Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Swine Flu (H1N1) – aprendendo sobre a Gripe Suína!

 

19/08/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá estratégias de leitura e produção de textos a partir da leitura de e discussão sobre o tema gripe suína (H1N1).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois os Recursos podem ser salvos e impressos para uso.

- Estas aulas devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar com os professores de Saúde, Biologia ou Ciências para que os conceitos relacionados ao vírus da gripe suína (H1N1) bem como suas formas de prevenção sejam apresentados e explicados da melhor forma possível aos alunos.

Motivação:

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, a gripe suína (H1N1), o professor deverá apresentar o pôster “Influenza A (H1N1)” (Fig. 1) de preferência na forma de slide para uma melhor visualização deste.

RECURSO
Slides dos Pôsteres Utilizados Durante as Atividades
http://www.slideshare.net/jugense/swine-flu-h1-n1-1866846
Acesso em: 15 de agosto de 2009.

O professor deverá requisitar que os alunos identifiquem:

1. Tema (assunto) do pôster;
2. Principais complicações relacionadas à gripe H1N1;
3. Sintomas da H1N1;
4. Formas de prevenção da H1N1.

Influenza A (H1N1)

Figura 1 – Influenza A (H1N1)
Fonte: http://www.sp.edu.sg/SPweb/ShowBinary/BEARepository/images/news/2009/Apr/SwineFluPoster.jpg  Acesso em: 31 de julho de 2009.

O professor deverá incentivar os alunos de modo que associem as palavras em Língua Inglesa com as figuras apresentadas e com as palavras que são semelhantes na Língua Portuguesa (transparentes ou cognatas). Além disso, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para que observem a organização do cartaz (texto), que se divide em título, subtítulo, figuras e legendas, primeiramente tratando dos sintomas e depois dos modos de prevenção. Isto é importante, pois a organização de um texto também pode ser fonte de significados para interpretação, na medida em que facilita com que os alunos associem o vocabulário apresentado com o conhecimento que tem sobre o tema.
Dando sequência, os alunos que se sentirem à vontade apresentarão suas respostas oralmente, explicando a partir de quais elementos textuais conseguiram encontrá-las, como no exemplo abaixo:

“Um dos sintomas da gripe é febre – há uma figura de uma pessoa com um termômetro na boca (Fig. 2) nesse subtítulo (symptoms = sintomas) e embaixo está escrito “fever” que provavelmente significa febre em Língua Portuguesa”.

Fever!

Figura 2 – Imagem do Cartaz “Fever”

O professor deverá orientar e encorajar os alunos, incentivando a participação de todos neste momento.

Observação: Observamos que dicionários Inglês-Português não devem ser usados neste momento, visando o desenvolvimento das estratégias de leitura.

ATIVIDADE 1

Esta atividade tratará dos sintomas da gripe. Assim, neste momento, o professor dividirá os alunos em duplas ou em trios e distribuirá a atividade (Folha de Atividade 1) para que a respondam. Para a realização desta atividade o professor deverá incentivar que os alunos busquem compreender o que está escrito em Inglês no texto a partir do contexto e do tema proposto, relacionando as palavras às figuras antes de usarem dicionários.

RECURSO

Folha de Atividade 1

Complete as frases a respeito dos sintomas do resfriado e da gripe com a s palavras da lista abaixo e descubra as diferenças entre as duas doenças:


Know the Difference Between Cold and Flu Symptoms

Can you tell the difference between symptoms of flu and the common cold? To learn more about your symptoms, if they are associated with the flu, check out the Symptoms at a Glance ch art below.


1. Headache
2. Sneezing
3. Aches
4. Stuffy Nose
5. Chills
6. Fever
7. Cough
8. Chest Discomfort
9. Tiredness
10. Sudden Symptoms
11. Sore Throat

Cold


a. ____________ is rare with a cold.
b. A hacking, productive (mucus- producing) ___________ is often present with a cold.
c. Slight body __________ and pains can be part of a cold.
d. _________ is commonly present with a cold and typically resolves spontaneously within a week.
e. ___________ are uncommon with a cold.
f. ____________ is fairly mild with a cold.
g. ___________ is commonly present with a cold.
h. Cold symptoms tend to develop over a few days.
i. A ___________is fairly uncommon with a cold.
j. ____________ is commonly present with a cold.
k. ______________ is mild to moderate with a cold.

Flu


a. ___________ is usually present with the flu in up to 80% of all flu cases. A temperature of 100°F or higher for 3 to 4 days is associated with the flu.
b. A non-productive (non-mucus producing) _____________ is usually present with the flu (sometimes referred to as dry ____________).
c. Severe __________ and pains are common with the flu.
d. ___________ is not commonly present with the flu.
e. 60% of people who have the flu experience ______________.
f. ___________ is moderate to severe with the flu.
g. ___________ is not common with the flu.
h. The flu has a rapid onset within 3-6 hours. The flu hits hard and includes __________________ like high fever, aches and pains.
i. A ___________ is very common with the flu, present in 80% of flu cases.
j. _____________ is not commonly present with the flu.
k. ____________ is often severe with the flu.

Adaptado de: http://www.tamiflu.com/about/coldflu.aspx  Acesso em 31 de julho de 2009.

Observação: as respostas se encontram ao final das atividades.

