Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Homofobia: abaixo o preconceito!

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher; Paloma Alinne Alves Rodrigues e Juliana Maria Cristiano Gense

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender acerca da importância do respeito à orientação sexual de cada ser humano, seja ele heterossexual ou homossexual, sendo isto uma forma de amenizar a homofobia.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação
Como início da aula, sugerimos que o professor entregue a cada aluno a seguinte frase incompleta: “Homofobia é ....”. Feito isto, o professor deverá pedir que os alunos a preencham da forma que desejarem, esclarecidos que devem preencher a lacuna sem necessitar se identificar!

Após, o professor se encarregará de recolher as frases para serem discutidas logo após os alunos assistirem um vídeo denominado “Brasil sem Homofobia”, com duração de 4 minutos e 4 segundos (Fig. 1).

Recurso

http://www.youtube.com/watch?v=PxGUfhJuDUo. Acesso em: 12 ago. 2009.

Figura 1- Imagem do Vídeo “Brasil sem homofobia”

ATIVIDADE 1

Nesta atividade, os alunos deverão discutir o vídeo que assistiram, de forma a expressarem suas opiniões acerca deste: o que acharam, se concordam ou não, as justificativas para isso, entre outros. É importante que todos possam expressar suas opiniões neste momento, para que o professor possa, ao término da aula, avaliar se eles mudaram suas opiniões, posturas (que podem ser preconceituosas) sobre esta temática.

Em seguida, os alunos deverão divididos em grupos de três a cinco componentes e, após o professor escrever na lousa as frases feitas (completadas) pelos alunos no início desta aula, ele deverá apresentar o vídeo intitulado “Hoje em dia- Homofobia mata gay em Itapiraca/AL, com duração de 1 minuto e 34 segundos (Fig. 2).

Recurso
http://www.youtube.com/watch?v=71cc8K8MXTs. Acesso em 12 Ag. 2009.

Figura 2- Vídeo Hoje em dia-Homofobia

Tendo por base os aspectos listados na lousa, a apresentação do vídeo e a leitura da reportagem, cada grupo deverá discutir o tema: Homofobia – o que é? Em seguida, e sob supervisão do professor, cada grupo deverá redigir um pequeno texto jornalístico manifestando a opinião do grupo a cerca da Homofobia. Finalizada esta atividade, cada grupo deverá ler o seu texto para toda a turma. Conforme estes textos forem sendo lidos o professor deverá aproveitar a atividade para enfatizar a importância do respeito e tolerância às diferentes manifestações sexuais (Fig. 3).

Figura 3- Respeito às diferenças

http://jhonnyboyingyn.zip.net/images/homofobia.gif. Acesso em 14 Ag. 2009.

ATIVIDADE 2

Em seguida, sugerimos que cada grupo elabore um cartaz cujo o título será “Educação sem homofobia” (Fig. 4). O intuito desta atividade é que eles possam refletir sobre o tema, e a partir disso elaborar estratégias para amenizar a homofobia no ambiente escolar. Assim, após apresentação para a turma do material confeccionado, sugerimos que cada grupo fixe seus cartazes nos murais nos corredores da escola, de maneira a todos os alunos terem acesso a eles.

Figura 4- Educação sem homofobia
http://educacaosemhomofobia.files.wordpress.com/2009/03/nuh-educacao-logo1.jpg

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Ademais, a elaboração do cartaz pode ser uma oportunidade para o professor avaliar a participação, o envolvimento, a escrita, a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • daschagas, eeefmcelsomariz , Paraíba - disse:
    daschagalves@gmail.com

    30/05/2012

    Duas estrelas

    gostei bastante veio ajudar no projeto que estou desenvolvendo com minhas turmas.Abraços


  • Jackson, E.E.B Vereador Guilherme Zuege , Santa Catarina - disse:
    machado_jackson@yahoo.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula, o profissionais que elaboraram estão de parabéns e com certeza utilizarei em meu plano de aula!!!


  • Cristina Dracco, Colégio Novo Ideal , São Paulo - disse:
    cris_goianista@yahoo.com.br

    24/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão! Devemos trabalhar não só o preconceito contra Negros, como também o preconceito contra os GLBTs, contra diversidades religiosas, etc!


  • GUSTAVO DE CASTRO OLIVEIRA, ASSIS BEZERRA EEFM , Ceará - disse:
    gustavo.c.oliveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei do modo seguro e siples que foi abordado um assunto tão sério.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.