Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Museu e escola

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre museus nacionais e internacionais.
  • Investigar sobre programas “Amigos do museu”.
  • Analisar a relação entre escola e museu.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Aulas 1 e 2

 

O objetivo desta aula é trabalhar a importância do Museu para a educação e a construção de relações possíveis entre esta instituição e a escola.

1) Para início, convide os alunos a fazerem uma incursão por alguns museus a partir das imagens e informações.

2) Leve os alunos para o laboratório de informática ou solicite que usem o notebook do Programa Um Computador por Aluno.

3) Mostre aos alunos os seguintes sites sugeridos pelo Portal do Professor:

 

  • Era Virtual Museus. Disponível em:  http://www.eravirtual.org/pt/.  Acesso em 31 de maio de 2013. Site que divulga os museus com o propósito de promoção dos mesmos.

 

 

 

4) Solicite que os alunos façam registros das imagens e das informações sobre os museus e que, caso estejam utilizando seus computadores, salvem algumas das imagens visitadas.

Roteiro:

  • Ano de fundação
  • Objetivos da existência do Museu. Ex. Museu para o registro da Inconfidência, Museu para o registro da época da escravidão etc.
  • Se o Museu oferece cursos, visitas orientadas etc.
  • Se há trabalho voluntário neste Museu.
  • Quantas e quais salas o Museu possui.

5) Peça que criem, em seus cadernos ou nos seus computadores, uma espécie de diário ou jornal sobre os museus visitados com imagens impressas ou salvas mesclando texto e imagens.

6) Este trabalho será feito em grupos de 5 ou 6 alunos.

 

Aulas 3 a 8

 

1 - Faça um exercício de problematização com os alunos:

a) Quantos museus você conhece?

b) Quais museus?

c) Por que algumas pessoas têm resistências para visitar um lugar como o museu?

d) Você consegue imaginar por quais dificuldades os museus passam hoje em dia?

e) Qual o propósito de se conservar a memória?

 

2 - Reúna a turma na sala de vídeo ou, se fizerem uso do computador em sala, peça que cada aluno acesse os links da série Museu e Escola.

3 - De posse de seus notebooks do Programa Um Computador por Aluno - UCA ou nos computadores do laboratório de informática, os alunos irão acessar os links e fazer os registros em Programa Kword ou programa Word.

4 - Apresente os links dos programas da Série "Museu e Escola: Educação Formal e Não-Formal" juntamente com um roteiro para exploração dos vídeos.

5 - Roteiro sugerido:

  • De quê trata cada programa?
  • Quais aspectos são levantados sobre o Museu?
  • Quais possibilidades de exploração e utilização do Museu foram novidades para você?
  • Qual programa da série mais lhe interessou? Por quê?
  • Tendo assistido à Série, registre sobre a importância do Museu.

 

 

Sinopse
A série "Museu e Escola: Educação Formal e Não-Formal" discute a relação entre a escola e o museu, tendo como interesse valorizar as propostas de educação museal desenvolvidas nos dois espaços. Ao longo da série, é abordado o vínculo entre os espaços formais e não-formais de educação.

Programa 1: Uma reflexão sobre o que é o museu e seu papel social. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1715.  Acesso em 31 de maio de 2013.

Programa 2: Museu como lugar de pesquisa. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1716.  Acesso em 31 de maio de 2013.

Programa 3: Museu como lugar de cidadania. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1717. Acesso em 31 de maio de 2013.

Programa 4: A preservação da memória. Entrevistas com especialistas. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1718. Acesso em 31 de maio de 2013.

Programa 5: O papel social do museu. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1719. Acesso em 31 de maio de 2013.

 

 6 - Todos os  programas têm duração média de 50 minutos. “Portanto, será necessário 5 aulas para que o aluno possa  assistir todos os vídeos”.

7 - Terminados os programas da série, organize com a turma a socialização de seus registros de observação em forma de um Seminário apresentado para a turma e ao final proponha uma reflexão:

  • Existe Museu em sua cidade ou em alguma próxima a ela?
  • Quais ações e projetos poderiam ser desenvolvidos em sua comunidade para se criar um Museu da memória local?
  • Teria alguma dificuldade para esta criação?

8 - Ao final da reflexão, propor que os alunos encaminhem suas propostas ao órgão responsável pela Cultura do município onde residem. Estas propostas podem ser encaminhadas em forma de e-mail.

 

Aula 9

 

1 - Baixe o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil. Disponível em:  http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/guia/files/guiacentrosciencia2009.pdf. Acesso em 31 de maio de 2013.

Imagem disponível em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/guia/files/guiacentrosciencia2009.pdf. Acesso em 31 de maio de 2013. 

2 - Se os alunos estiverem usando seus computadores com acesso à Internet, solicite que baixem o guia. Caso não tenham esse acesso, podem salvar o guia que o professor baixou em um pen drive.

3 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e dê, para cada grupo, uma região do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, para que pesquisem no guia. Tendo acesso à Internet, podem visitar os museus pelos sites que constam do guia.

4 - Novamente, a socialização deste material será feita em forma de portfólio que cada grupo criará.

5 - Os portfólios podem ser eletrônicos ou em papel impresso.

6 - Solicite que os alunos façam a permuta de seus trabalhos com outros grupos.

 Sugestão de site com instruções de montagem de um portfólio disponível em: http://content.yudu.com/Library/A10i5r/Comofazerumportfolio/resources/index.htm?referrerUrl=http%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Fsearch%3Fq%3DComo%2Bfazer%2Bum%2Bportfolio%2Bescolar%253F%26ie%3Dutf-8%26oe%3Dutf-8%26aq%3Dt%26rls%3Dorg.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial%26client%3Dfirefox-a. Acesso em 19 de junho de 2013.

Aulas 10 e 11

O programa Amigo do Museu

 

1 - Coloque a turma para trabalhar em duplas ou trios.

2 - Solicite que visitem os seguintes sites:

3 - Visitados estes sites, a turma estuda as possibilidades de se tornarem Amigos do Museu e manterem contato via e-mail ou Newsletter sobre os eventos destes espaços.
 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de site do Portal do Professor que reúne sites de diferentes museus no Brasil e no mundo:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=5. Acesso em 31 de maio de 2013.

Avaliação

Avalie concomitantemente às etapas. Avalie também o progresso dos alunos e a motivação a partir dos estímulos apresentados pela aula. Avalie a proposta de Amigos do Museu, sua funcionalidade e possibilidades contribuindo para a motivação e aprendizagem dos alunos. Obtenha retorno da turma dos trabalhos e das propostas dadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.