03/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Sabe-se que, ao longo da história, o homem tem se utilizado de diferentes nomenclaturas e símbolos para obter ou determinar a medida de diferentes objetos. Assim ocorreu com o cálculo do diâmetro.
A partir deste conteúdo, o professor poderá levar os estudantes a compreenderem um pouco mais sobre o uso do diâmetro e, instigá-los a apresentarem exemplos práticos.
Para tanto, poderá iniciar com as seguintes perguntas:
O professor poderá explicar sobre os detalhes que envolvem o cálculo do diâmetro em uma circunferência e, informar que alguns gênios estudaram de modo sistemático e racional, o problema da circunferência. Dentre os estudiosos está Arquimedes (287 - 212 a.C.).
Para entender melhor o conteúdo, o professor poderá orientá-los para que assistam o vídeo abaixo.
Depois, poderá solicitar que pesquisem sobre a História do Estádio Maracanã no sítio: <http://desciclo.pedia.ws/wiki/Maracan%C3%A3>.
Para finalizar a aula, os estudantes poderão acessar o sitio < http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=P%C3%A1gina_principal> e, fazer uma produção colaborativa sobre a História do Maracanã.
O professor poderá utilizar a produção textual e a pesquisa sobre a História do Maracanã para verificar a aprendizagem.
_______________
Nesta segunda aula o professor poderá retomar o conceito de Pi. O Pi, é uma letra grega utilizada para representar a razão constante entre uma circunferência e seu diâmetro.
Para resolver a questão, utilize a expressão algébrica representada pela fórmula:
C= 2 x π x R
Pi = π 3,14
Uma bicicleta tem 15 cm de raio. Qual o comprimento dessa roda?
Qual o comprimento de uma de uma circunferência sabendo-se que ela tem raio de 8 cm?
Para fixar os conhecimentos, os estudantes deverão trazer para esta aula 1 copo, 1 prato, 1 moeda de r$ 1,00. Na seqüência, deverão representar cada objeto na folha de papel milimetrada, de forma que seja construída três circunferências. Cada uma numa folha , certamente com raios diferentes. Feito isto, eles deverão calcular o diâmetro de cada objeto, como apresentamos abaixo:
fonte: http://platea.pntic.mec.es/~ggarci1/descargas/imagenes/papel_mili.gif
A utilização adequada da folha milimetrada para representar diâmetros poderá ser um dos objetos para verificar a aprendizagem.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/11/2013
Cinco estrelasachei muito legal nota "10" (Y)