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Descargas de automóveis: impactos no ar e na saúde

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de transporte e saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana.

  •  Analisar perturbações ambientais, identificando sua origem e prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Componentes químicos do ar atmosférico.

Efeito estufa e aquecimento global.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; atividade experimental; pesquisas na internet; produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; campanha na comunidade escolar.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos, cartolinas e/ou papel pardo; pincéis, guardanapos de papel; lupas.  .

Módulo 1 - Dia Mundial Sem Carro 

Atividade 1 - Abordagem do tema por meio da campanha "Dia Mundial Sem Carro"

Sugerimos que a abordagem deste tema aconteça por meio da apresentação de imagens da campanha "Dia mundial sem carro", como as sugeridas a seguir. O professor poderá escolher outras, especialmente se sua escola estiver localizada em grandes centros urbanos, onde, certamente, acontecem campanhas locais. Outra possibilidade é o professor trazer alguns cartazes impressos desta campanha para a sala de aula.

O professor deverá  projetar as imagens, previamente salvas em seu computador, utilizando o data show.

dia mundial s carro 2

Fonte da imagem: http://static.hsw.com.br/gif/dia-mundial-sem-carro-1.gif. Acesso em: 13/06/2013.

dia s carro

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/-c1tA0cIMpUQ/Tm992WTUXCI/AAAAAAAAARc/57DYe04S5U4/s1600/Logo+Dia+Mundial+sem+carro+2.jpg. Acesso em: 13/06/2013.

Enquanto os alunos observam as imagens, o professor deverá fazer as seguintes indagações.

  • A que se referem estas imagens?
  • Que acontecimento é este?
  • Que data do nosso calendário é destinado a essa campanha?
  • Por que existe essa campanha?

Após dialogar com os alunos, o professor deverá fornecer o seguinte endereço para que eles leiam o artigo de Celso Monteiro "Como funciona o dia mundial sem carro" e conheçam um pouco mais sobre essa campanha.

Como funciona o Dia Mundial Sem Carro. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/dia-mundial-sem-carro.htm. Acesso em: 13/06/2013.

O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as cinco páginas do artigo indicadas abaixo. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são os especificados a seguir.

1 - Introdução; 2. Histórico da comemoração; 3 - Colapso urbano;  4 - Mudança de hábitos; 5 - Campanhas pelo mundo

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o artigo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa do texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são os objetivos da mobilização do Dia Mundial Sem Carro? 
  • Quando acontece essa mobilização? Onde se originou?
  • Quais são os problemas decorrentes da chamada "cultura do carro"?
  • O que pode ser feito em nível pessoal e governamental para minimizar esses problemas?

Atividade 2 - Discussão do artigo

A discussão do artigo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Poluição

Imagem disponível em:  http://revistadeciframe.files.wordpress.com/2012/04/asma-poluic3a7c3a3o.jpg. Acesso em: 16/06/2013.

Atividade 3 - Cálculo Individual das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A fim de possibilitar um espaço pessoal de reflexão sobre a emissão de GEE, sugerimos que os alunos façam seus cálculos utilizando uma calculadora on line.

A calculadora, disponível em http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora (acesso em 13/06/2013), permite a cada aluno calcular a emissão anual de GEE (CO2 ou equivalente)  na atmosfera,  de acordo com suas atividades, como o consumo de energia, gás e combustíveis. A partir desses dados de consumo, é calculado o número de árvores que  teriam que ser plantadas para compensar essas emissões.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a calculadora on line diretamente no computador individual ou compartilhado. O cálculo deverá ser feito individualmente.

Após os cálculos, o professor deverá averiguar os resultados junto aos alunos, conversando com eles e indagando-os a respeito do seu consumo e do número de árvores a serem plantadas para compensá-lo. Após todos terminarem de verificar seus cálculos, o professor deverá anotar no quadro os resultados individuais e somá-los no final. 

Os alunos deverão anotar e responder no caderno as seguintes questões:

  • Quantas árvores deveriam ser plantadas por você para compensar suas emissões de GEE?
  • Quantas árvores deveriam ser plantadas pela turma?
  • É possível plantar todas essas árvores?
  • Na impossibilidade de plantar essa árvores, qual seria outra possibilidade de diminuir essas emissões de GEE? 

(Exemplo: diminuir o consumo de combustíveis: andando mais a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo)

Cabe ao professor promover a socialização das respostas dos alunos, em ordem, de modo que todos possam se manifestar, desde que haja algo mais a acrescentar após as falas iniciais, para não ficar repetitivo.

