20/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana.
Analisar perturbações ambientais, identificando sua origem e prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Componentes químicos do ar atmosférico.
Efeito estufa e aquecimento global.
ESTRATÉGIAS
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; atividade experimental; pesquisas na internet; produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; campanha na comunidade escolar.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos, cartolinas e/ou papel pardo; pincéis, guardanapos de papel; lupas. .
Sugerimos que a abordagem deste tema aconteça por meio da apresentação de imagens da campanha "Dia mundial sem carro", como as sugeridas a seguir. O professor poderá escolher outras, especialmente se sua escola estiver localizada em grandes centros urbanos, onde, certamente, acontecem campanhas locais. Outra possibilidade é o professor trazer alguns cartazes impressos desta campanha para a sala de aula.
O professor deverá projetar as imagens, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.
Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/dia-mundial-sem-carro-1.gif. Acesso em: 13/06/2013.
Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-c1tA0cIMpUQ/Tm992WTUXCI/AAAAAAAAARc/57DYe04S5U4/s1600/Logo+Dia+Mundial+sem+carro+2.jpg. Acesso em: 13/06/2013.
Enquanto os alunos observam as imagens, o professor deverá fazer as seguintes indagações.
Após dialogar com os alunos, o professor deverá fornecer o seguinte endereço para que eles leiam o artigo de Celso Monteiro "Como funciona o dia mundial sem carro" e conheçam um pouco mais sobre essa campanha.
Como funciona o Dia Mundial Sem Carro. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/dia-mundial-sem-carro.htm. Acesso em: 13/06/2013.
O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as cinco páginas do artigo indicadas abaixo. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são os especificados a seguir.
1 - Introdução; 2. Histórico da comemoração; 3 - Colapso urbano; 4 - Mudança de hábitos; 5 - Campanhas pelo mundo
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o artigo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa do texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
A discussão do artigo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://revistadeciframe.files.wordpress.com/2012/04/asma-poluic3a7c3a3o.jpg. Acesso em: 16/06/2013.
A fim de possibilitar um espaço pessoal de reflexão sobre a emissão de GEE, sugerimos que os alunos façam seus cálculos utilizando uma calculadora on line.
A calculadora, disponível em http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora (acesso em 13/06/2013), permite a cada aluno calcular a emissão anual de GEE (CO2 ou equivalente) na atmosfera, de acordo com suas atividades, como o consumo de energia, gás e combustíveis. A partir desses dados de consumo, é calculado o número de árvores que teriam que ser plantadas para compensar essas emissões.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a calculadora on line diretamente no computador individual ou compartilhado. O cálculo deverá ser feito individualmente.
Após os cálculos, o professor deverá averiguar os resultados junto aos alunos, conversando com eles e indagando-os a respeito do seu consumo e do número de árvores a serem plantadas para compensá-lo. Após todos terminarem de verificar seus cálculos, o professor deverá anotar no quadro os resultados individuais e somá-los no final.
Os alunos deverão anotar e responder no caderno as seguintes questões:
(Exemplo: diminuir o consumo de combustíveis: andando mais a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo)
Cabe ao professor promover a socialização das respostas dos alunos, em ordem, de modo que todos possam se manifestar, desde que haja algo mais a acrescentar após as falas iniciais, para não ficar repetitivo.
É importante ressaltar as dificuldades em diminuir o número de automóveis circulando nas cidades onde todos têm compromissos e horários a cumprir e o sistema de transporte público geralmente é precário e ineficiente. É um desafio que as metrópoles brasileiras têm enfrentado e cujas saídas nem sempre são aceitas por parte da população. Andar a pé ou de bicicleta em uma metrópole, na maioria dos casos é inviável; mas tem que se pensar soluções em nível pessoal, como a carona entre vizinhos que trabalham e/ou estudam em lugares próximos.
Imagem da calculadora disponível em http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora. Acesso em: 14/06/2013.
