28/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Compreender as situações próprias do trânsito, principalmente o uso da faixa de pedestres.
1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito sobre faixa de pedestre.
1º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Diz: Observem a imagem abaixo e digam do que se lembram. Incentiva as crianças a falar de suas vivências na faixa de pedestre. O professor simula uma faixa de pedestre sem semáforo e ensina como passar acompanhada por um adulto.
Imagem retirada do site: http://foto.raulkw.com.br/index.php?showimage=108
Imagem retirada do site: www.ufmg.br/online/arquivos/FAIXA%20DE%20PEDESTRE%20(3).JPG
2º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Incentiva as crianças para descrever a situação e discute sobre o procedimento para passar numa faixa de pedestre.
Imagem retirada do site: www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal72/Imagens/transito.jpg
2ª Atividade – Confeccionar um carro de brinquedo.
1º momento - O professor poderá solicitar aos pais caixas de papelão para a confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral menor. Perguntar às crianças de que cor elas desejam pintar suas caixas; a pintura é feita com rolinhos. Depois o professor distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas do carro. As crianças podem também escolher os números e as letras.
3ª Atividade – Brincar com carrinhos em uma via de automóveis.
Construir, num espaço grande da escola, uma via de automóveis que possa ter uma faixa de pedestres. Com isso as crianças vivenciam, no faz-de-conta, o respeito ao pedestre e a importância de utilizar a faixa de travessia para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.
Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam a importância da utilização da faixa de pedestre;
b) participaram da brincadeira demonstrando interesse pelo tema;
c) participaram da confecção dos carros.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2012
Cinco estrelasparabéns!
23/09/2010
Quatro estrelasadorei sua aula sobre como usar as faixas de pedestre, pois ela vem orientar os alunos de como devem se comportar no trânsito,atravessando sempre na faixa e com segurança.
09/04/2010
Cinco estrelasConheço o trabalho do NEI e ver uma experiência das crianças no trânsito foi ótimo, parabens!!
24/03/2010
Cinco estrelasestimular as crianças e muito bom e aprender novas tecnica tb obirgada
24/03/2010
Cinco estrelasachei bem interessante a aula,é muito importante conciêntizar as crianças da utilização da faixa de pedestres ,além de promover aos alunos uma aula prazerosa.
24/03/2010
Cinco estrelasPatrícia, muito boa asu aula. Trata de questões relevantes para a Ed. Infantil de modo prazeroso.
24/03/2010
Três estrelasachei que vc deveria exporar mais o conhecimentos das crianças por exemplo trazendo um guarda de transito para realizar uma palestra para os alunos ok!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei as idéias de aula, mesmo porque já fiz algo parecido e agora tenho complementos para melhorar meu trabalho. Tudo é acessível e possível de construir. Beijos!