Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância das frutas para a nossa saúde.

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas à pesquisa sobre frutas.
  • Realizar transposição do grafema/fonema do seu nome e das palavras selecionadas da pesquisa.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas e receitas.
  •  Elaborar diferentes gêneros textuais como: lista.
  • Organizar dados em gráficos.
  • Reconhecer a importância das frutas para o seu organismo.
  • Interpretar e pesquisar informações.
  • Ouvir histórias da literatura nacional que tratam sobre o tema de pesquisa. 
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.  

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1Lista de Frutas  

1- Professor é importante para o aprendizado da criança que liguemos, sempre, o conteúdo trabalhado com o seu cotidiano, sendo assim, que tal fazer o diagnóstico e aguçar a curiosidade do aluno? 

  • Na hora do lanche traga uma salada de frutas para as crianças.
  • Convide as crianças para irem ao laboratório de informática assistir um vídeo sobre o assunto. Sugerimos o vídeo da Turma da Mônica- Frutas, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bvGzp_YGKBk  Acesso em 16/05/2013
  • Converse com as crianças sobre o lanche e o vídeo. Para isso, sugerimos alguns questionamentos:
    • Gostaram da salada de frutas?
    • Ao assistir o vídeo podemos perceber que frutas fazem bem para a nossa saúde?  Por quê?
    • Quais outros alimentos fazem bem a nossa saúde?
    • Qual a fruta que mais gostamos?

 

2- No segundo momento, tendo o professor como escriba, convide as crianças para elaborarem uma lista com o nome das frutas que conhecem. Nesse momento é importante identificar com as crianças as características de uma lista, como organizá-la, e qual a sua finalidade.

3- Logo após produzir a lista, faça a escrita do nome das frutas da lista em fichas separadamente. Organize-as dispostas no chão da roda e convide as crianças a identificar nessas fichas, letras utilizadas para escrever o nome das frutas que também existem no seu nome, realizando a transposição do grafema/fonema do nome da criança e das palavras relacionadas. Você poderá explorar com as crianças a quantidade de letras das palavras, em que ordem elas aparecem, bem como incentivar que as crianças compreendam que palavras diferentes compartilham certas letras.

Fichas  Identificando as Letras

Realizando a transposição do grafema/fonema a partir do nome da criança  a PArtir  - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira  

 

4- Convide as crianças a produzir a lista em um cartaz, colocando as fichas com os nomes das frutas em ordem alfabética.  Nesse momento você poderá incentivar as crianças a nomear as letras do alfabeto e conhecer sua ordem.  

 

Atividade 2- Construindo Gráficos

 

1- Após realizar a lista de frutas, proponha para as crianças a construção de um gráfico representando a quantidade de alunos que gosta de cada fruta citada. Antes de iniciar a construção do gráfico converse sobre como é a sua estrutura e o que ele representa.  O trabalho com gráficos ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições na aquisição de uma nova linguagem matemática. Permite ainda, que a criança estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.

Orientações: Professor você pode confeccionar o gráfico impresso em um cartaz no tamanho de uma folha A3. Confira o exemplo abaixo.  

Grafico

Exemplo de um gráfico que pode ser utilizado nessa aula - Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira

 

 Construindo Gráfico

Construindo Gráficos a PArtir - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira  

 

2- Depois de pronto o gráfico, em roda de conversa, proponha a resolução de situações problemas:

  • Qual é a fruta preferida da turma?
  • De qual fruta a turma gosta menos?
  • Quais frutas receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos receberam?

 

3- Após realizar a construção do gráfico e a roda de conversa para resolução das situações problemas, disponibilize o gráfico para as crianças, o qual pode ser afixado na parede. Solicite que façam a tentativa de escrita do nome da fruta que mais gosta.

Consultando Grafico Tentativa de Escrita

Fazendo a tentativa de escrita do nome da fruta que mais gosta a PArtir - Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira  

Atividade 3- Dicionário de Frutas

1- Após a confecção do gráfico é hora de fazer a pesquisa na biblioteca. É preferível ter um espaço reservado para as crianças da Educação Infantil, com os livros destinados a essa faixa etária para que eles possam manusear e fazer suas escolhas. Auxilie os alunos a pesquisarem sobre as propriedades nutricionais das frutas, bem como sua origem, formato, cores e tamanhos. Para isso é necessário disponibilizar enciclopédias, revistas, livros, que tratem sobre o tema. 

2- Depois de realizada a pesquisa o professor pode servir de escriba das informações e, ao retornar para a sala de aula, propor a confecção de um dicionário de frutas. Divida as crianças em grupos de quatro crianças e disponibilize figuras de frutas para que elas possam recortar e colar cada uma na parte superior de uma folha A4. A seguir, com a ajuda das crianças, faça uma roda e junte todas as folhas construindo uma espécie de fichário, seguindo a ordem alfabética.

