deixar os alunos falarem à vontade sobre o que entenderam. O vídeo deve funcionar como um instigador da curiosidade dos alunos sobre o tema.

Atividade 3

Solicitar aos alunos que acessem o blog do professor Jean Rodrigues disponível em:http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html Acesso em: 19 maio 2013,  para fazerem as atividades transcritas abaixo:

 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 
    1.    Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:
 
 
a)    Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem formal ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como o personagem falou  compromete a compreensão por parte do ouvinte/leitor?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)    Reescreva essa fala do personagem, seguindo a norma padrão da lingua.
 

Atividade 4 - Navegando na internet para resolver exercícios

 
Com a orientação do professor, os alunos continuarão navegando na internet para fazer exercícios disponíveis sobre variantes linguísticas.
 
  • Professor, vá direcionando os estudantes para que acessem os sites que você predeterminou para essa atividade.
Sugestões:
 
1) A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS ABAIXO, E taDAS INFORMAÇÕES SOBRE AS VARIANTES REGIONAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA, DESCUBRA QUAL A REGIÃO DOS ASSALTANTES.
 
Assaltante _________________
Ei, bichim...
Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça bagunça...Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim senão enfio o peixeira no teu bucho e boto teu pra fora!”
Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome de moléstia...
 
Assaltante __________________
Ô sô, prestenção... Isso é um assalto, uai...
Levanta os braços e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala...
Mió passá logo os troado que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai! Tá esperando o que uai!!
 
Assaltante ___________________
Ô guri, ficas atento... Báh, isso é um assalto.
Levantas os braços e te aquieta, tchê.
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa os pilas prá cá! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.
 
Assaltante ____________________
Seguiiinnte, bicho ... Tu te ferrou. Isso é um assalto...
Passa a grana e levanta os braço rapá... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra caramba
Vai andando e se olhar pra trás vira presunto...
 
Assaltante _____________________
Ô meu rei... ( longa pausa)
Isso é um assalto... (longa pausa)
Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa)
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana, bem
devagarinho...
(longa pausa)
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta,
meu irmãozinho,
(longa pusa)
Vou deixar teus documentos na encruzilhada...
 
Assaltante _____________________
Ôrra, meu... Isso é um assalto, meu... alevanta os braços, meu.
Passa a grana logo, meu...
Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do
jogo do Curintia, meu... Pô, se manda, meu...
 
Assaltante de Brasília
Querido povo brasileiro, estou aqui, no horário nobre da TV para dizer que no final do mês,
aumentaremos as seguintes tarifas: água, energia, esgoto, gás, passagem de ônibus, IPTU, IPVA,
licenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS, PIS,
COFINS.
 
2) Qual dos textos utiliza a Língua Portuguesa formal? Quem é o provável falante desse texto?
 
  • Professor, você pode pesquisar mais sites que tenham atividades interessantes e sugerir aos alunos que, ao final, deverão abrir uma página no Word para responderem os exercícios. Depois de prontos, os alunos deverão enviar para o e-mail do professor.

 

Módulo 2  - Refletindo sobre a língua

Atividade 1

O professor deverá apresentar aos alunos em datashow vários textos de gêneros diferentes para que percebam as diferenças em relação à variedade linguística utilizada. Ao final de cada texto apresentado e lido, os alunos deverão anotar o que perceberam em seus cadernos. Só ao final, poderão comentar. 

Texto 1. Letra da Música

Saudosa Maloca

Adoniran Barbosa

Si o senhor não tá lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assombradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cubertô"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas
Saudosa maloca,maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.

Disponível em: http://professorarozelia.blogspot.com.br/2011/03/textos-para-trabalhar-variacao.html Acesso em: 18 maio 2013.

Texto 2

EU TE AMO

(Tom Jobim e Chico Buarque)
 
Ah, se já perdemos a noção da hora,
Se juntos já jogamos tudo fora,
Me conta agora como hei de partir…
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios,
Rompi com o mundo, queimei meus navios,
Me diz pra onde é que inda posso ir…
[…]
Se entornastes a nossa sorte pelo chão,
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu…
[…]
Como, se nos amamos como dois pagãos,
Teus seios inda estão nas minhas mãos,
Me explica com que cara eu vou sair…
Não, acho que estás só fazendo de conta,
Te dei meus olhos pra tomares conta,
Agora conta como hei de partir…

Disponível em: http://atividadeslinguaportuguesamarcia.blogspot.com.br/2013/03/textos-e-variacoes-linguisticas.html Acesso em: 18 maio 2013.

