Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TRÂNSITO: criança e faixa de pedestre.

 

28/08/2009

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as situações próprias do trânsito, principalmente o uso da faixa de pedestres.

Duração das atividades
As atividades são divididas em diferentes momentos de duração de 20 a 30 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Pedestres, faixa de pedestres.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito sobre faixa de pedestre.


1º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Diz: Observem a imagem abaixo e digam do que se lembram. Incentiva as crianças a falar de suas vivências na faixa de pedestre. O professor simula uma faixa de pedestre sem semáforo e ensina como passar acompanhada por um adulto.

Imagem retirada do site: http://foto.raulkw.com.br/index.php?showimage=108



Imagem retirada do site: www.ufmg.br/online/arquivos/FAIXA%20DE%20PEDESTRE%20(3).JPG


2º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Incentiva as crianças para descrever a situação e discute sobre o procedimento para passar numa faixa de pedestre.

Imagem retirada do site: www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal72/Imagens/transito.jpg

2ª Atividade – Confeccionar um carro de brinquedo.


1º momento - O professor poderá solicitar aos pais caixas de papelão para a confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral menor. Perguntar às crianças de que cor elas desejam pintar suas caixas; a pintura é feita com rolinhos. Depois o professor distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas do carro. As crianças podem também escolher os números e as letras.

3ª Atividade – Brincar com carrinhos em uma via de automóveis.


Construir, num espaço grande da escola, uma via de automóveis que possa ter uma faixa de pedestres. Com isso as crianças vivenciam, no faz-de-conta, o respeito ao pedestre e a importância de utilizar a faixa de travessia para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.

Avaliação

Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam a importância da utilização da faixa de pedestre;
b) participaram da brincadeira demonstrando interesse pelo tema;
c) participaram da confecção dos carros.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SOLANGE MENEZES, ESCOLA MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    solangeamenezes@ig.com.br

    07/09/2012

    Cinco estrelas

    parabéns!


  • valdirene silva de oliveira e Durcina de melo e melo , Escola Estadual Silvio Camilo , Amapá - disse:
    vs.oliveira2010@hotmail.com

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    adorei sua aula sobre como usar as faixas de pedestre, pois ela vem orientar os alunos de como devem se comportar no trânsito,atravessando sempre na faixa e com segurança.


  • Sueli Rodrigues Silva, E.M.E.F. Luiz Leitão , Ceará - disse:
    suelirodrigues75@gmail.com

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    Conheço o trabalho do NEI e ver uma experiência das crianças no trânsito foi ótimo, parabens!!


  • glaucia, Anhanguera , São Paulo - disse:
    glau_gsk@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    estimular as crianças e muito bom e aprender novas tecnica tb obirgada


  • carla cristina santos leite, fucamp , Minas Gerais - disse:
    carlairai@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei bem interessante a aula,é muito importante conciêntizar as crianças da utilização da faixa de pedestres ,além de promover aos alunos uma aula prazerosa.


  • Kívia, E.M. Profa. Terezinha L. Faustino , Rio Grande do Norte - disse:
    kivia.medeiros@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Patrícia, muito boa asu aula. Trata de questões relevantes para a Ed. Infantil de modo prazeroso.


  • Rosely Monteiro da silva, E M E F PROFª JUDITH GOMES LEITÃO , Pará - disse:
    silvaroseli3@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    achei que vc deveria exporar mais o conhecimentos das crianças por exemplo trazendo um guarda de transito para realizar uma palestra para os alunos ok!


  • Silmara dos Santos Freitas, Emei Serrana , São Paulo - disse:
    freitassilmara2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei as idéias de aula, mesmo porque já fiz algo parecido e agora tenho complementos para melhorar meu trabalho. Tudo é acessível e possível de construir. Beijos!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.