19/08/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Com esta aula o aluno desenvolverá a habilidade de falar sobre planos e intenções usando a forma verbal “to be going to”.
O aluno deve conhecer a forma verbal “to be going to”.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois os Recursos podem ser salvos para uso.
Motivação:
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, planos futuros, o professor deverá dividir os alunos em duplas ou em trios e propor uma pesquisa na Internet (Fig. 1) durante 10 minutos sobre a banda “Coldplay”. Ao final da pesquisa, os alunos deverão relatar o que descobriram sobre a referida banda.
Figura 1 – Pesquisando na Internet
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Y7HPaXKEU4Q/SQn4GW9i82I/AAAAAAAAA1k/WKJcc2gqcdU/s400/telecentro+(19).jpg Acesso em 13 de julho de 2009.
Visando facilitar a pesquisa, sugerimos abaixo alguns sites que poderão ser utilizados pelos alunos neste momento.
1. http://www.coldplay.com/
2. http://en.wikipedia.org/wiki/Coldplay
3. http://twitter.com/COLDPLAY
4. http://www.mtv.com/music/artist/coldplay/artist.jhtml
ATIVIDADE 1
Com os alunos ainda em duplas, o professor deverá apresentar a eles a música “The Scientist”, da banda Coldplay. Os alunos deverão acompanhar a letra da música enquanto ela é tocada, através do vídeo “Coldplay - The Scientist” (Fig. 2) disponível no YouTube.
RECURSO
Vídeo Coldplay The Scientist -
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EdBym7kv2IM Acesso em: 02 de agosto de 2009.
Figura 2 – Imagem do Vídeo Coldplay The Scientist
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EdBym7kv2IM Acesso em: 02 de agosto de 2009.
Após os alunos terem ouvido a música, sugerimos que o professor peça para que os alunos, em dupla, respondam algumas perguntas (abaixo). Para isto, eles poderão ouvir a música novamente, acompanhando a letra desta.
a. Que tipo de planos esta pessoa pode ter feito?
b. A pessoa foi bem sucedida em seus planos? Quais palavras ou expressões justificam sua opinião?
É possível também entregar aos alunos a atividade impressa, caso o professor considere necessário (Folha de Atividade 1).
RECURSO:
Folha de atividade 1 –
1. Ouça a primeira estrofe da música (abaixo), e responda:
Come up to meet you, Tell you I'm sorry
You don't know how lovely you are
I had to find you, Tell you I need you
And tell you I set you apart
Tell me your secrets, And ask me your questions
Oh let's go back to the start
a. Que tipo de planos esta pessoa pode ter feito?
b. A pessoa foi bem sucedida em seus planos? Quais palavras ou expressões justificam sua opinião?
Finalizando esta etapa, o professor proporá que os alunos compartilhem suas respostas com a sala. Para instigar e organizar a participação dos grupos, o professor deverá levar um saquinho com vários números para serem sorteados. Cada dupla receberá um número e deverá compartilhar com a turma a resposta de pelo menos uma das questões se o número recebido for sorteado.
ATIVIDADE 2
Dando seqüência a atividade anterior, os alunos ouvirão a música toda acompanhando a letra ao assistirem o vídeo proposto na Atividade 1 ou através da folha de atividade (Folha de Atividade 2). O objetivo será buscar mais elementos que justifiquem as respostas (dos alunos) para as questões propostas anteriormente.
Observação: para que o objetivo desta atividade seja atingido, desenvolver a habilidade de falar sobre planos e intenções usando a forma verbal “to be going to”, o professor deverá orientar os alunos para que observem os seguintes aspectos da música: ritmo e entonação na pronúncia das frases, estilo musical, palavras semelhantes às da Língua Portuguesa e palavras conhecidas. A tradução literal da música não deverá ser incentivada, entretanto dicionários Inglês-Português podem ser usados neste momento.
RECURSO
Folha de Atividade 2 –
Ouça a música completa acompanhando a letra procurando encontrar nela mais elementos que justifiquem suas respostas para a primeira atividade.
The Scientist – Coldplay
Come up to meet you, Tell you I'm sorry
You don't know how lovely you are
I had to find you, Tell you I need you
And tell you I set you apart
Tell me your secrets, And ask me your questions
Oh let's go back to the start
Running in circles, Coming up tails
Heads on a silence apart
Nobody said it was easy
It's such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Oh take me back to the start
I was just guessing at numbers and figures
Pulling the puzzles apart
Questions of science, science and progress
Do not speak as loud as my heart
And tell me you love me, Come back and haunt me
Oh and I rush to the start
Running in circles, Chasing tails
Coming back as we are
Nobody said it was easy
Oh it's such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be so hard
I'm going back to the start
Aah oooh ooh ooh ooh ooh (x4)
Adaptado de: http://letras.terra.com.br/coldplay/64278/ Acesso em: 02 de agosto de 2009.
