24/05/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1–Lista de Frutas
1- Professor é importante para o aprendizado da criança que liguemos, sempre, o conteúdo trabalhado com o seu cotidiano, sendo assim, que tal fazer o diagnóstico e aguçar a curiosidade do aluno?
2- No segundo momento, tendo o professor como escriba, convide as crianças para elaborarem uma lista com o nome das frutas que conhecem. Nesse momento é importante identificar com as crianças as características de uma lista, como organizá-la, e qual a sua finalidade.
3- Logo após produzir a lista, faça a escrita do nome das frutas da lista em fichas separadamente. Organize-as dispostas no chão da roda e convide as crianças a identificar nessas fichas, letras utilizadas para escrever o nome das frutas que também existem no seu nome, realizando a transposição do grafema/fonema do nome da criança e das palavras relacionadas. Você poderá explorar com as crianças a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar que as crianças compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.
Realizando a transposição do grafema/fonema a partir do nome da criança
- Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira
4- Convide as crianças a produzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes das frutas em ordem alfabética. Nesse momento você poderá incentivar as crianças a nomear as letras do alfabeto e conhecer sua ordem.
Atividade 2- Construindo Gráficos
1- Após realizar a lista de frutas, proponha para as crianças a construção de um gráfico representando a quantidade de alunos que gosta de cada fruta citada. Antes de iniciar a construção do gráfico converse sobre como é a sua estrutura e o que ele representa. O trabalho com gráficos ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições na aquisição de uma nova linguagem matemática. Permite ainda, que a criança estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Orientações: Professor você pode confeccionar o gráfico impresso em um cartaz no tamanho de uma folha A3. Confira o exemplo abaixo.
Exemplo de um gráfico que pode ser utilizado nessa aula - Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira
Construindo Gráficos
- Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
2- Depois de pronto o gráfico, em roda de conversa, proponha a resolução de situações problemas:
3- Após realizar a construção do gráfico e a roda de conversa para resolução das situações problemas, disponibilize o gráfico para as crianças, o qual pode ser afixado na parede. Solicite que façam a tentativa de escrita do nome da fruta que mais gosta.
Fazendo a tentativa de escrita do nome da fruta que mais gosta
- Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria OliveiraAtividade 3- Dicionário de Frutas
1- Após a confecção do gráfico é hora de fazer a pesquisa na biblioteca. É preferível ter um espaço reservado para as crianças da Educação Infantil, com os livros destinados a essa faixa etária para que eles possam manusear e fazer suas escolhas. Auxilie os alunos a pesquisarem sobre as propriedades nutricionais das frutas, bem como sua origem, formato, cores e tamanhos. Para isso é necessário disponibilizar enciclopédias, revistas, livros, que tratem sobre o tema.
2- Depois de realizada a pesquisa o professor pode servir de escriba das informações e, ao retornar para a sala de aula, propor a confecção de um dicionário de frutas. Divida as crianças em grupos de quatro crianças e disponibilize figuras de frutas para que elas possam recortar e colar cada uma na parte superior de uma folha A4. A seguir, com a ajuda das crianças, faça uma roda e junte todas as folhas construindo uma espécie de fichário, seguindo a ordem alfabética.
3- Logo depois relembre com elas a pesquisa realizada na biblioteca identificando as propriedades, informações sobre a origem, tamanho, forma e cor das frutas para ir completando o dicionário. Explique, por exemplo, que as fibras auxiliam no funcionamento do intestino; que o potássio ajuda a regular a contração muscular e o coração; que a vitamina C fortalece os vasos sanguíneos, ajuda a curar feridas e solidificar ossos quebrados. Ao mesmo tempo, incentive a pensar o quanto é importante ter uma alimentação equilibrada.
4- Na pesquisa realizada na biblioteca, ou mesmo na construção do dicionário podem surgir nomes de frutas que são desconhecidas pelas crianças. Nesse sentido, seria interessante trazer para a sala de aula algumas frutas exóticas como, por exemplo, a lichia e a romã, e incentivar que as crianças experimentem essas frutas. Para enriquecer esse momento o professor pode ler, com as crianças, o livro “Eu não gosto disso”.
Fonte: http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=10085&grupo=43&cat=280 Acesso em 11/05/2013
Atividade 4- Receita – Salada de Frutas
1- Se sua escola possuir uma cantina convide a responsável pela mesma, para conversar com as crianças sobre a receita de salada de frutas. Se não tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produção de uma salada de frutas com as crianças.
2- Para esse momento converse sobre a estrutura de uma receita, o que deve conter, trabalhe as quantidades, a escrita dos números e palavras, e o modo de fazer. Pegue um cartaz e construa com as crianças, com ajuda e orientações da cantineira, a escrita da receita. Como já foi trabalhada a escrita do nome das frutas em atividades anteriores, algumas crianças já conseguem fazer a escrita das mesmas, sendo assim, solicite a ajuda delas para a escrita da receita.
Tentativa de escrita da receita: Salada de Frutascom a presença da Técnica em Alimentos responsável pela Cantina da Escola
Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira
3- Em seguida solicite às famílias o envio das frutas para que possa ser feita a salada de frutas pelas crianças.
Atividade 5- Trabalhando com a música – Pomar
1- Para finalizar as atividades, o professor pode trabalhar com a música: “Pomar”. É importante disponibilizar a letra da música para todas as crianças para que elas possam observar a estrutura da música bem como acompanhar a letra.
POMAR BANANA, BANANEIRA
|
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/ Acesso em 11/05/2013
2- Após explorar a estrutura, solicite que as crianças identifiquem o nome das frutas existentes na letra e circule-as.
3- Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos. Você pode convida-los a ir ao laboratório de informática da escola para assistir o vídeo.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula Portal- Comer bem, que mal tem! - Autora Débora Alfaro S.M. Silva; Alessandra Arcehttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21486 Acesso em 16/05/2013
Sugestões de filme para professores:
Filme: Muito Além do Peso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k Acesso em 16/05/2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador: as observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações, e contribuições? Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita de palavras do contexto? As crianças identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais (música, lista e receita)? Conseguiram compreender e elaborar uma estrutura gráfica?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!