26/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Compreender a evolução dos transportes a partir das necessidades humanas.
Os meios de transportes, a invenção da roda, linha do tempo.
Atividade 1 – Ouvir histórias e familiarizar-se com o conhecimento da evolução dos transportes.
1º momento – O professor deve primeiro pesquisar (textos e imagens) a história da evolução dos meios de transporte.
2º momento – O professor seleciona texto e histórias e lê para as crianças. Para a seleção dos textos deve orientar-se pelas seguintes questões:
a) Como era feito o transporte antigamente?
b) Sempre existiram meios de transporte?
c) Como as pessoas se deslocavam?
d) Os animais serviam para que?
Obs.: O professor pode contar uma história ilustrando-a com gravuras, mostrando o transporte sem rodas. É uma prática antiga que ainda permanece em determinados lugares do Brasil; é o encontro do velho e do novo no mundo atual.
.
Fonte: www.obafloripa.org/blog/wp-content/uploads/2009/07/puxada-de-cavalos-0022.jpg
Atividade 2 – Construir uma linha do tempo.
1º momento – É interessante a montagem da linha do tempo para que as crianças possam melhor visualizar a evolução dos meios de transporte. Para essa noção, o professor faz uma exposição de fotos que registra a história dos meios de transporte no tempo e no espaço, colocando a roda como um marco histórico. Destaca também:
a) o transporte antes e depois da invenção da roda;
c) o transporte depois da invenção do motor;
c) a história da evolução do transporte tomada como referencial para montar a linha de tempo.
Fonte: www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_19/rodaimagem/rodas.jpg
c) contar a história da evolução do transporte tomar como referencial para montar a linha de tempo o link: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia91.htm
Avaliam-se as crianças, analisando o seguinte:
a) a participação na construção da linha do tempo;
b) o relato da evolução dos meios de transporte;
c) a incorporação ao seu vocabulário de novas palavras relacionadas aos meios de transporte.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/08/2011
Quatro estrelasvoce foi otima parabens
23/05/2011
Cinco estrelasfoi muito bom sabem disso muito interesaante adorei . bjssssssssss
09/02/2011
Cinco estrelasOlha muito bom !! Desperta mesmo o interesse dos alunos muito interessante.
02/01/2011
Cinco estrelasAula criativa que desperta no aluno o senso crítico e reflexivo. O aluno precisa não apenas receber informações, mas pensar tanto no hoje como nas transformações ocorridas na história.
24/08/2010
Quatro estrelasÓtimo, instrutivo e simples para a percepção das crianças. Prabéns!
28/07/2010
Quatro estrelasmuito me ajudou este lindo material,pois estava a procura deste conteúdo, e so encontrei aqui.
24/03/2010
Cinco estrelasdicas maravilhosas , valeu .
24/03/2010
Cinco estrelasgostei!
24/03/2010
Cinco estrelasA educação na atualidade somente se valida quando é construída com os estudante. Excelente conteudo
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula.A metodologia aplicada com as crianças é muito rica em aprendizagem. No ano de 2001 tive a oportunidade de conhecer o NEI,eu estava fazendo o curso de Pedagogia pela UFRN , constatei de perto a riqueza das aulas.