30/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher; Paloma Alinne Alves Rodrigues, Juliana Maria Cristiano Gense
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Os alunos poderão aprender sobre as transformações físicas da adolescência, e dentro disso, refletir sobre a importância desta fase da vida.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
-Vídeo.
Motivação
O professor deverá iniciar a aula solicitando que os alunos façam um desenho representando como eles percebem a fase da adolescência (Fig. 1).
Figura 1-Aluna desenhando
http://1.bp.blogspot.com/_L_xxPyyzrl4/SlI9a5zZqkI/AAAAAAAAANc/uHL96IOi0iY/s320/DSC02792.JPG. Acesso em 12 Ag. 2009.
Após a realização dos desenhos, o professor solicitará que eles formem duplas para compartilhar os desenhos feitos, e identificar o que eles representam. Cada dupla deverá escolher um título para caracterizar cada um dos desenhos, buscando com esta atividade, identificar como percebem a adolescência. Feito isto, sugerimos que cada dupla exponha para a sala os desenhos e seus respectivos títulos. Ressaltamos que o objetivo desta atividade é estimular a participação e a reflexão deles sobre a adolescência.
Figura 2- Dúvidas da adolescência
Disponível em:http://br.geocities.com/glhr/cartilha/image6IE.JPG. Acesso em 12 Ag. 2009.
Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo “Projeto Educação para a saúde - Adolescência” (Fig. 3), de 9 minutos e 42 segundos, como postado abaixo.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=M7kG4EMcoa4. Acesso em 12 Ag. 2009
Acessado em: 12 ago. 2009.
Figura 3- Imagem do Vídeo: Projeto Educação Para a Saúde – Adolescência
ATIVIDADE 1
Nesta atividade, sugerimos que o professor, após ouvir as opiniões dos alunos sobre o vídeo – o que acharam, se gostaram, se concordam ou não, o por quê, entre outros, solicitará que eles, em duplas (Fig. 4), criem um pequeno texto sobre os aspectos abordados. Este texto síntese deverá ser lido por eles para a sala.
Figura 4- Trabalho em duplas
Disponível em:
http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/ficha/uploads/fotos/13387/foto%20307.jpg. Acesso em 12 Ag. 2009.
ATIVIDADE 2
Dando prosseguimento e visando frisar como os alunos a importância da fase da adolescência, o professor entregará para cada dupla um poema sobre a adolescência, que segue abaixo, a fim de que possam refletir sobre esta fase da vida.
Saudade: adolescente
Autoria: Vera Souza Silva
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2457
É tão linda a ingenuidade
De um amor adolescente,
Em que se acredita de verdade
Que vai durar para sempre!
O corpo toma novas formas
Pensam que já têm muita idade,
Mas não sabem o sabor
Da verdadeira responsabilidade.
Os amigos são refúgio
Dos sábios conselhos dos pais,
Mas perante uma tristeza,
Os mimos não são demais.
Querem crescer mais depressa,
Vivem como se o mundo fosse acabar,
Sem saborear os momentos
Que a vida lhes está a proporcionar.
A imagem é o que mais importa,
Sem interessar o seu interior...
Apenas a vida lhes pode ensinar
O que realmente tem valor.
Também eu já fui a ssim...
E agora... que saudade!
Leva-me, tempo, outra vez,
De volta à minha mocidade!
O professor solicitará que as duplas dialoguem sobre o poema. Com base nele deverão criar uma história para falar da adolescência, podendo criar personagens para expressar nesta:
* A descoberta da vida;
* As dificuldades encontradas;
* Os sonhos futuros;
* Os laços de amizade;
* A incompreensão dos adultos;
* As ‘encanações’ com o corpo;
* Os relacionamentos amorosos.
Finalizada esta atividade, cada dupla deverá ler para a sala sua história. Após estas leituras, o professor incitará uma discussão a fim de frisar os aspectos trabalhados. Aém disso, ele buscará sintetizar estas histórias, buscando frisar com eles os diferentes aspectos apontados.
SUGESTÃO
Como sugestão o professor pode solicitar que as duplas escrevam frases que ouvem desde criança na família, na escola, na televisão, entre outros, sobre a adolescência. Estas frases devem ser escritas em tiras grandes de papéis sulfite. Exemplo de frases: Todo adolescente é um aborrecente; Os adolescentes pensam que sabem da vida; Os adolescentes são inconseqüentes.
Após, estas duplas devem ler estas frases. O intuito desta atividade é a conscientização dos alunos da construção social sobre o adolescente, e da possibilidade de ruptura com estes modelos prévios.
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e nas atividades em dupla. O professor pode ainda avaliar a criatividade e o envolvimento dos alunos, e, sobretudo, a escrita e a oralidade, porquanto ambas as atividades requeridas solicitam que os alunos elaborem textos e frases, e, em seguida que leiam.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!