03/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Iniciamos o trabalho tendo como perspectiva levar o estudante a entender os conceitos que permeiam a utilização da unidade medida volume. Assim, sugerimos que o professor apresente a situação problema abaixo e explique como desenvolver o cálculo com esta unidade de medida.
Marineiva, terá de encher de água um aquário que apresenta as seguintes medidas: 70 cm de comprimento, 40 cm de altura e 30 cm largura.
Qual o volume de água necessário para encher o aquário?
O metro cúbico é uma unidade que é representada por (m⊃3;). Um cubo com 10 unidades de comprimento contém 10x10x10x , que corresponde a 1000 unidades de volume.
Em seguida, o professor poderá orientar os estudantes para que acessem o vídeo: <http://br.youtube.com/watch?v=v24xk216v_E>.
Após assistirem, deverão apresentar o conceito de volume.
O professor pode propor aos estudantes que acessem no endereço: <http://pre-vestibular.arteblog.c om.br/54350/HISTORIA-DAS-MEDIDAS-espaco-volume-e-massa/> e pesquisem:
Após pesquisarem, deverão ser orientados a fazer uma produção textual que deverá ser desenvolvida em uma webquest.
O programa webquest pode ser localizado no endereço: < http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/l>
O professor poderá utilizar a produção para para verificar a apropriação do conteúdo.
___________________________
Nesta segunda aula, o professor poderá retornar ao conteúdo da aula passada e explicar a situação problema abaixo:
Sugerimos que os estudantes utilizem a folha de papel milimetrada para desenvolver as atividades.
A construtora Melo Amaral foi contratada para construir uma ponte sobre o Rio Tamandaré. Ela deverá ter 80 metros de comprimento. Será necessário construir uma viga retangular de sustentação. Esta viga deverá ter as seguintes medidas: 0,5 metros de largura, 0,8 m de altura.
A questão é, qual o volume desta viga? Fórmula: V= a x b x c
Na construção de um prédio será necessário que se façam 10 colunas de sustentação. Sabe-se que cada coluna deverá possuir as dimensões apresentadas no desenho.
Desta foma, pergunta-se: qual o volume de concreto necessário à cada uma?
Para prosseguir, os estudantes deverão providenciar objetos como: latas, caixas de leite, em balagens, etc. que, tenham tamanhos diferentes. Precisarão ainda de: régua, fita métrica e trena.
O professor poderá orientá-los para que efetuem o cálculo dos objetos.
Os estudantes poderão utilizar a ficha de observação que apresentamos, e ou produzir modelo próprio para efetuar os cálculos.
Para as duas aulas, o professor tem a possibilidade de indicar aos estudantes a Ficha de Verificação da Aprendizagem abaixo para que façam a auto-avaliação de sua aprendizagem. O peso das atividades deverá ser fornecido pelo professor. Sugerimos que haja outra possibilidade de verificação de apropriação dos conteúdos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima a aula apresentada, porém acho que poderia ter mais exercícios, até mesmo para uma maior fixação da matéria. No entanto a exploração do conteúdo foi bem colocada e a linguagem esta a altura das séries desejadas e um vídeo para somar foi muito bom.