Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Celebrities! – descrevendo pessoas e falando sobre seus comportamentos

 

10/09/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá ampliar seu vocabulário referente a expressões para descrever pessoas a partir do debate sobre a ética do comportamento das celebridades.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos; quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula o professor trabalhará adjetivos e expressões usadas para descrever pessoas que já devem ser conhecidos pelos alunos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois os Recursos podem ser salvos em CD e DVD para uso.

Importante: Ressaltamos que os alunos já devem ter trabalhado previamente o tema “descrição de pessoas”. Caso o tema não tenha sido trabalhado ainda, sugerimos que, previamente a estas aulas seja trabalhado conforme as indicações no recurso postado abaixo (Fig. 1):

RECURSO
Aula “Describing People” -
http://www.in2english.com.cn/media_file/cms/2004-01-16/1074227068746.pdf
Acesso em: 19 de agosto de 2009.

Aula Describing People

Figura 1 – Imagem do Recurso

Motivação

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, descrição de pessoas, o professor deverá exibir o vídeo intitulado “Morphing Michael Jackson” com a duração de trinta e cinco segundos. Este vídeo contém várias fotos com as mudanças faciais de Michael Jackson (Fig. 2).

RECURSO
Vídeo Morphing Michael Jackson -
http://www.youtube.com/watch?v=BDW1TVH78BU&feature=related

Imagem do Video Morphing Michael Jackson

Figura 2 – Imagem do Recurso

Logo após a exibição do vídeo, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta, instigando os alunos com base nas seguintes questões norteadoras:

1. Quem é o personagem principal do vídeo? / Who is the video’s main character?

2. Quais as principais mudanças que aconteceram em sua aparência? / Which are the main changes in his appearance?

3. O que leva uma pessoa a fazer tantas mudanças?/ What makes someone change so much?

4. Você conhece algum outro artista que tenha feito algo semelhante? Sabe por que esse artista fez tais mudanças? Do you know some other artist that has made something similar? Do you know why this artist changed so much?

ATIVIDADE 1

Dando sequência, o professor dividirá os alunos em grupos de três a cinco integrantes. Os grupos serão orientados para que inicialmente debatam a respeito do tema “celebrity life”. Para fomentar este debate sugerimos as seguintes questões norteadoras (Folha de Atividade 1):

RECURSO
Folha de Atividade 1
Disponível em: http://www.slideshare.net/jugense/celebrities-handout

1. O que é uma celebridade?/What is a celebrity?
2. Qualquer um pode tornar-se uma celebridade?/Do you think anyone can become a celebrity?
3. Por que tanta gente é obcecada pelas celebridades? / Why are so many people obsessed with celebrities?
4. Quais seriam os aspectos positivos e negativos de ser uma celebridade? /What do you think are the positive and negative points downsides of being a celebrity?
5. Você considera que todas as celebridades são talentosas? Do you think all celebrities are talented?

ATIVIDADE 2

Logo após, cada grupo deverá escolher uma celebridade a partir de pesquisas realizadas na Internet, e escrever um texto em Inglês na qual deverão incluir:

1. as características relativas a age, height, build, hair, skin, eyes, face e clothing como no exemplo abaixo (Fig. 3)

“In the picture Michael Jackson is in his thirties. He is tall and thin. He has curly black hair a nd brown eyes. He ha s a square face.
Michael Jackson is wearing a white t-shirt, a yellow shirt, black pants and a silver belt.”

Michael Jackson 4

Figura 3 – Michael Jackson
Fonte: http://media.photobucket.com/image/michael+jackson/swenneytodd1994/Michael%20Jackson/1e72c0f8.jpg?o=46  Acesso em: 04 de agosto de 2009.

2. uma apresentação e justificativa dos motivos pelos quais a celebridade foi escolhida pelo grupo e considerada como tal (como uma celebridade). Por exemplo:

“I like Michael Jackson because he created many ways to dance. You feel good when you listen to his songs.”

Caso não seja possível o acesso a Internet, sugerimos que sejam feitas pesquisas em revistas, que podem ser sobre as seguintes celebridades (Figs. 4, 5, 6, 7, 8):

Madonna

Figura 4 – Madonna
Fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2008/03/27/27_MVG_cult_madonna.jpg  Acesso em: 19 de agosto de 2009.

Zac Efron

Figura 5 – Zac Efron
Fonte: http://photos.posh24.com/p/164933/l/zac_efron/zac_efron_is_an_autograph_collector.jpg Acesso em: 04 de setembro de 2009.

Zac Efron

Figura 6 – Rodrigo Santoro
Fonte:
http://www.isfreetv.tv/site/imagens/uploads/galeria/yr1zfx690000037593_20070206155938.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.

Cléo Pires

Figura 7 – Cléo Pires
Fonte:
http://banco.agenciaoglobo.com.br/Imagens/Preview/200611/1339a351-d5ee-4469-8fb4-d5c3201e507b.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.

Will Smith

Figura 8 – Will Smith
Fonte:
http://www.cinemaretro.com/uploads/i_am_legend_will_smith__1_.jpg  
Acesso em: 19 de agosto de 2009.

ATIVIDADE 3

Será feita uma “poster session” (exibição de cartazes).
Sugerimos que descrições elaboradas sejam escritas ao lado de fotos dos artistas formando cartazes. Estes serão colados nas paredes da sala e que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando as fotos, lendo as descrições e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 9).



Exposição de Cartazes

Figura 9 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg&nb sp;
Acesso em: 1 9 de agosto de 2009.

Cada grupo se posicionará ao lado de seu cartaz e receberá um número. O professor solicitará que a turma comente os cartazes, seguindo a ordem numérica dos grupos, isto é, cada grupo terá então a oportunidade de ouvir comentários sobre seu cartaz, no que diz respeito à descrição feita e a criatividade na construção do mesmo. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.
Ao final, os grupos terão a oportunidade de revisar seus pôsteres, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.


ATIVIDADE 4

A partir das apresentações dos cartazes será retomada e ampliada a discussão inicial pela participação do(s) professor(es) de Filosofia e/ou História. Este(s) apresentam questões e argumentos relacionados ao tema ética do comportamento humano a partir da análise dos comportamentos e características das celebridades e de pessoas que se destacaram em diferentes situações e períodos históricos.


Sugestões

1) Ainda em grupos, pesquisar sobre as obras e feitos de pessoas conhecidas mundialmente para serem descritas. Esta pesquisa será apresentada oralmente para a turma, preferencialmente em Inglês.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante processo de elaboração dos cartazes e das apresentações. O aluno deverá demonstrar que é capaz de descrever uma pessoa adequadamente em Inglês, participando das discussões propostas, criatividade para criar os cartazes e desenvoltura para apresentá-los.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 8/11 - 72.73%
  • Quatro estrelas 1/11 - 9.09%
  • Três estrelas 2/11 - 18.18%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.