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Tattoo: conheci alguém que fez! – o passado simples

 

21/08/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o uso e a forma tempo verbal “passado simples” em Inglês serão reforçados a partir da leitura e da produção de texto sobre o tema tatuagens e body art.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor trabalhará o conhecimento da forma e uso do tempo verbal “passado simples” em Inglês.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula Interativa;
- Laboratório de Informática;
- Textos Impressos.

Motivação

Para dar início às atividades o professor irá dividir os alunos em duplas ou trios e propor uma visita virtual a exposição intitulada “Body Art” promovida pelo “Australian Museum”.

RECURSOBody Art –
http://bodyart.australianmuseum.net.au/

Body Art

Figura 1 – Imagem do Recurso

Durante a visita, os grupos deverão identificar de forma geral os tipos de modificação ou decoração corporal (Body Art) apresentadas (painting, piercing, scarring, tattooing, shaping) e suas características.

Logo em seguida, cada grupo deverá escolher um dos tipos de Body Art apresentados no site referente a exposição e explorá-lo em maior profundidade, com o objetivo de encontrar informações relacionadas a:

a) Porque as pessoas se propõem a fazer tais modificações: Beleza? Tradição cultural? Status? Identidade?
b) História do tipo de Body Art escolhido para ser pesquisado
c) Países ou regiões onde o tipo de Body Art escolhido para ser pesquisado é mais comum e o que ele significa

Cada grupo deverá apresentar oralmente para a turma as informações que encontrou sobre o tipo de “body art” escolhido. A partir destas apresentações o professor deverá propor um debate sobre os riscos e benefícios relacionados a fazer uma modificação corporal. Abaixo sugerimos algumas questões norteadoras:


a. What is involved in modifying your body (for example getting a tattoo or having a body piercing done)? / O que está envolvido em fazer uma modificação em seu corpo (por exemplo fazer uma tatuagem ou um piercing?
b. Are there benefits of engaging in this activity? / Existe algum benefício em realizar esta atividade?
c. What are the short-term health risks? / Quais são os riscos a curto prazo?
d. What are the long-term health risks? / Quais são os riscos a longo prazo?
e. Why do people engage in these activities? What is the attraction? / Por que as pessoas se propõem a realizar tais atividades? O que é atraente nisso?
f. Would you make any transformation in your body now or when you get older? Give reasons to support your ideas. / Você faria alguma transformação no seu corpo agora ou quando ficar mais velho? Apresente argumentos que justificam suas ideias.


Questões adaptadas de: http://school.discoveryeducation.com/lessonplans/programs/bodyart/ Acesso em: 19 de agosto de 2009.


Sugerimos que o professor conduza o debate em colaboração com o professor de Biologia ou Ciências para que os conceitos relacionados a transmissão de doenças e cuidados com o corpo sejam apresentados e explicados da melhor forma possível aos alunos.

ATIVIDADE 1

Dando sequência, o professor deverá dizer a eles que neste momento lerão e discutirão um texto em Inglês que trata especificamente sobre tatuagens (Fig. 2).

Tatuagem

Figura 2 – Tattoo
Fonte: http://z.about.com/d/tattoo/1/0/X/x/032605f.jpg  Acesso em: 01 de agosto de 2009.

Para isto, as duplas ou os trios, como divididos no início dessas aulas (Fig. 3), deverão debater se as informações apresentadas nas frases (que seguem abaixo) são corretas ou não e por que. O objetivo é familiarizar o aluno com o vocabulário apresentado no texto a partir do conhecimento de mundo que tem sobre o assunto.

RECURSO
Frases para Debate -

Are these sentences true or false? Why?

1. Tattoos became more fashionable recently.
2. Probably tattoos started in Ancient Egypt.
3. Having a tattoo is a dangerous thing to do.
4. Tattoo is an old Portuguese word.

trabalho em grupo

Figura 3 – Trabalho em Grupo
Fonte: http://www.training.gpa.unep.org/images/jpg/turkey1_group_work_lg.jpg  Acesso em: 12 de julho de 2009.

Para uma melhor organização dos trabalhos do grupo recomenda-se que o professor apresente as frases uma de cada vez na forma de slide (Fig. 4) dando um intervalo de cinco minutos entre elas, para que os grupos debatam. Neste momento os grupos não deverão se comunicar.

RECURSO
Slide das Frases Para Debate –
http://www.slideshare.net/jugense/frases-para-debate-tattoos Acesso em: 15 de agosto de 2009.

Frases Para Debate

Figura 4 – Imagem do Recurso

Para finalizar esta parte da aula, os grupos apresentarão suas conclusões e opiniões quanto às frases debatidas.

ATIVIDADE 2

Dando seqüência a atividade anterior, os grupos receberão o texto (Folha de Atividade 1). Em um primeiro momento, o texto (postado abaixo) deverá ser lido com o objetivo de verificar se as conclusões que tiveram sobre as a firmações da ativ idade anterior estão de acordo com ele. O professor proporá 10 minutos para a realização desta atividade. Para corrigi-la deverá solicitar que os grupos digam a resposta referindo-se a parte do texto em que a encontraram como, por exemplo: “A afirmativa da letra “a” está de acordo com o trecho do segundo parágrafo do texto: “Yes, it’s certainly quite fashionable now – especially among the young.”