O professor corrigirá a atividade em aula aberta da mesma forma como corrigiu a atividade anterior. Sugerimos que ao ouvir as respostas dadas pelos alunos oriente-os para a criação um contexto (delimitar um tema ou assunto), trazendo elementos do conhecimento prévio de mundo e da língua para a produção a ser feita nas atividades subseqüentes.
Na atividade seguinte será possível obter mais elementos para fundamentar a interpretação da música.
ATIVIDADE 3
Logo em seguida todos assistirão o videoclipe oficial da música (Fig. 3), disponível no YouTube com a duração de 4 minutos e 25 segundos. Após, o professor promoverá uma discussão em aula aberta sobre a história apresentada no vídeo, a partir das seguintes questões norteadoras:
“Sobre o quê a música fala? (What is the song about?)”
“O que aconteceu? (What happened?)”
“Como ele está se sentindo? (How does he feel?)”
“O que ele vai fazer daqui pra frente? (What is he going to do?)”
Sugerimos que o professor instigue a associação das imagens apresentadas no vídeo com a letra da música, aprofundando a interpretação geral feita nas atividades anteriores.
RECURSO
Videoclipe oficial The Scientist
http://www.youtube.com/watch?v=EqWLpTKBFcU
Figura 3 – Imagem do Videocl ipe Oficial da Música The Scientist
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EqWLpTKBFcU Acesso em: 02 de agosto de 2009.
A partir do debate realizado , isto é, tendo os alunos, a partir da discussão das questões orientadas pelo professor, compreendido que a música trata de uma situação em que uma das pessoas perdeu alguém amado e agora não sabe o que irá fazer, os alunos serão solicitados a formar frases com a forma verbal “to be going to”, como: “He is going to be in silence.”/ “He is going to love her forever.” É interessante que palavras da música sejam usadas, para fixação do vocabulário.
ATIVIDADE 4
Finalmente, com o objetivo de praticar e fixar o uso dos verbos na forma do futuro próximo (“to be going to”) será proposto para que os alunos, ainda em duplas criem um filme em Língua Inglesa e na forma de desenho animado, utilizando para isto o recurso “Creative Movie” (Fig. 4), postado abaixo. O tema do filme será “What are you going to do now?” – Imagine you lose a person you love”.
RECURSO
Create Movie
http://www.zimmertwins.com/movie/starters Acesso em: 02 de agosto de 2009.
Figura 4 – Imagem do Recurso
É importante que na história a ser criada pelos alunos, a expressão “to be going to” apareça pelo menos duas vezes. Caso não seja possível utilizar o recurso proposto, sugere-se que os alunos sejam incentivados a desenhar uma história em quadrinhos a mão livre, seguindo as mesmas orientações.
O professor dará orientações quanto ao uso do Recurso aos alunos e supervisionará o uso da Língua Inglesa, bem como a organização da história como um todo, gerenciando e monitorando os trabalhos da turma.
Sugerimos que as histórias em quadrinhos criadas sejam impressas e postadas no mural da escola ou incluídas no jornal desta. Outra possibilidade é publicar as histórias criadas em um blog da turma. O objetivo da criação do blog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto escolar, para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida, favorecendo a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 5) podem ser acessadas em:
RECURSO
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 5 – Imagem do Recurso
SUGESTÃO
1) Os alunos poderão apresentar oralmente as histórias que criaram, em colaboração com o professor de Artes, que orientará quanto a postura corporal e uso adequado da voz.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
A avaliação deverá ocorrer durante processo de interpretação da música. Especialmente durante a elaboração da história em quadrinhos, o aluno deverá demonstrar que assimilou e internalizou a estrutura “to be going to” para expressar-se quanto a planos e intenções futuras de forma adequada.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2011
Quatro estrelasVery Good!!! Thank you very much!!!
29/09/2011
Cinco estrelasAdorei. Sugestões interessantes de como enriquecer a aula e tornar o assunto atrativo para os alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a forma como o conteúdo foi apresentado assim como o desenvolvimento das atividades. Parabéns! Com a sua autorização vou utilizar-me desses recursos em minhas aulas também.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante. Felizmente já fiz algumas coisa semelhantes e foi muito produtivo.