Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual é o volume?

 

03/09/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir dos dados da realidade, espera-se que o estudante conheça onde e como se originou o uso das unidades de medidas, especialmente com quais povos. Que ele aprenda a relacionar dados em tabelas, elaborar produção textual, compreender a linguagem matemática, trabalhar melhor o raciocínio lógico, efetuar cálculos com unidade de medidas, elaborar situações-problema envolvendo as unidades de medida, utilizar adequadamente os recurso tecnológicos, saber expressar a compreensão sobre o cálculo com unidades de medidas e sobre a elaboração de situações-problema, reconhecer as figuras geométricas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber operar com números presentes no conjunto dos Números Racionais e unidade de medidas. Identificar figuras geométricas. Operar com números desconhecidos, resolução de situações-problema e trabalhar em equipe.
Estratégias e recursos da aula

Iniciamos o trabalho tendo como perspectiva levar o estudante a entender os conceitos que permeiam a utilização da unidade medida volume. Assim, sugerimos que o professor apresente a situação problema abaixo e explique como desenvolver o cálculo com esta unidade de medida.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/volu4.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/contextualizando.gif

 

Marineiva, terá de encher de água um aquário que apresenta as seguintes medidas: 70 cm de comprimento, 40 cm de altura e 30 cm largura.

Qual o volume de água necessário para encher o aquário?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/volum.JPG

 

O metro cúbico é uma unidade que é representada por (m⊃3;). Um cubo com 10 unidades de comprimento contém 10x10x10x , que corresponde a 1000 unidades de volume.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/nolaboratorio.gif

Em seguida, o professor poderá orientar os estudantes para que acessem o vídeo: <http://br.youtube.com/watch?v=v24xk216v_E>.

Após assistirem, deverão apresentar o conceito de volume.

 

 

 


 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/atividade.gif

O professor pode propor aos estudantes que acessem no endereço: <http://pre-vestibular.arteblog.c om.br/54350/HISTORIA-DAS-MEDIDAS-espaco-volume-e-massa/> e pesquisem:

  • quando e com quem surgiu o uso da unidade de medida volume?
  • para que situação era utilizada essa unidade de medida no passado?

Após pesquisarem, deverão ser orientados a fazer uma produção textual que deverá ser desenvolvida em uma webquest.

O programa webquest pode ser localizado no endereço: < http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/l>

O professor poderá utilizar a produção para para verificar a apropriação do conteúdo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.b
r:8080/discovirtu
al/234750809
15/img/webquest.J
PG

 

___________________________
 

Nesta segunda aula,  o professor poderá retornar ao conteúdo da aula passada e explicar a situação problema abaixo:

Sugerimos que os estudantes utilizem a folha de papel milimetrada para desenvolver as atividades.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/contextualizando.gif

A construtora Melo Amaral foi contratada para construir uma ponte sobre o Rio Tamandaré. Ela deverá ter 80 metros de comprimento. Será necessário construir uma viga retangular de sustentação. Esta viga deverá ter as seguintes medidas: 0,5 metros de largura, 0,8 m de altura.

A questão é, qual o volume desta viga? Fórmula: V= a x b x c


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/voldois.JPG

Na construção de um prédio será necessário que se façam 10 colunas de sustentação. Sabe-se que cada coluna deverá possuir as dimensões apresentadas no desenho.

Desta foma, pergunta-se: qual o volume de concreto necessário à cada uma?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/234
75080915/img/voltres.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/atividadecomplementar.gif

Para prosseguir, os estudantes deverão providenciar objetos como: latas, caixas de leite, em balagens, etc. que,  tenham tamanhos diferentes. Precisarão ainda de: régua, fita métrica e trena.

O professor poderá orientá-los para que efetuem o cálculo dos objetos.

Os estudantes poderão utilizar a ficha de observação que apresentamos, e ou produzir modelo próprio para efetuar os cálculos. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/fichaovbservacao.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br
:8080/discovirtual/23475080915/img/verificando.jpg

Para as duas aulas, o professor tem a possibilidade de indicar aos estudantes a Ficha de Verificação da Aprendizagem abaixo para que façam a auto-avaliação de sua aprendizagem. O peso das atividades deverá ser fornecido pelo professor. Sugerimos que haja outra possibilidade de verificação de apropriação dos conteúdos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/496/imagens/fichaverifaprend1.JPG

 

Recursos Complementares
Sitios Revista eletrônica
Avaliação
Sugerimos que a aprendizagem seja verificada ao longo do processo. Dentre as possibilidades, o professor poderá indicar aos estudantes que utilizem o laboratório, acessem a planilha eletrônica e construam a ficha de observação anexa, desenvolvam os cálculos utilizando os próprios recursos da planilha.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Emanuelly Vieira Leal Bitão, CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    manubitao@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima a aula apresentada, porém acho que poderia ter mais exercícios, até mesmo para uma maior fixação da matéria. No entanto a exploração do conteúdo foi bem colocada e a linguagem esta a altura das séries desejadas e um vídeo para somar foi muito bom.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.