10/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Com esta aula o aluno poderá ampliar seu vocabulário referente a expressões para descrever pessoas a partir do debate sobre a ética do comportamento das celebridades.
Nesta aula o professor trabalhará adjetivos e expressões usadas para descrever pessoas que já devem ser conhecidos pelos alunos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de aula, pois os Recursos podem ser salvos em CD e DVD para uso.
Importante: Ressaltamos que os alunos já devem ter trabalhado previamente o tema “descrição de pessoas”. Caso o tema não tenha sido trabalhado ainda, sugerimos que, previamente a estas aulas seja trabalhado conforme as indicações no recurso postado abaixo (Fig. 1):
RECURSO
Aula “Describing People” -
http://www.in2english.com.cn/media_file/cms/2004-01-16/1074227068746.pdf
Acesso em: 19 de agosto de 2009.
Figura 1 – Imagem do Recurso
Motivação
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, descrição de pessoas, o professor deverá exibir o vídeo intitulado “Morphing Michael Jackson” com a duração de trinta e cinco segundos. Este vídeo contém várias fotos com as mudanças faciais de Michael Jackson (Fig. 2).
RECURSO
Vídeo Morphing Michael Jackson -
http://www.youtube.com/watch?v=BDW1TVH78BU&feature=related
Figura 2 – Imagem do Recurso
Logo após a exibição do vídeo, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta, instigando os alunos com base nas seguintes questões norteadoras:
1. Quem é o personagem principal do vídeo? / Who is the video’s main character?
2. Quais as principais mudanças que aconteceram em sua aparência? / Which are the main changes in his appearance?
3. O que leva uma pessoa a fazer tantas mudanças?/ What makes someone change so much?
4. Você conhece algum outro artista que tenha feito algo semelhante? Sabe por que esse artista fez tais mudanças? Do you know some other artist that has made something similar? Do you know why this artist changed so much?
ATIVIDADE 1
Dando sequência, o professor dividirá os alunos em grupos de três a cinco integrantes. Os grupos serão orientados para que inicialmente debatam a respeito do tema “celebrity life”. Para fomentar este debate sugerimos as seguintes questões norteadoras (Folha de Atividade 1):
RECURSO
Folha de Atividade 1
Disponível em: http://www.slideshare.net/jugense/celebrities-handout
1. O que é uma celebridade?/What is a celebrity?
2. Qualquer um pode tornar-se uma celebridade?/Do you think anyone can become a celebrity?
3. Por que tanta gente é obcecada pelas celebridades? / Why are so many people obsessed with celebrities?
4. Quais seriam os aspectos positivos e negativos de ser uma celebridade? /What do you think are the positive and negative points downsides of being a celebrity?
5. Você considera que todas as celebridades são talentosas? Do you think all celebrities are talented?
ATIVIDADE 2
Logo após, cada grupo deverá escolher uma celebridade a partir de pesquisas realizadas na Internet, e escrever um texto em Inglês na qual deverão incluir:
1. as características relativas a age, height, build, hair, skin, eyes, face e clothing como no exemplo abaixo (Fig. 3)
“In the picture Michael Jackson is in his thirties. He is tall and thin. He has curly black hair a nd brown eyes. He ha s a square face.
Michael Jackson is wearing a white t-shirt, a yellow shirt, black pants and a silver belt.”
Figura 3 – Michael Jackson
Fonte: http://media.photobucket.com/image/michael+jackson/swenneytodd1994/Michael%20Jackson/1e72c0f8.jpg?o=46 Acesso em: 04 de agosto de 2009.
2. uma apresentação e justificativa dos motivos pelos quais a celebridade foi escolhida pelo grupo e considerada como tal (como uma celebridade). Por exemplo:
“I like Michael Jackson because he created many ways to dance. You feel good when you listen to his songs.”
Caso não seja possível o acesso a Internet, sugerimos que sejam feitas pesquisas em revistas, que podem ser sobre as seguintes celebridades (Figs. 4, 5, 6, 7, 8):
Figura 4 – Madonna
Fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2008/03/27/27_MVG_cult_madonna.jpg Acesso em: 19 de agosto de 2009.
Figura 5 – Zac Efron
Fonte: http://photos.posh24.com/p/164933/l/zac_efron/zac_efron_is_an_autograph_collector.jpg Acesso em: 04 de setembro de 2009.
Figura 6 – Rodrigo Santoro
Fonte:
http://www.isfreetv.tv/site/imagens/uploads/galeria/yr1zfx690000037593_20070206155938.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.
Figura 7 – Cléo Pires
Fonte:
http://banco.agenciaoglobo.com.br/Imagens/Preview/200611/1339a351-d5ee-4469-8fb4-d5c3201e507b.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.
Figura 8 – Will Smith
Fonte:
http://www.cinemaretro.com/uploads/i_am_legend_will_smith__1_.jpg
Acesso em: 19 de agosto de 2009.
ATIVIDADE 3
Será feita uma “poster session” (exibição de cartazes).
Sugerimos que descrições elaboradas sejam escritas ao lado de fotos dos artistas formando cartazes. Estes serão colados nas paredes da sala e que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando as fotos, lendo as descrições e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 9).
Figura 9 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg&nb sp;
Acesso em: 1 9 de agosto de 2009.
Cada grupo se posicionará ao lado de seu cartaz e receberá um número. O professor solicitará que a turma comente os cartazes, seguindo a ordem numérica dos grupos, isto é, cada grupo terá então a oportunidade de ouvir comentários sobre seu cartaz, no que diz respeito à descrição feita e a criatividade na construção do mesmo. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.
Ao final, os grupos terão a oportunidade de revisar seus pôsteres, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.
ATIVIDADE 4
A partir das apresentações dos cartazes será retomada e ampliada a discussão inicial pela participação do(s) professor(es) de Filosofia e/ou História. Este(s) apresentam questões e argumentos relacionados ao tema ética do comportamento humano a partir da análise dos comportamentos e características das celebridades e de pessoas que se destacaram em diferentes situações e períodos históricos.
Sugestões
1) Ainda em grupos, pesquisar sobre as obras e feitos de pessoas conhecidas mundialmente para serem descritas. Esta pesquisa será apresentada oralmente para a turma, preferencialmente em Inglês.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
A avaliação deverá ocorrer durante processo de elaboração dos cartazes e das apresentações. O aluno deverá demonstrar que é capaz de descrever uma pessoa adequadamente em Inglês, participando das discussões propostas, criatividade para criar os cartazes e desenvoltura para apresentá-los.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2012
Cinco estrelasMaravilha essa dica de aula, adorei e vou usar com meus alunos.
18/10/2011
Três estrelasAULA BOA
19/07/2011
Cinco estrelasexcellent.
19/02/2011
Cinco estrelasMuito bom este artigo! Me ajudou de certa formaem um texto que entreguei para minha teacher.
17/07/2010
Cinco estrelasExcellent...
24/03/2010
Três estrelasMuito legal a aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei!!! Aula muito criativa, se as pessoas gostam de celebrities, imagine alunos em sala de aula!!! Desperta a atenção! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a aula. Muito criativa e inovadora, além disso ainda aborda aspectos do cotidiano do aluno, explorando o seu conhecimento de mundo.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!! A aula está excelente! Muito criativa, gostei muito do tema proposto “ celebrities” Parabéns!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasObrigada por dividir conosco as atividades!
24/03/2010
Cinco estrelaseste plano de aula é excelente