Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher; Juliana Maria Cristiano Gense e Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre os diferentes métodos contraceptivos existentes, podendo refletir sobre a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade que conhecimentos prévios sejam trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD.

Motivação:
Sugerimos que o professor inicie as aulas apresentando aos alunos um recurso, que é um vídeo educativo (Fig. 1), com duração de 5 minutos e 54 segundos, denominado “Biologia: Ciclo Menstrual - Métodos Contraceptivos 01 (Toid)”.

Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=xQkq2dVcU-s&feature=related Acesso em: 12 ago. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo- Biologia-ciclo menstrual

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão entre os alunos sobre este: o que entenderam se concordam ou não com o que foi falado, entre outros aspectos.
Neste momento ele deverá dividir os alunos em quatro grupos. As equipes deverão ficar em lados opostos da sala, e escolher seu porta-voz.
Como primeira atividade eles deverão pesquisar na internet sobre os métodos contraceptivos existentes, assim como, sobre a gravidez na adolescência. Sendo assim, cada grupo receberá um tema específico para a pesquisa, podendo ser:
• Os métodos contraceptivos hormonais;
• Os métodos contraceptivos cirúrgicos;
• Os métodos contraceptivos de barreira;
• Os métodos contraceptivos comportamentais;
• Os dispositivos intra-uterinos;
• O uso dos métodos contraceptivos na adolescência;
• A gravidez na adolescência.

Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.metodoscontraceptivos.com/

http://dramonicaxavier.vilabol.uol.com.br/anti.html

http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4803&ReturnCatID=1784

http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades&id=48&tipo=

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2009/05/05/aumentam-casos-de-gravidez-na-adolescencia/

http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm

ATIVIDADE 1
Finalizada a pesquisa o professor realizará uma dinâmica com os grupos. Ele colocará uma folha de papel pardo na lousa e solicitará que o porta-voz de cada grupo, com base na pesquisa feita, liste nesta os métodos contraceptivos conhecidos por eles. Com a finalização desta listagem o professor solicitará que os grupos agrupem cada método em suas respectivas categorias: métodos hormonais, cirúrgicos, de barreira, comportamentais, e os dispositivos intra-uterinos.

Figura 2- Diferentes métodos contraceptivos
http://dobebe.com/fotosartigos/metodoscontraceptivos.jpg. Acesso em 12 Ag. 2009.

ATIVIDADE 2Em seguida, baseado na pesquisa realizada por cada grupo, eles deverão fazer um cartaz sobre os aspectos pesquisados, tendo o intuito de socializar as informações obtidas. Para isso receberão cartolinas, tesoura, revistas, jornais, cola, entre outros.
O professor atuará como auxiliador, a fim de contribuir para sanar possíveis dúvidas e idéias inadequadas que os alunos possam apresentar sobre os métodos contraceptivos e gravidez na adolescência (Fig. 3).

Figura 3-Gravidez na adolescência
http://affpkp.files.wordpress.com/2008/10/11_mvg_adolescentes_gravida2.jpg. Acesso em 12 Ag. 2009.

 

ATIVIDADE 3
Concluída esta elaboração, eles deverão fixar seus cartazes na lousa, sendo que o porta-voz explicará o processo de montagem deste.
Finalizada as apresentações o professor deverá fazer a síntese dos tópicos apresentados, ressaltando a importância do uso sistemático e contínuo dos métodos contraceptivos

ATIVIDADE 4
Neste momento, o representante de cada equipe deverá ir ao centro da sala e pegar em cima de uma mesa uma frase relacionada a concepção e contracepção para desenvolver uma dinâmica. Estas frases podem ser:

* A relação sexual em pé não engravida;
* Para a escolha mais adequada e segura do método contraceptivo é importante procurar um ginecologista;
* A relação sexual durante a menstruação evita a gravidez;
* Na primeira relação sexual a mulher não engravida;
* A tabelinha é um eficaz método contraceptivo;
* Para não engravidar a mulher deve fazer uso de algum método contraceptivo;
* A mulher é responsável pelo uso dos métodos contraceptivos;
* O coito interrompido é uma forma comum, mas não segura de evitar a gravidez;
* A pílula do dia seguinte deve ser evitada devido a seus efeitos no organismo;
* As pílulas anticoncepcionais são eficazes contra a gravidez e auxiliam na prevenção das DSTs;
* O uso associado das pílulas anticoncepcionais e do preservativo é efetivo na prevenção da gravidez e das DSTs;
* A camisinha é o método mais efetivo para prevenção das DSTs.

Cada representante deverá ficar junto do seu grupo e ler a frase em voz alta. Os membros da equipe podem dialogar entre si, durante 1 minuto, se a frase é correta ou não. Enquanto isso, a outra equipe deve esboçar uma resposta, pois caso o outro grupo não saiba poderá responder por eles. Após a resposta de um grupo o outro já deve pegar outra frase para ler. Finalizado este debate, o representante deverá dizer a conclusão do grupo em voz alta. A atividade continua até que todas as frases tenham sido discutidas.
O professor atuará como auxiliador, podendo fornecer informações adicionais, caso for necessário.

Figura 4-Casal Perfeito:camisinha e pílula
http://www.coisasdemenina.com/vantagens-e-desvantagens-dos-metodos-anticoncepcionais.html. Acesso em 12 Ag. 2009

ATIVIDADE 5
Após, sugerimos que cada grupo formule frases sobre os métodos contraceptivos existentes a serem respondidas por outro grupo (Fig. 5). Caso algum grupo encontre dificuldades para respondê-las, ou não saiba a resposta, o professor atuará como auxiliador.

Figura 5- Métodos contraceptivos mais comuns
Disponível em: http://www.portalbabynet.com/portal/images/materias/met-anticoncep.jpg. Acesso em: 30 Jul. 2009.

Finalizando estas aulas, sugerimos que cada equipe faça, sob supervisão do professor, um texto informativo sobre métodos contraceptivos para serem distribuídos aos alunos da escola.

SUGESTÕES:

1) Cada grupo poderá montar encenações teatrais, com ajuda dos professores de Língua Portuguesa e de Artes, sobre o uso adequado e inadequado dos métodos contraceptivos, e as conseqüências disso. Eles deverão abranger os diferentes métodos existentes. Sugerimos que os grupos apresentem suas peças para todos os alunos da escola.
2) Sugerimos que cada grupo fique responsável por fazer entrevistas com adolescentes e jovens a fim de verificar: os conhecimentos dos métodos contraceptivos existentes; os receios no uso; a negociação com o parceiro; como e quando deve ser usado; qual o mais eficaz; o porquê da escolha, entre outros. Feitas as entrevistas os gru pos deverão expor para a sala os aspectos veri ficados, sendo que o professor buscará articular estes aspectos, enfatizando a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a execução das atividades solicitadas, podendo o professor aproveitar desta para analisar o envolvimento dos alunos, a escrita e a criatividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonio José Segala, EM NICOLINA MARIA DE JESUS , São Paulo - disse:
    ajsegala@ig.com.br

    26/05/2011

    Cinco estrelas

    Fantástico, simples porém muito eficiente. Os alunos adoraram as atividades.


  • suzana cecilia xavier, EE ANTÔNIO DELFINO PEREIRA E C. CULT. ED. TIA EVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    gmsuzanaste@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima adorei, super direcionada e bastante interessante!


  • Claudia, E. E. Nossa Senhora , Rio Grande do Sul - disse:
    claudiaqueves@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, é uma forma bem interessante de envolver o aluno como o autor do processo de aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.