21/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Identificar o profissional que trabalha diretamente na rua organizando o trânsito; entender a importância do guarda de trânsito; apontar a função dos guardas de trânsito e algumas de suas atribuições.
Atividade 1 – Falar o que sabe sobre o profissional que orienta e organiza o movimento no trânsito.
1º momento – O professor pode iniciar o estudo perguntando às crianças quem orienta os motoristas e os pedestres no trânsito de sua cidade. Em seguida pode mostrar este profissional, através de figuras; perguntar quais as suas atribuições no trânsito e anotar as respostas, fazendo uma lista em uma cartolina.
Atividade 2- Conversar com guardas de trânsito.
1º momento – O professor pode entrar em contato com órgãos responsáveis pela fiscalização (guardas de trânsito) e solicitar uma visita dos guardas à escola para conversar com as crianças sobre o trânsito. O professor orienta as crianças para preparar algumas perguntas (dúvidas ou curiosidades que tenham) para estabelecer uma conversa voltada para os seus interesses. Por exemplo:
2 º momento – O professor orienta o registro da atividade, que deve ser da seguinte maneira: as crianças falam o que aconteceu e o professor escreve em forma de relato. As crianças fazem desenhos para ilustrar o texto escrito.
As crianças serão avaliadas pelos seguintes itens:
a) participação durante a conversa com o(os guarda(s);
b) descrição do que entenderam e observaram durante a visita do(s) guarda(s);
c) recordação e fala do que conversaram com o(s) guarda(s);
d) representação da vivência por intermédio do desenho.
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