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Sais, características e propriedades

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a composição química dos sais. Conhecer a classificação dos sais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os símbolos utilizados para representar os elementos químicos.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/problematizacao.gif

O professor pergunta:

- de onde vem o sal?

- no cotidiano onde podemos encontrar a presença do sal?

- quais os tipos de sal que conhecemos?

- quais os efeitos do sal na vida do ser humano?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/contextualizando.gif

 Apresenta aos estudantes o vídeo "De onde vem o sal?" que está disponível no endereço:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/828/dominio-efsi-cie-0046.wmv>  para contextualizar o conteúdo.

De onde vem o sal?

Explica que o cloreto de sódio NaCl é um dos sais mais utilizado no dia a dia em nossos lares.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/cloreto_de_sodio.JPG

Ref. da Imagem: NaCl salt cristals under stereo microscope (model Z45 E from Cambridge Instruments) (obtained by evaporating water from a concentrated NaCl solution; this [http://www.schott-duran.com Schott Duran] 100 ml glass was under a b)

O professor explica que os átomo do Cloreto de Sódio (NaCl) podem ser representados pela estrutura abaixo. É também um momento de rever o conteúdo ânions e cátions.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/nacl.png

 

O professor poderá juntamente com o professor (a) de Biologia trabalhar os efeitos do sal sobre o organismo do ser humano.


Constituição química dos sais


O sal é um composto iônico formado por cátions e ânions. É produto da reação química entre:


- uma base e um ácido é que se tem sal e água.

2 NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O

- um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio.

Mg + H2SO4  → MgSO4+H2

- um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. 

CO2 +CaO → CaCO3

Propriedades Características dos Sais

Apresentamos algumas das principais propriedades dos Sais:

- em solução conduzem corrente elétrica.

- normalmente apresentam sabor salgado, embora o sulfato de magnésio (MgSO4) apresente sabor amargo.

Classificação dos Sais

Os sais podem ser classificados de acordo com diferentes critérios:

- quanto à presença ou não de oxigênio no ânion;

- quanto à presença ou não de H+ e OH1- em solução aquosa;

- quanto ao número de cátions e de ânions;

- quanto à solubilidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/atividade.gif

O professor apresenta aos estudantes a simulação "Soluções" que está disponível no endereço: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1343/atividade3/atividade3.htm> para que observem o comportamento de partículas de sal em contato com água.

Por meio deste recurso, é possível comparar o número de íons altamente solúveis em solução de NaCl a outros sais pouco solúveis  

 


 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/comparacao.JPG
 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/23475080915/i
mg/atividadecomplementar.gif

 

O professor solicitará aos estudantes que se organizem em equipes, façam uma pesquisa sobre os perigos do sal refinado, as vantagens do sal marinho natural no corpo humano e, publiquem em uma wiki a partir do endereço: http://www.pbwiki.com.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/w.JPG

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/497/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

As equipes deverão apresentar a pesquisa "Os perigos do sal refinado e as vantagens do sal marinho natural no corpo humano" que produziram na wiki.

Será uma oportunidade para que todos discutam o conteúdo e verifiquem juntamente com o professor quanto progrediram a partir da pesquisa.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Soluções Animação/simulação
De onde vem o sal? Vídeo
Recursos Complementares
http://www.brasilescola.com/quimica/sais.htm. Neste endereço os estudantes encontrarão informações sobre os efeitos do sal sobre o corpo humano; http://www.fisica.net/quimica/resumo12.htm. Neste endereço os estudantes encontrarão o conteúdo a ser pesquisado como: Nomenclatura, Classificação, Reações de salificação, Sais naturais, Sais mais comuns na química do cotidiano; http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/salmarinhoXrefinado.htm. Neste endereço serão encontradas informações acerca dos perigos e vantagens do sal sobre o organismo humano.
Avaliação
A verificação da aprendizagem será feita a partir da apresentação da produção na wiki. Sugerimos que o professor utilize o modelo de Avaliação Formativa.
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