3- Logo depois relembre com elas a pesquisa realizada na biblioteca identificando as propriedades, informações sobre a origem, tamanho, forma e cor das frutas para ir completando o dicionário. Explique, por exemplo, que as fibras auxiliam no funcionamento do intestino; que o potássio ajuda a regular a contração muscular e o coração; que a vitamina C fortalece os vasos sanguíneos, ajuda a curar feridas e solidificar ossos quebrados. Ao mesmo tempo, incentive a pensar o quanto é importante ter uma alimentação equilibrada.  

 

4- Na pesquisa realizada na biblioteca, ou mesmo na construção do dicionário podem surgir nomes de frutas que são desconhecidas pelas crianças. Nesse sentido, seria  interessante trazer para a sala de aula algumas frutas exóticas como, por exemplo, a lichia e a romã, e incentivar que as crianças experimentem essas frutas. Para enriquecer esse momento o professor pode ler, com as crianças, o livro “Eu não gosto disso”. 

 

Sugestao de Livro

 Fonte:  http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=10085&grupo=43&cat=280 Acesso em 11/05/2013

 

Atividade 4- Receita – Salada de Frutas

1- Se sua escola possuir uma cantina convide a responsável pela mesma, para conversar com as crianças sobre a receita de salada de frutas. Se não tiver essa profissional o professor mesmo pode sugerir a produção de uma salada de frutas com as crianças.

 

2- Para esse momento converse sobre a estrutura de uma receita, o que deve conter, trabalhe as quantidades, a escrita dos números e palavras, e o modo de fazer. Pegue um cartaz e construa com as crianças, com ajuda e orientações da cantineira, a escrita da receita. Como já foi trabalhada a escrita do nome das frutas em atividades anteriores, algumas crianças já conseguem fazer a escrita das mesmas, sendo assim, solicite a ajuda delas para a escrita da receita.

Escrita da Receita  Visita da Tecnica em Alimentos

Tentativa de escrita da receita: Salada de Frutascom a presença da Técnica em Alimentos responsável pela Cantina da Escola

a PArtir  Alunos do 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU Fonte: Acervo e autoria Pâmela Faria Oliveira 

 

3- Em seguida solicite às famílias o envio das frutas para que possa ser feita a salada de frutas pelas crianças.

 

 Atividade 5- Trabalhando com a música – Pomar

1- Para finalizar as atividades, o professor pode trabalhar com a música: “Pomar”. É importante disponibilizar a letra da música para todas as crianças para que elas possam observar a estrutura da música bem como acompanhar a letra.

 

 

POMAR

PALAVRA CANTADA

BANANA, BANANEIRA
GOIABA, GOIABEIRA
LARANJA, LARANJEIRA
MAÇÃ, MACIEIRA
MAMÃO, MAMOEIRO
ABACATE, ABACATEIRO
LIMÃO, LIMOEIRO
TOMATE, TOMATEIRO
CAJU, CAJUEIRO
UMBU, UMBUZEIRO
MANGA, MANGUEIRA
PÊRA, PEREIRA
AMORA, AMOREIRA
PITANGA, PITANGUEIRA
FIGO, FIGUEIRA
MEXERICA, MEXERIQUEIRA
AÇAÍ, AÇAIZEIRO
SAPOTI, SAPOTIZEIRO
MANGABA, MANGABEIRA
UVA, PARREIRA
COCO, COQUEIRO
INGÁ, INGAZEIRO
JAMBO, JAMBUZEIRO
JABUTICABA, JABUTICABEIRA

 

Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/  Acesso em 11/05/2013

2- Após explorar a estrutura, solicite que as crianças identifiquem o nome das frutas existentes na letra e circule-as.    

3- Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos. Você pode convida-los a ir ao laboratório de informática da escola para assistir o vídeo.

   Consultando o Grafico  Consultando Grafico Tentativa de Escrita Consultando o Grafico Tentativa de Escrita Consultando o Grafico Consultando o Grafico Consultando o Grafico Consultando o Grafico Consultando o Grafico Tentativa de Escrita Consultando o Grafico   

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

  Aula Portal- Comer bem, que mal tem! - Autora Débora Alfaro S.M. Silva; Alessandra Arce .  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21486  Acesso em 16/05/2013

Sugestões de filme para professores:

Filme: Muito Além do Peso. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k  Acesso em 16/05/2013.

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador: as observações feitas durante as rodas de conversa, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. Esses momentos trouxeram: questionamentos, indagações, e contribuições? Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita de palavras do contexto? As crianças identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais (música, lista e receita)? Conseguiram compreender e elaborar uma estrutura gráfica? 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.