21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aulas 1 a 3 (estas aulas deverão ser trabalhadas na sequência em um mesmo dia)
Professor, para esta aula leve os alunos para a sala de vídeo.
Siga as instruções e baixe o vídeo a ser exibido para os alunos ainda nesta aula.
1. Abra o seguinte site: www.keepvid.com. Acesso em 09 de junho de 2013.
2. Insira o seguinte endereço na barra que aparece na tela: Boca Livre. Instituto EDP. Dráuzio Varella – Você é o que você come? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f1PGvtZR2vg. Acesso em 9 de junho de 2013. Duração 55 minutos.
3. Clique em Download e em seguida clique na extensão MP4, para melhor qualidade do vídeo.
4. Pronto! Você já tem o vídeo do Youtube baixado em seu computador.
5. Vá até a pasta Downloads, acesse o vídeo e salve-o em sua pasta pessoal.
Imagem disponível em: http://parasempresalesiana.blogspot.com.br/2012/11/juventude.html. Acesso em 19 de junho de 2013.
Pesquisando hábitos saudáveis:
A seguir, solicite aos alunos que entre si, pesquisem seus hábitos de saúde:
Sugestão de roteiro:
Terminadas as conversações, peça que socializem seus registros feitos em Word para a turma enviando para o e-mail da turma ou de vários colegas para que façam comparações.
O professor faz então, na sequência, um quadro de comparação da turma podendo ser por sexo ou idade, dos hábitos da turma.
Exiba, na sequência, o seguinte vídeo gravado com o Dr. Dráuzio Varella. Duração 55 minutos.
Em seguida, faça o debate com a turma.
1. Disponha a sala em forma de semicírculo.
2. Apresente as perguntas no quadro ou projetadas em Datashow.
Questões:
1. As dicas valeram para você?
2. Após assistir ao vídeo, você acha que tem hábitos saudáveis?
3. Quais hábitos você precisa mudar? De que forma mudaria?
4. Você acha que o jovem brasileiro tem hábitos saudáveis?
Aulas 4 a 6
Exiba para a turma o vídeo da Série Juventude, saúde e comunicação - Valores, atitudes e interação. Duração 50 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4552. Acesso em 07 de junho de 2013. Duração: 50 minutos.
Solicite que os alunos assistam ao vídeo com atenção aos seguintes aspectos:
1. As diferentes manifestações de juventude.
2. A definição da palavra "Juventude".
3. O Programa Jovem Doutor.
Faça a proposta de desenvolvimento do Programa Jovem Doutor na comunidade do entorno da escola.
Desenvolva o projeto com a turma direcionando ações para as necessidades da comunidade
Etapas do projeto:
1 - Levantamento das necessidades
Os alunos farão, com o auxílio de Estudantes da Área da Saúde ou de Agentes da Saúde, um diagnóstico das necessidades da comunidade.
2 - Possibilidades de atuação:
Juntos, os alunos irão pensar na prática, como isto se dará. Se em forma de cursos, palestras, visitas domiciliares.
3 - Pesquisa, nos equipamentos de saúde da comunidade, sobre ações já desenvolvidas com famílias ou se estas ações não existem ainda.
4 - Delineamento das propostas de atuação com a comunidade em parceria com estudantes da área da saúde de uma Escola técnica ou Universidade.
Sugestão de projeto de intervenção. Disponível em: http://www.fahucam.org.br/pdf/Elaboracao_de_Projetos.pdf. Acesso em 19 de junho de 2013.
Elaborado este projeto, apresente à direção com vistas a estudar possibilidades de parcerias na comunidade para efetivação do mesmo.
Sugestão para o professor de um documento completo em pdf sobre a Série de vídeos Juventude, saúde e comunicação com textos complementares:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/11201809-JuventudeSC.pdf. Acesso em 09 de junho de 2013.
É importante avaliar se os alunos investigaram as condições de saúde comunitária e os hábitos saudáveis e não saudáveis na comunidade. Avaliar também se os alunos se conscientizaram da importância de se prepararem para atuar como agentes promotores de saúde aptos a investigarem a comunidade a respeito de seus hábitos de saúde.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/07/2013
Cinco estrelasQuando busquei por uma aula de educação física, de imediato fiquei fascinada com o tema que observei, tendo em mente a clientela que busco constantemente oferecer uma atividade produtiva. De acordo com o que percebi, estas aulas são excepcionais, e gostaria de poder aplicar com minha turma, na certeza de que se bem aplicada, trará e será muito produtiva para todos, principalmente para mim.