24/09/2008
Ezequiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
O professor pergunta:
- de onde vem o sal?
- no cotidiano onde podemos encontrar a presença do sal?
- quais os tipos de sal que conhecemos?
- quais os efeitos do sal na vida do ser humano?
Apresenta aos estudantes o vídeo "De onde vem o sal?" que está disponível no endereço:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/828/dominio-efsi-cie-0046.wmv> para contextualizar o conteúdo.
Explica que o cloreto de sódio NaCl é um dos sais mais utilizado no dia a dia em nossos lares.
Ref. da Imagem: NaCl salt cristals under stereo microscope (model Z45 E from Cambridge Instruments) (obtained by evaporating water from a concentrated NaCl solution; this [http://www.schott-duran.com Schott Duran] 100 ml glass was under a b)
O professor explica que os átomo do Cloreto de Sódio (NaCl) podem ser representados pela estrutura abaixo. É também um momento de rever o conteúdo ânions e cátions.
O professor poderá juntamente com o professor (a) de Biologia trabalhar os efeitos do sal sobre o organismo do ser humano.
Constituição química dos sais
O sal é um composto iônico formado por cátions e ânions. É produto da reação química entre:
- uma base e um ácido é que se tem sal e água.
2 NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O
- um metal e um ácido: forma-se um sal e hidrogênio.
Mg + H2SO4 → MgSO4+H2
- um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal.
CO2 +CaO → CaCO3
Propriedades Características dos Sais
Apresentamos algumas das principais propriedades dos Sais:
- em solução conduzem corrente elétrica.
- normalmente apresentam sabor salgado, embora o sulfato de magnésio (MgSO4) apresente sabor amargo.
Classificação dos Sais
Os sais podem ser classificados de acordo com diferentes critérios:
- quanto à presença ou não de oxigênio no ânion;
- quanto à presença ou não de H+ e OH1- em solução aquosa;
- quanto ao número de cátions e de ânions;
- quanto à solubilidade.
O professor apresenta aos estudantes a simulação "Soluções" que está disponível no endereço: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1343/atividade3/atividade3.htm> para que observem o comportamento de partículas de sal em contato com água.
Por meio deste recurso, é possível comparar o número de íons altamente solúveis em solução de NaCl a outros sais pouco solúveis
O professor solicitará aos estudantes que se organizem em equipes, façam uma pesquisa sobre os perigos do sal refinado, as vantagens do sal marinho natural no corpo humano e, publiquem em uma wiki a partir do endereço: http://www.pbwiki.com.
As equipes deverão apresentar a pesquisa "Os perigos do sal refinado e as vantagens do sal marinho natural no corpo humano" que produziram na wiki.
Será uma oportunidade para que todos discutam o conteúdo e verifiquem juntamente com o professor quanto progrediram a partir da pesquisa.
Nome | Tipo |
---|---|
Soluções | Animação/simulação |
De onde vem o sal? | Vídeo |
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