RECURSO
Folha de Atividade 1 –

1. Leia o texto e confirme se as afirmações são verdadeiras ou falsas de acordo com o mesmo.

a. Tattoos became more fashionable recently.
b. Probably tattoos started in Ancient Egypt.
c. Having a tattoo is a dangerous thing to do.
d. Tattoo is an old Portuguese word.

Tattoo: Reading

Last Sunday I was sitting at a street café enjoying a cup of coffee when my friend Mark, getting too hot in the afternoon sun, rolled up his sleeves. I then found something out about him I didn’t know before – he had a tattoo! He said to my surprised reaction, ‘In fact I have many tattoos – on my arms, legs, chest and back!’
So when did this start? ‘It must be about ten years ago now,’ Mark said. ‘I was traveling around Asia and tattoos were becoming very fashionable.’ Yes, it’s certainly quite fashionable now – especially among the young. When I was young tattoos were associated with sailors, bikers and men working at the funfair.
Why has this changed? ‘I suppose it’s seen as doing something different, a little radical and that appeals to young people. And in Asia it’s both easier and cheaper to get a tattoo than, say, the US!’ Mark explained.
But as my friend reminded me this is not the first time by any means that tattoos have been fashionable. There is lots of evidence that for millions of people throughout time it has been one of the most popular forms of permanent body art. Tattooing may have started in Egypt because tattoos were found on Egyptian mummies from about 2000 BC (Fig. 5).

Tattooed Mummy

Figura 5 - Tattoos on Egyptian Mummy
Fonte:
http://www.smithsonianmag.com/history-archaeology/tattoo.html  
Acesso em: 10 de agosto de 2009.

Does it hurt to have a tattoo? ‘It depends! If you’re feeling relaxed, then usually not. But if you’re tired or nervous then you’re more sensitive to pain. And it also depends where. Most people start with the top of the arm as this is usually fine, but if the tattoo is over a bone, for example on your foot, then that’s a different matter!
Is it safe? ‘If it’s done in a licensed place, then yes. This means that precautions are taken at every stage such as fresh needles for each person, everything sterilized and unused ink being thrown away and not returned to the bottle. Apparently,’ Mark added, ‘before the advent of antibiotics in the 1940’s there was an alarming rate of infection sometimes leading to the death of the tattooed – fortunately that’s no longer a problem.’
And if you had any advice for someone who’s thinking about getting a tattoo, what would that be? ‘Don’t be too serious about it! The people who regret having had a tattoo are those who chose the name of their girlfriend or boyfriend, or the name of their favorite pop group. Then ten years later their lives have changed and those influences are less meaningful.
Finally, where did the word tattoo come from? ‘It’s from the Tahitian word tattau which means – wait for it – ‘to mark’!’ he laughed.

Texto adaptado de:
http://www.onestopenglish.com/section.asp?docid=146265  Acesso em: 02 de agosto de 2009.


ATIVIDADE 2

O profess or em aula aberta chamará a atenção do s alunos para o fato d o texto ser sobre algo que acontece u (Fig. 6) - a conversa com o amigo no domingo passado (“last Sunday”), sendo possível, portanto, encontrar nele vários verbos no passado.
Neste momento deverá citar, como exemplo, a forma WAS do verbo TO BE na primeira frase do texto: “Last Sunday I was sitting at a street café enjoying a cup of coffee...” bem como, deverá requisitar que os alunos digam os verbos no “passado simples” que encontraram no referido parágrafo (rolled up, found out, had, said, surprised). Estes verbos devem ser escritos na lousa, associados a suas formas no infinitivo (ex: to roll up – rolled up).

Requisitando Participação

Figura 6 – Professor Requisitando a Participação dos Alunos
Fonte:
http://blogdofavre.ig.com.br/wpcontent/uploads/2008/05/escola_estadual.jpg  Acesso em: 02 de julho de 2009.

Na sequência, o professor requisitará que cada grupo eleja um representante para ir até a lousa escrever dois verbos no passado encontrados no segundo parágrafo em diante do texto. Após, verificará se todos os verbos do texto no “passado simples” aparecem na lista completa formada na lousa, em aula aberta, lendo o texto com os alunos.

ATIVIDADE 3

Dando continuidade a atividade anterior, em aula aberta o professor requisitará a formação de frases afirmativas, negativas e interrogativas no tempo “passado simples” usando os verbos da lista criada pelos alunos a partir do texto, ainda sobre o tema tatuagem. Por exemplo, para o verbo “to find out-found out”, que aparece no primeiro parágrafo, podem ser formadas as frases: I found out you have a tattoo. / Did you find out a licensed place to have a tattoo? / I did not find out a good place to have a tattoo.

Durante a formação destas frases o professor terá a oportunidade de verificar se os alunos usam adequadamente o “passado simples”, sanando possíveis dúvidas. Não é necessário formar frases com todos os verbos do texto, mas sugerimos que pelo menos três verbos sejam usados.