Sugerimos que os alunos assistam aos três vídeos relacionados, abaixo, sobre matérias a respeito dos efeitos da poluição no ar e na saúde das pessoas. São reportagens produzidas em grandes centros urbanos, onde a maior fonte de poluentes advém da descarga de automóveis.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Vídeo 1 - Poluição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rJqqjo6beRY. Acesso em: 14/06/2013. Reportagem do Jornal Nacional sobre a poluição do ar de São Paulo - 04.04.2011.
Vídeo 2 - Projeto respirar. Reportagem exibida em 11/04/2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OChS5Xvo6H4. Acesso em: 14/06/2013. Pesquisa do Instituto do Coração com pessoas que trabalham nas ruas de São Paulo por horas expostos à poluição do ar. Destaca também que é possível respirar mais poluição dentro de um carro do que numa bicicleta.
Vídeo 3 - Poluição do ar pode agravar doenças. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rjBAN7valc0. Acesso em: 14/06/2013. Reportagem realizada pela TV GLOBO edição do SPTV - Respirar em 28/06/2011.
Após assistirem aos vídeos, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/09/info-dia-mundial-sem-carro.jpg. Acesso em: 16/06/2013.
Trata-se de uma atividade experimental simples mas muito interessante para a percepção dos poluentes do ar no ambiente onde se vive. Tendo este modelo como referência, o professor deverá fazer adaptações à sua realidade, montando um roteiro mais específico.
Os alunos deverão trabalhar em grupos de quatro componentes que deverão fazer todos os registros os quais comporão um relatório desta atividade. Cada grupo deverá entregar o relatório digitado e impresso ao professor para avaliação.
Após a atividade experimental, os grupos deverão se reunir no laboratório de Biologia ou em sala de aula, para discussão dos dados obtidos e produção do relatório. Sugerimos, a seguir, um roteiro para a produção dos relatórios.,
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas, descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos na atividade. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados.
DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente, as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não se deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos alguns tópicos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.
Qual porcentagem da poluição do ar é devida aos carros? Introdução. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/poluicao-ar-carros.htm. Acesso em: 14/06/2013.
Carros são responsáveis por 90% da poluição do ar em São Paulo. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/04/carros-sao-responsaveis-por-90-da-poluicao-do-ar-em-sao-paulo.html. Acesso em: 15/06/2013.
Poluição Nas Cidades Brasileiras, Centros Urbanos, Prejuízos a Saúde. Disponível em: http://www.not1.com.br/poluicao-nas-cidades-brasileiras-centros-urbanos-prejuizos-a-saude/. Acesso em: 15/06/2013.
Poluição Atmosférica: Como os principais poluentes provocam doenças. Disponível em: http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/poluicao/spdoencpol.asp. Acesso em: 14/06/2013.
Como a poluição atmosférica afeta a saúde. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/poluicao-e-saude.htm. Acesso em: 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as páginas. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1 - As cidades mais poluídas; 2 - os poluentes e suas características; 3 - Medidas para evitar que a poluição do ar afete a saúde; 4 - a poluição do ar em ambientes internos.
Como funciona o rodízio de veículos. Disponível em http://pessoas.hsw.uol.com.br/rodizio-veiculos.htm. Acesso em: 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1 - quem faz rodízio?; 2 - o rodízio gera resultados?; 3 - um carro a menos?
Tráfego aumenta internação por doença respiratória. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/trafego-intenso-aumenta-internacao-doenca-respiratoria-741287.shtml. Acesso em: 14/06/2013. Estudo da Faculdade de Saúde Pública diz que aumento de frotas descompensa avanços tecnológicos industriais.
O que os olhos não vêem. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_231978.shtml. Acesso em: 14/06/2013. Saiba quais são os poluentes emitidos pelos veículos e que efeito têm sobre o meio ambiente e a saúde.
Como funcionam os catalisadores dos automóveis? Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/como-funcionam-catalisadores-automoveis-442236.shtml. Acesso em: 14/06/2013.
Como funcionam os catalisadores. Disponível em: http://carros.hsw.uol.com.br/conversor-catalitico1.htm. Acessado em 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as páginas. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1. Introdução; 2. Poluentes produzidos pelo motor de um carro; 3. Como os catalisadores reduzem a poluição; 4. Outras formas de reduzir a poluição. Acesso em: 14/06/2013.