É importante ressaltar as dificuldades em diminuir o número de automóveis circulando nas cidades onde todos têm compromissos e horários a cumprir e o sistema de transporte público geralmente é precário e ineficiente. É um desafio que as metrópoles brasileiras têm enfrentado e cujas saídas nem sempre são  aceitas por parte da população. Andar a pé ou de bicicleta em uma metrópole, na maioria dos casos é inviável; mas tem que se pensar soluções em nível pessoal, como a carona entre vizinhos que trabalham e/ou estudam em lugares próximos.

calculadora

Imagem da calculadora disponível em http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora. Acesso em: 14/06/2013.

Módulo 2 - Ampliando conhecimentos

Atividade 1 – Assistindo matérias veiculadas pela mídia em vídeos

Sugerimos que os alunos assistam aos três vídeos relacionados, abaixo, sobre matérias a respeito dos efeitos da poluição no ar e na saúde das pessoas. São reportagens produzidas em grandes centros urbanos, onde a maior fonte de poluentes advém da descarga de automóveis.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Vídeo 1 - Poluição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rJqqjo6beRY. Acesso em: 14/06/2013. Reportagem do Jornal Nacional sobre a poluição do ar de São Paulo - 04.04.2011.

Vídeo 2 - Projeto respirar. Reportagem exibida em 11/04/2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OChS5Xvo6H4. Acesso em: 14/06/2013. Pesquisa do Instituto do Coração com pessoas que trabalham nas ruas de São Paulo por horas expostos à poluição do ar. Destaca também que é possível respirar mais poluição dentro de um carro do que numa bicicleta.

Vídeo 3 - Poluição do ar pode agravar doenças. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rjBAN7valc0. Acesso em: 14/06/2013. Reportagem realizada pela TV GLOBO edição do SPTV - Respirar em 28/06/2011.

Após assistirem aos vídeos, o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa (ou registrar no quadro para que todos copiem em seus cadernos) de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Qual é papel dos carros na poluição do ar em São Paulo?
  • Qual é o impacto da poluição do ar em São Paulo na saúde das pessoas?
  • Quais doenças estão associadas ao ar poluído nas grandes cidades?
  • Por que em algumas situações a exposição aos poluentes é maior dentro de um carro do que andando de bicicleta?
  • Quais são os cuidados que se deve ter com o ar condicionado de casa, do trabalho ou do carro?
  • Quais fatores podem agravar os riscos de exposição ao ar poluído?

Atividade 2 - Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

va de bike

Imagem disponível em: http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/09/info-dia-mundial-sem-carro.jpg. Acesso em: 16/06/2013.

Atividade 3 - Atividade experimental: O que se esconde no ar

 

 

Trata-se de uma atividade experimental simples mas muito interessante para a percepção dos poluentes do ar no ambiente onde se vive. Tendo este modelo como referência, o professor deverá fazer adaptações à sua realidade, montando um roteiro mais específico. 

Os alunos deverão trabalhar em grupos de quatro componentes que deverão fazer todos os registros os quais comporão um relatório desta atividade. Cada grupo deverá entregar o relatório digitado e impresso ao professor para avaliação.

Atividade 4 - Discussão da atividade experimental e produção de relatórios em grupo

Após a atividade experimental, os grupos deverão se reunir no laboratório de Biologia ou em sala de aula, para discussão dos dados obtidos e produção do relatório. Sugerimos, a seguir, um  roteiro para a produção dos relatórios.,

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.       

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas, descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.        

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.    

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos na atividade. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados. 

DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente, as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não se deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.

Atividade 4 - Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos alguns tópicos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante.

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso

  • Poluição Atmosférica: Como os principais poluentes provocam doenças. Disponível em: http://www.saudetotal.com.br/artigos/meioambiente/poluicao/spdoencpol.asp. Acesso em: 14/06/2013.

  • Como a poluição atmosférica afeta a saúde. Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/poluicao-e-saude.htm. Acesso em: 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as páginas. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1 - As cidades mais poluídas; 2 - os poluentes e suas características; 3 - Medidas para evitar que a poluição do ar afete a saúde; 4 - a poluição do ar em ambientes internos.

  • Como funciona o rodízio de veículos. Disponível em http://pessoas.hsw.uol.com.br/rodizio-veiculos.htm. Acesso em: 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1 - quem faz rodízio?; 2 - o rodízio gera resultados?; 3 -  um carro a menos?

