Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual o diâmetro do Estádio Maracanã?

 

03/09/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os povos que utilizaram os cálculos relativos ao uso do diâmetro, ampliar os conhecimentos e a linguagem algébrica, despertar o raciocínio lógico; efetuar cálculos, elaborar situações-problema envolvendo o cálculo com diâmetro; utilizar diferentes recursos midiáticos, expressar a compreensão sobre e situações-problema que envolve o cálculo do diâmetro; reconhecer figuras geométricas (ponto, círculo, circunferência).
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que o estudante possa se apropriar de novos conteúdos é necessário que ele conheça e saiba operar com as unidades de medidas e sua simbologia, com o conjunto dos números racionais e com os números desconhecidos. É também necessário que saiba identificar as figuras geométricas, trabalhar com situações-problema e ter habilidade para fazer interações em equipe.
Estratégias e recursos da aula

Sabe-se que, ao longo da história, o homem tem se utilizado de diferentes nomenclaturas e símbolos para obter ou determinar a medida de diferentes objetos. Assim ocorreu com o cálculo do diâmetro.

A partir deste conteúdo, o professor poderá levar os estudantes a compreenderem um pouco mais sobre o uso do diâmetro e, instigá-los a apresentarem exemplos práticos.

Para tanto, poderá iniciar com as seguintes perguntas:

  • Quais povos utilizavam o cálculo com o uso do diâmetro?
  • Que fórmula é utilizada para efetuar o cálculo do diâmetro?
  • Quem descobriu e, quais as diferentes maneiras de aplicação da fórmula?
  • Qual a importância do diâmetro em sua vida?
  • Em que utilizamos no dia-dia o cálculo do diâmetro?
  • Qual profissão utiliza o diâmetro com mais freqüência?
  • Como achar o raio de uma roda de bicicleta?

O professor poderá explicar sobre os detalhes que envolvem o cálculo do diâmetro em uma circunferência e, informar que alguns gênios estudaram de modo sistemático e racional, o problema da circunferência. Dentre os estudiosos está Arquimedes (287 - 212 a.C.).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/circunf.JPG

 

Para entender melhor o conteúdo, o professor poderá orientá-los para que assistam o vídeo abaixo.

 

 

 

Depois, poderá solicitar que pesquisem sobre a História do Estádio Maracanã no sítio: <http://desciclo.pedia.ws/wiki/Maracan%C3%A3>.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/maraca.JPG

 


Para finalizar a aula, os estudantes poderão acessar o sitio < http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal> e, fazer uma produção colaborativa sobre a História do Maracanã.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/verificando.jpg

O professor  poderá utilizar a produção textual e a pesquisa sobre a História do Maracanã para verificar a aprendizagem.

_______________

 

Nesta segunda aula o professor poderá retomar o conceito de Pi. O Pi, é uma letra grega utilizada para representar a razão constante entre uma circunferência e seu diâmetro.

Para resolver a questão, utilize a expressão algébrica representada pela fórmula:

C= 2 x π x R

Pi = π 3,14

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/atividadecomplementar.gif

Uma bicicleta tem 15 cm de raio. Qual o comprimento dessa roda?

Qual o comprimento de uma de uma circunferência sabendo-se que ela tem raio de 8 cm?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/diametro.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/atividade.gif

 Para fixar os conhecimentos, os estudantes deverão trazer para esta aula 1 copo, 1 prato, 1 moeda de r$ 1,00.  Na seqüência, deverão representar cada objeto na folha de papel milimetrada, de forma que seja construída três circunferências. Cada uma numa folha , certamente com raios diferentes. Feito isto, eles deverão calcular o diâmetro de cada objeto, como apresentamos abaixo:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/495/imagens/diametros.JPG

fonte: http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif
 

http://por
taldoprofessor.mec.gov.br
:8080/discovirtual/23475080915/img/verificando.jpg

A utilização adequada da folha milimetrada para representar diâmetros poderá ser um dos objetos para verificar a aprendizagem.

 

Recursos Complementares
Para aprofundar o conteúdo, sugerimos ao professor alguns recursos complementares: Régua e Compasso - é um excelente software para que os estudantes fixem a aprendizagem. Ele pode ser encontrado no endereço: Pode ainda consultar os sítios:
Avaliação
Verificar a aprendizagem é uma forma de possibilitar com que os estudantes avancem para um novo patamar e sintam-se seguros para receber novos conhecimentos. Desta maneira, entendemos que a verificação da aprendizagem deve ocorrer ao longo do desenvolvimento de todas as atividades. É necessário verificar todo o percurso desenvolvido pelos estudantes para se apropriar do conteúdo. O professor pode organizar seminários de apresentação dos resultados e ainda propor um concurso sobre a melhor produção. Poderá ainda como possibilidade de ampliar as interações, provocar um debate no qual envolva outras salas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.