Imagem disponível em: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/09/ar-poluido-cidades.jpg. Acesso em: 16/06/2013.
Imagem disponível em: http://www.medplan.com.br/site/imagens/geral/img_20081121_101146.jpg. Acesso em: 16/06/2013.
Após o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá produzir um texto sobre o tema "Descargas de automóveis: impactos no ar e na saúde". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.
O texto produzido pelo grupo deverá ser salvo em pdf e enviado por e-mail para o professor, que irá avaliá-lo utilizando critérios consonantes com as instruções dadas para os alunos. Uma cópia do trabalho escrito digitada também deverá ser providenciada e entregue ao professor.
O professor deverá organizar a turma em 5 grupos para montarem apresentações sobre os tópicos do texto produzido no trabalho escrito. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos que deverão ser sorteados entre os grupos.
Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema sorteado para socializar com a turma. Este estudo não deverá se restringir à pesquisa na internet ou à produção do texto, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira aula.
Deverão montar estas apresentações, por meio do programa PowerPoint, utilizando imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo de alunos.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para encerrar este módulo e esta proposta de trabalho com o tema "Descargas de automóveis: impactos no ar e na saúde", os alunos deverão ser orientados para o desenvolvimento de uma campanha na comunidade escolar, em prol da diminuição da emissão de poluentes e seus impactos no ar e na saúde das pessoas.
Após a construção de todo esse referencial teórico a respeito do assunto, os alunos estarão aptos a promover essa intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito do problema e do que cada um pode fazer para minimizá-lo.
Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
Além do conhecimento já acumulado, os alunos poderão lançar mão de outras informações e ideias, contidas em sítios que se destinam às causas ambientais, como o do Akatu: http://www.akatu.org.br/. Acesso em: 16/06/2013. O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Propõe que os consumidores se tornem sementes boas para a construção de um mundo mais sustentável. Apresenta a convicção de que um mundo melhor está contido nos gestos cotidianos de cada pessoa.
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acesso em: 16/06/2013.
Nome | Tipo |
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A viagem de Kemi - Poluição atmosférica - A poluição está no ar | Áudio |
O que se esconde no ar? | Experimento prático |
Poluição Atmosférica - Poluição Atmosférica e Saúde | Animação/simulação |
Projeto Respirar - Rede Globo - SPTV - 11/04/2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B3aDr_6ZZI8. Acessado em 14/06/2013.
Como tornar o ar limpo. Disponível em:http://casa.hsw.uol.com.br/limpe-o-ar.htm. Acessado em 14/06/2013.
Principais poluentes atmosféricos. Disponível em: http://www.consultoriaambiental.com.br/artigos/poluicao.pdf. Acessado em 14/06/2013.
Ar poluído: adaptações e mudanças. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_232444.shtml. Acessado em 14/06/2013. O ar nosso de cada dia. Poluição não é exclusividade das metrópoles. Cidades pequenas também sofrem a ação dos gases venenosos. Defenda-se dessa ameaça e faça a sua parte para melhorar.
Fuja da poluição. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_297979.shtml. Acessado em 14/06/2013.
Poluentes: defenda-se deles. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_297978.shtml. Acessado em 14/06/2013.
O custo do caos - Prejuízo ao bolso e ao meio ambiente - cidades não suportam mais o crescimento da frota de veículos. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1252:reportagens-materias&Itemid=39. Acessado em 14/06/2013.
Não deixe a poluição entrar em casa. Disponível em:http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/medicina/conteudo_298022.shtml. Acessado em 14/06/2013.
Organização coloca substância na mesma lista do amianto e arsênico. Disponível em: http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=586. Acessado em 14/06/2013. O Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (CIPC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quarta-feira (13) que os gases de combustão dos motores a diesel são cancerígenos.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa e das questões para discussão com respostas.
Os textos produzidos pelos grupos, as apresentações do Módulo 3 e os relatórios da atividade experimental deverão ser avaliados quantitativamente.
Da mesma forma, a desenvoltura dos alunos ao falar sobre o tema e o material produzido na campanha deverão ser avaliados quantitativamente.
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