Para finalizar esta etapa o professor fará a correção, primeiramente requisitando que alguns alunos se dirijam até a lousa e escrevam as respostas que julgam adequadas. Para tanto, o professor numerará as duplas aleatoriamente e em seguida sorteará (colocando os números em um saquinho) um número para que a dupla correspondente se dirija até a lousa. Em seguida, o professor conduzirá a discussão em sala aberta de forma que os alunos percebam a adequação das respostas dadas e confirmará a resposta correta ao final desta atividade.
No momento do debate os alunos terão a oportunidade de, além de desenvolverem as estratégias de leitura em Língua Inglesa, aprenderem um pouco mais sobre os sintomas da gripe suína (H1N1). É importante que o professor reforce, neste momento, que tanto os sintomas da gripe comum quanto os sintomas da gripe suína (H1N1) são similares e, desta forma, é importante estar atento para a gravidade dos sintomas, dirigindo-se a um hospital para fazer os teste relativo a H1N1 e o acompanhamento necessário.

ATIVIDADE 2

O professor continuará a aula tratando das formas de prevenção da gripe. Para tanto, em um primeiro momento retomará o cartaz apresentado na Motivação, relembrando as formas de prevenção apresentadas (Fig. 3) - healthy diet, high personal hygiene, regular exercise e check temperature regularly – pela associação com as figuras.

Prevention

Figura 3 – Formas de Prevenção Apresentadas no Cartaz Influenza A (H1N1)

Em seguida, deverá perguntar aos alunos outras formas de prevenção que conhecem, especialmente, no que se refere à gripe suína (H1N1) e promover um rápido debate, listando o que foi dito pelos alunos na lousa (preferencialmente em Inglês ).

O professor, então, apresentará o próximo pôster (Fig. 4) de preferência na forma de slide para uma melhor visualização pela turma toda. Em um primeiro momento, em aula aberta, deverá solicitar que os alunos analisem as cores, as imagens e a organização do texto, perguntando do que cada parte do cartaz trata – assunto, sintomas e grupo de risco, o que fazer quando se tem H1N1, o que fazer para se prevenir, locais, telefones e sites onde adquirir informações.

Airport Poster Swine Flu

Figura 4 – Airport Poster Swine Flu
Fonte:

http://static.squidoo.com/resize/squidoo_images/250/draft_lens4330762module35830132photo_1243299733HealthAlert-SwineFluPoster-467x694.jpg

Acesso em: 19 de agosto de 2009.

Logo em seguida, estando em duplas, os alunos deverão ler as partes intituladas “IF YOU THINK YOU HAVE H1N1 FLU” e “EVERYONE SHOULD” do cartaz (Fig. 4) para que, a partir do contraste com as formas de prevenção levantadas no início da atividade e escritas na lousa, possam responder as seguintes questões (Folha de Atividade 2):

RECURSO

Folha de Atividade 2

Marque verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com as informações apresentadas no cartaz HEALTH ALERT:

a. ( ) If you think you have H1N1 flu you can have close contact with other people.
b. ( ) It is recommended that you do not travel if you have H1N1.
c. ( ) All the people should avoid contact with sick persons.
d. ( ) When you cough or sneeze it is not necessary to cover your mouth.
e. ( ) It is important to wash hands with frequency.

Observação: as respostas encontram-se ao final das atividades.


Finalizando esta atividade, o professor conduzirá uma discussão em aula aberta de forma que os alunos percebam a adequação das respostas dadas a partir da discussão das hipóteses levantadas. O professor deverá confirmar a resposta correta ao final.
Como na Atividade 1, durante o debate os alunos terão a oportunidade de, além de desenvolverem as estratégias de leitura em Língua Inglesa, aprenderem um pouco mais sobre as formas de prevenção da gripe, especialmente da gripe suína (H1N1).

ATIVIDADE 3

Usando as informações aprendidas com a leitura dos textos (pôsteres) apresentados ao longo das aulas, os alunos, ainda em grupos, elaborarão cartazes informativos sobre os sintomas e formas de prevenção da gripe suína (H1N1), em Língua Inglesa, para serem expostos na escola (Fig. 5). Neste momento o professor deverá orientar e supervisionar as atividades dos grupos, avaliando a adequação do uso da Língua Inglesa pelos alunos.

Exposição de Cartazes

Figura 5 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.

SUGESTÕES

1. Apresentar o vídeo “How To Prevent and Recognize Symptoms Of Swine Flu” (Fig. 6) que contém informações sobre os sintomas e as formas de prevenção da gripe suína (H1N1) e solicitar que o s alunos escrevam duas frases referentes aos sintomas e duas frases referentes a como prevenir esta doença, em inglês, funcionando esta atividade como forma de avaliação do aprendizado destes.

How to Prevent Swine Flu

Figura 6 – Imagem do Recurso


RECURSO

Vídeo How To Prevent and Recognize Symptoms Of Swine Flu
http://www.youtube.com/watch?v=LM-ynizbdFQ  

2. Em colaboração com o professor de Biologia ou Ciências, fazer uma pesquisa sobre o ciclo de vida do vírus da gripe suína (H1N1) na Internet, que poderá ser apresentada na forma de cartazes ou folhetos informativos.

Respostas da Folha de Atividade 1:

a. Fever
b. Coughing
c. Aches
d. Stuffy Nose
e. Chills
f. Tiredness
g. Sneezing
h. Sudden Symptoms
i. Headache
j. Sore Throat
k. Chest Discomfort

Respostas da Folha de Atividade 2:

a. ( F ) If you think you have H1N1 flu you can have close contact with other people.
b. ( V ) It is recommended that you do not travel if you have H1N1.
c. ( V ) All the people should avoid contact with sick persons.
d. ( F ) When you cough or sneeze it is not necessary to cover your mouth.
e. ( V ) It is important to wash hands with frequency.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo. O professor deve observar, especialmente, se houve a compreensão adequada das informações apresentadas a partir do uso das estratégias de leitura e não apenas uma simples tradução dos textos, principalmente durante a fase de elaboração dos cartazes.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.