Texto 3

 

Entrevista com vencedor de concurso de surf

 
REPÓRTER: Qual foi a bateria que você mais surfou até hoje?
SURFISTA: Foi no Cristal Grafiti. A onda veio abrindo inteira, dropei no crítico, fiz o  bottom turn de backside, subi e dei um rasgadão. Aí deixei cair lá embaixo, subi  novamente, dei outra rasgada e, quando ela engordou, adiantei, dei um cutback bem  agachado e bati na espuma. Veio a junção e mandei uma esbagaçada, depois foi aquela 
marolagem, enganação. 
 
Disponível em: http://acd.ufrj.br/pead/tema03/propostas.html - trecho, acesso em: 18 maio 2013.
 
Texto 4, Texto 5 e mais textos, quantos mais o professor quiser... 
  • Professor, procure com antecedência textos que apresentam variações linguísticas para que seus alunos possam refletir sobre as diferenças das linguagens utilizadas.
 
Ao final, os alunos devem falar sobre o que perceberam. Por exemplo, as diferenças de linguagem em cada um.  
 

Atividade 2 - Está errado???

 
 
Professor, entregue a cada aluno cópia dos textos abaixo.
 
A) Ce qué café?
 
B) Qué.
 
 
A) Pó pô pó?
 
B) Pó pô!
 
 
A) Pó pô pão?
 
B) Pó pô poquin só.
 
 
Peça a eles que façam a tradução.
Pergunte: vocês conhecem alguém que fala desse jeito?  O que vocês acham? É errado falar assim?
Deixe seus alunos falarem ....
 
A “tradução” desse diálogo seria a seguinte:
 
A:Você quer café?
B: Quero.
 
A: Posso pôr o pó?
B: Pode pôr!
 
A: Posso pôr pão?
B: Pode pôr um pouquinho só.
 

Para ajudar o professor:

Explique a seus alunos de forma bem natural e com uma linguagem mais fácil que:

O texto parte do princípio de que os mineiros teriam um ritmo de fala bem mais rápido do que os falantes das outras variedades linguísticas. Contudo, ele exagera visivelmente nesse pressuposto, tanto que algumas palavras chegam a serem reduzidas a uma única sílaba. Além disso, a escolha de termos que tenham principalmente a letra P ajuda a melhor visualizar esse efeito.

De fato, a maioria das variedades linguísticas acaba sendo, a exemplo do que vimos com a variedade mineira, estereotipada. Passa-se uma ideia que, na realidade, não corresponde à verdade sobre essa língua: exagera-se nas diferenças e, não raro, classifica-se tal variedade como “incorreta” e “feia”. Afinal, quem é que já não ouviu falar que no chamado dialeto caipira fala-se tudo “errado”? Que essa língua é “errada”, “feia”, “pobre”?

Entretanto, na realidade, não é a língua usada por um falante que é pobre, mas sim o próprio falante. A falta de acesso à educação formal contribui para que as classes socioeconomicamente desfavorecidas sejam discriminadas também linguisticamente, sendo atribuída à língua desses falantes todo o preconceito que pesa sobre eles.

Sobre isto, o linguista italiano Maurizzio Gnerre (1985) concluiu: “Uma variedade linguística ‘ vale’ o que ‘ valem’ na sociedade os seus falantes, isto é, vale como reflexo do poder e da autoridade que eles têm nas relações econômicas e sociais”.

 
Fonte:  (Linguagem, escrita e poder, São Paulo, Martins Fontes, p.4)
 
O objetivo principal desses módulos é que os alunos reflitam sobre as diferenças e aprendam a respeitá-las.
 
Recursos Complementares

Professor, os vídeos dos links abaixo  poderão ajudá-lo a enriquecer suas aulas sobre variantes linguísticas:

1. Variedades linguísticas em Vitória da Conquista - disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MMevdoRIOR4 Acesso em: 18 maio 2013.

2. Repente - http://www.youtube.com/watch?v=jkj9Sm6GSr0 Acesso em: 18/05/ 2013.

3. Variedades linguísticas -  http://www.youtube.com/watch?v=ZGr-50Sdcoc Acesso em: 18/05/ 2013.

Avaliação
  •  A avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar a participação e o interesse dos alunos durante os módulos, principalmente nas atividades de cunho expositivo-dialogal, que os estudantes devem participar ativamente.

  • Professor, observe se as atividades que levaram os estudantes a refletirem em torno do "certo e do errado" (das variações linguísticas), atingiram o objetivo proposto, isto é, tratar a variação linguística sem preconceito. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

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