  • Dá um aperto no peito. Disponível em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_265337.shtml?func=2. Acesso em: 14/06/2013. Não são só os pulmões que saem perdendo nesse mundo esfumaçado. O coração também sofre um bocado. Aprenda a, na medida do possível, se proteger dessa ameaça.
  • Como funcionam os catalisadores dos automóveis? Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/como-funcionam-catalisadores-automoveis-442236.shtml. Acesso em: 14/06/2013.

  • Como funcionam os catalisadores. Disponível em: http://carros.hsw.uol.com.br/conversor-catalitico1.htm. Acessado em 14/06/2013. O artigo está dividido em tópicos que constam nos ícones desta página inicial. Após ler a primeira página, o aluno deverá clicar no ícone que abrirá a segunda página; depois a terceira, e assim sucessivamente, até ler todos as páginas. Os ícones na ordem em que estão apresentados na página inicial são: 1. Introdução;  2. Poluentes produzidos pelo motor de um carro; 3. Como os catalisadores reduzem a poluição; 4. Outras formas de reduzir a poluição. Acesso em: 14/06/2013.

Recursos educacionais

 

 

ar poluido   

Imagem disponível em: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/09/ar-poluido-cidades.jpg. Acesso em: 16/06/2013.

   asma

Imagem disponível em:  http://www.medplan.com.br/site/imagens/geral/img_20081121_101146.jpg. Acesso em: 16/06/2013.

Módulo 3- Produções em grupo

Atividade 1- Trabalho escrito

Após o estudo individual, por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá produzir um texto sobre o tema "Descargas de automóveis: impactos no ar e na saúde". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.

  • Composição do ar e identificação dos principais poluentes advindos das descargas de automóveis.
  • Poluentes emitidos pelos automóveis e seus efeitos sobre o meio ambiente.
  • Poluentes emitidos pelos automóveis e seus efeitos na saúde.
  • Medidas para minimizar os impactos da poluição por automóveis no ar e na saúde I: rodízio e catalisadores.
  • Medidas para minimizar os impactos da poluição por automóveis no ar e na saúde II: mudanças de hábitos.

O texto produzido pelo grupo deverá ser salvo em pdf e enviado por e-mail para o professor, que irá avaliá-lo utilizando critérios consonantes com as instruções dadas para os alunos. Uma cópia do trabalho escrito digitada também deverá ser providenciada e entregue ao professor.

Atividade 2 - Montagem das apresentações do trabalho

O professor deverá organizar a turma em 5 grupos para montarem apresentações sobre os tópicos do texto produzido no trabalho escrito. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos que deverão ser sorteados entre os grupos.

Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o estudo sobre o tema sorteado para socializar com a turma. Este estudo não deverá se restringir à pesquisa na internet ou à produção do texto, mas a todo o conhecimento acumulado desde a primeira aula.

Deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, utilizando imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Socialização das apresentações do trabalho

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo de alunos.

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 Módulo 4-  Campanha na escola

Para encerrar este módulo e esta proposta de trabalho com o tema "Descargas de automóveis: impactos no ar e na saúde", os alunos deverão ser orientados para o desenvolvimento de uma campanha na comunidade escolar, em prol da diminuição da emissão de poluentes e seus impactos no ar e na saúde das pessoas.

Após a construção de todo esse referencial teórico a respeito do assunto, os alunos estarão aptos a promover essa intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito do problema e do que cada um pode fazer para minimizá-lo.

Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.

Além do conhecimento já acumulado, os alunos poderão lançar mão de outras informações e ideias, contidas em sítios que se destinam às causas ambientais, como o do Akatu: http://www.akatu.org.br/. Acesso em: 16/06/2013.  O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Propõe que os consumidores se tornem sementes boas para a construção de um mundo mais sustentável. Apresenta a convicção de que um mundo melhor está contido nos gestos cotidianos de cada pessoa.

akatu

Imagem disponível em:  http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acesso em: 16/06/2013.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prof meio ambiente p08 o ar que respiramos Áudio
A viagem de Kemi - Poluição atmosférica - A poluição está no ar Áudio
O que se esconde no ar? Experimento prático
Poluição Atmosférica - Poluição Atmosférica e Saúde Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa e das questões para discussão com respostas.

Os textos produzidos pelos grupos, as apresentações do Módulo 3 e os relatórios da atividade experimental deverão ser avaliados quantitativamente.

Da mesma forma, a desenvoltura dos alunos ao falar sobre o tema e o material produzido na campanha deverão ser avaliados quantitativamente.

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