Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O GUARDA DE TRÂNSITO: o que precisamos saber

 

21/08/2009

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o profissional que trabalha diretamente na rua organizando o trânsito; entender a importância do guarda de trânsito; apontar a função dos guardas de trânsito e algumas de suas atribuições.

Duração das atividades
As atividades são divididas em diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Falar o que sabe sobre o profissional que orienta e organiza o movimento no trânsito.


1º momento – O professor pode iniciar o estudo perguntando às crianças quem orienta os motoristas e os pedestres no trânsito de sua cidade. Em seguida pode mostrar este profissional, através de figuras; perguntar quais as suas atribuições no trânsito e anotar as respostas, fazendo uma lista em uma cartolina.

 Atividade 2- Conversar com guardas de trânsito.

1º momento – O professor pode entrar em contato com órgãos responsáveis pela fiscalização (guardas de trânsito) e solicitar uma visita dos guardas à escola para conversar com as crianças sobre o trânsito. O professor orienta as crianças para preparar algumas perguntas (dúvidas ou curiosidades que tenham) para estabelecer uma conversa voltada para os seus interesses. Por exemplo:

2 º momento – O professor orienta o registro da atividade, que deve ser da seguinte maneira: as crianças falam o que aconteceu e o professor escreve em forma de relato. As crianças fazem desenhos para ilustrar o texto escrito.

Avaliação

As crianças serão avaliadas pelos seguintes itens:


a) participação durante a conversa com o(os guarda(s);
b) descrição do que entenderam e observaram durante a visita do(s) guarda(s);
c) recordação e fala do que conversaram com o(s) guarda(s);
d) representação da vivência por intermédio do desenho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.