Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Juventude, saúde e educação

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar condições de saúde comunitária.
  • Preparar para atuar como agente promotor de ações de saúde.
  • Pesquisar hábitos saudáveis e não saudáveis na comunidade.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 a 3 (estas aulas deverão ser trabalhadas na sequência em um mesmo dia)

 

Professor, para esta aula leve os alunos para a sala de vídeo.

Siga as instruções e baixe o vídeo a ser exibido para os alunos ainda nesta aula.

 

1. Abra o seguinte site: www.keepvid.com. Acesso em 09 de junho de 2013.

2.  Insira o seguinte endereço na barra que aparece na tela: Boca Livre. Instituto EDP. Dráuzio Varella – Você é o que você come? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f1PGvtZR2vg. Acesso em 9 de junho de 2013. Duração 55 minutos.

3.  Clique em Download e em seguida clique na extensão MP4, para melhor qualidade do vídeo.

4. Pronto! Você já tem o vídeo do Youtube baixado em seu computador.

5.  Vá até a pasta Downloads, acesse o vídeo e salve-o em sua pasta pessoal.  

 

Imagem disponível em: http://parasempresalesiana.blogspot.com.br/2012/11/juventude.html. Acesso em 19 de junho de 2013.

Pesquisando hábitos saudáveis:

A seguir, solicite aos alunos que entre si, pesquisem seus hábitos de saúde:

  • Coloque-os em duplas ou trios
  • Escreva no quadro o roteiro de pesquisa

Sugestão de roteiro:

  • Você pratica esporte?
  • Você acha que tem uma alimentação balanceada?
  • Você tem algum vício?
  • Você consome algum tipo de droga lícita: álcool ou tabaco?

Terminadas as conversações, peça que socializem seus registros feitos em Word para a turma enviando para o e-mail da turma ou de vários colegas para que façam comparações.

O professor faz então, na sequência, um quadro de comparação da turma podendo ser por sexo ou idade, dos hábitos da turma.

 

Exiba, na sequência, o seguinte vídeo gravado com o Dr. Dráuzio Varella. Duração 55 minutos.

Em seguida, faça o debate com a turma.

1. Disponha a sala em forma de semicírculo.

2. Apresente as perguntas no quadro ou projetadas em Datashow.

Questões:

1. As dicas valeram para você?

2. Após assistir ao vídeo, você acha que tem hábitos saudáveis?

3. Quais hábitos você precisa mudar? De que forma mudaria?

4. Você acha que o jovem brasileiro tem hábitos saudáveis?

 

Aulas 4 a 6

Exiba para  a turma o vídeo da Série Juventude, saúde e comunicação - Valores, atitudes e interação. Duração 50 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4552. Acesso em 07 de junho de 2013. Duração: 50 minutos.

 

 

 

Solicite que os alunos assistam ao vídeo com atenção aos seguintes aspectos:

1. As diferentes manifestações de juventude.

2. A definição da palavra "Juventude".

3. O Programa Jovem Doutor.

 

Faça a proposta de desenvolvimento do Programa Jovem Doutor na comunidade do entorno da escola.

  • Incentive-os a navegar pelo site e depois compartilhar o que descobriram com toda a turma.
  • Solicite que os grupos pensem numa escola ou universidade que tenham cursos na área de saúde para que possam fazer parcerias.
  • Auxilie no contato com alunos destas escolas especializadas para que troquem experiências e possam ter treinamentos em saúde para trabalharem na comunidade

Desenvolva o projeto com a turma direcionando ações para as necessidades da comunidade

Etapas do projeto:

1 - Levantamento das necessidades

Os alunos farão, com o auxílio de Estudantes da Área da Saúde ou de Agentes da Saúde, um diagnóstico das necessidades da comunidade.

2 - Possibilidades de atuação:

Juntos, os alunos irão pensar na prática, como isto se dará. Se em forma de cursos, palestras, visitas domiciliares.

3 - Pesquisa, nos equipamentos de saúde da comunidade, sobre ações já desenvolvidas com famílias ou se estas ações não existem ainda.

4 - Delineamento das propostas de atuação com a comunidade em parceria com estudantes da área da saúde de uma Escola técnica ou Universidade.

 

Sugestão de projeto de intervenção. Disponível em: http://www.fahucam.org.br/pdf/Elaboracao_de_Projetos.pdf. Acesso em 19 de junho de 2013.

Elaborado este projeto, apresente à direção com vistas a estudar possibilidades de parcerias na comunidade para efetivação do mesmo.

Recursos Complementares

Sugestão para o professor de um documento completo em pdf sobre a Série de vídeos Juventude, saúde e comunicação com textos complementares:

http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/11201809-JuventudeSC.pdf. Acesso em 09 de junho de 2013.

Avaliação

É importante avaliar se os alunos investigaram as condições de saúde comunitária e os hábitos saudáveis e não saudáveis na comunidade. Avaliar também se os alunos se conscientizaram da importância de se prepararem para atuar como agentes promotores de saúde aptos a investigarem a comunidade a respeito de seus hábitos de saúde.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Luiziâne Alves, EEF Tomaz Nunes , Ceará - dijo:
    ziannealves@hotmail.com

    05/07/2013

    Cinco estrelas

    Quando busquei por uma aula de educação física, de imediato fiquei fascinada com o tema que observei, tendo em mente a clientela que busco constantemente oferecer uma atividade produtiva. De acordo com o que percebi, estas aulas são excepcionais, e gostaria de poder aplicar com minha turma, na certeza de que se bem aplicada, trará e será muito produtiva para todos, principalmente para mim.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.