24/05/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1– Caça ao Tesouro
1- Professor essa aula tem como objetivos gerais trabalhar com as crianças as letras do alfabeto e sua sequência. Sendo assim, para iniciar a discussão, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas.
Nesse sentido é importante explorar a escrita do próprio nome das crianças, para isso sugerimos trabalhar:
2- Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, convide-as para um “caça ao tesouro”. Nesse momento explique como é a brincadeira. Fantasie esse momento como a busca de um tesouro perdido através de pistas. Você pode explorar a profissão de detetive, conversar sobre o que esse profissional realiza.
Orientações: Professor, para preparar essa atividade é necessário colocar as pistas em diversos locais da escola (Cantina, Pátio, Banheiro, Sala de aula de outros professores etc.), para que, quando sair da sala com as crianças tudo já esteja preparado. Prepare também o baú do tesouro a ser encontrado. Você poderá utilizar uma caixa grande que deverá conter as letras do alfabeto em EVA (ou em outro material de sua preferência), e um livro que trabalhe com as letras do alfabeto. Indicamos o livro: Bichodário. Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas.
3- Ao sair com as crianças da sala de aula, vá direcionando- as para o local onde se encontra a primeira pista que pode estar localizada na porta de uma sala de aula próxima a sua. Ao encontrar a pista leia para as crianças as dicas da mesma (ex: a próxima pista esta no lugar onde lavamos as mãos e fazemos xixi) para que possam encontrar o próximo local onde estejam as próximas pistas, e assim sucessivamente até encontrar o tesouro.
Procurando o Tesouro - Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
4- Após encontrar o tesouro e retornar para a sala com as crianças, faça um momento de suspense para abrir o tesouro. Questione sobre o que possa estar lá dentro, deixe que as crianças peguem e balancem a caixa e ouçam o barulho que faz. Logo depoi,s diga que para abrir o tesouro precisamos falar algumas palavras mágicas. Sugestão: “Alacazam... Alacazim... Concentrite... Concentrate... Faça aparecer à surpresa do tesouro” Você pode repetir isso com as crianças e depois fazer a abertura da caixa.
Encontrando o Tesouro e Falando as Palavras Mágicas - Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
4- Pegar o livro Bichodário que está dentro do tesouro e explorar as imagens do mesmo que trazem a sequência alfabética das letras, explore seu traçado, e a ordem em que aparecem. Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas. Sendo assim o professor pode explorar as letras separadamente, bem como as palavras com nome de animais presentes no livro.
Explorando o Livro e as Letras do Alfabto- Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
Professor se preferir, você pode encontrar um vídeo com as imagens da história disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bhPrLnln8q4 (Acesso em 12/05/2013)
Você pode convidar os alunos para ir ao laboratório de informática para assistir ao vídeo.
Atividade 2- Construindo o alfabeto
1- Após explorar as letras e o livro com as crianças, traga, para a sala de aula, cartolinas cortadas no tamanho de folha A4. Colar as letras de EVA no canto direito da folha com as crianças e vá colando na parede da sala o alfabeto com as crianças, que poderão nomear as letras e conhecer a ordem alfabética das mesmas.
2- Logo depois de montado o alfabeto, disponibilizar revistas para que as crianças procurem imagens de animais para colar no alfabeto da sala, observando a letra inicial do nome do animal. Sugestão: Se achar necessário retomar com as crianças a leitura do livro “Bichodário”
Atividade 3- Caixa surpresa.
1- Em uma caixa colocar: as letras do alfabeto, podendo utilizar o alfabeto móvel com letras de plástico ou madeira, ou outro material de sua preferência.
2- Logo depois, em uma roda, convidar as crianças para o jogo da adivinha. Passar a caixinha para as crianças de forma parecida com a batata quente.
3- O professor deve ligar o aparelho de som e controlar a música. Enquanto a música toca, os participantes passam a caixinha para a pessoa ao lado, sempre no ritmo da música.
4- Quando a música parar, quem estiver com a caixinha, deve retirar uma letra de dentro e dizer um nome de algum animal com essa letra. Pode usar de apoio o alfabeto já construído por elas que estará fixado na parede da sala.
Caixa Surpresa para o Jogo de Adivinha - Alunos 1º período "B" - 2012 - ESEBA-UFU Fonte: Acervo e Autoria Pâmela Faria Oliveira
Sugestões de links para professores:
Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação - http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Acesso em 11/05/2013)
Blog - Brincando e Aprendendo - http://anajvn.blogspot.com.br/2011/02/bichodario.html (Acesso em 19/05/2013)
A avaliação será feita ao longo de todo o processo, tendo como norteador, as observações feitas durante as rodas de conversa, a participação na brincadeira de caça ao tesouro, percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas.
Tendo como norteadoras algumas perguntas:
Sugerimos que as observações individuais e do grupo como um todo, sejam anotadas, no momento da realização das atividades, em uma prancheta disponível com o professor.
A atividade da caixa surpresa poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue nomear a letra sorteada, identifica-la no alfabeto afixado na parede da sala e se sugere o nome de um animal com essa letra, ampliando assim o seu vocabulário.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/02/2016
Cinco estrelasachei ótima a sequencia didática! :D
22/09/2015
Cinco estrelasaula super bacana, usando uma forma lúdica de envolver e despertar o interesse das crianças....parabéns.
21/03/2015
Cinco estrelasExcelente! Parabéns!
15/03/2015
Quatro estrelasEsta é mais uma das atividades que vou por em prática com minha turma. Sempre que tenho dúvidas ou quero algo diferente para aplicar em sala de aula pesquiso no blog: Portal do Professor. Parabéns, saibam que o blog tem ajudado e muito, a mim e com certeza a muitos professores... Quanto a atividade AMEI, e como já disse vou por em prática... Beijos...
17/02/2015
Cinco estrelasAchei maravilhosa todas as dicas, torna aula prazerosa e muito participativa.Parabénsssssssssss
25/07/2013
Quatro estrelasLudico: ajuda refletir sobre alfabeto conhecer letras,desenvolver atenção,memória oralidade e integração,ampliar vocabulário.Pois a partir do brincar a criança desenvolve varias habilidades.