ATIVIDADE 4

Ao final, para estimular a criatividade e reforçar o uso do tempo verbal “passado simples” dentro do contexto “Tattoos and Body Art”, o professor deverá propor que os grupos, sob sua supervisão, entrevistem alunos de turma ou escola que também estejam estudando o “passado simples”. Para tanto, será necessário que previamente às aulas o professor entre em contato com outros professores da mesma disciplina, agendando dia e horário para que ocorra um chat (Fig. 7). Um chat é um aplicativo de conversação em tempo real, como conversação em sites da Internet ou através de mensageiros instantâneos. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat Acesso em 10 de agosto de 2009.). Sugerimos o recurso postado abaixo:

RECURSO

Chat -
http://br.messenger.yahoo.com/features/chatrooms

Chat

Figura 7 - Imagem do Recurso
Fonte: http://br.messenger.yahoo.com/features/chatrooms  Acesso em: 10 de agosto de 2009.

Assim, em um primeiro momento, cada grupo deverá elaborar duas perguntas a serem feitas nas entrevistas (lembramos que o tema das entrevistas é “Tattoos and Body Art”). Dando sequência, o professor recolherá as perguntas criadas pelos grupos e estas serão listadas por eles na lousa, com as devidas correções.

Cada grupo, então, deverá fazer a entrevista, preferencialmente através do chat e usando as perguntas criadas, tendo a oportunidade de vivenciar o uso do idioma Inglês.

Para relatar o que descobriram nas entrevistas os grupos elaborarão textos com no mínimo 50 palavras usando o tempo verbal “passado simples” sobre o tema “Tattoos and Body Art”.
Estes textos serão expostos no mural da escola ou podem ser publicados em um jornal da mesma em momento oportuno. Caso o professor deseje propiciar uma maior interação entre os alunos e as pessoas entrevistadas poderá sugerir a criação de um blog sobre o tema (Fig. 8).

RECURSO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

blog

Figura 8 – Imagem do Recurso

SUGESTÕES


1. Com auxílio do professor de matemática, sugerimos que os alunos façam a tabulação dos dados obtidos nas entrevistas realizadas, de forma a trabalhar os conceitos estatísticos (freqüência absoluta, relativa; média; gráficos etc.) neste momento. Para tanto poderá ser interessante que todos os grupos, ao fazerem as entrevistas, sigam um roteiro de perguntas pré-estabelecidas criado por eles mesmos na Atividade 4.

2. A partir das entrevistas, pesquisar sobre o tema na Internet e produzir cartazes informativos em Inglês e/ou em Português sobre o tema “Tatuagens no Mundo” para serem expostos no mural da escola em momento oportuno.

3. Em conjunto com o professor de Ciências ou Biologia pesquisar sobre as doenças que podem ser adquiridas ou desenvolvidas quando se faz uma tatuagem e desenvolver folhetos explicativos.

4. Em conjunto com o professor de História pesquisar e debater sobre o significado da tatuagem nos diversos períodos históricos e para as diferentes populações (europeus, americanos, etc...).

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar, durante o desenvolvimento das aulas, o envolvimento dos alunos com as atividades propostas e o uso adequado dos verbos apresentados no texto, favorecendo a prática do tempo verbal passado simples inserido no contexto de falar sobre tatuagens e body art.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

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Opiniões

  • guylherme, guyguy , Distrito Federal - disse:
    geovannyvieir@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otiimo


  • Aniedja, UEPB , Paraíba - disse:
    aniedjaflima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente atividade! É um tema que está sempre em pauta entre os jovens, a atividade aborda várias questões sobre um mesmo tema.


  • Lia Hebe Gonçalves de Lima Oliveira, MANOEL DE CASTRO FILHO GOV EEFM , Ceará - disse:
    liahebe2002@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, pois a abordagem é feita de uma forma que desperta o interesse do aluno e o envolve devido o tema ser algo que a maioria dos adolescentes gostam mas que desconhecem os perigos que eles correm. Outro ponto importante e a interdisciplinaridade e diversidade de recursos que são utilizados para trabalhar o tema proposto. Eu achei fantático e com certeza essa idéia será aproveitada para melhorar o meu planejamento e minha prática pedagógica.


  • Sanandreia, IFES-Campus Santa Teresa , Espírito Santo - disse:
    sanandreia@ifes.edu.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Atividades interessantes que falam sobre assuntos que chamam a atençao dos jovens. Excelete


  • cácia nogueira, Colégio Estadual Teixeira de Freitas , Bahia - disse:
    cacianogueira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Boa Noite! A aula é excelente, faz uso das TIC de maneira significativa, onde o aluno tem acesso à novas informações as quais serão incorporadas e transformadas com seu background sobre o tema e assim construirá novos conhecimento que serão compartilhados com outros alunos, promovendo a interação. Vale pontuar a interdisciplinaridade como fator importante na construção de novos conhecimentos. Penas, que pouquíssimos alunos da rede pública brasileira tenham competência leitora para tal.


Sem classificação.
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